O que faz um Advogado? Conheça as principais funções por cargos!

áreas do Direito

Desconto nota do Enem

Você já se perguntou o que faz um advogado? Pois saiba que você não está sozinho e que essa é uma dúvida bastante comum entre os estudantes que cogitam seguir essa carreira no futuro. A verdade é que um advogado pode fazer muita coisa. 

Isso porque esse profissional pode atuar em diversos cargos e setores. Quer saber mais? Então continue lendo, pois no artigo a seguir nós separamos algumas das principais atribuições de um advogado, para ajudar você na hora de decidir o seu futuro profissional!

Veja o que faz um advogado em diferentes cargos e setores 

Sabia que uma pessoa que pretende cursar a Faculdade de Direito, na intenção de atuar como advogado, pode trabalhar nos mais diversos cargos e setores? Pois é, isso porque essa profissão tem um grande campo de atuação. 

Para ajudar você a descobrir quais oportunidades que estão disponíveis para os futuros advogados, nós separamos a seguir as principais áreas de atuação e quais as funções desse profissional em cada uma delas. Confira!

  • Advogado geral; 
  • Advogado especialista em direito trabalhista; 
  • Advogado especialista em direito do consumidor; 
  • Advogado especialista em direito civil; 
  • Advogado especialista em direito administrativo. 

O que faz um advogado de maneira geral?

De maneira geral, um advogado é um profissional responsável por defender os interesses das pessoas, que podem ser físicas ou jurídicas, em questões legais. 

Por esse motivo, ele é capacitado para fazer desde assessoria e consultoria jurídica, ou seja, dar orientações e conselhos para os clientes até procuradoria, planejamento e até mesmo a auditoria em organizações empresariais. 

Advogado especialista em direito trabalhista  

Um advogado especialista em direito trabalhista atua em questões legais que envolvam os direitos dos trabalhadores e também dos empregadores. Ou seja, ele também pode ser contratado por empresas. 

Entre as principais funções desse profissional estão a abertura de processos, que podem ser a favor da empresa ou do funcionário e consultorias. Ele também pode participar de audiências judiciais e até mesmo interferir nos casos em que ele percebe o não cumprimento dos direitos previstos em lei.

Tour pela prova do Enem

Advogado especialista em direito do consumidor 

Já um advogado especialista em direito do consumidor, também chamado de advogado consumerista, tem a responsabilidade de defender os interesses de clientes a respeito de questões legais envolvendo fornecedores de bens e serviços.

Advogado especialista em direito civil 

O direito civil é uma área bem abrangente. Por esse motivo, os profissionais que optam por atuar nela são responsáveis por atuar em questões de reparação de bens, mediação de negócios, divisão de herança e danos morais. 

O advogado civil também pode trabalhar em casos que envolvam a disputa de propriedades, envolvendo famílias e até mesmo prestar orientação na elaboração de contratos. 

Advogado especialista em direito administrativo

Outra área que um advogado pode trabalhar é em direito administrativo. Nela, os profissionais atuam em empresas públicas, como autarquias e hospitais, e podem se envolver em processos a níveis municipal, estadual ou federal. Todas as atribuições desse profissional visam o cumprimento das leis. 

Sonha em se tornar um advogado? A Pitágoras pode te ajudar!

Agora que você sabe o que faz um advogado, ficou interessado em construir uma carreira na área? Então saiba que a faculdade Pitágoras oferece inúmeros benefícios para que você possa dar o primeiro passo para realizar o seu sonho hoje mesmo. 

Entre as vantagens de estudar na Pitágoras estão a flexibilidade de horários e a grande abrangência de unidades pelo país. Todas elas com uma infraestrutura de ponta e professores mais do que capacitados. 

Quer mais? Pois saiba que a instituição também oferece apoio para que os alunos possam ingressar no mercado de trabalho. Tudo isso, com mensalidades que cabem no bolso e ainda com a possibilidade de obter bolsas de estudos e outros descontos incríveis. 

E aí, vai esperar mais o quê para correr atrás do seu sonho? Faça a sua inscrição no vestibular hoje mesmo e dê o passo inicial para uma carreira de sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados