Você se acha uma pessoa persuasiva? Sabe por que o poder de persuasão é importante no mercado de trabalho? Sabendo ou não o que é, com certeza você já usou ou viu esse recurso.
Na comunicação, essa estratégia é usada pra convencer pessoas sobre algum assunto ou ideia. Essa técnica tem muito a contribuir pra sua carreira profissional, sabia? É só continuar lendo e descobrir o motivo!
O que é persuasão?
A arte do convencimento é a persuasão. Com ela, uma pessoa consegue influenciar as outras usando recursos lógicos e racionais, fazendo o interlocutor concordar ou até mesmo mudar de ideia diante de determinada situação.
Você deve estar pensando “mas isso é manipulação!”, certo? Vale ressaltar que persuadir vai além de simplesmente fazer com que alguém faça alguma coisa do jeito que você quer. O poder de persuasão está dentro da ética do trabalho e na conexão emocional, já que argumentos e evidências são acionados pra que os outros aceitem uma ideia ou atitude — ou até que evitem algo.
A gente pode dizer que o ato de manipular é unidirecional. Ou seja, a pessoa manipulada não leva nenhuma vantagem nisso. É um controle feito sobre alguém com a intenção de apenas uma parte levar vantagem.
Mas a persuasão é bem diferente. É uma estratégia bem-pensada, baseada em uma relação benéfica pra todo mundo.
Qual é a sua importância no mercado de trabalho?
Mas então por que o poder de persuasão é importante no ambiente profissional? Essa habilidade é muito necessária, por exemplo, na empresa que tem lideranças responsáveis. O objetivo é que os setores fiquem em harmonia e que os resultados sejam alcançados em colaboração — o famoso trabalho em equipe.
Os profissionais de hoje em dia estão cada vez mais ligados nessa característica persuasiva, principalmente na argumentação pra conquistar as pessoas ao seu redor. Mandar bem nessa competência é um diferencial competitivo, porque o mercado quer candidatos pra ocupar vagas desafiadoras, que precisam dessa qualidade.
Como ser persuasivo no ambiente corporativo?
Mas e se você não nasceu com essa habilidade, como vai fazer? Vai ficar de fora melhores oportunidades de trabalho? É claro que não! Você pode desenvolver seu poder de persuasão com algumas práticas. Vem com a gente pra descobrir!
Seja confiante
Quem é inseguro dificilmente passa aquela sensação de confiança — isso em qualquer ambiente, profissional ou não. Acontece que essa característica é essencial no mercado de trabalho, porque toda empresa quer um profissional que saiba o que está fazendo e que acredite no seu trabalho e no time.
Além disso, essa atitude firme também cria uma relação de segurança e de honestidade. Uma liderança na equipe que tem a voz uniforme, que tem entusiasmo e que acredita em suas ideias com certeza vai persuadir os demais, né? Assim, todo mundo ao redor começa a confiar na mensagem que o colega ou líder está passando.
Mas é importante que a pessoa domine o assunto, pra não ser só um discurso vazio. Quanto mais você estudar sobre o tema e tiver certeza do que diz, melhores vão ser os seus argumentos!
Seja uma pessoa objetiva
Você já viu aquela pessoa que se enrola demais pra conversar, dá muita volta em um único assunto ou não consegue ter foco, né? Então, essa pessoa dificilmente vai transmitir confiança ou ter poder de persuasão. Pra isso, é bom treinar a capacidade de selecionar prioridades e filtrar fatos, evidências e dados. Só assim você vai ter uma comunicação mais direcionada e eficiente.
Tenha controle emocional
Um profissional persuasivo não pode perder a cabeça em uma discussão, muito menos não conseguir controlar seu humor no ambiente de trabalho. Esse controle emocional é essencial pra manter a postura e conseguir passar suas ideias ou argumentos. É assim que você vai convencer o outro, e não com gritos, choro ou raiva, por exemplo.
Saiba escutar
Sabe o que falta na maioria das pessoas? O dom de escutar. O mercado está lotado de profissionais que só falam e que querem ser ouvidos, mas que nunca estão dispostos a se calar pra ver o que o outro tem a dizer.
Já que o jogo da persuasão é racional e lógico, nada melhor do que um diálogo pra chegar à melhor argumentação e aos resultados esperados. Então, bora começar agora mesmo a desenvolver essa habilidade da escuta ativa! Você precisa se colocar à disposição de verdade pra ouvir a opinião e o ponto de vista alheio.
Desenvolva a empatia
Quem sabe escutar já tem uma característica básica pra empatia, que é a arte de se colocar no lugar do outro. Esse é um ponto fundamental na persuasão, porque você vai lidar com pessoas e elas são feitas de histórias, experiências, crenças, sonhos e limitações.
Se alguém resolve usar o poder de persuasão sem esse cuidado empático, muito provavelmente vai distorcer a estratégia e fazer uma mera manipulação. Então, cuidado! Saiba convencer com respeito e de forma que todos saiam ganhando no final.
Quais são as técnicas persuasivas mais usadas?
A teoria é muito bonita, mas como colocar tudo isso em prática pra trabalhar com persuasão? O mercado hoje tem muitas técnicas persuasivas que funcionam bem entre colaboradores, lideranças e até mesmo gestores e altos cargos de direção. Dá uma olhada pra identificar se você já usa alguma dessas estratégias!
Linguagem Corporal
Durante uma conversa, o seu corpo também se comunica junto com a voz. Então, nada de ficar com a cabeça baixa, os braços cruzados o tempo todo, as pernas inquietas ou até mesmo roupas pra trabalhar inadequadas. A falta de contato visual também passa longe do perfil persuasivo, viu? Se você quer convencer alguém, o olho no olho é essencial na hora da conversa.
Inteligência emocional
Lendo a dica sobre controle emocional, com certeza você pensou em como desenvolver essa habilidade — já que dominar os sentimentos não é tão fácil assim, né? Mas com o conceito de inteligência emocional você consegue desenvolver um autoconhecimento poderoso, pra mapear e usar suas emoções a seu favor.
Repetição
No começo, pode até parecer uma técnica irritante, mas a repetição ajuda muito na abordagem persuasiva. Com equilíbrio e as ferramentas certas, você consegue repetir a mesma ideia várias vezes sem que ela fique cansativa. Todo bom palestrante e muitos políticos usam essa estratégia retórica. Eles adotam métodos que reforçam seu ponto de vista, variam a linguagem e enriquecem a qualidade do argumento.
Apresentações visuais
Não tem clichê maior que “uma imagem diz mais do que mil palavras”, né? Mas a gente tem que concordar que é bem a verdade. Nesse contexto, os elementos visuais são aliados no poder de persuasão.
Vamos imaginar que você está tentando convencer os colegas da equipe de que determinada estratégia vai trazer um bom resultado naquele projeto, por exemplo. Que tal enriquecer a fala com uma apresentação visual e trazer gráficos, dados organizados em tabelas, imagens, mapas mentais etc.?
Uma boa dica é começar a treinar essa capacidade desde a faculdade, em apresentação de trabalhos ou no estágio. Você pode usar a persuasão nos estudos até pra se convencer de não deixar acumular nenhuma matéria, usando um cronograma ou imagens motivacionais nessa técnica.
Agora que você sabe o que é e como usar o poder de persuasão no trabalho, já entendeu que ela é uma ótima forma de fazer networking nas redes sociais ou em eventos, por exemplo. Se você for estudante da Pitágoras e utilizar acesso exclusivo ao Canal Conecta pra conquistar sua vaga de estágio ou emprego, também pode fazer o seu marketing pessoal e colocar todas as nossas dicas em prática.
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