O que faz um Advogado? Conheça as principais funções por cargos!

áreas do Direito

Teste vocacional rápido

Você já se perguntou o que faz um advogado? Pois saiba que você não está sozinho e que essa é uma dúvida bastante comum entre os estudantes que cogitam seguir essa carreira no futuro. A verdade é que um advogado pode fazer muita coisa. 

Isso porque esse profissional pode atuar em diversos cargos e setores. Quer saber mais? Então continue lendo, pois no artigo a seguir nós separamos algumas das principais atribuições de um advogado, para ajudar você na hora de decidir o seu futuro profissional!

Veja o que faz um advogado em diferentes cargos e setores 

Sabia que uma pessoa que pretende cursar a Faculdade de Direito, na intenção de atuar como advogado, pode trabalhar nos mais diversos cargos e setores? Pois é, isso porque essa profissão tem um grande campo de atuação. 

Para ajudar você a descobrir quais oportunidades que estão disponíveis para os futuros advogados, nós separamos a seguir as principais áreas de atuação e quais as funções desse profissional em cada uma delas. Confira!

  • Advogado geral; 
  • Advogado especialista em direito trabalhista; 
  • Advogado especialista em direito do consumidor; 
  • Advogado especialista em direito civil; 
  • Advogado especialista em direito administrativo. 

O que faz um advogado de maneira geral?

De maneira geral, um advogado é um profissional responsável por defender os interesses das pessoas, que podem ser físicas ou jurídicas, em questões legais. 

Por esse motivo, ele é capacitado para fazer desde assessoria e consultoria jurídica, ou seja, dar orientações e conselhos para os clientes até procuradoria, planejamento e até mesmo a auditoria em organizações empresariais. 

Advogado especialista em direito trabalhista  

Um advogado especialista em direito trabalhista atua em questões legais que envolvam os direitos dos trabalhadores e também dos empregadores. Ou seja, ele também pode ser contratado por empresas. 

Entre as principais funções desse profissional estão a abertura de processos, que podem ser a favor da empresa ou do funcionário e consultorias. Ele também pode participar de audiências judiciais e até mesmo interferir nos casos em que ele percebe o não cumprimento dos direitos previstos em lei.

Presencial, 100% EAD ou semipresencial: em qual vou me adaptar melhor?

Advogado especialista em direito do consumidor 

Já um advogado especialista em direito do consumidor, também chamado de advogado consumerista, tem a responsabilidade de defender os interesses de clientes a respeito de questões legais envolvendo fornecedores de bens e serviços.

Advogado especialista em direito civil 

O direito civil é uma área bem abrangente. Por esse motivo, os profissionais que optam por atuar nela são responsáveis por atuar em questões de reparação de bens, mediação de negócios, divisão de herança e danos morais. 

O advogado civil também pode trabalhar em casos que envolvam a disputa de propriedades, envolvendo famílias e até mesmo prestar orientação na elaboração de contratos. 

Advogado especialista em direito administrativo

Outra área que um advogado pode trabalhar é em direito administrativo. Nela, os profissionais atuam em empresas públicas, como autarquias e hospitais, e podem se envolver em processos a níveis municipal, estadual ou federal. Todas as atribuições desse profissional visam o cumprimento das leis. 

Sonha em se tornar um advogado? A Pitágoras pode te ajudar!

Agora que você sabe o que faz um advogado, ficou interessado em construir uma carreira na área? Então saiba que a faculdade Pitágoras oferece inúmeros benefícios para que você possa dar o primeiro passo para realizar o seu sonho hoje mesmo. 

Entre as vantagens de estudar na Pitágoras estão a flexibilidade de horários e a grande abrangência de unidades pelo país. Todas elas com uma infraestrutura de ponta e professores mais do que capacitados. 

Quer mais? Pois saiba que a instituição também oferece apoio para que os alunos possam ingressar no mercado de trabalho. Tudo isso, com mensalidades que cabem no bolso e ainda com a possibilidade de obter bolsas de estudos e outros descontos incríveis. 

E aí, vai esperar mais o quê para correr atrás do seu sonho? Faça a sua inscrição no vestibular hoje mesmo e dê o passo inicial para uma carreira de sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Prouni, FIES, crédito estudantil ou bolsa privada: qual a melhor opção para mim?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.