Tio Ben, personagem da saga do Homem-Aranha, já nos dizia: “Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”. Essa frase, embora seja originada da ficção, também se aplica muito bem à realidade do delegado civil, um cargo bastante prestigiado mas que envolve muitas responsabilidades e deveres.
Mas, afinal, como podemos chegar a esse cargo tão importante? Em nossa conversa de hoje, falaremos exatamente sobre o caminho que deve ser trilhado para que possamos nos tornar delegados civis. Pronto para descobrir, então? Vamos lá!
O que é a profissão de delegado civil?
E aí, vamos descobrir o que é ser um delegado? O delegado civil é um profissional que atua na esfera pública, ou seja, que presta serviços para o Estado. Ele é o responsável pelo registro de ocorrências e pelo combate aos delitos em determinada região. O ponto de contato entre o profissional e a comunidade daquela área é a delegacia civil.
Além disso, esse indivíduo é responsável pelo atendimento direto ao público que recorre aos seus serviços. Por isso, ele precisa também saber lidar com pessoas — que os procurarão para a denúncia de ocorrências — de uma maneira empática e humaniza. Essas são, portanto, algumas das habilidades fundamentais para esse tipo de profissional.
Há, ainda, outros tipos de delegados, como o federal. No entanto, esses cargos são diferentes e têm funções diversas. Hoje, falaremos exclusivamente sobre o delegado civil, suas atribuições e muito mais!
Qual é o salário médio desse profissional no Brasil?
No processo de escolher uma profissão, muitas coisas devem ser levadas em consideração: o dia a dia do profissional, os objetivos de carreira e, claro, a remuneração média para aqueles que ocupam esse cargo.
No caso dos delegados civis, a média salarial é bastante satisfatória. De acordo com o site Guia da Carreira, a remuneração desse profissional gira em torno dos R$ 13.000,00. Esse valor varia bastante de acordo com o estágio de atuação.
Além disso, outros fatores são responsáveis por modificar essa remuneração. Dentre eles, podemos citar a experiência do profissional. Com o passar do tempo, é natural que o salário suba e que novas oportunidades na carreira passem a surgir.
Como funciona o dia a dia do delegado civil?
Agora, que tal conversarmos um pouco sobre o que faz o delegado civil e quais são suas principais funções? Compreender melhor o dia a dia desse profissional fará com que você possa perceber, aos poucos, se esse realmente é o cargo ideal para você.
De modo geral, as atribuições do delegado civil incluem:
- investigação de crimes;
- atendimento ao público;
- realização de inquéritos;
- redação de relatórios para a justiça;
- observação da tramitação de processos.
Além disso, o delegado também pode ser responsável pelos plantões na delegacia. Por isso, a rotina pode ser bem puxada e um tanto quanto cansativa.
Como chegar ao cargo de delegado civil?
Como mencionado acima, o cargo de delegado civil é cheio de responsabilidades. Isso já ficou bem provado em nosso tópico sobre o dia a dia desse profissional, não é mesmo? Agora, vamos conversar brevemente sobre o caminho percorrido para a conquista dessa vaga.
O processo seletivo para delegado civil é feito por meio de um concurso público muito concorrido. Para mandar bem, é preciso estudar bastante e se dedicar desde a graduação, já que os conhecimentos técnicos e teóricos farão toda a diferença nessa hora.
As etapas do concurso incluem:
- prova objetiva (com temas voltados ao Direito e às Leis);
- prova dissertativa (com redação);
- prova oral (na qual a apresentação profissional conta muito!);
- investigação social (na qual os seus antecedentes serão checados).
Por fim, há também a prova de títulos, etapa na qual a sua formação será devidamente checada. O candidato, ao final de tudo isso, passará um tempo em um curso especial que o treinará para a carreira de delegado.
O ideal é buscar sempre uma faculdade que prepare você, desde cedo, para os desafios que virão a seguir. Esse é o caso do curso de Direito na Pitágoras, que conta com toda a infraestrutura necessária para o seu aprendizado e com um corpo docente altamente qualificado para ensinar.
Como fazer a preparação para os concursos da área?
Agora, veremos algumas dicas práticas para que você possa se destacar em seus concursos públicos para a vaga de delegado civil. Confira!
Comece desde cedo
Gosta da carreira e planeja segui-la após o fim da graduação? Então, recomendamos que você comece os preparativos desde cedo. Levar a faculdade a sério e escolher uma instituição renomada — que ofereça tudo o que você precisa para se qualificar no mundo do Direito — é o primeiro passo para se dar bem nos concursos.
Organize a rotina
Depois de formado, é chegada a hora de organizar a rotina. Separe tudo o que você faz durante a semana e, a partir daí, dê uma arrumada em seus horários, dedicando um período certo para os estudos. Essa é a melhor maneira de evitar a procrastinação!
Organize o seu cronograma
O cronograma de estudos também é uma etapa fundamental para o sucesso nos concursos. Ele precisa ser bem completo e contemplar não só a teoria, mas também a resolução de exercícios — preferencialmente com provas antigas, de outros processos seletivos.
Faça cursos preparatórios
Outra dica bem bacana está em fazer cursinhos preparatórios para esse tipo de prova. Eles funcionam como os pré-vestibulares. Por isso os professores dão muitas dicas interessantes direcionadas ao processo seletivo, o que o ajudará bastante na hora de resolver as questões.
Gostou de saber mais sobre a profissão de delegado civil? Ao longo deste post, descobrimos um pouco mais sobre a importância desse cargo para a sociedade e discutimos algumas de suas principais atribuições. Para alcançar os seus objetivos, no entanto, é essencial optar por uma faculdade renomada e que possibilite a aquisição de conhecimentos amplos ao longo da graduação!
E aí, está pretendendo ir em busca dessa carreira? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Alguma dica para quem está no mesmo barco que você? Então, compartilhe seus pensamentos com a gente nos comentários logo abaixo!