Precisa emitir a segunda via FIES ou quer saber como fazer isso caso precise? Você chegou ao post certo! Porém, antes de passarmos ao passo a passo, é importante saber que essa via é necessária não só se você atrasar o pagamento, mas também se o boleto do programa não chegar ao seu endereço. Entendido?
Portanto, fique atento aos prazos de pagamento para, na hipótese de ele “não aparecer”, você não se esquecer de pagá-lo e, por consequência, ter problemas com o programa. Sabendo disso, veja agora os procedimentos para emitir a 2ª via do FIES!
Emissão pela Caixa Econômica Federal (CEF)
A seguir, veja o procedimento de emissão da segunda via do boleto do FIES pela Caixa Econômica Federal!
Acesse o site da CEF e selecione FIES
Primeiramente, acesse o site da Caixa Econômica Federal e, no segundo menu superior — há um com menos destaque, mais acima, e outro com maior destaque, um pouco abaixo do primeiro (é nesse!) —, clique em “Benefícios e Programas”. Em seguida, escolha a opção “FIES”. Embora esteja escrito assim, você será redirecionado à página do Novo FIES!
Acesse a seção Boletos
Deslize a página para baixo até encontrar a opção “Boletos”, em que estão descritos os procedimentos para emissão da 2° via do FIES. Também é possível ir direto até a seção “Boletos” por meio do menu do conteúdo, localizado abaixo da imagem que ilustra o programa.
Ligue no número informado e escolha a opção 8
Existem duas formas de emitir a 2ª via do FIES. Uma é ligando no número informado da Central de Atendimento, ou seja, no 0800 726 8068. Após ligar, selecione a opção 8 em seu telefone e espere ser atendido. E a outra? Veja no tópico a seguir.
Cadastre-se no sistema da Caixa
Outra forma de emitir a segunda via FIES é por meio do SIFESWEB. Nele, você precisará ir em “CONTRATO FIES”, depois em “CONTRATO” e, na sequência, em “BOLETO(S) EM ABERTO” para emitir a via desejada. No entanto, é preciso se cadastrar no sistema!
Ainda na seção “Boleto”, da página do Novo FIES, é possível clicar em “Emissão do Boleto”. Em seguida, você poderá digitar seu CPF para prosseguir com a operação. Caso não tenha cadastro na Caixa, poderá fazê-lo na sequência.
Faça a emissão pelo WhatsApp
A Caixa também possibilita a emissão da 2° via do FIES por meio do WhatsApp, pelo número 0800 726 0505. Basta mandar uma mensagem que será exibido um menu com as alternativas disponíveis, em que você poderá escolher a emissão da segunda via do boleto. Porém, esse serviço pode não estar disponível para todo o Brasil.
Use o débito automático
Se você tiver conta na Caixa, dá para simplificar o processo de pagamento dos boletos do FIES ao optar pelo débito em conta. Dessa forma, você elimina as chances de ficar inadimplente por ter esquecido de pagar o boleto ou por ele não ter chegado até você!
Emissão pelo Banco do Brasil (BB)
Se você emite o boleto do FIES pelo Banco do Brasil e não o pagou dentro do prazo, ou ele não chegou em seu endereço de recebimento, então precisará ir até uma agência solicitar a segunda via.
Também é possível entrar em contato com a equipe do banco pelo telefone de Serviço de Atendimento ao Consumidor: 0800 729 0722. Lembrando que o Banco do Brasil também oferece a opção de débito automático do FIES para correntistas ou para quem tem poupança nele.
Emissão da 2° via em outros bancos
A emissão da 2° via do FIES pode variar de banco para banco, como visto nos casos da CEF e do BB. Por isso, caso tenha feito o financiamento por meio de outra instituição bancária, é importante você avaliar os procedimentos da instituição escolhida para a emissão do boleto.
Acesse o site do banco, entre em contato com sua equipe ou faça uma pesquisa nos motores de buscas, como o próprio Google, para obter essa informação, ok?
Lembre-se de observar bem as regras do FIES em relação a multas, a juros e a outros encargos que possam incidir sobre o valor em atraso para você não ter problemas na hora de pagar a segunda via.
Por fim, com o passo a passo acima, caso tenha algum problema de boleto com o FIES 2020 que ocasione a necessidade de emitir a segunda via nos bancos citados, você já saberá como proceder!
Quer entender melhor como funciona o FIES? Preparamos um post especial sobre o programa. Não deixe de conferir!