Conheça as principais áreas de Engenharia de Produção

áreas da engenharia de produção

De todas as Engenharias, a que mais se destaca por suas possibilidades de atuação é o curso de Engenharia de Produção. A graduação por si só oferece ao estudante a oportunidade de conhecer cada parte do processo produtivo e operacional que move organizações privadas e públicas.

A origem do curso se deu a partir do momento em que os profissionais deixaram de apenas de produzir e passaram a se preocupar em organizar e integrar toda a produção. Pra isso, foi necessário garantir que todos os setores que compõem uma empresa conversassem entre si.

A ideia deste post é te apresentar algumas das principais áreas da Engenharia de Produção e como é a atuação do profissional em cada uma delas. Se você tem interesse pelo curso, fique ligado e aprenda mais sobre ele com a gente!

Pesquisa Operacional

A primeira área é a Pesquisa Operacional, uma das principais a serem seguidas por quem faz o curso de Engenharia de Produção. Ela atua pra tornar a gestão de operações das empresas mais eficientes. Logo, envolve um trabalho que busca a resolução de problemas reais por meio da tomada de decisão baseada em dados. 

A ideia é trazer mais objetividade e racionalidade para as decisões, sem deixar de lado as questões subjetivas que possam interferir nos problemas.

É utilizada uma metodologia mais analítica na atuação, então, o profissional precisa estar preparado pra lidar com números e dados –– tirando o melhor das informações em busca de transformá-las em ideias para o negócio. 

Logística

Se você deseja atuar com Logística precisa conhecer mais sobre esse segmento que ganhou um papel importante com a globalização. Ela está entre as áreas da Engenharia de Produção responsável pelo gerenciamento de materiais, mas também produtos, estoque, bem como armazenamento, compra de suprimentos. O objetivo é gerir tais recursos pra que os custos não sejam acima do esperado e haja a garantia de disponibilidade do produto. 

Um profissional de Logística pode trabalhar dentro de indústrias e empresas dos mais diversos segmentos. É bem provável que, se decidir por esse caminho, você trabalhe em alguma destas áreas: gestão de produção industrial, cadeia de suprimentos, logística reversa, planejamento de controle de produção, transporte e distribuição, entre outras. 

Engenharia da Qualidade

Entre as áreas de especialização da Engenharia de Produção também se encontra aquela dedicada à excelência. A gente sabe que nenhum produto ou serviço consegue alcançar sucesso se não tiver um bom selo de qualidade, né? Pra chegar a esse patamar, as empresas precisam alinhar uma série de processos internos. 

Cabe à Engenharia da Qualidade cuidar de toda a parte de planejamento, projeto e controle de sistema, gerenciando sistemas e utilização de sistemas na tomada de decisões rumo à qualidade. Por isso, o profissional que escolhe esse caminho precisa estar apto a trabalhar diretamente com auditoria, certificação de procedimentos, organização metrológica de qualidade e também confiabilidade dos processos. 

Engenharia Econômica

A Engenharia Econômica também faz parte da nossa lista. Ela até se apresenta como matéria na grade curricular da graduação em Engenharia de Produção. A ideia da área é usar técnicas na avaliação de serviços e mercadorias na tomada de decisão de empresas quanto aos investimentos que ela deve fazer. 

Mas não é só isso. A área também trabalha toda a questão ligada a custos e riscos de determinadas ações, analisando fatores econômicos e transformando-os em estratégias que ajudem na solução de problemas. Além disso, fornece todas as ferramentas pra ajudar nas decisões mais eficazes em relação à economia da organização. 

Engenharia da Sustentabilidade

Sustentabilidade também é um caminho a ser seguido pelos engenheiros de produção. Como se sabe, a faculdade trabalha muito a questão de processos e operações –– e isso inclui lidar com os recursos naturais de maneira sustentável. O foco aqui é o planejamento do uso consciente e eficaz da matéria, destinação correta de resíduos, além da implementação de sistemas internos de gestão ambiental. 

Inclusive, a demanda desse profissional será cada vez maior, porque as empresas terão que se adequar aos processos sustentáveis, garantindo assim a responsabilidade ambiental necessária. 

Ergonomia e segurança do trabalho

O engenheiro de produção é multidisciplinar. Como você já deve ter visto, ele pode atuar em diferentes áreas. A Ergonomia e Segurança do trabalho é um setor que vem crescendo bastante, além de ser essencial dentro das empresas. Isso porque o profissional habilitado na área atua na prevenção de riscos, estabelecendo planos de segurança tanto para as organizações quanto para os colaboradores. 

É ele também quem cria equipamentos e máquinas que permitam atuação segura do trabalhador e implementa sistemas de trabalho aderentes às necessidades das pessoas. Além disso, o engenheiro contribui para o melhor layout dos espaços de atuação, considerando boas práticas de ergonomia e procedimentos que ajudem na proteção da integridade física e mental dos trabalhadores. 

Engenharia de Produção na Pitágoras

A atuação do engenheiro de produção é bem variada, como dá pra imaginar ao observar os diferentes tipos de Engenharia. Mas pra poder atuar em qualquer uma dessas áreas, é preciso ter uma formação sólida e de qualidade. 

Na Pitágoras, você encontra um curso de Engenharia de Produção desenhado para atender às demandas modernas de trabalho. A graduação é oferecida na modalidade Bacharelado, com duração de 5 anos e nas opções presencial e semipresencial. 

O foco da graduação na Pitágoras é promover o contato com disciplinas ligadas à administração, economia e Engenharia, sempre voltada à questão gerencial e controle de produção. Sem contar que você ainda tem acesso a práticas, corpo docente altamente qualificado e benefícios exclusivos, como o Canal Conecta, com centenas de vagas de estágio, trainee e emprego.

Vale destacar que, após formado na área, o seu salário em Engenharia de Produção será de R$ 7.806,29* em média, segundo o site Salario.com.br junto do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web. 

Agora é com você!

Depois de entender o que é a Engenharia de Produção, você deve ter chegado à conclusão de que ela é uma boa escolha, né? Quase todas as áreas de uma empresa têm vagas para os formados no curso –– ainda mais quando seu currículo leva o nome da Pitágoras na formação!

Então, se você quer começar a delinear o seu caminho, inscreva-se no vestibular da Pitágoras!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content