5 passos para encontrar os vestibulares menos concorridos

vestibulares menos concorridos

Teste Vocacional Rápido

Um primeiro desafio pra quem deseja entrar na faculdade, sem dúvida, é passar no vestibular. Alguns cursos são tão concorridos que décimos a menos na nota final de sua prova podem deixar você muitas colocações abaixo na lista de aprovados, impedindo seu ingresso. Então, é importante ficar de olho em instituições com vestibulares de baixa concorrência. 

Pensando nisso, fizemos este post com uma lista de dicas de como encontrar vestibulares menos concorridos, mas sem perder em qualidade no ensino, uma excelente infraestrutura e benefícios pra sua carreira. Vamos lá? Siga com a gente nesta leitura!

Faculdades com menor nota de corte

O primeiro sinal de que o vestibular é concorrido é o valor da nota de corte, ou seja, a pontuação mínima exigida pra que sua prova não seja descartada automaticamente do processo seletivo.

Geralmente, vestibulares muito disputados tendem a ter pontuações bem altas, justamente porque a alta concorrência eleva o número de candidatos por vaga. Com isso, existe uma tendência de que os estudantes se esforcem mais pra ir bem nas provas.

Então, encontrar vestibulares com nota de corte menor é um bom ponto de partida pra facilitar sua entrada na graduação. Uma sugestão é visitar as melhores faculdades particulares de sua região, especialmente se elas oferecerem um grande número de vagas ou cursos em diferentes modalidades, como 100% online e semipresencial (opção de EAD com atividades presenciais).

As faculdades públicas, em sua maioria, oferecem cursos presenciais. Logo, além da isenção da mensalidade, a quantidade de vagas ofertadas está limitada ao tamanho da infraestrutura física pra receber os alunos –– o que eleva muito a concorrência, especialmente em cursos como Medicina.

Faculdades do interior

Inúmeros estudantes prestam o vestibular nas capitais ou grandes cidades, muitas vezes, pensando em se mudar de vez da casa dos pais e encontrar oportunidades de trabalho nos grandes centros. Porém, se todo mundo resolve estudar no mesmo lugar, a consequência disso é o aumento da concorrência e da dificuldade de ingresso nos cursos pretendidos, concorda?

Então, você pode fazer o caminho inverso da maioria dos estudantes e procurar instituições de excelência em cidades do interior. Com uma população menor na localidade, aumentam as chances de os vestibulares serem mais fáceis pra alcançar uma colocação melhor e conseguir a tão sonhada vaga.

Períodos diferentes de estudos

Toda faculdade tem cursos com turnos de estudos mais procurados. Não existe exatamente uma regra, mas os períodos da manhã e da noite geralmente estão bem cheios.

Quem prefere a parte da manhã, em geral, produz melhor nas primeiras horas do dia ou quer ter o restante do dia pra outras atividades. Já os alunos da noite, muitas vezes, trabalham durante o dia ou não tem o menor pique pra acordar muito cedo.

É menos comum encontrar um grande número de cursos no período da tarde, mas, se houver, certamente serão mais vazios. A maior reclamação quanto aos cursos vespertinos é o fato de interromper a rotina do dia, o que dificulta principalmente pra quem deseja trabalhar durante o curso. Por outro lado, se você tem flexibilidade de horário, pode ser uma boa saída.

Então, observe sua rotina e os horários de sua preferência pra estudar. A partir disso, pesquise nas instituições em qual turno sua graduação tem um número menor de alunos. Não se esqueça, também, de ver qual é a relação candidato-vaga pra cada período.

Veja quais são as formas de ingresso na instituição

Pensando facilitar a vida do candidato, as instituições estão oferecendo novas formas de ingresso na faculdade, como alternativa ao vestibular tradicional –– que costuma ser muito concorrido e está bastante ligado ao ensino presencial.

Dependendo do curso, a concorrência nesses novos processos seletivos também é significativamente mais baixa. Afinal, alguns cursos conseguem abranger um número maior de alunos, diminuindo a disputa.

O vestibular online da Pitágoras é um exemplo dessa mudança. Nessa opção de prova, todo o processo é feito via internet, desde a inscrição até a divulgação dos resultados. O mais legal é que você consegue escolher entre vários horários e dias pra fazer a prova –– de onde estiver, desde que tenha um computador e conexão à rede.

Outra boa notícia é que sua nota do Enem pode ser utilizada pra complementar a pontuação do vestibular e, se for um valor alto, dá até passar direto sem prestar nenhuma prova. Especialmente em vestibulares menos concorridos, isso faz uma diferença enorme pra sua aprovação.

Então, capriche nos estudos e use o Enem na faculdade particular. Com certeza, você sairá ganhando!

Bolsas institucionais

Ao pesquisar os vestibulares com baixa concorrência, aproveite e conheça as opções de bolsas de estudos e descontos na faculdade. É importante ter essa informação, pois não basta saber em qual faculdade é mais fácil de entrar. Também vale avaliar o custo-benefício daquela instituição.

Aqui, podemos citar nossa própria experiência. Como recebemos um grande número de alunos em todo o país, nossa oferta de vagas é bastante ampla. Isso nos permite ajudar muitos estudantes a terem tranquilidade financeira durante os anos da graduação.

Então, as bolsas de estudos na Pitágoras atendem a centenas de estudantes. Isso faz com que o valor da mensalidade seja mais atrativos e caiba no seu orçamento. É o caso da Bolsa Incentivo, destinada a pessoas que precisem de um bom desconto nas parcelas do curso. Sem falar na sua nota do Enem, que pode render até 100% de abatimento no curso.

Pra ficar mais fácil sua preparação para o vestibular da Pitágoras em busca da aprovação, faça o seguinte:

  • planeje seus estudos de acordo com a data dos exames;
  • crie uma rotina de estudos diária;
  • separe horários de leituras, revisões e exercícios de fixação;
  • destine mais tempo pra matérias em que você tem mais dificuldade;
  • faça simulados de provas das principais faculdades;
  • treine a redação;
  • respeite o seu limite;
  • tenha um tempo livre pra se divertir.

Prepare-se para o vestibular!

Agora que você já sabe quais os passos pra encontrar os vestibulares menos concorridos, devemos te lembrar que isso não é desculpa pra deixar de estudar. Até mesmo os processos seletivos mais fáceis exigem um nível de conhecimento razoável. Então, comece desde já!

Esperamos que você encontre facilmente os vestibulares menos concorridos! Aproveitando que falamos sobre o Enem, acesse este material exclusivo e descubra como calcular sua nota no exame pra obter descontos de até 100%. Não fique fora dessa!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content