Conheça as principais áreas de Engenharia de Produção

áreas da engenharia de produção

De todas as Engenharias, a que mais se destaca por suas possibilidades de atuação é o curso de Engenharia de Produção. A graduação por si só oferece ao estudante a oportunidade de conhecer cada parte do processo produtivo e operacional que move organizações privadas e públicas.

A origem do curso se deu a partir do momento em que os profissionais deixaram de apenas de produzir e passaram a se preocupar em organizar e integrar toda a produção. Pra isso, foi necessário garantir que todos os setores que compõem uma empresa conversassem entre si.

A ideia deste post é te apresentar algumas das principais áreas da Engenharia de Produção e como é a atuação do profissional em cada uma delas. Se você tem interesse pelo curso, fique ligado e aprenda mais sobre ele com a gente!

Pesquisa Operacional

A primeira área é a Pesquisa Operacional, uma das principais a serem seguidas por quem faz o curso de Engenharia de Produção. Ela atua pra tornar a gestão de operações das empresas mais eficientes. Logo, envolve um trabalho que busca a resolução de problemas reais por meio da tomada de decisão baseada em dados. 

A ideia é trazer mais objetividade e racionalidade para as decisões, sem deixar de lado as questões subjetivas que possam interferir nos problemas.

É utilizada uma metodologia mais analítica na atuação. Então, o profissional precisa estar preparado pra lidar com números e dados –– tirando o melhor das informações em busca de transformá-las em ideias para o negócio. 

Logística

Se você deseja atuar com Logística precisa conhecer mais sobre esse segmento que ganhou um papel importante com a globalização. Ela está entre as áreas da Engenharia de Produção responsável pelo gerenciamento de materiais, mas também produtos, estoque, bem como armazenamento, compra de suprimentos.

Embora seja uma especialidade genérica, nenhuma instituição funciona sem uma boa logística. O objetivo é gerir tais recursos pra que os custos não sejam acima do esperado e haja a garantia de disponibilidade do produto. 

Um profissional de Logística pode trabalhar dentro de indústrias e empresas dos mais diversos segmentos. É bem provável que, se decidir por esse caminho, você trabalhe em alguma destas áreas: gestão de produção industrial, cadeia de suprimentos, logística reversa, planejamento de controle de produção, transporte e distribuição, entre outras. 

Engenharia da Qualidade

Entre as áreas de especialização da Engenharia de Produção também se encontra aquela dedicada à excelência. A gente sabe que nenhum produto ou serviço consegue alcançar sucesso se não tiver um bom selo de qualidade, né? Pra chegar a esse patamar, as empresas precisam alinhar uma série de processos internos. 

Cabe à Engenharia da Qualidade cuidar de toda a parte de planejamento, projeto e controle de sistema, gerenciando sistemas e utilização de sistemas na tomada de decisões rumo à qualidade.

Por isso, o profissional que escolhe esse caminho precisa estar apto a trabalhar diretamente com auditoria, certificação de procedimentos, organização metrológica de qualidade e também confiabilidade dos processos. 

Engenharia Econômica

Engenharia Econômica também faz parte da nossa lista. Ela até se apresenta como matéria na grade curricular da graduação em Engenharia de Produção. A ideia da área é usar técnicas na avaliação de serviços e mercadorias na tomada de decisão de empresas quanto aos investimentos que ela deve fazer. 

Mas não é só isso. A área também trabalha toda a questão ligada a custos e riscos de determinadas ações, analisando fatores econômicos e transformando-os em estratégias que ajudem na solução de problemas. Além disso, fornece todas as ferramentas pra ajudar nas decisões mais eficazes em relação à economia da organização. 

Engenharia da Sustentabilidade

Sustentabilidade também é um caminho a ser seguido pelos engenheiros de produção. Como se sabe, a faculdade trabalha muito a questão de processos e operações –– e isso inclui lidar com os recursos naturais de maneira sustentável.

O foco aqui é o planejamento do uso consciente e eficaz da matéria e destinação correta de resíduos. Esse ramo tem a obrigação de implementar um sistema de gestão ambiental e de responsabilidade social.

Inclusive, a demanda desse profissional será cada vez maior, porque as empresas terão que se adequar aos processos sustentáveis, garantindo a responsabilidade ambiental necessária. 

Ergonomia e segurança do trabalho

O engenheiro de produção é multidisciplinar. Como você já deve ter visto, ele pode atuar em diferentes áreas. A Ergonomia e Segurança do trabalho é um setor que vem crescendo bastante, além de ser essencial dentro das empresas. Isso porque o profissional habilitado na área atua na prevenção de riscos, estabelecendo planos de segurança tanto para as organizações quanto para os colaboradores. 

É ele também quem cria equipamentos e máquinas que permitam atuação segura do trabalhador e implementa sistemas de trabalho aderentes às necessidades das pessoas. Além disso, o engenheiro contribui para o melhor layout dos espaços de atuação, considerando boas práticas de ergonomia e procedimentos que ajudem na proteção da integridade física e mental dos trabalhadores.

Atuação em processos

Esse é o campo mais próximo da demanda que originou a Engenharia de Produção. Aqui, os profissionais têm como objetivo desenvolver algumas estratégias que possam melhorar o processo produtivo das empresas. Aprimorar e elaborar produtos também são demandas muito comuns.

As habilidades necessários para o bom exercício do cargo estão o domínio do controle de produção e da programação, a gestão de manutenção e a engenharia de métodos.

Engenharia de Produto

O mercado de trabalho da Engenharia de Produção atual requer uma atuação dinâmica, tendo como base as principais tendências e as demandas dos clientes. Assim, as empresas devem se reinventar continuamente, oferecendo produtos inovadores, que imprimam a marca da companhia no imaginário das pessoas.

É aqui que entra a Engenharia de Produto. De modo geral, ela envolve trabalho organizado, estudo e técnicas. Quem dita o ritmo é o próprio consumidor. Então, se você quer seguir nessa área, saiba que elaborar maneiras de aproveitar as oportunidades, entender o perfil do público e coletar dados são algumas das atividades realizadas no dia a dia.

Logo, o desafio principal é criar algo que os clientes queiram, mas de uma maneira que ninguém mais ofereça. Não é muito raro que algumas instituições do setor de tecnologia, por exemplo, contratem esses profissionais pra compor a equipe de desenvolvimento de software.

Educação

A carreira acadêmica é uma excelente opção e você pode refletir a respeito dela durante a graduação. A perspectiva é de uma rotina de trabalho voltada à produção de conhecimento metodológico, tecnológico e científico. Assim, é possível colaborar com o avanço da técnica de trabalho, algo que tem um grande impacto na sociedade.

Em geral, o pesquisador tem uma rotina mais dinâmica e flexível, atuando em oficinas, laboratórios e com os livros de Engenharia de Produção. Por sua vez, a formação é algo constante. Pra conseguir dar aulas em faculdades, é necessário ter a graduação e uma pós.

O que muita gente não sabe é que você não se tornará um pesquisador de sucesso somente depois de concluir todos os níveis de estudo. No mestrado, por exemplo, o estudante precisa elaborar um projeto de pesquisa que pode ser muito importante pra sociedade e a própria carreira.

Controle e planejamento

O controle e o planejamento de produção tem como foco as questões operacionais. O profissional precisa estabelecer, por exemplo, quantos funcionários são necessários e a produtividade de cada um pra que os projetos sejam entregues no prazo determinado.

É bom lembrar que esse processo não envolve somente um cálculo de esforço ao longo do tempo, mas em estudos detalhados dos recursos à disposição. É importante saber quais materiais fornecem o custo-benefício, em quais momentos se deve contratar colaboradores, quantos funcionários a empresa tem, quantas máquinas estão disponíveis etc.

O objetivo é certificar que a meta seja alcançada, enquanto a “fórmula” para o funcionamento do time dependerá desse planejamento. Vale lembrar que os engenheiros serão responsáveis pelo gerenciamento das atividades, como um supervisor ou um líder, pra analisar e coletar dados de desempenho. Logo, eles podem ajustar as estratégias de acordo com as necessidades.

Engenharia de Produção na Pitágoras

A atuação do engenheiro de produção é bem variada, como dá pra imaginar ao observar os diferentes tipos de Engenharia. Mas pra poder atuar em qualquer uma dessas áreas, é preciso ter uma formação sólida e de qualidade. 

Se tem dúvidas onde cursar Engenharia de Produção, saiba que na Pitágoras você encontra um cursodesenhado pra atender às demandas modernas de trabalho. A graduação é oferecida na modalidade Bacharelado, com duração de 5 anos e nas opções presencial e semipresencial (modelo a distância, com atividades presenciais). 

O foco da graduação na Pitágoras é promover o contato com disciplinas ligadas à administração, economia e Engenharia, sempre voltada à questão gerencial e controle de produção. Sem contar que você ainda tem acesso a práticas, corpo docente altamente qualificado e benefícios exclusivos, como o Canal Conecta, com centenas de vagas de estágio, trainee e emprego.

Vale destacar que, após formado na área, o seu salário em Engenharia de Produção será de R$ 7.657,53* em média, segundo o site Salario.com.br junto ao Novo CAGED, eSocial e Empregador Web. 

Agora é com você!

Depois de entender o que é a Engenharia de Produção, você deve ter chegado à conclusão de que ela é uma boa escolha, né? Quase todas as áreas de uma empresa têm vagas para os formados no curso –– ainda mais quando seu currículo tem o nome da Pitágoras na formação! Por isso, considere a formação em uma instituição de ensino renomada e de excelência!

Gostou do post e quer começar a delinear o seu caminho, inscreva-se no vestibular da Pitágoras!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.