O que faz um analista de Recursos Humanos na empresa?

analista de recursos humanos em conversa na empresa

Você tem perfil dinâmico, comunicativo, gosta de lidar com gente, atuar em equipe, amenizar conflitos e negociar interesses? Venha saber mais sobre a profissão de analista de Recursos Humanos, uma carreira essencial em qualquer tipo de organização, seja na iniciativa pública, privada ou no 3º setor.

Não importa o quanto a tecnologia evolua, empresas, ONGs e instituições públicas serão sempre feitas de pessoas. É do trabalho delas que vêm os resultados. Por isso, existem especialistas pra cuidar dos colaboradores, o que envolve atividades desde processos seletivos até o controle da folha de pagamento.

Sabe de quem estamos falando, né? Vem entender por que vale a pena investir no setor de RH, como é o trabalho do analista nessa área e a importância de fazer o curso de Gestão de Recursos Humanos numa boa faculdade, pra se dar bem na carreira.

A gente aqui da Pitágoras te conta tudo isso e te capacita pra um futuro de sucesso profissional. Confira!

Quais são as atribuições de um analista de Recursos Humanos?

Se prepare pra uma rotina dinâmica, ainda mais se você atuar numa empresa de grande porte ou órgão público com muitos funcionários. Por isso, é essencial gostar de gente.

Organização e planejamento também fazem toda diferença no cotidiano: imagine conduzir um processo seletivo sem datas e prazos ou não ter controle sobre a folha de pagamento. Falando nisso, veja só quais outras atribuições você pode ter no cargo de analista de Recursos Humanos.

Recrutamento e seleção

Contratar a pessoa certa pra cada cargo não exige só uma análise de currículo. Sabia que 9 em 10 colaboradores contratados por suas habilidades técnicas acabam sendo demitidos por questões comportamentais? Por isso, a cultura organizacional é tão importante, por ser conjunto de valores que engaja todos em prol do negócio.

As empresas são construídas em cima de pilares como ética, foco no cliente e centradas em resultados sustentáveis. Logo, esperam que os profissionais no seu quadro de funcionários também tenham essas filosofias. Assim, fica mais fácil correr atrás de bons resultados.

Quem cursa Psicologia ou Recursos Humanos aprende a elaborar e conduzir processos seletivos pra contratar gente certa para o cargo certo. Desenvolvedores de software não têm o mesmo perfil que o pessoal de vendas e talvez até dentro de um setor sejam necessárias habilidades diferentes conforme a vaga disponível.

Capacitação e treinamento

Além de conquistar bons profissionais para o quadro de funcionários, o setor de RH também é responsável pelo desenvolvimento dos recém-chegados e de toda a equipe com cursos, imersões, aulas, workshops e palestras. É o mundo da educação corporativa, que tem benefícios como:

  • aumento da produtividade;
  • engajamento dos colaboradores;
  • inovação e otimização de processos;
  • desenvolvimento de lideranças;
  • retenção de talentos.

O investimento em capacitação e treinamento não só ensina as pessoas a lidarem com sistemas e processos da organização como também faz elas se sentirem valorizadas. Essa sensação motiva e melhora o trabalho realizado.

Lembra quando a gente falou de cultura organizacional? Então, a educação corporativa ainda pode ser utilizada pra reafirmar os valores do negócio, forma efetiva de evitar condutas antiéticas ou que coloquem em xeque a reputação da marca no mercado.

Cuidado com os colaboradores

Se você está de olho num emprego em Recursos Humanos, pense nos funcionários como a maior riqueza de todo e qualquer negócio. Além de desenvolver planos de carreira, é preciso considerar a segurança, saúde e bem-estar deles. Por isso, muitas empresas apostam em benefícios como:

  • vale-alimentação ou refeição;
  • vale-transporte;
  • vale-cultura;
  • planos de saúde e odontológicos.

Isso sem falar em programas de ginástica laboral e convênios com academias. Eles não só atraem profissionais na hora da contratação como também aumentam a satisfação do colaborador com a organização. E você já sabe: pessoas satisfeitas tendem a se empenhar mais e conseguir melhores resultados.

Rotinas administrativas

A escolha e gestão dos benefícios faz parte das funções administrativas do analista e das tendências de Recursos Humanos. Confira outros exemplos:

  • controle de folha de pagamento;
  • cálculo de férias, horas extras, direitos trabalhistas e previdenciários;
  • controle de faltas, licenças e afastamentos;
  • monitoramento das condições de trabalho pra evitar acidentes.

O curso de gestão de Recursos Humanos da Pitágoras te capacita pra todas essas atividades. Veja só a importância da sua atuação pra evitar processos na justiça contra a organização, multas e outras penalidades aplicadas pelos órgãos de fiscalização e proteção do trabalho!

Como é o mercado de trabalho na área?

O analista de Recursos Humanos é bem procurado no mercado, porque a produtividade dos colaboradores influencia diretamente os resultados de todo e qualquer negócio. Assim, é preciso não apenas contratar as pessoas certas como também investir na capacitação, treinamento, desenvolvimento e engajamento delas com a equipe.

Você tem a oportunidade de trabalhar nas mais diversas organizações, por exemplo:

empresas especializadas em RH;

  • prefeituras;
  • secretarias do governo;
  • tribunais;
  • ONGs;
  • projetos sociais;
  • indústria;
  • comércio;
  • hospitais;
  • clínicas;
  • instituições financeiras.

O salário do profissional de RH está na média de R$ 3.315,84*. Local de trabalho, funções e cargo ocupado influenciam esse valor. De qualquer jeito, a graduação na Pitágoras impulsiona sua carreira de forma significativa, te preparando com excelência pra uma posição de destaque no mercado.

Como seguir carreira como analista de RH?

Algumas habilidades são essenciais para o seu sucesso no ramo, sendo a capacidade comunicativa uma das principais. Pense em como os funcionários de uma empresa são diferentes entre si, por mais que tenham valores em comum. O gestor de Recursos Humanos deve ser eficiente ao falar com todos eles.

Você vai comunicar procedimentos, eventos e decisões importantes da diretoria e estar presente no momento da contratação, promoção e demissão dos funcionários. Também é necessário ser organizado, paciente e bom em relações interpessoais. Aqui na Pitágoras, você desenvolve todas essas habilidades.

O diferencial da Pitágoras no currículo

Quem deseja ter sucesso na carreira deve começar investindo numa boa graduação. Venha conhecer nosso curso de Gestão de Recursos Humanos, com duração de 4 semestres e oferecido nas modalidades presencial, semipresencial e 100% online. Confira qual de nossas unidades está mais perto de você!

Essa graduação reduzida é voltada para o ensino profissionalizante, ou seja, te prepara com excelência pra atuar no mercado de trabalho. Oferecemos excelente infraestrutura e um ambiente virtual de aprendizagem de fácil acesso e navegação, além de professores altamente gabaritados.

Conquistar uma vaga em Recursos Humanos também fica mais fácil com o Canal Conecta, portal de empregabilidade ao qual o aluno Pitágoras tem acesso. Aqui, você encontra as melhores oportunidades no setor.

E aí, que tal ser analista de Recursos Humanos? Se você se identificou com o perfil, saiba que está num mercado com muitas oportunidades e amplo campo de atuação. Ter uma carreira de sucesso na área de RH começa com a escolha do curso superior –– e a Pitágoras está entre as melhores faculdades do país.

Se inscreva no nosso vestibular online e comece um futuro de conquistas com a gente!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content