Melhores Faculdades de Agronomia: Conheça 6 ótimas opções!

Agronomia Melhores Faculdades

Desconto nota do Enem

Você sabe quais são as melhores faculdades de Agronomia do Brasil? Essa dúvida costuma ser bem comum entre os vestibulandos que estão se decidindo sobre onde irão estudar. Afinal, estamos falando de algo que formará as bases do futuro profissional e, portanto, precisa ter qualidade. 

Você está nessa situação? Então confira o artigo a seguir. Nele nós listamos algumas das instituições públicas com o melhor curso de Agronomia e ainda uma dica da melhor faculdade particular de Agronomia. Tudo para ajudar você a dar o passo inicial para realizar o seu sonho!

Ranking das melhores faculdades de Agronomia 

  • Universidade de São Paulo (USP);
  • Universidade Federal de Viçosa (UFV); 
  • Universidade Federal de Lavras (UFLA); 
  • Universidade Federal Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP);
  • Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);
  • Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Conheça as melhores faculdades de Agronomia  

Universidade de São Paulo (USP)

A primeira instituição no ranking das melhores faculdades de Agronomia do Brasil é a Universidade de São Paulo (USP), que é uma das principais universidades públicas do país. 

O curso é oferecido em regime integral apenas no campus que fica localizado na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo. Ele conta com estações experimentais, centros de estudos e uma fazenda onde os alunos têm aulas práticas.
 

Universidade Federal de Viçosa (UFV) 

O curso de Agronomia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), no estado de Minas Gerais, é considerado um dos mais tradicionais do país e é bem antigo. Ele foi criado na década de 1920, logo no início da própria instituição.
  

Universidade Federal de Lavras (UFLA) 

A terceira instituição pública da lista é a Universidade Federal de Lavras (UFLA), também no estado de Minas Gerais. Além da tradição e renome no mercado, existem onze núcleos de estudos referente a área. Além disso, conta com diversos programas de estágios e intercâmbios. 

Universidade Federal Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

A Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Federal Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), foi fundada em 1965. Ele funciona no município de Botucatu, em São Paulo, em uma fazenda experimental, que era uma fazenda centenária produtora de café, que foi tombada.
 

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Outro curso de Agronomia bem tradicional é o da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ele foi fundado em 1961, logo possui bastante história. As aulas são realizadas em horário integral no município que dá nome à instituição, localizado no estado do Rio Grande do Sul. Ao todo, são disponibilizadas apenas 120 vagas por ano, sendo divididas entre os dois semestres.
 

Universidade Estadual de Londrina (UEL)

O departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Londrina, no Paraná, foi criado em 1981. Portanto, tem bastante história e por isso é considerado tradicional e aparece na lista dos melhores das instituições públicas brasileiras. A estrutura do curso demonstra isso, uma vez que ele conta com fazenda escola e vários laboratórios.

Tour pela prova do Enem

Ranking das faculdades de Agronomia   

Todas essas faculdades de Agronomia listadas aparecem entre as melhores do país de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF). Ele analisa vários aspectos, como avaliação do mercado, dos docentes e notas dos concluintes. No entanto, não é tão fácil ingressar nelas. 

Isso porque o processo costuma ser longo e trabalhoso, uma vez que a nota de corte costuma ser bem alta e há pessoas de todo o Brasil concorrendo a uma dessas vagas. O que leva a um gasto de tempo e dinheiro. 

No entanto, quem sonha em seguir carreira nessa área não precisa se desesperar, pois existe a opção de começar a estudar imediatamente na faculdade particular Pitágoras. 

Pitágoras: entre as melhores faculdades particulares de Agronomia 

Sim, a Pitágoras é uma ótima opção para quem sonha em fazer a faculdade de Agronomia e não quer gastar muito tempo, e dinheiro, para concorrer a uma vaga nas instituições públicas. 

Pois é, uma faculdade de Agronomia particular aparece na lista das melhores brasileiras.  Isso porque a instituição possui uma qualidade de ensino comprovada. Além disso, ela está presente em vários estados brasileiros. 

Sempre com a mesma estrutura, qualidade de ensino e corpo docente com experiência e conhecimento comprovados e preparados para responder todas as dúvidas dos alunos. 

Não precisa se desesperar pensando no preço. A Pitágoras oferece mensalidades que cabem no bolso e apoios na forma de bolsas de estudo e outros tipos de descontos, para facilitar ainda mais o ingresso no ensino superior. 

Além disso, ela conta com apoio para que o aluno consiga ingressar no mercado o quanto antes, através de um portal de vagas de emprego e estágio de uso gratuito. 

Tudo isso com uma infraestrutura completa, tanto para as aulas quanto para os estudos independentes. 

E aí, está esperando o quê para começar a sua carreira como agrônomo? Faça hoje mesmo a sua inscrição no nosso vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados