Quantos anos dura Agronomia? Veja a duração média dessa Faculdade!

Agronomia Melhores Faculdades

Fies para medicina Pitágoras
Desconto nota do Enem

Se você tem interesse em cursar Agronomia e pretende entender melhor a duração desta graduação, este conteúdo foi feito exatamente para você. Aqui no Blog da  Pitágoras, te daremos todas as informações sobre a duração do curso, a carga horária, os semestres e os períodos da Faculdade de Agronomia. 


Confira na leitura a seguir!!!!

A Faculdade de Agronomia tem cinco anos em média

Veja a carga horária do curso de Agronomia por semestre na Faculdade Pitágoras!

• 1º semestre: 285 horas

• 2º semestre: 285 horas

• 3º semestre: 285 horas

• 4º semestre: 285 horas

• 5º semestre: 285 horas 

• 6º semestre: 285 horas 

• 7º semestre: 285 horas 

• 8º semestre: 445 horas 

• 9º semestre: 435 horas

• 10º semestre: 305 horas

A Pitágoras segue, em absoluto, as normas de qualidade e fiscalização do MEC, sempre prezando a excelência na educação. Assim, segundo o indicado para uma formação completa e que te insira no mercado, o curso de Agronomia tem a duração de 5 anos.

Tour pela prova do Enem

Desta forma, estes 5 anos são divididos em períodos de 10 semestres, totalizando 3.600h de formação. E nestas, incluem-se:

  • Atividades dos componentes curriculares, incluindo aulas teóricas, práticas e trabalhos, totalizando 2.940h;
  • Estágio obrigatório e supervisionado, com um total de 360h;
  • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sendo realizado em 120h;
  • Atividades complementares e estudos dirigidos, 180h.

Por fim, caso o aluno não conclua as atividades obrigatórias, a finalização do curso extrapolará a previsão de 10 semestres. Mas, não impedirá o estudante de obter a sua titulação, basta cumprir todas as obrigatoriedades e entregar à instituição de ensino. 

Clicando aqui e você poderá compreender mais sobre o processo do nosso vestibular. Assim, não fique de fora!

Veja como funciona a duração de um curso superior!

Outro ponto interessante, é compreender a composição e as dinâmicas que constroem a carga horária de um curso superior, considerando os três tipos: bacharelado, licenciatura e tecnólogo.

Nesse sentido, segundo o Ministério da Educação, os cursos superiores variam de 2.400h até graduações mais longas, com um total de 7.200h, como é o caso da faculdade de Medicina, por exemplo.

Também, os créditos de curso de ensino superior são uma unidade de medida utilizada em muitas graduações para medir o avanço do estudante no decorrer do curso. Desta forma, os cursos estabelecem um mínimo de créditos para que o discente possa se formar. Cada disciplina pode atribuir um número diferente de créditos, conforme a carga horária.

Ainda, a famigerada – e temida – DP, corresponde a dependência em uma disciplina. Ou seja, quando o estudante não atinge a média exigida e necessita cursar novamente a matéria. É algo muito comum no ensino universitário, assim, não é necessário entrar em pânico caso ocorra com você. Realize o que tem de ser feito e siga o caminho para alcançar o seu tão almejado diploma.

Ademais, sobre o curso tecnólogo, pontua-se que, apesar das distinções, é um curso que contempla o ensino superior. Mas, é um curso que visa maior objetividade para incluir o aluno ao mercado de trabalho, bem como a sua duração e preço são reduzidos em comparação às demais formações, tendo, em média, 2 anos.

Por fim, outro ponto bacana é que você pode realizar uma segunda graduação com tempo de duração menor, utilizando os créditos realizados na primeira graduação. O que faz com que você elimine matérias do segundo curso superior. Sendo assim, você conclui o curso de forma mais rápida. 

Se você deseja aprofundar-se ainda mais sobre o curso de Agronomia, confira aqui sobre as principais disciplinas do curso.

A Pitágoras te ajuda a realizar o sonho da Faculdade de Agronomia!

Se você se sente preparado para dar este importante passo em sua vida, saiba, a Faculdade Pitágoras está aqui para te apoiar. Então, oferecendo o melhor que uma instituição de ensino pode proporcionar, abrimos as portas para realizar o seu sonho.

Lembrando que nós oferecemos o curso de Agronomia nas modalidades: presencial, semipresencial e à distância. E com o nosso corpo docente, profissionais atuantes no mercado e todos os recursos necessários, você se sentirá preparado para o futuro.

Conte com a nossa experiência e prepare-se para brilhar. A Pitágoras aproxima dos alunos da realidade do mercado e dos seus sonhos. Participe do nosso processo seletivo. Vamos juntos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 20

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados