Vale a pena mudar de cidade para fazer faculdade?

Desconto nota do Enem

Está em dúvida se vale a pena mudar de cidade para fazer faculdade? Saiba que você não é o único a passar por esse dilema, viu? Quando chega o momento de começar a vida universitária, os estudantes podem se sentir perdidos com tantos caminhos que se desenham à sua frente — mas relaxa que isso é normal!

Afinal, o ensino superior no Brasil está cada vez mais amplo e oferece diferentes opções de profissão, assim como formatos de educação para todos os perfis de alunos. Apesar disso, você pode se deparar com o desafio de ter que mudar de cidade para estudar e encontrar mais oportunidades de crescimento profissional.

Se esse for o seu caso, acompanhe este post e fique mais preparado para tomar a decisão certa e fazer sua mudança!

Quando vale a pena mudar de cidade para fazer faculdade?

Na hora de escolher a faculdade certa, são vários critérios que precisam de atenção. Em alguns casos, a sua decisão pode levar você para longe de casa, para estudar em outra cidade. A pergunta que fica é: mas será que essa mudança vale a pena?

Se mudar de cidade é algo que vai contribuir para o seu crescimento pessoal e profissional, a resposta é: sim, vale a pena! Mas é claro que você precisa de planejamento para fazer essa transição com segurança.

O primeiro passo para isso é avaliar o real motivo que você tem para sair de casa:

  • está em busca de independência e liberdade;
  • não encontra faculdade de qualidade em sua região;
  • conseguiu uma bolsa de estudos;
  • encontra melhores programas de financiamento estudantil em outra cidade;
  • a empregabilidade é maior em outras regiões.

Avalie essas questões com cuidado. Afinal, você também vai enfrentar desafios fora de casa. Então, para não correr o risco de se arrepender, tome a decisão pelos motivos certos, combinado?

Para se organizar financeiramente, siga as seguintes dicas:

Tour pela prova do Enem

Como saber se escolhi um bom lugar para estudar?

Para decidir o lugar da sua nova morada, pesquise bem sobre a instituição de ensino. Faça um check-list e confirme os pontos fortes da faculdade, como:

  • reconhecimento do MEC;
  • nível de qualificação do corpo docente;
  • grade curricular;
  • programas oferecidos aos estudantes, como canais de empregabilidade — aqui na Pitágoras, oferecemos acesso ao canal Conecta para que nossos alunos encontrem o emprego dos sonhos com maior facilidade!

Não se esqueça de conhecer o mercado de trabalho da região. Mesmo que você tenha intenção de voltar para sua cidade depois de concluir a faculdade, é bom ficar de olho nas oportunidades de estágio e emprego ainda durante a graduação. Esse conhecimento prático vai ajudar a moldar o seu perfil profissional e dar peso ao currículo.

O que planejar na hora de mudar de cidade para estudar?

Se você pretende mudar de cidade ou até se vai estudar em outro estado, planeje sua mudança para garantir uma experiência positiva desde o início. Comece procurando residências próximas à faculdade, de preferência. Quem sabe você consegue vaga em uma república estudantil — essa é uma boa alternativa para diminuir os gastos, pode ter certeza!

Verifique também a distância da sua casa atual para programar viagens nos feriados. Ah, e aproveite para se informar sobre a localização de pontos de serviços públicos próximos à sua nova moradia, como meios de transporte, clínicas de saúde etc.

Outra dica importante é checar o custo de vida aproximado da região, assim como as opções de lazer. Enfim, levante o máximo de informações que você puder para facilitar sua fase de adaptação em uma nova cidade.

No final das contas, você vai ver que vale a pena mudar de cidade para fazer faculdade. Isso porque essa transformação pode trazer vários benefícios para sua vida, como novas experiências, liberdade, autonomia, além de mais possibilidades de sucesso profissional e network.

E aí, pronto para mudar de cidade e começar sua vida universitária? Como você não é um marinheiro solitário, compartilhe este post em suas redes sociais e chame seus amigos que também estão passando por essa fase de escolhas para conferi-lo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados