Entre 4 e 8 de novembro, foi realizada a primeira edição da Semana Jurídica Nacional na Faculdade Pitágoras, em Belo Horizonte. O encontro fez parte de um evento nacional realizado em 5 cidades brasileiras. O objetivo é simples: preparar futuros profissionais do Direito para o mercado de trabalho, trazendo temas atuais, comentados por profissionais reconhecidos na área.
O evento deste ano contou com cerca de 5 palestras nos mais diversos assuntos dentro do tema geral de Direito e Inovação – indo da proteção de dados ao empreendedorismo jurídico e muito mais.
Confira como foi a 1ª Semana Jurídica na Faculdade Pitágoras
O palestrante convidado nesta edição foi o advogado Cristiano Sobral, especialista em Direito Civil, autor de diversas obras no tema e coordenador da plataforma Seu Futuro, que oferece cursos online para advogados com foco em empreendedorismo jurídico. O tema abordado foi Empreendedorismo Jurídico.
“A Semana Jurídica apresenta novas possibilidades na advocacia, trabalhando o empreendedorismo jurídico, que é fundamental para a vida do advogado. Esse profissional tem que conhecer o marketing jurídico e digital, além de novos nichos como a lei geral de proteção de dados, entre outros”
explicou Cristiano Sobral.
Para o coordenador do curso de Direito da Faculdade Pitágoras, Leônidas Mansur, o evento é uma oportunidade de convidar toda a comunidade acadêmica a se debruçar sobre importantes temas que circundam o direito na contemporaneidade e difundir a comunhão dos diversos campi em território nacional. O objetivo é proporcionar ao aluno a real vivência do direito com profissionais de destaque no mercado atual, além de compartilhar experiências e pregar a integração de alunos e professores.
Quem não teve a oportunidade de assistir à palestra presencialmente, pode acompanhar o evento por meio das redes sociais da Faculdade Pitágoras. A palestra já está disponível! Confira abaixo na íntegra:
I Semana Jurídica PitágorasI Semana Jurídica Pitágoras.
Posted by Facebook on Friday, December 5, 2014
Afinal, o que é o empreendedorismo jurídico?
Todo o ano, milhares de advogados são formados no Brasil. Segundo dados do Censo da Educação Superior do INEP, o Brasil tinha em 2016 o total de 896 instituições de graduação com o Direito. No ano de 2015, eram 105.317 alunos concluintes somente do curso de Direito. Hoje, estima-se que seja uma média ainda maior, já que temos mais de um milhão de advogados atuando no país, dentre advogados, estagiários e suplementares, de acordo com a OAB.
Dado isso, o empreendedorismo jurídico nada mais é do que um diferencial. Com o objetivo de proporcionar mais destaque e gerar valor no mercado, empreender se tornou o mais novo ponto de atenção dos profissionais da área jurídica.
O que muitos não sabem, é que para ser um empreendedor não é necessário sair da empresa em que se trabalha, mas sim propor novas ideias, caso encontre condições favoráveis para o desenvolvimento. Um profissional engajado e disposto a inovar está a frente dos demais no ambiente de trabalho. Portanto, continue acompanhando o blog da Pitágoras, e prepare-se para a sua carreira!