A pesquisa educacional que se faz antes do vestibular deve ser ampla. Ou seja, é preciso estar atento a todas as informações profissionais antes de escolher a sua faculdade. Na Medicina, por exemplo, existem várias áreas específicas de atuação. E além de conhecer mais sobre a grade curricular do curso, o salário médio do profissional no mercado de trabalho, entre outros, é possível saber o que faz um especialista.
Aqui neste post vamos te contar tudo sobre as funções de um neurologista, profissional especialista dentro do ramo da medicina. A Neurologia é o campo que estuda os problemas e disfunções do sistema nervoso e a relação desse sistema com o restante do corpo humano. Por ser uma especialidade médica, a Neurologia é um campo de residência que só pode ser feito após a faculdade.
Conheça mais sobre as principais atividades de um neurologista em diferentes cargos!
O que faz um neurologista?
Como já vimos, o campo da Neurologia é estudado como especialização e deve ser feito por meio de uma residência médica após a faculdade. Mas isso não quer dizer que o aluno não estude essa matéria durante a graduação.
É na faculdade que o estudante poderá compreender bem esse ramo e saber se realmente quer fazer essa especialidade. Além disso, podemos dizer que o neurologista atende pacientes com problemas pertinentes ao sistema nervoso. Dessa maneira, esse especialista vai diagnosticar e tratar disfunções neurológicas na clínica médica.
O que faz um neurologista em Distúrbios da Dor?
A dor crônica é um campo de estudo na Neurologia e pode se tratar de uma subespecialização médica dentro desse universo. Assim, o profissional neurologista especialista em dor irá trabalhar com o diagnóstico e tratamento de dores crônicas em pacientes que não apresentam melhora em outros tipos de intervenção. Por isso, a clínica médica em dor dentro da Neurologia é um espaço amplo para pesquisas e desenvolvimento de métodos capazes de melhorar as condições físicas dos pacientes.
O que faz um neurologista em Distúrbios do Sono?
No mundo de hoje, quando os estímulos são muitos, cada vez mais pessoas procuram a clínica médica para tratar distúrbios relacionados ao sono. E um dos profissionais mais adequados para dirigir esses tratamentos é o neurologista especialista em distúrbios do sono. Essa subárea dentro da Neurologia é de extrema importância para a medicina e produz resultados importantes para os pacientes que necessitam de atendimento. Dessa forma, o Neurologista desse ramo irá atuar principalmente na clínica médica, realizando exames específicos e tratando os pacientes com medicamentos.
O que faz um neurocirurgião?
A Neurocirurgia é outra especialidade médica, que deve ser feita pelos profissionais formados em medicina que queiram trabalhar com cirurgia dentro do ramo da Neurologia. Assim, essa área é focada nas intervenções cirúrgicas em casos de pacientes que tenham problemas em localidades como o sistema nervoso central, medula, nervos espinhais e periféricos. Um médico que queira, pode fazer uma especialização em Neurologia e também em Neurocirurgia.
O que faz um neurologista em Demência e Alzheimer?
Com o envelhecimento populacional, existem mais casos que se relacionam com quadros de demência e Alzheimer. Por isso, o profissional que atua na clínica e que pode ser recomendado para tratar desses casos é o neurologista com especialidade em demência, perda de memória e demais problemas correlatos. Dessa forma, é possível se especializar ainda mais e focar a atuação profissional que requer estudos e prática clínica direcionados a casos dessa ordem.
O que faz um neuropediatra?
A Neuropediatria trata dos problemas do sistema nervoso em crianças e adolescentes. Por isso, a clínica médica de um neuropediatra é focada na intervenção tanto da Neurologia quanto da Pediatria. Dessa forma, os atendimentos médicos são mais assertivos já que o médico é um especialista que estuda essas duas áreas da medicina. Além disso, as ações de um neuropediatra remetem ao pedido de exames específicos, estudo do paciente, tratamento medicamentoso, entre outros.
Na Pitágoras, o seu sonho de se tornar um neurologista está mais perto!
Fazer Medicina na Pitágoras é a escolha certa para você que quer se tornar um neurologista. Já que na Pitágoras os alunos têm acesso a laboratórios de ponta e a uma infraestrutura de última geração. Por isso, investir na carreira por meio da Pitágoras é a sua melhor escolha para ser um profissional de sucesso.
Além disso, a Pitágoras oferece um corpo docente composto por professores qualificados, mestres e doutores, que possuem larga experiência profissional e que estão preparados para realizar a transmissão do ensino da melhor maneira possível. Esteja entre os melhores desde cedo, fazendo medicina na Pitágoras!
Não perca mais tempo e inscreva-se agora mesmo para o processo seletivo da Pitágoras. Clique aqui para acessar o portal de inscrição para o vestibular.