Áreas de Arquitetura e Urbanismo: Confira as carreiras em alta nesse setor!

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Pitágoras te prepara para atuar nos espaços urbanos com intensa capacidade técnica para transformar as demandas e necessidades em inúmeras formas de construção, com prioridade na segurança e acessibilidade. 

Neste curso, você terá uma formação ampla e humanista, que une domínio teórico e prático para o desenvolvimento e realização de projetos arquitetônicos. A Faculdade Pitágoras proporciona uma infraestrutura abrangente com ateliês de projeção, laboratórios de desenho e outras disciplinas para transformar o que foi aprendido nas aulas em projetos concretos.

Venha conferir as áreas de atuação do arquiteto em alta e mais bem pagas!

Conheça as áreas do arquiteto em alta!

1. Urbanismo:

Nessa especialidade o arquiteto tem como objetivo planejar o espaço público, em bairro, cidade ou região. Seu trabalho abrange saneamento básico, transporte e toda a infraestrutura urbana. O arquiteto nessa função também atua no plano diretor e zoneamento de uma região.

Uma prioridade para quem deseja atuar em Urbanismo é conhecer bem sobre política e legislação. Com o aumento demográfico e demanda de espaço para moradia, a área é uma parte imprescindível da Arquitetura e impacta diretamente a vida da população. 

2. Arquitetura Verde:

A Arquitetura Verde ou Arquitetura Sustentável, é um encaminhamento dos projetos arquitetônicos para edifícios, casas e outras construções em um formato ecologicamente sustentável. A prioridade essencial é otimizar recursos naturais, por meio da praticidade e economia para vida contemporânea e impacte o menos possível no meio ambiente. 

Em seus projetos, o arquiteto almeja preservar recursos naturais, levando em consideração as condições do clima e ecossistemas no entorno da construção. Ele tem a possibilidade de aproveitar a luminosidade e ventilação natural, para assim, ganhar com a economia de energia elétrica. 

3. Paisagismo:

O arquiteto paisagista trabalha com a recomposição dos espaços geográficos, de forma a torná-los mais harmoniosos e propiciar bem-estar às pessoas que moram ou frequentam esses ambientes. Para tal, somado aos conhecimentos arquitetônicos, é necessário ter noções artísticas, botânicas e ecológicas.

Esse profissional organiza paisagens e dá mais destaque às áreas verdes através da seleção de acabamentos, materiais, equipamentos e definição de estilos para realizar o projeto. O arquiteto paisagista atua com desenhos, plantas e propõe soluções para residências e locais públicos.

4. Comunicação Visual:

O profissional dessa área atua na parte visual do ambiente. Ele organiza fluxos, identifica pontos e setoriza espaços. No espaço urbano, o profissional trabalha com os aspectos visuais da cidade e todo modelo de comunicação que impacta o funcionamento da cidade. Como, por exemplo, placas de alerta, de identificação e de sinalização.

A área de comunicação visual é uma combinação entre o Marketing e Arquitetura, sendo assim, o profissional pode ser contratado por empresas de ambos os segmentos. 

5. Arquitetura Industrial:

O arquiteto industrial possui uma grande área à sua disposição. Ele projeta etapas do processo produtivo, em parceria com o especialista da área. O arquiteto atua com muitos profissionais para otimizar os resultados da produção. 

A prioridade nessa área é o aprimoramento dos processos produtivos, por meio do melhor desempenho da automação, maior segurança aos operadores, redução de perdas e danos e otimização dos processos produtivos.

A Pitágoras te ajuda a realizar o sonho da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo!

Depois de conhecer um pouco mais sobre as áreas de Arquitetura e Urbanismo, você já pode dar o passo rumo à realização do seu sonho, não perca mais tempo. A Faculdade Pitágoras oferece o curso de Arquitetura e Urbanismo nas modalidades presencial e semipresencial e conta com um excelente corpo docente, com profissionais atuantes no mercado.

Por fim, conte com a experiência de quem convive hoje com os desafios que você vai encontrar no futuro. Participe do processo seletivo!

Atualmente, a Faculdade Pitágoras está presente nos estados do Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Maranhão, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.