7 dicas para encontrar boas vagas de estágio em Pedagogia

profissional estagiária de pedagogia

Desconto nota do Enem

Podemos falar que o profissional de Pedagogia é o estudioso da educação e dos processos de ensino e aprendizagem. É por isso que ele encontra várias possibilidades de atuação na área, tanto em instituições públicas quanto particulares.

Mas pra conseguir boas ocupações no mercado, com salários beirando o teto de R$ 5.207,58*, é importante buscar por uma experiência prévia no mercado com o estágio. Afinal, isso valoriza a sua trajetória e aumenta (e muito!) a chance de ser contratado no futuro.

Sabemos que nem sempre é tarefa fácil conseguir vagas de estágio em Pedagogia. Pensando nisso, veja só as 7 dicas práticas que a gente separou pra você encontrar boas oportunidades como acadêmico. Se liga!

Mantenha o currículo atualizado

Pra conseguir estágio como pedagogo, você precisa manter o currículo atualizado, com menção aos cursos feitos, experiências em trabalhos anteriores e habilidades específicas. Também vale falar da participação em atividades extraclasse, eventos profissionais e trabalhos voluntários.

É importante que as informações acadêmicas e profissionais estejam organizadas de um jeito simples objetivo. Sabe por quê? No geral, o recrutador analisa a ficha de diversos candidatos. Então, organizar os dados pode te ajudar a ganhar pontos na seleção, chamando a atenção da empresa para as descrições mais importantes.

Procure sites especializados

Pra encontrar boas oportunidades de estágio, também é bom procurar por vagas abertas nos sites de emprego. Existem diversas páginas online que permitem cadastrar currículo e receber ofertas que são a sua cara. Quer uma dica? Busque canais que te deixem filtrar cargos disponíveis na sua região.

Aqui na Pitágoras, você tem o Canal Conecta como grande aliado. Por meio dessa plataforma, dá pra conferir as vagas que estão de acordo com os seus objetivos e qualificações pelas ferramentas de fácil manuseio. O portal ainda conta com um sistema de geolocalização, que identifica oportunidades próximas à sua residência.

Vale lembrar que o Canal Conecta é exclusivo para os alunos da Pitágoras. Quer ter acesso ao sistema? Então, confira formas de ingresso pra estudar aqui com a gente e aproveite todos os benefícios.

Estude a empresa de interesse

Saber tudinho da empresa na qual você se cadastrou ajuda a aumentar as chances de contratação no estágio, ainda mais se você pretende atuar com Pedagogia Empresarial. Assim, você pode ver a missão, os valores e propósitos da instituição que estão alinhados com o seu objetivo profissional, usando isso a seu favor.

Dá até pra destacar no currículo algumas informações pessoais que o recrutador pode considerar importante, além de se preparar pra entrevistas de emprego. Mas nada de criar artificialmente um perfil profissional, combinado? O ideal é perceber em si mesmo qualidades que estão alinhadas ao objetivo do negócio.

Considere outras opções além de escolas

Quando se fala em Pedagogia, grande parte das pessoas relaciona essa palavra com estágio em escolas. É o seu caso? Se for, pode esquecer! Existem várias frentes de atuação profissional.

Pra ter mais chance de conseguir estágio, vale explorar esses outros segmentos. Tome como exemplo a Pedagogia Social, que pode ser desenvolvida em ONGs, e a Pedagogia Empresarial, que trabalha no treinamento de equipes em instituições privadas.

Tour pela prova do Enem

Que tal se aprofundar nas áreas da profissão, identificando também organizações em que você gostaria de atuar? Depois, vale a pena ficar atento às páginas institucionais pra verificar as formas de ingresso e conferir o lançamento de editais.

Defina um foco

Você sabia que até o estudante que está na faculdade e sabe tudo sobre Pedagogia pode ficar confuso quanto a área que deseja seguir? Por isso, acaba procurando estágio sem saber ao certo o que pretende pro seu futuro profissional ou quais são as áreas que interessam.

Com essa atitude, além de correr o risco de ter experiências incompatíveis com o seu segmento de atuação, ainda pode perder grandes oportunidades porque está buscando estágio em empresas que não estão alinhadas com os seus propósitos. Não seja essa pessoa!

Defina um foco de atuação, refletindo sobre as matérias de que você mais gosta e considerando as suas habilidades técnicas e comportamentais.

Busque ajuda na faculdade

A faculdade é ambiente perfeito pra ficar por dentro das oportunidades no mercado. Muitas instituições até divulgam vagas de estágio em Pedagogia nos murais do campus e disponibilizam profissionais pra ajudar o estudante.

Além disso, a unidade de ensino constitui espaço propício para o networking com colegas e professores, que podem indicar você pra empresas ou orientar sobre cargos disponíveis. Não deixe de lado a sua rede de contatos na faculdade e, sempre que possível, tente trocar ideias e compartilhar experiências.

Conte com uma boa instituição

Por último, vale destacar a importância de contar com uma boa instituição pra conseguir estágio. Ter no currículo uma faculdade com credibilidade e que preza pela excelência do ensino eleva as chances de contratação.

Isso sem falar nos conhecimentos que te ajudam a conhecer as possibilidades de atuação e explorar diferentes frentes, né? Ao escolher uma instituição, tenha certeza de que a graduação está de acordo com as normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A Pitágoras é uma excelente referência no mercado, o que te ajuda na conquista de bons cargos. Mas as vantagens não param por aí. Você pode ingressar de várias maneiras, inclusive pelo vestibular online ou pela nota do Enem. Isso sem contar nas possibilidades de bolsa ou parcelamento da mensalidade, tanto por incentivos governamentais (Prouni ou FIES) quanto por iniciativa da própria instituição, como a Bolsa Enem.

Adquirir experiência profissional ao longo da faculdade é fundamental pra consolidação de uma carreira de sucesso. Por meio do trabalho prático, você consegue ter um primeiro contato com o dia a dia de um pedagogo, conhecer os desafios da profissão e ver as possibilidades de atuação no mercado por meio da formação pedagógica.

Além disso, vale buscar referências do segmento no qual pretende ingressar e demonstrar domínio na hora da entrevista. Se quer fazer estágio como professor, por exemplo, é preciso pesquisar sobre projeto pedagógico e assim por diante.

Gostou das nossas dicas sobre vagas de estágio em Pedagogia? Não perca tempo e dê agora mesmo um passo na direção ao seu futuro profissional! Faça a sua inscrição para o vestibular 2020!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados