8 áreas do Marketing nas quais o profissional formado pode atuar

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Se você está naquela fase de escolher um curso superior e gosta de comunicação, temos algumas dicas para começar a pensar sobre um futuro profissional no ramo. Que tal conhecer melhor as áreas do Marketing?

Essa formação compreende disciplinas que capacitam o aluno para colaborar no planejamento estratégico de negócios e vendas, realizar pesquisas de mercado, cuidar da comunicação corporativa, promover ações promocionais e estruturar o lançamento de produtos e serviços, entre tantas outras possibilidades. Tudo isso com remunerações médias que vão de R$ 3.775,48 para um analista e R$ 7.875,88 para um gerente de Marketing.

Neste post, você verá mais sobre as seguintes áreas do Marketing:

  • Produto;
  • Inbound Marketing;
  • Neuromarketing;
  • Consultoria;
  • Marketing Digital;
  • Endomarketing;
  • E-commerce;
  • Marketing de Relacionamento.

Continue a leitura e tenha acesso a informações capazes de expandir sua visão sobre as áreas de atuação do Marketing!

1. Produto

O Marketing se desenvolve com base nos 4 Ps: produto, preço, praça e promoção. O primeiro foca qualidade, variedade, embalagem e design, entre outros aspectos. Já o segundo estuda o valor do produto, nem sempre auferido só em dinheiro. Enquanto isso, o terceiro refere-se aos canais de distribuição, e o quarto, a como o item será divulgado.

Esse resumo é simplista. Você verá como o assunto se desdobra no curso de graduação, mas é o suficiente para explicarmos o que fazem os profissionais de Marketing de Produto: cuidam desde o desenvolvimento até o lançamento e promoção dele no mercado.

Como a necessidade é conectar o item ao consumidor, o especialista da área deve:

  • conhecer profundamente o público-alvo;
  • certificar-se de que os atributos do produto correspondam à demanda, necessidades e desejos do cliente em potencial;
  • acompanhar a resposta e interação do consumidor com o produto (tracking);
  • definir como o lançamento e a divulgação do produto serão realizados, entre outras funções.

2. Inbound Marketing

De uma forma simples, o Inbound Marketing (ou Marketing de atração) tem como foco atrair o cliente até a marca enquanto o Outbound (conhecido como Marketing tradicional) faz o oposto: leva a empresa até o seu consumidor.

A primeira modalidade é aplicada, por exemplo, com a divulgação de vídeos e concessão gratuita de e-books — capazes de sanar uma dúvida ou resolver um problema do consumidor, tal como informá-lo sobre o momento certo para trocar os pneus do carro. Então, a solução da empresa (neste caso hipotético, uma oficina) é apresentada de forma implícita.

3. Neuromarketing

Essa é uma das áreas mais intrigantes do Marketing, pois estuda o comportamento do consumidor, apoiando-se em ciência e tecnologia. Ela considera o funcionamento do cérebro e utiliza dados sobre como as mensagens são processadas pelo indivíduo, a fim de estimular a aquisição de produtos e serviços.

Laranja, vermelho e amarelo são cores características na identidade visual de redes de fast-food porque estimulam o apetite. A disposição das cervejas em gôndolas próximas às das fraldas não é à toa: a maioria dos compradores é composta por homens que aproveitam a ida ao mercado à noite para pegar a bebida.

O especialista em Neuromarketing estuda como o cérebro humano reage a certos fatores como mensagens, cores e imagens, gerando reações cruciais na decisão de compra. Assim, ele orienta as ações de promoção e divulgação das soluções oferecidas pela empresa em que atua.

4. Consultoria

Muitas organizações (e até pessoas que trabalham com imagem) optam pela contratação de especialistas em Marketing para projetos pontuais — ainda mais com os avanços da internet e a tendência crescente de utilização das redes sociais para fortalecer a imagem do negócio e captar mais clientes.

O consultor no assunto é capaz de ampliar a abrangência da marca de forma estratégica, orientando sobre as melhores medidas a serem tomadas. Ele sabe, por exemplo, qual é a melhor forma de converter leads (clientes em potencial) e os canais de comunicação mais efetivos para os objetivos do empreendimento.

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A consultoria tem uma enorme variação no salário do profissional de Marketing, pois ele atua de forma independente, ficando sujeito à demanda. Então, se quiser atuar no ramo, esteja preparado para lidar com a instabilidade.

5. Marketing Digital

De fato, é enorme a quantidade de oportunidades oferecidas pela internet para a marca se comunicar com o consumidor. Blogs, sites, redes sociais e conteúdos como artigos, imagens e vídeos são ótimos para a divulgação de produtos e serviços.

O envio de mensagens de texto por celular e o uso das redes sociais também são tendências do Marketing Digital e promovem a multicanalidade — ou seja, a presença da empresa em múltiplas plataformas.

Além de trabalhar com a geração de leads, o especialista nas áreas de Marketing Digital tem acesso a uma porção de métricas essenciais às estratégias organizacionais de divulgação e posicionamento da marca. Também consegue acompanhar os desejos e necessidades do público-alvo, fonte sólida para a tomada de decisão no âmbito corporativo.

Para uma formação ainda mais focada, aqui na Pitágoras oferecemos o curso Tecnólogo em Marketing Digital. Ele foi reformulado para oferecer o que há de melhor em conteúdo, tendo o auxílio de professores qualificados ao longo da graduação, com vivência de mercado.

Está gostando deste assunto? Que tal ouvir uma entrevista com um especialista da área? Confira abaixo!

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6. Endomarketing

Entre as especializações do Marketing, essa tem uma ação diferente. Em vez de ser centrada exatamente no mercado, tem como foco motivar e engajar a equipe às causas institucionais, missão cumprida em conjunto com o RH.

O papel do especialista no ramo é imprescindível. Afinal, a satisfação do colaborador com a organização em que trabalha tem influência direta em sua produtividade. Além do mais, a preocupação com o assunto ajuda a reduzir a rotatividade de trabalhadores no time, dispensando gastos com novas contratações e treinamentos.

7. E-commerce

A publicidade em lojas online difere da realizada para os pontos físicos — por mais que o mundo na internet seja uma extensão da realidade. A promoção e divulgação de produtos e serviços em ambiente virtual exige técnicas de SEO (uso estratégico de palavras), compreende anúncios pagos e lida com a visibilidade em páginas parceiras.

O e-commerce se destaca como uma das principais áreas do Marketing por sua expressividade econômica. O profissional do ramo acaba atuando em uma modalidade responsável pelo faturamento de R$ 75 bilhões no Brasil em 2019 e cuja tendência de sucesso é evidenciada pelo seu crescimento de 22,7% em relação ao ano anterior.

8. Marketing de Relacionamento

Não basta conquistar o cliente: é preciso fidelizá-lo. Quem atua no setor em questão é responsável pelo farming, ou seja, o cultivo da clientela a partir de ações capazes de fazer a relação com a marca perdurar por muito tempo. São alguns exemplos o cashback, além dos clubes de fidelidade e descontos especiais para compradores assíduos.

Por isso, é importante entender que esse setor não ajuda a lançar e promover somente produtos e serviços. Ele também vende ideias e valores não tangíveis agregados à solução. Vale ressaltar outro aspecto importante: o especialista em Marketing de Relacionamento é responsável pelo pós-venda.

São muitas as áreas do Marketing, voltadas para assuntos internos e externos desde a atração de clientes até a fidelização deles. O estudante vai encontrar alguma mais condizente com seus gostos e expectativas durante a faculdade. Mas lembre-se de que, para conquistar o sucesso profissional, você deve contar com uma instituição de qualidade, preocupada com a sua formação.

Então, se você está pensando em fazer um curso de graduação com ensino de alta qualidade e ótimo custo-benefício, inscreva-se no vestibular da Pitágoras!

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