Quais são algumas das principais áreas de atuação em alta hoje?

estudante vendo áreas de atuação em alta

Desconto nota do Enem

A gente vive num mundo em constante transformação. Quem imaginaria há 20 anos as profissões que teríamos hoje graças à internet? São tantas mudanças, né? E o mercado de trabalho continua avançando, exigindo profissionais cada vez mais preparados.

Por isso, antes de escolher o seu caminho e ter sucesso na sua empreitada profissional, é preciso considerar as demandas da sociedade. Preparado pra deixar a sua marca no mundo? Se liga nas principais áreas de atuação em alta hoje e por que é tão importante buscar a qualificação profissional!

Tecnologia e TI

Cientista de dados, gestor de TI, desenvolvedor de sistemas… É bem provável que você já tenha visto vagas pra esses cargos –– e não é por acaso. O setor de tecnologia continua crescendo independentemente das crises econômicas enfrentadas.

Só pra ter uma noção, o mundo está passando pela pandemia do novo Coronavírus, o que atingiu vários setores. Mas a tecnologia continuou expandindo, inclusive, sendo essencial pra outras áreas se recuperarem. O sindicato da área, o Sindpd, mostrou dados interessantes: logo em maio, 14,5% das empresas consultadas tinham planos pra novas contratações e mais de 50% delas afirmaram que não demitiram seus colaboradores diante desse cenário.

A tendência é que, nos próximos anos, o setor se destaque e gere mais empregos. Prova de que isso já vem se desenhando são as startups, fintechs e foodtechs que nascem apoiadas por tecnologias de ponta.

A crescente informatização dos diversos segmentos também impulsiona o setor de TI dentro das organizações. É ele que dá o suporte ao crescimento de outras áreas da economia, do agronegócio à educação, planejando toda a infraestrutura tecnológica a ser utilizada e garantindo a segurança das informações. Por isso, vale a pena sempre estar de olho no que acontece pra poder se destacar e desenvolver as habilidades certas.

Veja só as ofertas da Pitágoras pra quem quer trabalhar com TI:

Sustentabilidade

Quando você escuta falar sobre o trabalho em sustentabilidade, logo imagina que o cargo está atrelado ao cuidado com o meio ambiente, né? De fato, ela tem tudo a ver com a preservação dos recursos naturais. O assunto está super em alta, assim como o setor, pra quem deseja atuar nele.

Toda essa promessa é por conta da maior preocupação que as empresas precisam ter em relação ao impacto que elas causam na sociedade e meio ambiente. Como os consumidores passaram a cobrar mais atitudes nesse sentido, consequentemente, a demanda por profissionais que ajudem as organizações a se adequarem a esse novo modelo de consumo sustentável tem crescido.

Além das empresas, a sustentabilidade também conta muitas oportunidades de trabalho no terceiro setor, o que é interessante pra aquelas pessoas que desejam se envolver em causas sociais. Os cursos de Gestão Ambiental e Engenharia Ambiental da Pitágoras são excelentes pra sua carreira nesse segmento.

Tour pela prova do Enem

Saúde

Uma área de atuação em alta é a da saúde. O Brasil é 8º maior mercado no mundo em saúde, segundo o site Hospitalar. Enfermagem, Medicina e Nutrição são alguns dos exemplos de profissões que têm sido demandados pelo mercado. O maior cuidado com a alimentação, corpo e a busca por qualidade de vida são fatores que ajudam (e muito!) no crescimento desse setor da economia. Inclusive, é um segmento que recebe muitos empreendedores.

Mas não é só isso. O envelhecimento da população, a descoberta de tratamentos menos invasivos e mais eficazes, além da inserção de tecnologia também aquecem a área de saúde. A tendência é que sejam necessários ainda mais trabalhadores pra suprir a demanda das pequenas e grandes cidades. O profissional que se destaca é aquele que busca constante especialização, tendo em vista a modernidade dos equipamentos e as novidades que surgem a cada momento.

Comunicação

A comunicação também é uma das principais áreas de atuação em alta na atualidade. A demanda por profissionais ligados a esse segmento tem sido bastante alta, como é o caso dos especialistas em Marketing Digital.

A profissão não é só útil, como indispensável pra todas as empresas, principalmente porque é por meio dela que se constrói a imagem das marcas, é criada uma relação com o público e se faz o acompanhamento dos concorrentes.

E aqui não falamos somente do Marketing, mas também do Jornalismo e da Publicidade e Propaganda. Com o avanço dos meios digitais, muitos dos profissionais têm oportunidades nesse segmento de mercado.

Especialização na área de atuação

Tão importante quanto conhecer as áreas de atuação em alta é entender que, pra se destacar no mercado, é preciso se especializar. Com a competitividade dos profissionais, as empresas estão mais exigentes com as contratações, buscando colaboradores com habilidades específicas.

É muito importante que trabalho e profissão caminhem juntos. O profissional que sabe disso consegue ter uma compreensão mais ampla sobre o mercado e se preparar adequadamente pra se destacar entre os demais.

Falando em especialização, a primeira coisa que você deve fazer é procurar uma instituição qualificada e que vai te preparar pra uma carreira promissora. Aqui na Pitágoras, o nosso foco é ajudar nossos alunos por meio de ensino de qualidade. pra isso, a gente tem um corpo docente atuante no mercado de trabalho moderno.

Nossa grade curricular busca unir teoria e prática, utilizando a avaliação continuada pra valorizar o esforço e desempenho dos alunos em cada atividade que eles se propõem a realizar. Sem contar que você vai ter acesso exclusivo ao Canal Conecta, portal exclusivo e gratuito de vagas de estágio e emprego. Sabe o que isso quer dizer? Que você ainda encontra qual a área de atuação mais bem-paga de acordo com o seu sonho!

Escolher uma profissão é uma decisão precisa vir acompanhada de uma série de pesquisas. Não só o tipo de trabalho com o qual se identifica, mas também é preciso considerar o futuro, as tendências e o mercado. Como vimos, há áreas de atuação distintas e promissoras pra escolher.

Falando sobre essa questão, fica o nosso convite pra ler um artigo sobre a importância de escolher uma carreira e o peso que isso tem em sua vida!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados