Vestibular 2021: como se preparar?

estudante vendo vestibular 2021 no computador

Desconto nota do Enem

A vida segue seu curso, mas as escolhas que fazemos — especialmente na juventude — são cruciais para o resultado que vamos colher daqui a 10 ou 20 anos. Já pensou nisso? Muitos estudantes se perguntam o que fazer depois do ensino médio, se é melhor conseguir um emprego ou buscar um curso superior. O importante é ter em mente todas as opções e possibilidades antes de tomar qualquer decisão, concorda?

É claro que um diploma de curso superior é capaz de mudar a vida de uma pessoa. Ele abre muitas portas e aumenta a chance de encontrar vagas no mercado de trabalho. Quem sabe dá até pra sair da casa dos pais e conquistar independência!

Se você está pensando em entrar na faculdade, mas acha que o processo seletivo é puxado, chegou ao post certo! Vamos mostrar as melhores dicas pra mandar bem no vestibular 2021 e de como usar a nota do Enem pra estudar de graça!

Duvida? É só continuar a leitura pra descobrir!

Se prepare com antecedência e aumente suas chances

Quanto antes a decisão de se preparar pra entrar na faculdade for tomada, melhores as chances de sucesso! Deixar pra estudar em cima da hora, cumprir todo o conteúdo das matérias e ainda treinar para a prova de redação não é fácil.

É claro que você pode organizar aquela maratona de estudos eficiente, mas isso vai funcionar melhor como uma revisão de conteúdos. Pra aumentar suas chances de conseguir uma vaga na faculdade, é possível contar com a ajuda de cursinhos online, inclusive se você quer tentar Medicina.

Nesse universo tecnológico, ainda existem várias ferramentas que vão te ajudar nos estudos:

  • podcasts;
  • vídeos no YouTube;
  • páginas de professores com dicas e exercícios;

Faça um cronograma de estudos

Pra evitar ansiedade durante esse período, é bom fazer um cronograma de estudos. Tanto para o vestibular quanto para o Enem 2021, organização é a palavra-chave. Por isso, faça um calendário semanal destacando os períodos disponíveis.

Esse cronograma pode ser projetado em pequenos blocos, ou seja, não precisa disponibilizar a manhã ou a tarde inteira pra ter uma rotina de estudos produtiva. Mantenha o foco e evite distrações enquanto estiver estudando, mesmo se for por meia hora. Além disso, faça uma lista de conteúdos que mais caem nas provas e se certifique de ter tempo pra rever todos eles antes da data.

Inclua também um tempinho pra ler textos literários, notícias e artigos de opinião. Na internet, procure por obras de domínio público e sites confiáveis. Os benefícios da leitura ultrapassam o aprendizado para o vestibular — e incluir esse hábito na sua rotina só traz vantagens, a gente garante! Algumas delas são aumentar a bagagem cultural e a capacidade de argumentação, além de melhorar a comunicação escrita.

Verifique provas anteriores

Quem está se preparando para o Enem e vestibulares pode encontrar material de estudo na própria internet, como a gente viu. É bom estar familiarizado com o tipo de questão — objetiva ou dissertativa — que cada faculdade cobra no seu processo seletivo.

Pra se ter uma ideia, a prova do vestibular 2021 da Pitágoras é composta por uma redação em Língua Portuguesa que vale 10 pontos. O tema é relacionado com atualidades, e o texto deve ser dissertativo-argumentativo. Esse é o modelo de vestibular online.

Na opção tradicional, a faculdade cobra 40 questões de múltipla escolha sobre as disciplinas estudadas no ensino médio. Cada questão vale 1 ponto e a redação também vale 10 pontos.

Logo, verificar o tipo de prova que você vai fazer e quanto tempo vai ter pra resolver as questões ajuda a melhorar o desempenho no dia do exame.

Tour pela prova do Enem

Pesquise sobre os assuntos que devem ser estudados

Vários cursos livres e gratuitos estão disponíveis na internet. Por isso, não tem desculpa de que não há material disponível pra pesquisa, viu? Basta saber procurar e se aprofundar nos principais temas da atualidade e sua correlação com fatos históricos e descobertas científicas, por exemplo.

Ao ler uma notícia, procure relacionar o assunto com algum ponto que você já tenha estudado em uma matéria. Por exemplo, ao ver uma notícia ou ouvir um podcast sobre o desenvolvimento da vacina contra o novo coronavírus, pense em aspectos da Biologia e por aí vai.

Também é possível abordar o tema do ponto de vista da Geografia Humana e Econômica: por que alguns países saem à frente quando se trata de tecnologia relacionada à Biomedicina? Criar esses links ajuda a memorizar o conteúdo e amplia a construção do conhecimento.

Atente ao calendário de provas

Quem quer estudar para o vestibular 2021 precisa ficar atento à data de realização das provas. De nada adianta se dedicar à compreensão do conteúdo e, na hora H, perder o dia.

A vantagem pra quem quer estudar na Pitágoras é que a prova pode ser realizada online, e o candidato escolhe o melhor dia e horário pra fazê-la. Aí, não tem erro!

Fique ligado a possíveis alterações

Veja o que aconteceu com o Enem 2020: depois de mais de 20 anos, houve o primeiro caso de adiamento da prova por conta da pandemia. Em maior ou menor grau, alterações no vestibular também podem ocorrer.

Por isso, acompanhe as páginas de notícias e redes sociais da faculdade em que se inscreveu. Assim, se houver algum imprevisto, você sabe logo que a informação foi publicada.

Acesse o manual do candidato

O manual do candidato geralmente fica disponível pra todo mundo no site da faculdade. Em alguns casos, só os candidatos conseguem ver, isto é, só tem acesso a ele quem já fez a inscrição no vestibular.

O manual informa sobre o calendário de provas e resultados, o conteúdo discriminado de tudo o que cai no vestibular, os cursos que a instituição oferece, com o número de vagas disponíveis e outros pontos importantes. Consulte-o sempre que tiver dúvida.

Você já conhece os cursos da Pitágoras? Aqui, você encontra opções, por exemplo, nas áreas de Engenharia, Saúde, Humanas e Sociais. E ainda tem a possibilidade de receber bolsa 100%! Isso mesmo, fazendo a prova online da faculdade ou se candidatando usando a nota do Enem.

Quem tirou acima de 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio pode estudar com bolsa na Pitágoras, já pensou? O desconto é progressivo de acordo com seu resultado no Enem.

Com o adiamento dessa prova, vale a pena fazer o vestibular 2021 direto na faculdade ou usar a nota do Enem de edições anteriores. Valem resultados obtidos após 2010.

Agora é com você!

O vestibular 2021 já está chegando e promete muitas oportunidades pra quem se dedica aos estudos. Por isso, coloque em prática as dicas que mais se encaixam na sua rotina e faça uma excelente prova — esperamos você aqui na Pitágoras!

Aproveite e se inscreva agora! Marque sua prova e comece a definir seu futuro neste ano!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados