Chegando quase no fim da graduação, estudantes do ensino superior se deparam com um desafio: entender como fazer um TCC. Esse é um trabalho dissertativo em que você estuda sobre um tema específico que teve contato na faculdade, mas não só isso. Na verdade, é o que determina a sua aprovação no curso escolhido, te capacitando pra qualificação profissional.
Por isso, é importante saber em detalhes o que é TCC e como ele funciona, além de dicas pra tirar uma boa nota e ser aprovado. Desde já, dá pra adiantar a relevância desse processo. Por meio dele, você coloca em prática todo o seu saber profissional, dirigindo um estudo detalhado numa área que domina. Sem falar que é fundamental pra gente aqui da Pitágoras certificar que te orientou bem pra atuar no mercado.
Pensando na importância dessa etapa de formação acadêmica, a gente separou 6 passos relevantes pra você desenvolver o trabalho de conclusão de curso e conseguir o tão sonhado diploma. Não deixe de conferir!
Escolha bem o tema do TCC
O tema do trabalho de conclusão é você que escolhe. Mesmo assim, é importante guiar a decisão seguindo alguns critérios. Caso contrário, pode encontrar algumas dificuldades ao longo do desenvolvimento do tema. Pra isso, busque responder às seguintes perguntas.
- O tema que escolhi é mesmo relevante pra área?
- Existem referências suficientes pra pesquisa na área?
- Eu me sinto à vontade pra escrever sobre esse assunto?
Lembre que você vai se debruçar sobre o trabalho ao longo de, pelo menos, um semestre. O ideal é que alie os seus interesses com pesquisas que ofereçam boas fontes bibliográficas de investigação. Outra dica é evitar problematizações abrangentes, ou seja, delimitar bem o seu objeto de estudo. Isso é importante pra que não se perca ou fuja do tema. Melhor deixar a vida mais fácil, né?
Pesquise bastante sobre a temática
Depois de escolher o tema, é hora de pesquisar tudo o que tiver relação com ele. Livros, artigos, outras referências sobre o assunto: não deixe de ler tudo que contribua pra elaboração do trabalho. É fundamental que, antes de escrever, você saiba quais investigações já foram feitas a respeito da problematização formulada, inclusive por colegas que concluíram a monografia.
Uma das dicas de como fazer um TCC é criar uma rotina de estudos pra leitura dessa bibliografia antes mesmo de iniciar a redação. Isso te dá um bom panorama sobre o que já foi resolvido e te permite trazer uma boa argumentação pra monografia.
Monte a estrutura
No começo do trabalho, pode ser que você se sinta um pouco perdido e não saiba por onde começar a escrever ou como vai ficar a redação. É totalmente normal! Por conta disso, montar a estrutura prévia é passo fundamental pra saber como fazer um TCC. Pra ultrapassar essa etapa, pense no formato geral do seu trabalho: introdução, desenvolvimento e conclusão.
No desenvolvimento, entenda quais vão ser os títulos e subtítulos pra seguir um caminho de argumentação. Lembre que, conforme a produção avança, você pode adaptar ou perceber novas necessidades de estudo. A ideia da montagem inicial é construir um trabalho mais objetivo e preciso.
Conheça as normas da ABNT
Uma das coisas que mais assusta os alunos em trabalhos acadêmicos é o regramento da ABNT. É ele que guia as técnicas de como fazer um TCC, inclusive quanto à estrutura. A maioria das faculdades, por outro lado, oferece esse suporte prévio pra que você entenda quais são as principais orientações metodológicas.
Então, isso não é motivo pra perder o sono, ok? Caso tenha dúvidas, converse com o seu orientador e fique atento às normas de elaboração da monografia, especialmente em relação às citações, referências bibliográficas e formatação do trabalho. Uma dica é observar as regras antes mesmo de escrever pra que você inicie a produção seguindo as orientações. Sem dúvidas, isso vai te poupar um tempo precioso ao final do semestre.
Escolha o orientador
Uma das escolhas mais difíceis na monografia, além do tema, é o professor orientador. Afinal, é ele quem vai guiar todo o processo de produção e de desenvolvimento do trabalho. É importante optar por alguém acessível e que esteja, de fato, à sua disposição.
Além disso, é indispensável que o profissional tenha experiência na sua linha de estudo e pesquisa. Se você deseja ser bacharel em Direito, mas quer escrever na área de Filosofia, por exemplo, é recomendado buscar orientador formado na área em vez de um advogado. Assim, pode encontrar boas referências para o trabalho acadêmico e alcançar uma melhor performance possível na apresentação.
Elabore um cronograma de produção
Por último, é indispensável ter um cronograma de estudos e de produção, buscando ao máximo cumprir tudo certinho. Afinal, o trabalho é extenso e deixar tudo pra última hora pode fazer com que você perca prazos importantes de entrega e avaliação. Antes de iniciar a monografia, se informe sobre quanto tempo vai ter pra desenvolver o trabalho.
Depois, marque no calendário os eventos que devem ser observados por você até o final, como reuniões, entregas e outras exigências específicas da faculdade. Reserve um tempo diário ou semanal pra focar nos estudos e desempenhar as etapas de pesquisa. Dessa forma, pode realizar o trabalho aos poucos e produzir com calma e excelência.
O trabalho de conclusão de curso é um momento importante na formação do acadêmico. A monografia representa a oportunidade de dirigir um estudo completo na sua área de formação e se preparar para o mercado. Por isso, é necessário pensar em como fazer um TCC com antecedência e adquirir segurança no tema pra desenvolver tudo com tranquilidade.
Além disso, é fundamental contar com bons professores e uma instituição que ofereça o suporte adequado. A Faculdade Pitágoras, nesse sentido, pode ser grande aliada, uma vez que coloca à sua disposição um corpo docente capacitado e biblioteca virtual que auxilia nas pesquisas.
E aí? Gostou das nossas dicas? Então, complete a sua leitura e entenda como focar nos estudos e impulsionar a carreira!