Como passar no vestibular de Direito? Confira 6 passos

vestibular direito 2021

A graduação em Direito é uma das mais buscadas no Brasil, e isso definitivamente não é à toa. Considerando a versatilidade de atuações — da advocacia à diplomacia — e a valorização do profissional formado no mercado de trabalho, passar no vestibular de Direito é o sonho de muitas pessoas.

Se você se encaixa nessa situação, continue por aqui! Neste post, a gente preparou 6 dicas imperdíveis pra te ajudar em sua rotina de preparação para o exame. Vamos lá?

Leia o edital do vestibular de Direito

Essa é uma dica que vale pra todos os processos seletivos para o curso de Direito que você participar. Afinal de contas, é no edital que estão as principais informações sobre o exame, como conteúdos a serem cobrados, critérios de classificação e desclassificação, número de vagas e por aí vai. Ou seja, é praticamente impossível começar a estudar para o vestibular sem ler com atenção esse documento.

Além disso, você só pode montar o seu cronograma de estudos, sobre o qual também a gente fala logo em seguida, com base no edital. Então, o tenha como um de seus principais aliados.

Crie um cronograma de estudos

Lembra que acima comentamos sobre o cronograma de estudos? Pois é a partir dele que você começa a sua preparação para o vestibular de Direito. Lembre-se de que a organização e a gestão do tempo são habilidades imprescindíveis pra um profissional da área, independentemente de qual for a sua atuação.

Sendo assim, veja no edital qual conteúdo cai na prova e distribua as matérias entre os dias da semana, com base nos horários que têm disponível pra estudar. Tão importante quanto montar o seu cronograma é ser fiel a ele, com bastante foco e disciplina. Isso faz com que você se mantenha centrado na conquista de seus objetivos.

Sem falar, é claro, que essas habilidades também fazem toda a diferença na sua futura carreira, não acha?

Considere estudar no interior ou em regiões menos populosas

Como a gente viu, o curso de Direito é um dos mais buscados do país, o que torna o vestibular bem concorrido. Cada instituição de ensino, tanto as públicas quanto as particulares, disponibiliza um número determinado de vagas pra graduação.

Seguindo essa lógica, quanto mais pessoas participarem de um processo seletivo para o curso, mais disputadas as vagas serão, concorda?

Por isso, uma dica que não poderia ficar de fora desta lista é se inscrever em faculdades no interior ou em regiões menos populosas. Aqui na Pitágoras, temos polos de apoio localizados em todo o país, e você pode utilizar a seu favor no momento de escolher onde estudar. Que tal cursar Direito em Campina Grande ou Direito em Teresina, por exemplo?

Faça simulados e provas antigas

Treinar o conteúdo estudado é parte fundamental de qualquer rotina preparatória para o vestibular. Isso porque você precisa saber se vem obtendo o rendimento necessário nos estudos, identificando possíveis pontos nos quais é preciso melhorar. Aqui, nada melhor do que testar os seus conhecimentos por meio de simulados, como os da Trilha do Enem, e provas antigas de Direito.

Tenha em mente que o Enem para Direito também é uma porta de entrada para o nível superior em faculdades particulares. Por isso, treinar para o exame e focar em conquistar uma boa nota também são dicas de ouro.

Na internet, você encontra uma infinidade de materiais pra praticar, como listas de exercícios, videoaulas, provas de redação e assim por diante. Por falar nessa avaliação, lembre-se de que o estudante de Direito deve ter boas habilidades de leitura e escrita pra concluir a graduação com sucesso –– afinal de contas, além do Vade Mecum, são vários os materiais e livros que você precisa ler. Sendo assim, melhor já se preparar, certo?

Inscreva-se no vestibular de faculdades particulares da área

Ainda que as faculdades públicas sejam opções bem atrativas, é importante destacar que as instituições particulares vêm facilitando o acesso do aluno ao ensino superior. Com formas de ingresso variadas — da nota do Enem ao vestibular online —, programas de parcelamento e possibilidade de concorrer a bolsas de estudos, elas despertam o interesse de cada vez mais estudantes.

Veja a Pitágoras. Somos conhecidos por ofertar cursos de qualidade comprovada pelo Ministério da Educação (MEC), disponibilizar modalidades distintas de ensino e contar com uma infraestrutura completa. Por isso, a primeira dica pra quem quer passar no vestibular de Direito é se inscrever em uma instituição particular.

Pesquise as opções de bolsa de estudos em Direito

Quem não quer ingressar na faculdade de Direito com uma bolsa de estudos integral ou com um desconto na mensalidade, não é mesmo? O melhor de tudo é que isso não necessariamente é algo difícil de se concretizar. As instituições de ensino que focam o sucesso do aluno costumam oferecer programas de bolsas –– então, pesquise as opções na internet.

Aqui na Pitágoras, já trabalhamos com mensalidades que cabem no seu bolso, e você pode tornar esse valor mais acessível ainda por meio de várias alternativas. Temos, por exemplo, programas de bolsas de estudo, descontos, parcerias e convênios. Interessante, não é?

Isso sem falar nos benefícios exclusivos de estudar com a gente. Você tem um apoio personalizado do começo ao fim da graduação, com avaliações continuadas para favorecer o seu desenvolvimento. Também temos o Canal Conecta, que te ajuda a encontrar a vaga ideal pra sua carreira.

Quer mais? Ainda tem o Direito por Saraiva Educação, uma parceria da Pitágoras pra tornar o seu aprendizado bem completo, para além da sala de aula.

Chegou a sua hora de brilhar!

Com nossas dicas, você tem tudo o que precisa pra passar no vestibular de Direito com uma excelente nota. Assim, se tornar um profissional requisitado no mercado, com grandes chances de empregabilidade e sucesso na carreira está mais próximo do que imagina. Lembrando que tudo isso só é possível quando se opta por uma faculdade de qualidade e credibilidade. Que tal vir estudar Direito com a gente aqui, na Pitágoras?

Aproveite que está aqui no blog para acessar a nossa página, escolher a forma de ingresso desejada e fazer a sua inscrição no vestibular de Direito. Te esperamos por lá!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content