Tudo sobre o curso de Psicologia

estudantes de psicologia

A Psicologia está entre as carreiras mais buscadas pelas pessoas. Mas você sabe o que é preciso para o profissional começar uma trajetória bem-preparado e se destacar no mercado? A gente te conta: é fundamental a formação numa instituição de qualidade, comprometida com seu desenvolvimento.

Aqui na faculdade Pitágoras, o curso de Psicologia é construído de maneira única e dinâmica, fortalecendo as possibilidades do estudante no mercado de trabalho. Buscamos fornecer ensino de qualidade reconhecida, com valores acessíveis. As condições de pagamento podem ser negociadas, incluindo o parcelamento, bolsas e convênios.

O valor do curso, é claro, não significaria nada sem uma estrutura exemplar, que preconiza a construção de conhecimento com excelência. Para demonstrar o percurso de Psicologia na Pitágoras, reunimos os aspectos mais importantes neste artigo. 

Quer entender como funciona essa graduação e quais são as possibilidades de atuação depois da formatura? É só continuar a leitura e ficar por dentro de tudo sobre a faculdade de Psicologia!

Como é a graduação?

O Bacharelado em Psicologia na Pitágoras, com duração de 5 anos, prepara profissionais capazes de aprimorar as dinâmicas humanas em diferentes graus. Você vai desenvolver habilidades para depurar processos individuais, sem perder de vista os contextos sociais ou relacionais envolvidos.

A prioridade é a formação de pessoas com nível profundo de consciência e conhecimento, dispostas a trazer melhorias para o mundo. Um aspecto subsequente, não menos importante, é a competência para lidar com a complexidade das situações reais.

Com base em noções teóricas fundamentais, combinadas a práticas variadas, os profissionais têm a chance de desenvolver uma excelente inserção no mercado e no mundo.

A Psicologia na atualidade

A Psicologia é o estudo científico dos processos mentais de um ser humano, em prol da compreensão de seus mecanismos e do aperfeiçoamento de seus comportamentos. Nesse sentido, ela pode se misturar a muitos campos da nossa vida, como esportes, educação, trabalho, organização social, entre outros.

Em um mundo cada vez mais complexo, a Psicologia serve de guia individual, ajudando as pessoas a enfrentarem situações ou problemas. Cada vez mais, elas precisam desse saber especializado para o fortalecimento de suas identidades.

Nesse sentido, a área contribui para sustentar a harmonia do universo humano. Pessoas mentalmente saudáveis têm maior firmeza e consciência para cumprirem seus destinos. Entre as populações vulneráveis, por exemplo, cuidados com a mente permitem restabelecer algum equilíbrio.

Em uma sociedade composta por desafios crescentes, tarefas que exigem energia e dedicação, os indivíduos encontram grandes pressões. A Psicologia surge, assim, como um verdadeiro sintonizador de frequências, favorecendo a renovação das dinâmicas pessoais e coletivas.

O futuro da Psicologia e o uso da tecnologia

O mundo vem passando por velozes transformações nos últimos tempos, e é difícil prever o que vai acontecer em seguida. É certo que mudanças crescentes ocorrem no presente, desde riscos ambientais até sociais e culturais, passando por crises políticas e econômicas, desastres, surgimento de novos distúrbios psíquicos, inovações tecnológicas, entre outras coisas.

Essas transformações, longe de oferecer saídas fáceis, impõem desafios aos tempos que virão. Ainda assim, é possível depositar certo otimismo no futuro da Psicologia, uma vez que seu protagonismo vem se tornando cada vez maior para orientar os rumos da espécie humana.

Um fator chave, nesse sentido, é a popularização do atendimento psicológico, que abre muitas portas para a ampla evolução da sociedade. Essa prática, anteriormente considerada elitista, está presente em diversos setores da população, além de fazer parte de políticas públicas indispensáveis.

Além disso, por se tratar de uma ciência essencialmente humana, as inovações tecnológicas não são capazes de substituir a tarefa dos psicólogos. Pelo contrário, elas operam como uma linha auxiliar, complementando ou aprimorando o trabalho cotidiano.

É o que acontece, por exemplo, com a digitalização dos meios de comunicação e das relações por eles intermediadas. O Conselho Federal de Psicologia já autoriza, há alguns anos, a realização de atendimentos psicológicos a distância.

Em situações cotidianas, muitas vezes fora de contextos meramente clínicos, a Psicologia se faz presente, potencializando práticas educativas, medicinais, tecnológica, coletivas e empresariais. O espectro de possibilidades para uma profissão dificilmente poderia ser mais diverso.

O que faz um psicólogo

O psicólogo cuida do bem-estar psíquico das pessoas. Além disso, pode intervir em inúmeros setores, promovendo a saúde da mente e valorizando a subjetividade humana.

Ainda pode atuar, por exemplo, em hospitais, clínicas ou centros de atenção psicossocial. Também soma esforços em organizações públicas ou privadas, em estratégias interdisciplinares de saúde.

Em uma situação de pandemia, por exemplo, psicólogos são muito demandados no auxílio de pessoas que passam por dificuldades. Eles ajudam a lidar com fatores complexos, como é o caso da intensificação da ansiedade no Brasil. Sem eles, como uma sociedade poderia encontrar a tranquilidade necessária para elaborar o seu futuro?

Em lugares afetados por desastres naturais ou ambientais, psicólogos podem ser igualmente decisivos para auxiliar uma comunidade a se reerguer.

No setor educacional, o profissional pode atuar em parceria com as diversas disciplinas escolares, potencializando processos cognitivos. De fato, seu conhecimento favorece um acompanhamento especializado, que auxilia o ritmo do aprendizado infantil, para citar um exemplo.

Além disso, em corporações ou organizações em geral, o psicólogo participa das dinâmicas de recrutamento ou treinamento, buscando sempre melhorar o ambiente de trabalho. Com sua intervenção, os funcionários se sentem mais respeitados, intensificando a motivação para o trabalho.

Áreas de conhecimento abordadas no curso

Ao longo dos 5 anos de graduação, o estudante tem tempo para absorver seu conhecimento, encontrando um ritmo próprio e suporte integral dos técnicos e professores. Veja a distribuição de algumas das matérias do curso de Psicologia:

  • Análise Experimental do Comportamento;
  • Desenvolvimento Humano;
  • Psicologia, Ciência e Profissão;
  • História da Psicologia;
  • Bases Biológicas do Comportamento;
  • Processos Psicológicos Básicos;
  • Formação Integral em Saúde;
  • Psicanálise;
  • Behaviorismo;
  • Existencial Humanista;
  • Psicologia Social;
  • Cognitiva Comportamental;
  • Psicologia e Políticas Públicas;
  • Diagnóstico e Intervenção em Psicologia;
  • Psicologia Escolar e Educacional;
  • Psicologia Organizacional e do Trabalho;
  • Psicofarmacologia;
  • Psicologia e Comunidade;
  • Orientação Profissional.
  • Psicologia Hospitalar;
  • Terapia Familiar Sistêmica;
  • Psicologia e Educação Especial;
  • Responsabilidade Social e Ambiental;
  • Temas Emergentes em Psicologia.

Existem, além dessas, uma série de atividades complementares e disciplinas optativas, que permitem que você trilhe um caminho personalizado. Também há, como diferencial do Pitágoras, uma relação ininterrupta com a prática, que se reflete no incentivo a estágios especializados.

A estrutura do curso da Pitágoras

Aqui na faculdade Pitágoras, o curso de Psicologia busca, acima de tudo, consolidar a autonomia e o conhecimento do estudante. Ele vai ter contato com um corpo docente qualificado e uma infraestrutura modernizada, composta por salas multimídia, laboratórios e bibliotecas.

Desse modo, ele vai ter nas mãos os recursos necessárias para trilhar seu próprio caminho e obter sucesso profissional. Nesse sentido, podemos citar um dos diferenciais de uma formação na Pitágoras: o Canal Conecta. Nesse portal exclusivo, você vai poder buscar oportunidades adequadas ao seu perfil.

Durante a graduação, acumulando uma bagagem exemplar, pode buscar experiências de emprego e estágio em primeira mão, a fim de aprimorar sua trajetória e aumentar as chances de sucesso na carreira. Sua função pode ser exercida em âmbitos variados, como o corporativo, o hospitalar e o educacional.

Modalidade Presencial 

Dado o foco imprescindível em pessoas, congregando teoria e prática para um atendimento humano, o curso é oferecido somente na modalidade de ensino presencial.

Toda a estrutura da faculdade Pitágoras busca promover experiências de aprendizado exemplares para você. Além de instalações modernas, nós contamos com um corpo docente impecável, composto por mestres e doutores. Também os professores sabem fazer a passagem necessária entre teoria e prática.

No âmbito presencial, a instituição propicia uma construção do conhecimento a partir de aulas, atividades e dinâmicas específicas. Para isso, são fundamentais a combinação de salas multimídia, laboratórios especializados e bibliotecas constituídas por ricos acervos.

As metodologias são meticulosamente elaboradas para te dar autonomia, sem abrir mão da qualidade do ensino.

Embora não haja curso de Psicologia a distância, o processo de admissão também é simplificado, bastando realizar o vestibular online Pitágoras. Todos têm a chance de fazer parte de uma faculdade altamente qualificada, e que conta ainda com um custo-benefício diferenciado.

Psicologia é para você?

Você já sabe que a Psicologia é uma área que privilegia o contato humano, certo? Por isso, devemos ter em mente algumas características essenciais para nortear o perfil profissional da área.

Aspectos que favorecem a apreensão de conhecimento teórico são importantes, mas não é só isso. Também é desejável que você esteja apto para conhecer a mente dos seus semelhantes, avaliando suas condições e seu funcionamento.

Quer conhecer o perfil ideal do estudante e entender se essa profissão combina com você? Continue acompanhando! Vamos recapitular, abaixo, alguns dos elementos indispensáveis na prática da Psicologia. 

Cabe lembrar que não é necessário cumprir todos os requisitos de partida, combinado? Não precisa ficar preocupado, porque muitos deles serão abordados e desenvolvidos ao longo do curso aqui na Pitágoras. Confira!

O perfil exigido para o estudante de Psicologia

Para estudar Psicologia, você deve ter um perfil curioso e aberto, com disposição para entender as mais diversas teorias do campo. Esse fator é decisivo para ampliar sua capacidade de intervir em diferentes contextos, porque os métodos necessários podem variar de uma situação para outra.

Além disso, deve ter paciência na observação e perspicácia para analisar comportamentos sociais. Nem sempre é simples delinear o mecanismo da mente humana e, por isso, alguma aptidão pode auxiliar. É importante também gostar de escutar, porque esse será muitas vezes o canal crucial da compreensão.

Você sabe ou gostaria de aprender a se expressar com clareza? Saiba que parte de sua tarefa será comunicar os resultados de suas avaliações. Além disso, devido à carga emocional existente nas trocas entre sujeitos, pode ser interessante fortalecer o equilíbrio individual.

Você deve saber escutar sem preconceitos, evitando julgar ou tomar posicionamentos passionais. “Sou humano e nada do que é humano me é estranho”, como afirma a expressão latina de Terêncio. 

Você tem um interesse sincero pelo outro e vontade de acolher? Então tem meio caminho andado. Esses são pontos primordiais de afinidade com a profissão.

Além dessas características, que tal entender se você já tem algumas das habilidades importantes para a profissão? Descubra!

As habilidades necessárias

Na graduação da Pitágoras, você vai ser incentivado a desenvolver todas as técnicas importantes para lidar com o comportamento humano. 

Com base em conhecimentos diversos e nos métodos de interação com pacientes, você vai aprender a diagnosticar, prevenir e tratar doenças mentais.

Existem, ainda, uma série de habilidades que ultrapassam os saberes da ciência, e que ajudam a formar um bom psicólogo. Fizemos uma lista com as principais: 

  • manter sigilo profissional: o psicólogo deve seguir um código de ética rigoroso. Ele não pode levar para fora do consultório os assuntos tratados ali dentro, porque isso quebraria o pacto de confiança estabelecido com o paciente;
  • preservar os limites de atuação: basicamente, não se deve em circunstância alguma abusar da autoridade que tem, uma vez que isso seria prejudicial ao paciente;
  • boa comunicação: falar e ouvir são, de modo geral, as ferramentas utilizadas pelo psicólogo para executar seu trabalho. Por essa razão, devem ser aprimoradas ao máximo;
  • ser amigável: muitas vezes, as pessoas atendidas na Psicologia se encontram em situação vulnerável. Assim, sem perder a firmeza necessária em alguns momentos, o profissional deve sempre praticar a empatia;
  • conhecimento teórico: o bom psicólogo deve conhecer a fundo as abordagens possíveis, de modo a adaptá-las a cada situação;
  • conhecer a si mesmo: o conhecimento de si é um passo indispensável na boa relação com outros. É por meio da autocrítica constante que o psicólogo pode alcançar a neutralidade e a disposição necessárias para a escuta atenta;
  • formação acadêmica: via de regra, só uma formação acadêmica verdadeiramente qualificada pode ajudar o profissional a sistematizar seu conhecimento e aplicá-lo no dia a dia do trabalho;
  • postura emancipatória: boa parte da tarefa do psicólogo é promover a liberdade, a dignidade e a autonomia. Se agir com sensibilidade e inteligência, ele pode valorizar a subjetividade e fortalecer a autoestima de seus pacientes.

E aí, esse perfil combina com você? Cabe ressaltar que todos esses pontos podem ser devidamente desenvolvidos com as práticas de estágio ou outras experiências propostas no percurso da graduação. 

Às vezes, acontece de a pessoa ter qualidades que aguardam para ser despertadas. Em todo caso, é sempre importante refletir com cuidado e buscá-las dentro de si, certo?

Para ter certeza de que a profissão combina com você, que tal entender como anda o mercado da Psicologia e descobrir algumas possibilidades de atuação?

O mercado atual da Psicologia

A graduação da Pitágoras oferece chances de o profissional trabalhar em diferentes áreas de atuação da Psicologia. Por serem muito abrangentes, abrem um leque variado de possibilidades, que não se resumem às práticas de consultório tradicionais.

O que esperar do mercado de trabalho

O campo da Psicologia é um dos mais valorizados do mercado hoje, com remunerações que variam entre R$ 2.520,48* e R$ 5.841,61*. Contando com uma média salarial superior à do país em geral, a profissão se mostra essencial para o funcionamento do mundo contemporâneo.

As possibilidades de atuação são diversas, se intercalando a setores importantes de outras instituições ou corporações, como o acompanhamento pedagógico e o departamento de recursos humanos. Assim, o trabalhador formado nessa área pode assumir funções ou cargos importantes, incrementando as perspectivas de salário.

Existem também concursos muito atrativos sendo realizados para a área — vale sempre a pena conferir na LFG. Atuando em tribunais, o salário de um psicólogo pode aumentar muito. Em seleções como as da ABIN, do Senado, do BNDES e de prefeituras ou estados, o cargo também costuma ser bastante valorizado.

Para entender melhor os impactos do cenário atual na formação do futuro psicólogo, saiba que tivemos uma live especial de Psicologia. Com a participação dos acadêmicos Wilson Luconi, Vanilda Rodrigues e Pedro Ferraz, ela abordou oportunidades e desafios da carreira. Você pode conferir a gravação completa no vídeo abaixo:

Áreas mais promissoras da Psicologia

A seguir, confira algumas das possibilidades para quem se forma na área, e entenda por que fazer Psicologia pode ser ideal para seu futuro.

Psicologia clínica

Nesse ramo da Psicologia, o profissional vai lidar diretamente com os distúrbios psíquicos que afligem os pacientes. Com isso, busca os meios e as condições necessárias para o seu pleno restabelecimento.

Na Psicologia clínica, é ainda mais importante desenvolver as habilidades de escuta. Dessa forma, o profissional pode atender o seu paciente da melhor forma, transmitindo confiança para que ele se engaje no tratamento.

Educação infantil

As crianças, muitas vezes, têm subjetividades mais difíceis de sondar, porque ainda estão em constante transformação e desenvolvimento. O acompanhamento de um psicólogo pode ajudar a trabalhar melhor as emoções, as percepções e os fluxos cognitivos da infância.

Aqui, a paciência é imprescindível. Muitas crianças sentem dificuldade de conversar com “estranhos”, ainda que autorizados pelos pais. Além disso, nem todos têm idade suficiente para entender por que estão nessa situação e necessitam de um psicólogo.

Comportamento do consumidor

É um ramo heterogêneo do marketing contemporâneo, que busca analisar, entender e manejar os perfis de consumos de indivíduos ou instituições. Inclusive, ele surgiu há pouco tempo, com a demanda crescente das empresas por essas abordagens.

Por lidar com comportamentos, a Psicologia tem chaves importantes desses processos e são grandes aliados na conquista dos melhores resultados.

Psicologia forense

É a parte da Psicologia que atua diretamente em contextos regulamentados no âmbito jurídico, podendo contribuir de inúmeras maneiras. Profissionais que lidam com o campo do Direito se beneficiam de sua atuação, a exemplo de juízes, promotores e advogados.

Recursos Humanos

Grosso modo, trata-se do departamento de uma empresa destinado a administrar as relações e práticas direcionadas a seus colaboradores. É o setor mais apto a lidar com diversos processos importantes ali dentro, como integração de novatos e avaliação de desempenho.

Geralmente, ele é composto, na sua maioria, por profissionais de Gestão de Pessoas. Mas, para garantir redução de turnover e gastos com desligamentos prematuros, a atuação do psicólogo é fundamental. É ele quem assegura que o novo talento se encaixa na cultura organizacional no longo prazo.

Treinamento empresarial

Essa é outra atuação da qual o Departamento Pessoal pode se valer. No âmbito da Psicologia Organizacional, há treinamentos que podem impulsionar dinâmicas pessoais ou de grupo, desenvolvendo atributos específicos e melhorando o ambiente em geral.

Coaching

Essa metodologia está muito em voga atualmente e serve para potencializar o desenvolvimento de determinadas metas pessoais ou objetivos profissionais. Funciona pela via da orientação de comportamentos ou práticas.

Palestras

O psicólogo é muito valorizado para dar palestras em situações diversificadas, a depender da sua área de especialidade. O melhor dessa área é que ela pode acontecer em paralelo com outras atuações: por exemplo, você pode ser coaching e, ainda assim, participar de eventos de Psicologia e compartilhar seus conhecimentos com o público.

Área acadêmica

Por fim, se você gostar bastante do período no curso superior de Psicologia, ainda pode seguir a carreira acadêmica. Para isso, deve aprofundar seus conhecimentos, fazer mestrado, doutorado e seguir um aperfeiçoamento constante, a fim de ter contato direto com as tendências e desafios da área. Com essa formação, seus caminhos se abrem tanto para a pesquisa científica quanto para ministrar aulas.

Essa é uma das áreas de atuação muito valorizadas e apreciadas pelo mercado. Afinal, além de contribuir para o estudo de novas abordagens, o graduado em Psicologia ainda pode ajudar a desenvolver profissionais diferenciados — com respeito ao ser humano acima de tudo.

Em todos os casos, é importante saber que a demanda por profissionais da área é crescente. Por atuarem tanto em uma dimensão pessoal quanto em esferas mais institucionais, há também uma margem de flexibilidade muito positiva. Nada impede que um profissional combine algumas possibilidades, buscando o melhor para seu perfil.

É uma profissão e tanto, não é? Agora que você já sabe tudo sobre o curso de Psicologia na Pitágoras, não perca tempo. Entre em contato conosco para mais detalhes do vestibular. Juntos, vamos construir uma trajetória especial para você!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content