Com tantas opções de cursos disponíveis, é comum encontrar estudantes indecisos sobre qual profissão seguir, né? Isso se torna mais constante quando existem carreiras semelhantes. Um exemplo disso é optar entre a faculdade de Administração ou Engenharia de Produção.
Mesmo que sejam graduações diferentes, existem várias vagas de gestão que são ocupadas por esses dois profissionais. Além das semelhanças no perfil dos formados nessas especialidades, os cursos contam com uma boa credibilidade, reputação e absorção no mercado de trabalho, o que torna essa escolha ainda mais difícil.
Mas uma das boas práticas pra decidir pela opção certa é compreender as particularidades dessas duas graduações. Ficou interessado e quer conhecer a diferença do curso de Engenharia de Produção e de Administração? Então, continue a leitura!
- 1 Como é a faculdade de Administração?
- 2 Qual é o perfil do estudante de Administração?
- 3 Como é a faculdade de Engenharia da Produção?
- 4 Qual é o perfil do estudante de Engenharia da Produção?
- 5 Quais são as principais semelhanças e diferenças entre os cursos?
- 6 Como é o mercado de trabalho para as áreas?
Como é a faculdade de Administração?
O curso de Administração é do tipo Bacharelado e dura aproximadamente 4 anos aqui na Pitágoras. Ele ensina a executar, aperfeiçoar, planejar e monitorar processos, conhecimentos tão importantes para o funcionamento de empresas.
Assim, os anos de graduação envolvem conhecimentos das principais técnicas de gestão. Logo, a grade curricular envolve matérias da área de Ciências Humanas e Exatas, tendo como foco a formação completa do aluno. As principais disciplinas são:
- Matemática Financeira;
- Análise de Custos;
- Modelos de Gestão;
- Gestão da Produção;
- Mercado de Capitais;
- Planejamento Estratégico.
Esse é um dos principais motivos que caracterizam a Administração de Empresas como um curso multidisciplinar.
Qual é o perfil do estudante de Administração?
Fazer a faculdade de Administração requer não apenas interesse por essa área de atuação, como também afinidade pelo segmento. Assim, ter algumas características de administrador será um grande diferencial nesse processo.
Antes de ingressar no curso, é bom analisar se você conta com alguns fatores que compõem o perfil desse profissional. Além dos conhecimentos práticos e teóricos adquiridos na graduação, ter algumas habilidades faz com que o administrador seja um destaque e desempenhe as atividades com excelência.
As principais características de um administrador são:
- boa comunicação;
- gosto pela Matemática;
- disciplina;
- saber trabalhar em equipe;
- ter visão sistêmica.
Não vai desistir de cursar essa faculdade só porque você acha que não tem esse perfil, viu? Durante o curso na Pitágoras, é possível desenvolver todas essas habilidades com um corpo docente preparado.
Como é a faculdade de Engenharia da Produção?
O curso de Engenharia de Produção dura 5 anos e pode ser feito no presencial e semipresencial (modalidade de ensino a distância, com atividades presenciais) aqui na Pitágoras.
Essa especialidade lida com a otimização de processos e sistemas complexos. Isso significa que, por meio desse tipo de Engenharia, os profissionais buscam maneiras de aumentar a produtividade e diminuir os gastos excessivos nas empresas.
A graduação se inicia com matérias das áreas de Exatas e Ciências da Computação. Após esse ciclo básico, os estudantes começam a aprender sobre Economia, Produção, Gestão Financeira etc. O diferencial é ter como base a Engenharia, garantindo estudo de Cálculo, Química e Física — assuntos que não estão presentes na Administração.
A grade curricular de Engenharia de Produção envolve matérias como:
- Métodos Matemáticos;
- Princípios de Eletricidade e Magnetismo;
- Resistência dos Materiais;
- Gestão de Produção e Manutenção;
- Processos de Fabricação;
- Métodos Estocásticos;
- Desenvolvimento de Produto.
Qual é o perfil do estudante de Engenharia da Produção?
Se você pensa em seguir carreira na Engenharia de Produção, saiba que é preciso desenvolver algumas habilidades. Uma delas é estar disposto ou gostar de trabalhar com números. Além disso, precisa ser dedicado e organizado pra dar conta de toda a matriz curricular.
Outro ponto é ser curioso, pois vai atuar com tecnologias. Portanto, é necessário se empenhar para se manter sempre atualizado e, com isso, ser um destaque no mercado de trabalho. Outras habilidades fundamentais para um estudante da área são:
- pensamento analítico;
- liderança;
- flexibilidade para atuar em vários projetos;
- capacidade de trabalhar em equipe;
- proatividade.
Quais são as principais semelhanças e diferenças entre os cursos?
Como foi possível perceber, o trabalho dos administradores e dos engenheiros de produção apresentam similaridades. Por essa razão, muitas vezes, competem pelas mesmas vagas no mercado. As principais semelhanças são:
- coordenação do trabalho em equipe;
- alinhamento da produção com o planejamento financeiro;
- desenvolvimento de estratégias que aprimoram o processo produtivo e a organização das empresas;
- gestão de pessoas.
Apesar de todos esses pontos em comum, os profissionais contam com formações diferentes, o que será refletido em muitos aspectos de sua atuação. Os engenheiros de produção, por exemplo, são mais procurados pelas instituições que exigem uma capacidade técnica maior, como empresa de tecnologia e unidade fabril.
Já os administradores podem ser úteis em todos os ambientes que necessitem de controle organizacional. Dependendo do local de atuação e da vaga, a parte dos conhecimentos técnicos dos engenheiros pode ser que falte. Ao mesmo tempo, a faculdade de Administração é mais aprofundada em gestão.
Se você ainda não se decidiu entre esses dois cursos, considere as matérias que serão estudadas e reflita sobre o seu perfil para tomar uma decisão.
Como é o mercado de trabalho para as áreas?
Uma das vantagens dessas duas profissões é que oferecem excelentes perspectivas de mercado, com várias oportunidades. Em relação à Administração, os profissionais são responsáveis por identificar quais são as melhores alternativas para o momento das empresas e quais os possíveis cenários resultantes de cada uma delas.
Assim, eles conseguem antever problemas e ajustar o planejamento logo que o mercado apresentar novos desafios. Além disso, existem diversas áreas da Administração em que o formado pode atuar:
- negócios internacionais;
- gestão mercadológica;
- gestão da cadeia de suprimentos;
- gestão financeira.
Os salários dessa especialidade também são promissores: em média um profissional recebe R$ 4.171,17* pra uma jornada de 42 horas semanais.
Já o mercado de trabalho de Engenharia de Produção também é marcado por um campo de atuação vasto, e os profissionais podem atuar em empresas de diversos portes. Existem várias tendências para esse setor e muitas são fomentadas pela Indústria 4.0.
Logo, os avanços tecnológicos mudam a rotina das instituições. A impressão 3D e a realidade virtual são usadas para reduzir o tempo e o custo de produção. Tudo isso afeta a atuação desses profissionais, que são responsáveis pela incorporação da tecnologia na manufatura.
Essa é considerada uma das Engenharias mais bem-pagas, sabia? O salário do formado em Engenharia de Produção é de R$ 7.789,54* — excelente, né?
Independentemente da sua escolha, se o seu objetivo é conquistar as melhores vagas do mercado e ter boas remunerações, o primeiro passo é optar por uma faculdade de excelência. Na Pitágoras, você encontra várias modalidades de ensino e um apoio personalizado em cada fase de sua formação.
Além disso, o nosso corpo docente é atuante no mercado de trabalho e pode trazer todas as novidades de ambas graduações. Outros diferenciais incluem:
- várias formas de ingresso;
- laboratórios modernos e equipados pra realização de aulas práticas;
- oportunidades de emprego ou estágio exclusivas, encontradas no Canal Conecta;
- bolsa de estudos e convênios;
- acesso à Aula Destaque, que possibilita a aprendizagem por meio da experiência.
Agora é com você!
Você já conhece as diferenças e semelhanças entre Administração ou Engenharia de Produção. Agora, lembre que essas duas carreiras são bem-vistas no mercado de trabalho e contam com ótimas remunerações. No momento de fazer sua escolha, analise a grade curricular e o seu perfil pessoal.
Gostou de conhecer as diferenças entre os cursos e quer trilhar um caminho de sucesso no mercado de trabalho? Então, inscreva-se no vestibular Pitágoras!
*Sujeito a alterações