A área da Agronomia é uma das que mais cresce no Brasil. O nosso país é famoso pelas suas exportações tanto de alimentos quanto de pecuária, e faz parte do papel desse profissional que tudo esteja de acordo com as regras de qualidade. Com a tecnologia sempre trazendo algo novo, mais se espera desses profissionais.
Por isso, se você deseja se tornar um agrônomo respeitado pelo mercado, precisa se preparar. A área é cheia de oportunidades, mas necessita de profissionais capacitados para fazer a diferença. Veja mais informações sobre essa área tão interessante.
- 1 Como é o curso de Agronomia
- 2 Como é a rotina do Agrônomo
- 3 Conheça as áreas que o agrônomo pode atuar
- 4 Especializações na área de Agronomia
- 5 Mercado de trabalho para o Agrônomo
- 6 Quanto ganha um agrônomo?
- 7 Conheça as cidades que oferecem as melhores remunerações
- 8 O que esperar para o futuro dessa profissão
- 9 Venha conhecer a Pitágoras e seus principais diferenciais
Como é o curso de Agronomia
O curso de Agronomia tem duração de 4 anos e dentro desse período, o aluno é apresentado a todas as áreas. Um dos principais exemplos é que o aluno é apresentado a todos os processos agrônomos. Isso inclui a como fazer um planejamento, até o momento da colheita agrícola.
Embora não pareça, esta também é uma área com questões burocráticas. Então, é comum que o aluno também venha a aprender questões de organização e administração. E não se engane, o cálculo também é importante na agricultura. Então, se você acha que vai fugir da matemática, isso é improvável.
Enfim, o aluno aprende questões de pecuária, genética, entre outros assuntos que são necessários para se tornar um profissional qualificado.
Como é a rotina do Agrônomo
Tudo vai depender do tipo e ritmo da empresa em que o agrônomo ou agrônoma irá trabalhar. Por exemplo, alguns preferem seguir em uma área mais administrativa, sendo assim, pode lidar com muitas burocracias, papelada, gestão de produção e de pessoas também.
Outro exemplo, é o profissional que trabalha diretamente com questões de plantações de alimentos. É ele que fica responsável em fazer o planejamento, organização e acompanhar o dia a dia da plantação. Ele deve garantir que tudo seja entregue no prazo e evitar possíveis atrasos, como os causados por pragas, por exemplo. Ou seja, a rotina pode ser um pouco mais agitada, mas é recompensadora.
Conheça as áreas que o agrônomo pode atuar
Dentro da Agronomia existem várias áreas que o profissional pode atuar. Durante a graduação ele é apresentado a essas áreas e também pode ter a oportunidade de estagiar para saber com qual se identifica. Veja a seguir alguns exemplos:
Administração
Como já comentado, o profissional de agronomia pode optar em trabalhar na área mais administrativa do negócio. Neste caso, ele fica responsável por partes burocráticas, planejamento e tudo o que envolve a administração de propriedades rurais.
Fabricação
Também existe a oportunidade de trabalhar na função de produção de equipamentos e insumos. Ambos, destinados para o trabalho tanto para a agropecuária quanto para atividades agrícolas.
Especializações na área de Agronomia
Assim como em qualquer outra área, é importante que o agrônomo profissional sempre busque especializações. Assim, ele melhora a qualidade do seu trabalho e se torna um profissional atraente para o mercado. Além disso, isso aumenta as chances de crescimento dentro da empresa onde trabalha. Então, depois da graduação, é interessante o profissional se aperfeiçoar em outras áreas dentro da agronomia.
Um exemplo bastante interessante e que está em alta é o direito ambiental. Já que é preciso seguir legislações para estar dentro da conformidade perante a lei. Outra área bastante interessante é o marketing digital. Embora alguns possam achar que não tem relação, o marketing digital é muito importante para qualquer empresa.
Mercado de trabalho para o Agrônomo
O Brasil está entre os maiores produtores agropecuários que existem no mundo. Sendo assim, oportunidades não faltam para o profissional poder trabalhar. Esse é um setor que está em constante crescimento e sempre se aperfeiçoando, afinal, as preocupações com o meio ambiente se intensificaram.
Por isso, essa área está se reinventando para continuar produzindo, mas sem prejudicar a natureza. Essa também é uma das áreas que pagam bem os seus profissionais. Então, vale a pena investir nessa carreira, pois até mesmo um estagiário ou trainee contam com ótimas oportunidades.
Quanto ganha um agrônomo?
O salário de um profissional da agronomia pode variar. Tudo vai depender da empresa, cargo e até mesmo região onde esse profissional trabalha. E como já mencionado, a capacitação desse profissional também é levada em conta. Tanto que, algumas empresas também solicitam um segundo idioma (como o inglês).
Outro ponto a ser levado em consideração, são as quantidades de horas que esse profissional trabalha. Isso reflete em seu salário final, veja alguns exemplos:
- carga horária de 6h diárias: 6 salários mínimos;
- carga horária de 7h diárias: 7,25 salários mínimos;
- carga horária de 8h diárias: 8,5 salários mínimos.
Conheça as cidades que oferecem as melhores remunerações
Quando se faz a comparação entre as regiões, a região sudeste é a mais forte economicamente falando. Até porque, conta com altos índices de produtividade e um solo rico, perfeito para as plantações. Porém, é uma região que conta com muito maquinário, o que limita de certa forma o trabalho manual.
Então, uma das cidades que oferecem um melhor salário estão presentes na região centro-oeste, onde o forte é a agropecuária. Em seguida, estão as cidades localizadas na região Sul, onde a produção de soja, milho e algodão. Enfim, cabe ao profissional pesquisar bem as oportunidades e chances de crescimento em cada região.
O que esperar para o futuro dessa profissão
A agronomia é uma área muito importante para o Brasil e ao longo dos anos vem crescendo cada vez mais. O nosso país é um importante exportador e sempre está se inovando para oferecer o melhor tanto internamente quanto para fora. A área é promissora e por isso, o estudante precisa se preparar para o que está por vir.
Como já abordado, agora, a preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente aumentaram. Muita cobrança está acontecendo para que a agronomia não se torne mais um fator prejudicial. Por isso, a área tem trabalhado muito com o foco ambiental.
Venha conhecer a Pitágoras e seus principais diferenciais
A Pitágoras é referência em educação de ensino superior e tem como objetivo preparar você para o mercado de trabalho. Mas você não será mais um e sim, será um profissional destaque e diferenciado, pois o ensino é focado no que há de mais novo na Agronomia.
Faça a sua graduação em Agronomia na Pitágoras e conte com os melhores professores que há no mercado. Além das matérias obrigatórias, você também aprende outros temas essenciais para a sua formação e capacitação. Acesse o site e faça a sua inscrição para o vestibular.