Faculdade de Medicina: Extensão em tempos de pandemia
Veja aqui informações sobre as atividades de pesquisa e extensão na Faculdade Pitágoras de Medicina de Eunápolis (FPME)
A FPME, desde o começo da pandemia, vem assegurando o contato tanto com alunos, quanto com a comunidade, através da realização quinzenal de lives, que orientam a população sobre diversos temas associados à prevenção de doenças. Assim, de junho até o presente momento, já fizemos encontros para discutir os seguintes temas:
- Desafios e estratégias para a manutenção da saúde mental na quarentena
- O recém formado na medicina e quais caminhos trilhar
- Planejamento de sua carreira Médica o que você precisa saber
- Espiritualidade e cuidados em saúde
- Saúde Mental das crianças durante o Isolamento social
- Estratégias saudáveis de antienvelhecimento
- Cuidados Paliativos na Medicina
Ficou curioso? Quer saber mais? Acesse o nosso canal do YouTube, que você poderá assistir a live que mais te interessou!
Confira a seguir como foi a live “Cuidados paliativos na Medicina“:
Pesquisa
Você já deve saber que todo estudante da educação superior, também desenvolve habilidades associadas à pesquisa, e que essas atividades podem ser apresentadas em Congressos para que a comunidade científica possa conhecer os avanços alcançados.
Pensando nisso, a FPME apoia o desenvolvimento de pesquisas de docentes e discentes, em suas práticas de aprendizagem E essa ação começo a render frutos. Em setembro de 2020, tivemos 20 trabalhos de alunos e professores que for a aprovados para serem apresentados em um dos mais importantes Congressos associados à Medicina, o Congresso Brasileiro de Educação Médica, o COBEM. Veja abaixo o título de alguns dos vinte trabalhos aprovados:
- Reconhecimento das Representações Sociais sobre a Atuação do Médico na Unidade Básica de Saúde;
- Experiência Discente na Iniciação Científica: relato das contribuições e aprendizagens na educação médica;
- A vigilância e controle da Tuberculose na formação médica: relato de experiência;
- Implantação e Intervenção de Educação em Saúde com as gestantes em Unidade Básica de Saúde no extremo sul da Bahia;
- Utilização de Metodologias Ativas por docentes do Curso de Medicina e o desafio do ensino remoto no contexto de isolamento social.
Realizar essas ações faz com que o futuro médico formado pela FPME, possa não apenas ter uma formação associada ao ensino, mas também ao desenvolvimento de Pesquisa e de Extensão, podendo contribuir, seguramente, não só para a disseminação de um atendimento diferenciado, mas também pelo desenvolvimento de uma Medicina que perceba, pense e atue tratando o paciente como um todo, olhando as dimensões físicas, psíquicas e sociais que estão associadas ao cuidado.
Falando ainda sobre as novidades da FPME, você já viu como está o andamento da obra do nosso novo campus em Eunápolis? Acompanhe aqui o projeto e principais diferenciais!
Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.