Acessibilidade na Pitágoras: como a faculdade atua em relação a isso?

Acessibilidade na Pitágoras

Teste Vocacional Rápido

O que faz uma boa faculdade? Algumas respostas possíveis são a existência de um corpo docente qualificado, o uso da tecnologia, a preocupação com a empregabilidade dos estudantes e o comprometimento com as tendências mundiais da educação. Mas será que isso é tudo?

A resposta é: claro que não! Há outras questões que também são fundamentais, como a humanização no ensino, a inclusão, o respeito à diversidade e a preocupação com a acessibilidade dos alunos. E, claro, você pode contar com a Pitágoras para todos os pontos levantados até agora em nossa conversa!

Mas, afinal, como funciona a questão da acessibilidade na Pitágoras? Continue a leitura e descubra quais são os recursos e as estratégias utilizados em nossa instituição para torná-la cada vez mais plural, inclusiva e acessível!

O que é acessibilidade?

O conceito de acessibilidade está pautado na redução ou na eliminação de obstáculos para pessoas com deficiências.

O objetivo é garantir que esses indivíduos tenham o mesmo acesso que as demais pessoas à educação, saúde, diversão e muito mais, como previsto na Constituição Brasileira.

Quais são os pilares da acessibilidade?

Já sabemos que acessibilidade e inclusão são termos que caminham juntos e se completam. Mas em que esse conceito é baseado?

Confira, então, os pilares da acessibilidade:

  • autonomia — aqui, o foco é fazer com que o indivíduo possa ter independência para realizar as suas atividades;
  • conforto — o conforto físico, auditivo, visual e emocional também faz parte dos pilares da acessibilidade;
  • segurança — por fim, a acessibilidade é pautada na segurança, aliando autonomia à manutenção da integridade física e emocional dos indivíduos atendidos pelos recursos.

Como funciona a acessibilidade na Pitágoras?

A promoção da acessibilidade na Pitágoras começa no momento em que a instituição está preocupada e comprometida com uma educação especial e inclusiva. Assim, toda a equipe de coordenação pedagógica atua com um único objetivo: trazer oportunidades iguais de desenvolvimento para todos os seus alunos.

A seguir, você conhecerá algumas das iniciativas da Pitágoras para um ensino mais acessível. Tudo pronto? Então, vamos lá!

NUEEI

A sigla NUEEI corresponde a Núcleo de Educação Especial Inclusiva. É um órgão responsável pela promoção de medidas que visam o bem-estar dos alunos com deficiência, trazendo alternativas que permitam que eles atinjam todo o seu potencial dentro da instituição de ensino.

O NUEEI está presente na matriz administrativa da Pitágoras, sendo o órgão regulador da nossa próxima iniciativa, o NAID.

NAID

NAID corresponde a Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Direitos Humanos. Esse é o órgão presente nas filiais da Pitágoras, ou seja, nas unidades. Aqui, acontecem as entrevistas com os estudantes que declararem algum tipo de deficiência, além do seu acompanhamento no decorrer do curso escolhido.

Um dos objetivos do NAID é preparar o estudante para o mercado de trabalho, fazendo um acompanhamento de perto para identificar como está o seu desenvolvimento e, a partir daí, implementar medidas personalizadas para que ele possa atingir o seu potencial máximo.

Plano AEE

O Plano de  Apoio Educacional Especializado é uma obrigatoriedade para cumprir a legislação que versa sobre o atendimento educacional ao público alvo da educação inclusiva.

Aqui, o objetivo é trazer alternativas pedagógicas no ensino para que todos os alunos tenham igual acesso à informação, preparação e qualificação. São medidas tanto individuais como generalizadas, sempre levando em consideração as necessidades dos estudantes matriculados.

Este é o grupo atendido por esse programa:

  • pessoas com deficiência física, visual, auditiva, intelectual, surdocegueira e múltipla;
  • pessoas com transtorno do espectro autista;
  • pessoas com altas habilidades ou superdotação;
  • pessoas com outros transtornos funcionais específicos (por ex. discalculia, dislexia, entre outros).

LIBRAS

Além disso, a Pitágoras também conta com a interpretação na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), um recurso indispensável para pessoas com surdez leve, moderada, acentuada ou severa.

Informativos, campanhas e glossários sobre a linguagem também são amplamente divulgados pela faculdade, que tem como um de seus objetivos a promoção de uma sociedade não só mais informada: também mais inclusiva em todos os ambientes.

Essas medidas são fundamentais não apenas para trazer mais qualificações para o currículo dos alunos Pitágoras: elas permitem trabalhar habilidades e competências socioemocionais e promover a inclusão.

Lembrando que a acessibilidade na Pitágoras também está relacionada com a infraestrutura dos prédios, que trazem a possibilidade para que alunos com mobilidade reduzida possam estudar nas modalidades presencial e semipresencial.

Quando esse aluno é assistido?

O aluno pode solicitar esse tipo de assistência tanto no momento do vestibular quanto ao longo da graduação.

Lembrando que essas opções são oferecidas para os cursos de graduação e pós-graduação.

Quais são os outros diferenciais da Pitágoras?

Além da preocupação com a acessibilidade, a Pitágoras tem vários outros diferenciais que valem a pena ser mencionados. Alguns deles são:

  • Aula Destaque — são aulas online, completamente gratuitas, com os principais nomes das áreas de ensino (Exatas, Biológicas e Humanas);
  • Habilidades Digitais — aulas digitais que trabalham diferenciais para a formação dos estudantes, como Empreendedorismo, Marketing, Design Thinking e muito mais;
  • Trilhas de Carreira — cursos online e gratuitos (com certificados) que podem ser adicionadas ao currículo (e aumentar as chances de conquista das melhores vagas do mercado);
  • Canal Conecta — o Conecta é um portal de empregabilidade que traz milhares de vagas, todas em empresas reconhecidas, para os estudantes Pitágoras.

Além disso, a faculdade Pitágoras traz opções de bolsas de estudo para os alunos que não podem arcar com o valor integral das mensalidades e diversas formas de ingresso, a fim de democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil. Uma das novidades disponíveis é o vestibular online, que pode ser feito sem que o aluno precise sair de casa (outra forma de acessibilidade!).

Sem contar o corpo docente altamente qualificado e a grade curricular constantemente atualizada, com o objetivo de trazer sempre as principais tendências e inovações de cada um dos cursos para os nossos estudantes. E então, o que você está esperando?

Venha fazer parte da Pitágoras!

Agora que você já conhece como funciona a acessibilidade na Pitágoras, não perca mais tempo e venha fazer parte de uma instituição preocupada com a pluralidade de seu corpo discente e que alia, diariamente, inovação, tecnologia, tradição e humanização no âmbito educacional!

Então, nada de deixar para depois! Inscreva-se agora mesmo no vestibular da Pitágoras para o curso dos seus sonhos e venha fazer parte dessa grande família!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

E-BOOK] Tecnólogo, Licenciatura e Bacharelado

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.