O que faz um analista de sistemas e qual sua formação?

estudante e analista de sistemas

Um dos setores que mais cresce no Brasil — e, claro, em todo o mundo — é o da Tecnologia da Informação (TI). Um levantamento feito pela Brasscom, em 2019, revela que esse segmento já representa 7% do PIB brasileiro. E, nesse contexto, uma carreira que se destaca é a de analista de sistemas.

Esse é um dos profissionais mais requisitados da área de TI devido às suas funções, indispensáveis para que todo o “maquinário” da tecnologia funcione adequadamente. Mas, afinal, o que faz esse especialista em seu dia a dia no trabalho?

A seguir, discutiremos melhor sobre essa profissão, as atribuições esperadas de um analista de sistemas e, claro, dicas para se tornar um desses profissionais e obter, assim, o desejado sucesso na carreira. Boa leitura!

O que faz um analista de sistemas?

Vamos responder primeiro à pergunta feita no título: o que faz, afinal, um analista de sistemas? A seguir, descobriremos mais sobre essa carreira, as atribuições desse especialista e muito mais!

Desenvolve sistemas

O desenvolvimento de sistemas variados é uma das responsabilidades do analista de sistemas. Esse tipo de trabalho é muito específico, já que cada sistema feito é criado especialmente para uma finalidade.

Por exemplo: o sistema de um supermercado será completamente diferente daquele feito para uma clínica veterinária. Objetivos variados demandam uma criação personalizada que atenda às demandas do cliente.

Administra bancos de dados

Os bancos de dados são outro dos pontos importantes da carreira de um analista de sistemas. Aqui, o foco é garantir que tudo esteja armazenado da forma correta e, claro, com a segurança exigida e necessária para o cliente.

Esses bancos armazenam informações dos mais diversos tipos, e criar barreiras para impedir o seu vazamento ou corrupção é essencial. O analista de sistemas é, portanto, um profissional crucial para garantir a segurança de informações.

Oferece suporte

Quando falamos sobre sistemas, devemos pensar também em suporte, manutenção e prevenção. Esses são fatores indispensáveis para manter tudo funcionando, especialmente quando estamos lidando com dados e informações importantes para um determinado negócio.

Portanto, é responsabilidade do analista de sistema fazer manutenções periódicas e upgrades que melhorem o sistema por ele criado, adaptando-se às necessidades daquele contexto e fazendo melhorias que previnam o surgimento de problemas.

Identifica e resolve problemas técnicos

Infelizmente, nem sempre é possível prevenir a ocorrência de algum problema. Nesses casos, é também papel do analista de sistemas a identificação e a resolução de “pepinos” que possam surgir em suas criações.

De certa forma, portanto, podemos afirmar que o analista é o “médico” dos sistemas, atuando tanto na prevenção quanto no diagnóstico e no tratamento de situações que ocorram naquele pequeno organismo tecnológico.

Coordena redes

A coordenação de redes também é outra atribuição desse profissional. E, quando falamos sobre elas, não estamos nos referindo apenas à conexão na internet, mas sim à integração de sistemas.

Esse é um trabalho muito importante para clientes que têm vários computadores e precisam que eles estejam conectados. Essa conexão, inclusive, pode até ser remota, ou seja, integrando sistemas que sequer se encontram em um mesmo endereço. Interessante, não é mesmo?

Faz gestão de projetos de TI

Por fim, o profissional que atua como analista de sistemas também tem um pé na gestão. Ele é responsável por gerenciar projetos de tecnologia da informação, agindo como um líder nesse cenário e delegando tarefas para aqueles que estão auxiliando no processo.

Por isso, uma das habilidades fundamentais para esse tipo de profissional é o espírito de liderança. Mais à frente, no entanto, listaremos outras competências que podem contribuir para o sucesso nessa carreira.

Em quais locais esse profissional pode atuar?

Agora que já sabemos algumas das muitas atribuições que o analista de sistemas pode ter em seu dia a dia, que tal conversarmos sobre as possíveis áreas de atuação desse profissional?

Essa é uma área extremamente abrangente, sobretudo se considerarmos que a tecnologia está, hoje em dia, em todos os lugares. Cada vez mais, também, empresas e pessoas buscam soluções tecnológicas para a otimização dos processos internos em seus negócios.

O analista de sistemas, portanto, pode atuar tanto no setor público quanto no privado, em locais como indústrias, varejo, escolas, hospitais e organizações dos mais variados tipos. Não há limites para a atuação do profissional de tecnologia no século XXI!

Quanto ganha um analista de sistemas?

Saber qual é a remuneração de uma carreira é um ponto muito importante que deve ser seguido antes de encararmos esse desafio, certo? Por isso, agora, falaremos sobre o salário desse profissional.

O analista de sistemas ganha, em média, R$ 5.500,00 por uma jornada de 41 horas de trabalho semanais. No entanto, o teto salarial para essa profissão gira em torno dos R$ 13.700,00, valor alcançado após a aquisição de certa experiência no setor.

Quais são as competências necessárias a esse profissional?

Um pouco mais acima em nosso bate-papo, falamos que o espírito de liderança era uma habilidade fundamental para o analista de sistemas, certo? Agora, confira outras competências importantes para esse profissional:

  • capacidade de observação;
  • vontade de aprender cada vez mais;
  • boa habilidade para trabalhar em equipe;
  • paciência e persistência;
  • habilidade de resolução de problemas;
  • fácil adaptação às adversidades;
  • boa comunicação.

Qual é a formação necessária para se tornar um analista?

Para fechar a nossa conversa, que tal discutirmos quais são as faculdades que podem fazer com que alguém se torne um analista de sistemas? Citaremos duas opções dentro da área de Ciência e Tecnologia:

Todas essas opções estão disponíveis na Faculdade Pitágoras, uma instituição que está preocupada em preparar os seus estudantes para o mercado de trabalho! Aqui, você entrará em contato com os melhores profissionais e terá toda a infraestrutura necessária para construir um aprendizado sólido e eficiente.

Gostou de saber mais sobre o dia a dia do analista de sistemas? Esse é um profissional altamente valorizado no mercado e que pode contribuir de forma valiosa para muitos setores. Por isso, que tal fazer uma graduação para seguir esse caminho em sua carreira?

Para saber mais sobre os cursos que possibilitam uma carreira nessa área, entre em contato com a equipe da Pitágoras! Estamos disponíveis para tirar as suas dúvidas e conversar sobre qual seria a melhor opção de faculdade para você.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.