Áreas da Enfermagem: Conheça as principais possibilidades de atuação do Enfermeiro

áreas da Enfermagem

Desconto nota do Enem

Se você deseja seguir a carreira como profissional de enfermagem, saiba que essa é uma das áreas em que não falta emprego. São muitas possibilidades de atuação em enfermagem que você pode escolher. Conhecer sobre cada uma pode te ajudar a tomar essa decisão. Por isso, fique atento aos tópicos que vamos te apresentar.

Seguir a mesma carreira por muito tempo exige dedicação e amor pelo que faz. Por isso, muitos falam que são enfermeiros por amor, afinal, você está lidando com pessoas e é preciso muita empatia. Conheça mais sobre as áreas da enfermagem que você pode atuar.

Áreas da Enfermagem

Atualmente, dentro da enfermagem você encontra vagas em vários setores na área da saúde. Assim, você tem mais opções para escolher o tipo de carreira que deseja seguir. Embora essa quantidade seja interessante, também pode ser difícil escolher, já que é possível que você se identifique com mais de uma área.

Porém, para tomar essa decisão muito importante, você precisa levar em consideração a rotina de cada setor. Se além da graduação, também é necessário fazer alguma outra especialização. Aliás, quanto mais especializado você é, melhor é o seu salário.

A seguir, selecionamos abaixo as áreas mais bem pagas que um enfermeiro pode trabalhar. A profissão em si já é difícil, no entanto, para algumas dessas áreas o profissional precisa ter certeza de que é isso que quer seguir. Veja a seguir quais são essas áreas.

Enfermeiro Home Care

A área de Home Care é uma das que mais cresce no Brasil, muitos planos de saúde já ofereciam esse serviço para os seus clientes, porém, essa profissão tomou proporções maiores. É comum encontrar empresas de serviços terceirizados que fornecem a mão de obra de home care.

Além disso, alguns profissionais trabalham como autônomos, cuidando de idosos ou pessoas e crianças com necessidades especiais. O atendimento em home care geralmente é para procedimentos básicos e também para acompanhar tratamentos do paciente.

Em alguns casos pode ser necessário o acompanhamento do médico responsável pelo paciente. Mas isso é somente quando são casos muito delicados. Como algumas famílias geralmente optam por um profissional que possa dormir em casa, o salário tende a ser muito interessante.

Enfermeiro na área de pediatria

Essa área é destinada para os profissionais que gostam de lidar com as crianças, já que o foco aqui é nos pequenos pacientes. Neste departamento, o profissional atende bebês até jovens de 17 anos.

Por outro lado, não basta gostar somente de crianças é necessário também ter paciência, afinal, cada criança é diferente da outra. Elas podem ficar com medo, não querer fazer os exames, entre outras rotinas do dia a dia. O que pode tornar o trabalho um pouco mais exaustivo.

Por isso, além do amor pelos pequenos, o profissional também precisa ter o famoso “jogo de cintura”, ou seja, muita paciência.

Enfermeiro Geral

Quem deseja trabalhar também na área administrativa, pode se tornar um enfermeiro geral. Além de cuidar dos pacientes e coordenar a equipe que fica de plantão, esse profissional faz o cadastro dos pacientes e outras atividades operacionais.

Tour pela prova do Enem

Embora não seja uma área tão específica quanto às outras, nesse setor não falta serviço. Você pode trabalhar tanto em hospitais públicos quanto particulares, então, as possibilidades não faltam.

Enfermeiro obstetra

Nesta área o profissional foca a sua atenção nas gestantes e lactantes. Sendo assim, o enfermeiro obstetra acompanha a paciente desde o parto até o pós-parto, isso inclui exames e outros cuidados necessários.

Esse é um profissional muito requisitado e ele está presente tanto em partos naturais quanto os de cesariana. Afinal, a mulher passa por um momento muito delicado como é o parto, então, todo o cuidado é necessário. Além disso, em alguns casos, o monitoramento também pode se estender para a criança.

Enfermeiro na área de UTI adulta e neonatal

Uma das áreas em alta é o profissional de enfermagem para UTI adulto e neonatal. Este é um setor que até falta profissionais qualificados, por isso, quando aparece um profissional qualificado, não faltam vagas. 

A UTI é um setor do hospital dos mais delicados, é ali que estão pacientes em estados muito delicados. Então, além de ter especialização, esse profissional precisa ter muito foco emocional, pois pode passar por situações muito delicadas que pode mexer com o emocional.

Áreas de atuação do Enfermeiro

Como você pode conferir existem várias áreas de atuação que um profissional da enfermagem pode trabalhar. Citamos aqui somente alguns exemplos, mas existem outros mais. Contudo, existem outras áreas que você pode trabalhar que pode até fugir um pouco do ambiente hospitalar, veja quais são.

Professor

Se você gosta da vida acadêmica, você pode se tornar um professor e lecionar em faculdades ou cursos técnicos. Claro, que para ir para a docência é necessário que você tenha uma especialização. Além disso, a experiência no mercado é fundamental, afinal, a prática sempre é a melhor forma de aprender.

Enfermeiro do trabalho

O enfermeiro do trabalho geralmente atende em grandes empresas onde é necessário ter um profissional da área da saúde. Assim, caso um funcionário precise, ele pode prestar os primeiros atendimentos e no caso encaminhar o profissional para o hospital mais próximo.

Profissional da enfermagem no exército

Outra possibilidade de atuação para o enfermeiro é trabalhar no exército (pode ser na Marinha ou Aviação também). Esse profissional pode atuar nas bases de cada exército ou até mesmo atuar em outros lugares, como aldeias ou locais mais necessitados.

Para trabalhar no exército é necessário prestar o concurso, além de cumprir com algumas exigências. Além disso, o salário é bastante atrativo.

Conheça a Pitágoras e realize o seu sonho de fazer graduação em enfermagem

O seu sonho de se tornar um profissional da área de enfermagem está mais perto de se tornar realidade. Na Pitágoras você conta com um dos melhores cursos para conseguir se tornar um profissional capacitado e desejado pelo mercado de trabalho.

São vários polos espalhados pelo Brasil e você pode encontrar uma unidade perto da sua cidade. Além disso, conta com uma das mensalidades mais acessíveis e facilidades para você ingressar na faculdade. Quer saber mais? Acesse o site e veja todas as informações de inscrição para o curso de Enfermagem na Pitágoras.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 19

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados