Você adora crianças e sonha em trabalhar na área da saúde? Já pensou em seguir carreira em Pediatria? Essa é uma das possíveis especializações para os formados no curso de Medicina, que tem uma grande procura no mercado de trabalho e pode atuar em diversas funções.
Quer aprender mais? Então continue lendo, pois explicamos qual é a função do médico pediatra em geral e ainda apresentamos algumas das principais áreas em que ele pode trabalhar. Confira!
Qual a função do médico pediatra?
O pediatra é o médico especializado em cuidar da saúde de crianças e adolescentes. Nessa área de atuação, esse profissional fica responsável por solicitar exames periódicos para acompanhar o desenvolvimento dos pacientes, faz consultas regulares, vacinas, orientação sobre o aleitamento materno e ainda pode prestar os primeiros socorros em casos de acidentes.
O objetivo é atuar nos campos preventivos e curativos das doenças e outros problemas de saúde que afetem a população abaixo de 18 anos.
Essas, no entanto, são as atribuições básicas desse especialista, que pode ainda afunilar seus conhecimentos e atuar em setores ainda mais específicos. Alguns desses são:
- UTI;
- Neonatologia;
- Oncologia;
- Cirurgia;
- Hebiatria.
Em cada um deles o pediatra fica responsável por atividades diferentes, referentes às necessidades de cada cargo e também dos pacientes que chegam para ele.
Descubra o que faz um pediatra em diferentes cargos e setores!
Como mencionamos anteriormente, um pediatra pode ocupar diversos cargos dentro de uma unidade de saúde e, a seguir, nós separamos o que esse profissional faz em cada uma das principais áreas de atuação dele.
Pediatra especializado em UTI
O médico pediatra especializado em UTI, que é uma sigla para Unidade de Terapia Intensiva, é aquele responsável por cuidar de casos mais graves de internação, seja por conta de uma doença ou lesão, que deixem a criança em um estado de saúde crítico e que necessite de cuidados especiais.
Nessa área de atuação, o profissional pode solicitar exames e realizar diagnósticos, monitorar o tratamento e medicação aplicada nos pacientes, supervisionar aqueles que necessitam do uso de aparelhos, indicar o melhor tratamento para cada caso e muito mais.
Pediatra especializado em neonatologia
A neonatologia é considerada uma especialidade muito delicada da medicina, já que cuida da saúde de crianças não-nascidas e recém-nascidas com até 28 dias de idade, inclusive os prematuros, que necessitam ainda mais de cuidados especiais.
As atribuições de quem atua nessa área incluem acompanhar o crescimento e desenvolvimento dos pacientes, para garantir que tudo está acontecendo da maneira correta e descartar o risco de diversas doenças, solicitar os primeiros exames e indicar as vacinas necessárias nos primeiros dias de vida.
Pediatra especializado em oncologia
Entre as atribuições do pediatra que se especializa na área de oncologia estão o diagnóstico e, posteriormente, tratamento de cânceres e tumores que surgirem em crianças e adolescentes. Isso pode incluir realização de cirurgia, quimioterapia, radioterapia e até mesmo a indicação de fisioterapia, caso seja necessário, para garantir a recuperação completa dos pacientes.
Pediatra especializado em cirurgia
Já o pediatra especializado em cirurgia, como o nome indica, é o médico que estuda para atender casos de crianças e adolescentes que precisam de tratamento cirúrgico, como em doenças ou acidentes, podendo atuar em casos de emergência ou de rotina.
Pediatra especializado em hebiatria
Enquanto que o hebiatra, como é chamado o pediatra que se especializa no cuidado com adolescentes, tem entre suas atribuições a realização de exames, diagnóstico de doenças e indicação de tratamentos. Ele também costuma acompanhar a situação da saúde mental dos pacientes e, se necessário, os direciona para um atendimento mais especializado.
Pensa em cursar Medicina? A Pitágoras ajuda você!
E aí, tem vontade de se tornar um pediatra? Então venha cursar Medicina na Pitágoras e tire o seu sonho do papel! A instituição conta com instalações modernas e completas para atender a todas as necessidades dos estudantes e professores altamente qualificados.
No curso de Medicina da unidade o estudante conta com um sistema de ensino baseado no estudo de casos reais, visitas à rede básica de saúde da região, aulas práticas e avaliação formativa. Tudo para formar profissionais completos.
A Pitágoras ainda conta com várias formas de ingresso, são elas:
- Vestibular tradicional;
- Nota do Enem;
- Como segunda graduação;
- Transferência externa.
E então, vai perder tempo por quê? Clique aqui e faça hoje mesmo sua inscrição no vestibular ou escolha outra forma de ingresso!