O que é preciso para se tornar um profissional de e-mail marketing?

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A boa comunicação com o público é a base para a marca ter sucesso nas vendas. A internet é uma grande aliada nesse sentido, já que quase todas as notícias consumidas no dia estão nela. Além disso, você sabia que 72% dos consumidores escolhem o e-mail como o melhor canal para se comunicar com empresas? Sendo assim, essa é uma ótima forma de fazer com que as mensagens cheguem diretamente aos consumidores.

Mas, antes de tudo, você sabe o que é e-mail marketing? Ao contrário do que muitos pensam, não significa apenas o envio de propagandas por e-mail. A prática é bem mais ampla e tem como principais objetivos manter um relacionamento próximo com o cliente ou levá-lo a ter mais confiança nos produtos e tomar a decisão da compra. Isso é feito, geralmente, por meio do envio de conteúdos relevantes, que têm como objetivo ensinar algo interessante.

Quer saber mais sobre o assunto? A seguir, mostraremos o que é preciso fazer para se tornar um bom profissional de e-mail marketing. Confira!

Estudar em uma boa faculdade

Um dos primeiros passos para garantir êxito na sua trajetória é escolher uma boa faculdade. A instituição precisa ser renomada e reconhecida pelo MEC, de modo a garantir a você o diploma e um bom ensino.

O curso de Marketing é um dos mais recomendados, pelo fato de ser técnico e direto. Ele pode ser feito em 4 semestres, permitindo, assim, a entrada mais rápida no mercado de trabalho. Nele, é possível aprender técnicas para:

  • realizar planejamentos de posicionamento de marca;
  • atuar no relacionamento com o cliente;
  • implementar inteligência de Marketing Digital;
  • avaliar comportamento do consumidor;
  • fazer pesquisa mercadológica;
  • criar personas (representações dos clientes) e aplicar SEO (otimização para motores de busca);
  • atuar em e-mails e redes sociais.

Os cursos de Publicidade e Propaganda ou Administração também são boas escolhas nesse sentido. Eles propiciam, de forma indireta, alguns dos conhecimentos relacionados, além de outros tantos também relevantes a uma atuação eficiente.

A faculdade Pitágoras oferece todos esses cursos, em diferentes modalidades de ensino e com formas de ingresso facilitadas. Conta com professores de qualidade e alinhados com as últimas tendências do Marketing Digital, o que é importante para você se transformar em um profissional mais preparado.

Fazer estágio em áreas complementares

A experiência prática adquirida é primordial. Realizar estágios dará a você não apenas o know-how necessário para implementar as mais importantes técnicas, como também aumentará a qualidade do seu networking profissional. Aqui na Pitágoras, temos parceria com o Canal Conecta, um portal de empregabilidade no qual nossos alunos encontram muitas oportunidades na área de Marketing.

Para você ter uma vivência completa e a possibilidade de fazer um currículo de destaque, nossa dica é estagiar não apenas em vagas de e-mail marketing, mas também em outras complementares. Os cargos de redação de conteúdos e de relacionamento com o cliente são bons exemplos.

Dominar as ferramentas de automação

Ao trabalhar com e-mail marketing, é necessário gerar resultados concretos — sem eles, as estratégias são todas em vão. Assim, além de ter uma escrita atrativa, é fundamental saber lidar com boas ferramentas. Elas devem ser confiáveis, entregar relatórios precisos e permitir a adequada segmentação dos contatos. Além disso, na maioria das vezes, com a ajuda delas, o profissional também fica responsável por:

  • criar templates para cada e-mail;
  • configurar disparos;
  • realizar faxina na lista;
  • ordenar a segmentação, seguindo as etapas da jornada de compras;
  • medir qualificação do lead;
  • analisar o comportamento de cada usuário ao receber o e-mail (por exemplo: leitura completa e clique nos links);
  • realizar a nutrição de leads (possíveis compradores), de modo a levá-los à compra.

Ter capacidade analítica

Outro papel importante do profissional de e-mail marketing é analisar relatórios e métricas. Isso deve ser realizado de forma constante, para manter a empresa seguindo sempre as estratégias adequadas.

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É importante ter em mente que, muitas vezes, determinadas práticas precisam ser repensadas e alteradas, para se alcançar melhores resultados. Por isso, o pensamento analítico é um dos maiores diferenciais para garantir sucesso na carreira.

Mais uma vez, a faculdade escolhida fará diferença, pois, dependendo do direcionamento do curso, habilidades importantes como essa também são desenvolvidas ao decorrer da graduação.

Ter empatia e criatividade

A comunicação por e-mails precisa ser amigável para que se prove eficiente. Afinal, estamos conversando com uma pessoa, concorda? A empatia ajuda a criar mensagens mais alinhadas com as necessidades e os objetivos dos consumidores. É necessário compreender suas emoções e aumentar a afinidade deles com a marca.

A criatividade, por sua vez, contribui para elaborar mensagens agradáveis, que estimulem a leitura até o fim e convençam o leitor a tomar alguma atitude. Se os textos forem cansativos, certamente, as pessoas cancelam o recebimento e a empresa perde ótimos clientes.

Tais competências podem ser desenvolvidas em diversas situações ao longo da vida, inclusive durante o curso. A prática e os estágios também costumam ser bastante válidos nesse sentido.

Realizar as principais certificações da área

O salário do profissional de Marketing pode variar, a depender de vários fatores — com valores próximos a R$3.700 para nível analista. Experiência na área e certificações são uns dos principais.

As certificações podem ser tiradas após o término do curso e, de preferência, em empresas conceituadas. A Hubspot é um dos principais nomes quando pensamos nisso.

Durante a graduação e ao buscar certificados digitais, não deixe de pensar no conceito Marketing do futuro. Ele se baseia em pontos como:

  • inteligência artificial;
  • automação;
  • realidade aumentada;
  • chatbots;
  • consciência ambiental.

Ter atenção a esses pontos é fundamental para se destacar diante da concorrência. Para se preparar, o estudante precisa não apenas dominar ferramentas, mas também estar sempre de olho no comportamento do consumidor, de modo a saber como atender suas necessidades.

Como você viu, há várias características desejáveis para o profissional de e-mail marketing. As escolhas feitas durante essa caminhada refletem no sucesso lá na frente. Por isso, não deixe de escolher uma faculdade que assegure a você um aprendizado de ponta, combinado?

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