Universidade particular: quais são as características?

Universidade particular

Desconto nota do Enem

Quando pensa em fazer um curso superior, muita gente logo associa à universidade pública. Realmente, são centros de referência, principalmente em pesquisa científica, porém, não é o único caminho pra se qualificar. Na verdade, você encontra bons recursos e tudo o que precisa na universidade particular.

O sistema privado, incluindo faculdades e centros universitários, estão espalhados por todo o Brasil, com a oferta de cursos de diferentes áreas. Não dá pra ficar de fora, né?

Quer conhecer mais sobre as instituições de ensino superior particulares e por que escolher esses locais pra construir uma carreira de sucesso? Não perca o post que nós, da Pitágoras, preparamos!

Avaliações e autorização do MEC

O primeiro ponto é que a faculdade particular precisa de autorização do Ministério da Educação (MEC) pra funcionar e oferecer os cursos. Pra isso, o órgão federal realiza uma série de avaliações periódicas sobre o corpo docente, infraestrutura do local e outros fatores diretamente ligados ao ensino.

O que queremos dizer é que somente quem comprova que tem qualidade consegue essa autorização. Assim, se você pesquisar e descobrir que a instituição recebeu a aprovação do MEC, pode ficar tranquilo que, pois vai contar com uma boa formação. Pra checar as notas da universidade, basta consultar o site e-MEC.

Acesso por meio de vestibular próprio e Enem

Uma das vantagens da universidade particular é o ingresso por meio de processo seletivo próprio ou utilizando a nota do Enem. Aqui na Pitágoras, você pode escolher, inclusive, o vestibular online que funciona como prova agendada: uma comodidade e tanto para você!

Desse modo, ao escolher a universidade particular, você se depara com provas, na maioria das vezes, menos concorridas e pode começar logo a sua graduação. Muitos candidatos passam anos e anos tentando entrar em uma instituição pública, só que o tempo passa e sua carreira não pode esperar.

Disponibilidade de bolsas institucionais

Uma preocupação quanto a ingressar em uma faculdade privada é como custear as mensalidades. Acontece que, nessas instituições, há a possibilidade de bolsas de estudos, dando aquela força pra você começar a graduação.

Na Pitágoras, você pode conseguir bolsa de 100% na faculdade, podendo estudar com mais tranquilidade. Basta comprovar algumas condições, como baixa renda, desempenho acadêmico, entre outras.

Esse incentivo pra fazer o curso superior aparece não só com bolsas da própria instituição (que variam de 10% a 100% do valor da mensalidade), mas também com benefícios a partir de convênios com empresas.

Oferta de descontos e financiamentos

Sabia que você pode ter bons descontos na faculdade particular? Isso mesmo, dá pra pagar mensalidades mais enxutas e realizar o sonho de ter o diploma do ensino superior. Um abatimento que é concedido por muitas instituições é justamente da pontualidade, ou seja, destinado pra quem paga em dia. Mas não param por aí: há outros pra quem está fazendo a segunda graduação.

Temos que falar ainda da possibilidade de utilizar financiamentos. Há bancos que oferecem esse incentivo, mas também dá pra contar com iniciativas do Ministério da Educação, como o FIES e Prouni. Cada uma exige alguns pré-requisitos, por isso, é interessante pesquisar.

Cursos mais atualizados

O mercado de trabalho é muito dinâmico, independentemente da área. Então, você deve estar ligado que precisa fazer uma graduação que acompanhe essas tendências, certo? Nesse sentido, a melhor escolha é a universidade particular, que atualiza com mais frequência as grades curriculares dos cursos.

Tour pela prova do Enem

Não é que as instituições públicas ofereçam conteúdos defasados, o que ocorre é que há mais burocracia pra mudanças e adequações na matriz curricular de suas graduações.

Na Pitágoras, temos professores que, além da capacitação acadêmica, têm vivência de mercado. Então, as aulas vão mostrar os desafios reais da carreira, oferecendo, assim, uma formação mais completa.

Foco na inserção no mercado de trabalho

Agora que você já sabe um pouco sobre o que é uma universidade particular, precisamos destacar que o foco dessas instituições é a inserção no mercado de trabalho. Já na pública, o direcionamento é maior para a pesquisa científica e atividades de extensão.

Na Pitágoras, nossos cursos são formatados pra que você adquira todos os conhecimentos e habilidades do dia a dia da profissão.

Trilhas de Carreira

Além da matriz curricular que segue as tendências de cada área, temos ainda as Trilhas de Carreira, que são atividades extracurriculares voltadas para o desenvolvimento pessoal e profissional do aluno. Você pode escolher quantas trilhas quer seguir: tudo online e gratuito.

Canal Conecta

Nossa instituição é parceira também do Canal Conecta, que reúne vagas das principais empresas, te você a conseguir as melhores oportunidades de emprego e estágio.

Habilidades digitais

Com os nossos cursos EAD, além de ter toda a flexibilidade pra estudar por meio de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), você adquire ainda habilidades digitais. Dessa maneira, tem autonomia pra acompanhar as aulas e fica craque pra lidar com programas diferentes, o que vai contar pontos na hora de buscar um emprego.

Andamento do curso sem interrupções

Não é novidade pra ninguém que as greves são comuns nas universidades públicas, afetando o cronograma normal de aulas. Já nas instituições de ensino privadas, você não encontra esse problema, tendo a garantia de que vai finalizar o curso no tempo certo pra dar início, o quanto antes, na sua carreira.

Utilização da tecnologia e inovação

Por último, é legal saber que universidades, centros universitários e faculdades particulares investem pesado em tecnologia e inovação.

Na Pitágoras, queremos oferecer a melhor experiência de aprendizado para nossos alunos. Por isso, contamos com plataformas completas pra modalidade EAD, propiciando o acesso ao ensino mesmo pra quem tem uma rotina mais agitada.

Contamos ainda com uma metodologia dinâmica e interativa, material didático digital, além de uma infraestrutura equipada em nossas salas e laboratórios.

Escolha o seu curso!

Viu só como funciona a universidade particular e quantos diferenciais ela oferece? Não deixe seu futuro profissional pra depois e escolha uma instituição de ensino privada pra começar uma graduação. Além de uma infraestrutura completa, bons professores e cursos atualizados, vai ter todo o suporte que precisa pra estudar!

Conte com a Pitágoras pra dar o impulso na sua carreira! Conheça nossos cursos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados