Entenda o que faz um advogado criminalista na prática

advogada criminalista

Desconto nota do Enem

Já reparou que algumas profissões são admiradas pela popularidade que ganham em séries, filmes e novelas? A de advogado criminalista é uma delas. Claro que na prática é muito mais trabalho do que o glamour das produções na TV, cinema e canais de streaming. Mas é, de fato, uma carreira interessante e promissora. Que tal saber mais sobre ela?

A área mostra várias possibilidades pra quem opta pelo curso de Direito, até por causa dos crescentes casos na mídia dos chamados crimes de colarinho branco, aqueles cometidos por empresários e políticos.

Enquanto isso, os problemas de segurança pública persistem com homicídios e a guerra contra o tráfico de drogas chamando a atenção do governo e de toda a sociedade. Assim, o advogado criminalista tem possibilidade de atuar em várias frentes tanto na iniciativa pública quanto na privada.

Se liga no panorama que a gente vai passar sobre essa profissão. Quem sabe até o fim do post você encontre uma carreira a seguir e comece a trilhar um caminho de sucesso com a Pitágoras, uma das melhores faculdades do país!

O que faz um advogado criminalista?

A rotina desse profissional não é só a ação dos tribunais. Tem muito estudo e dedicação por trás das audiências e defesa dos clientes. Mais do que lutar por interesses, o advogado criminalista garante que o processo corra conforme a lei, sem abusos no julgamento e na condenação.

Seu papel é tão importante que o Código de Processo Penal prevê no art. 261 que “nenhum acusado, ainda que ausente ou foragido, será processado ou julgado sem defensor” –– até porque, muitas vezes, está em jogo um direito fundamental: o de ir e vir, a liberdade.

Agora vem com a gente na leitura entender o que faz um advogado criminalista.

Rotina no escritório

Independentemente de você trabalhar pra alguém ou atuar por conta própria, o serviço de escritório precisa ser feito. É o momento de escrever as petições que dão início ao processo, redigir as defesas e recursos, pesquisando o entendimento dos tribunais em casos anteriores parecidos com os que tem em mãos.

Por isso, gostar de ler e escrever, ser investigativo e curioso pode ajudar muito na sua qualificação profissional. Também é preciso ter bons argumentos pra usar a lei e os fatos a favor do seu cliente.

Audiências e sustentação oral

Quem tem perfil comunicativo e é persuasivo costuma gostar bastante dessa parte do trabalho do advogado criminalista. Se identifica? É o show time, momento de defender os interesses do representado, seja ele vítima ou acusado no processo penal. A defesa acontece diante do juiz e talvez até de jurados.

Você vai atuar no Tribunal do Júri quando o caso for de crime contra a vida cometido intencionalmente: homicídio doloso, aborto e incentivo ao suicídio, por exemplo. Aqui, o julgamento é feito por 7 cidadãos que representam a sociedade.

Por sua vez, a sustentação oral é a apresentação do advogado criminalista feita ao vivo e a cores em tribunal de 2ª instância. É preciso ser especialmente convincente se quiser reverter a sentença desfavorável ao seu cliente em 1º grau. Falando nisso, confira nosso artigo sobre o que faz um desembargador, a quem você vai dirigir a palavra nessa situação.

Cotidiano no atendimento ao cliente

Esteja pronto pra uma rotina dinâmica e imprevisível! Quem sabe a polícia baixe na casa do seu cliente com mandado de busca e apreensão às 6 da manhã, ou alguém te ligue depois de ter sido vítima de algum crime, ou preso em flagrante.

A Aula Destaque da Pitágoras te prepara pra lidar com esses e vários outros casos. Aqui, você tem conteúdo ensinado por juristas renomados, como Fernando Capez, um dos principais nomes do Direito Penal no Brasil.

Tour pela prova do Enem

Aproveite todo o conhecimento teórico e prático dos melhores profissionais do ramo pra uma atuação segura e de sucesso na carreira!

Quais são as possibilidades de atuação?

Há várias opções da iniciativa pública pra quem opta pelo Direito Criminal além de poder ser um advogado particular. A aprovação em concurso público não é fácil, mas os salários, benefícios e a estabilidade no cargo são atraentes. Veja só!

Delegado

Se trata de uma profissão restrita a quem tem diploma de Direito com possibilidade de atuação na Polícia Civil ou Federal. Nas duas, a função é investigar crimes pra responsabilizar os infratores num documento chamado inquérito policial. Quer saber mais?

A Polícia Federal se encarrega de delitos políticos e ligados a tráfico de drogas, contrabando e descaminho enquanto a Civil cuida de estelionato e latrocínio (roubo seguido de morte), por exemplo. Suas tarefas serão:

  • administrar a delegacia;
  • determinar diligências (tais como a coleta de provas);
  • fazer as solicitações à justiça (como a expedição de mandado de busca e apreensão).

Defensor público

Também dá pra trabalhar na Defensoria Pública oferecendo defesa gratuita a quem não tem condições financeiras de pagar. Sua atuação técnica é essencial pra evitar ilegalidades e abusos no processo penal, como já a gente já viu.

De onde vem o seu salário? Dos cofres públicos, já que nesse cargo você vai ser um funcionário do Estado. Assim como o acesso ao posto de delegado, é preciso estudar bastante pra conquistar a vaga, mas compensa: o salário desse profissional varia entre R$ 16 mil e R$ 25 mil*.

Outros cargos públicos

Existem concursos pra entrar na polícia em postos de hierarquia menor que o de delegado: como os de perito, escrivão e agente. Nesses casos, uma preparação é necessária além do estudo pra prova escrita. Você também precisa ser aprovado no TAF, o famoso teste de aptidão física. Isso sem falar da etapa de avaliação psicológica.

O bacharel em Direito também pode ser analista judiciário em vara criminal ou, quem sabe, alçar voos mais altos no cargo de juiz ou promotor público. Cada carreira tem sua peculiaridade no concurso. De qualquer forma, a Pitágoras te qualifica pra ser um jurista de sucesso!

Como o curso de Direito prepara pra área?

A graduação na Pitágoras traz noções de Direito Constitucional e matérias na grade como Direito Administrativo, Penal e Processual Penal. A gente ainda te ajuda a desenvolver habilidades pra se dar bem no Direito Criminal, como capacidade comunicativa, argumentativa e senso crítico.

O tempo da faculdade de Direito? 5 anos, que parecem passar mais rápido e te colocam à frente no mercado de trabalho quando se é aluno Pitágoras. Aqui, você encontra ensino de alta qualidade, infraestrutura completa e apoio personalizado pra um futuro profissional de sucesso.

Ainda oferecemos acesso exclusivo ao Canal Conecta, nosso portal de empregabilidade com as melhores oportunidades pra você deslanchar na carreira.

Acabaram as dúvidas sobre o que é o advogado criminalista e quais são suas funções, certo? Viu só quantas possibilidades essa área do Direito te dá? Ela é ideal pra quem quer uma rotina dinâmica, é curioso, investigativo e tem senso crítico.

Explore esse amplo campo de trabalho investindo na graduação numa das melhores faculdades do país. Se inscreva no vestibular online da Pitágoras!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 42

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados