Tudo sobre o curso de Pedagogia

estudante de pedagogia e aluno

O curso de Pedagogia é um dos mais interessantes no mundo acadêmico. Se você pensar bem, desde seus primeiros anos de vida, está aprendendo. E, até o final dela, muito provavelmente continuará fazendo o mesmo, certo?

Nesse sentido, a Licenciatura em Pedagogia não se limita à melhoria do ambiente escolar e seus processos de aprendizagem: ela influencia todos os canais e conteúdos que você recebe para assimilar e usar em sua vida prática e profissional.

Quer saber realmente o que é a Licenciatura em Pedagogia e como ela é essencial para o aprendizado em diferentes momentos da vida? Então continue acompanhando o conteúdo que elaboramos aqui na Pitágoras. Boa leitura!

Como é a graduação

Se você está pensando em fazer faculdade de Pedagogia, precisa conhecer os objetivos do curso, quais são as áreas de atuação do pedagogo e o que a instituição de ensino deve oferecer para sua formação pedagógica. Aqui, reunimos algumas informações objetivas para você.

A graduação em Pedagogia faz parte das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Ela pode ser feita nas três modalidades: presencial, semipresencial e 100% online no ensino a distância (EAD). Veja detalhes a seguir.

Modalidades de ensino

O curso de Pedagogia pode ser realizado em diferentes modalidades de ensino. E ideal é que o aluno escolha a opção mais compatível com sua disponibilidade de tempo.

Além disso, é importante lembrar que a formação presencial confere o título superior ao aluno, enquanto o curso de pedagogia EAD e semipresencial são Tecnólogos.

Presencial

O curso de Pedagogia presencial tem duração de 8 semestres e é realizado com aulas diárias e com controle de frequência, em um dos polos da faculdade. É uma Licenciatura que prepara o aluno para lecionar nos primeiros anos escolares, ou seja, do ensino infantil até o início do fundamental.

Mas quem deseja fazer faculdade de Pedagogia em Minas Gerais mas não está próximo de um polo ou tem uma rotina diferente, pode considerar a possibilidade de fazer o semipresencial.

Semipresencial

O curso de Pedagogia semipresencial tem duração de 2 anos, ou seja, 4 semestres. Nele, o aluno assiste a aulas online, interage com professores e colegas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e comparece à unidade da Pitágoras entre 1 e 3 vezes por semana. Seu engajamento no ambiente virtual também é avaliado.

A faculdade semipresencial une as facilidades do curso virtual com a presença do aluno no ambiente acadêmico por alguns dias na semana. Também permite que ele tenha uma influência maior de seus professores em seu processo de aprendizagem, o que para algumas pessoas pode ser muito importante.

Educação a distância (EAD)

Na modalidade 100% online, o aluno só comparece à unidade física do curso de Pedagogia na Pitágoras para a realização de provas. As atividades restantes são realizadas no ambiente virtual, com aulas que podem ser assistidas a qualquer momento. O engajamento no acesso ao AVA é um dos critérios para sua aprovação.

É importante ressaltar que o uso do ambiente virtual, que é o norte do curso de Pedagogia a distância, está presente em todas as modalidades. Afinal de contas, essa é uma realidade que os profissionais dessa área precisam assimilar e transmitir para seu público-alvo — no caso, os alunos e comunidade escolar.

Entender as necessidades dos estudantes e como adequá-las ao processo de aprendizagem são algumas das atribuições e habilidades que o pedagogo desenvolve durante o curso. Para isso, ele é organizado para trazer conhecimentos e práticas valiosas, seja na Licenciatura em Pedagogia EAD, seja na modalidade presencial.

Valor da mensalidade

O valor da mensalidade de Pedagogia na faculdade Pitágoras depende de qual modalidade o aluno deseja cursar e a qualidade do ensino da instituição de ensino. Por isso, você deve considerar a parcela que cabe nas suas despesas, mas também verificar se o conteúdo, métodos e ferramentas de aprendizagem são satisfatórios.

Outros valores também precisam ser considerados, como deslocamento e a aquisição de livros para o acompanhamento das aulas. Aqui na Pitágoras, a biblioteca virtual reduz consideravelmente esses custos, o que pode ser bem relevante no final da graduação.

Objetivo do curso e como funciona

A graduação de Pedagogia tem como objetivo formar profissionais que atuam na área da educação, a fim de trazer uma experiência de aprendizagem mais valorosa.

Os pedagogos podem atuar como magistrados, na administração escolar ou aproveitando seus conhecimentos para otimizar outros sistemas educacionais. Por exemplo, as capacitações profissionais, universidades corporativas e cursos online.

Se você ainda tem dúvidas sobre o que é Licenciatura em Pedagogia, saiba que ela é uma formação focada no campo da educação. Na Pitágoras, ela tem ênfase nas disciplinas que abordam a metodologia, didática, modos de comunicação, organização e as diferentes formas de relacionamento social no âmbito escolar.

O que esperar do curso de Pedagogia

É muito importante conhecer as matérias do curso, suas aplicações na prática do aprendizado e como o profissional atua, certo? Então, o que você pode esperar da Licenciatura em Pedagogia?

É uma graduação que foca a habilitação do profissional para lecionar nos primeiros anos de ensino escolar. Então, História, Português e Matemática fazem parte da sua grade curricular, assim como disciplinas como Introdução à Pedagogia e Educação na Sociedade.

Assim, além dos conteúdos que você vai ministrar como futuro professor, no curso de Pedagogia você também vai aprender formas lúdicas e didáticas de compartilhar o conteúdo, compatíveis com o ensino básico. Interessante, não?

Os diferenciais da Pitágoras

Aqui na Pitágoras, nós temos o compromisso com o aprendizado dos nossos alunos. Entendemos que, para isso, é preciso ter ferramentas de aprendizado compatíveis com suas necessidades e proporcionar experiências relevantes para o desenvolvimento dos pedagogos.

Por isso, todos os alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Pitágoras têm acesso ao AVA. Com ele, podem solicitar diversos serviços administrativos e acessar bibliotecas virtuais completas.

Além disso, aqui você também vai poder participar:

  • cursos livres;
  • trilhas de conhecimento para a carreira;
  • fóruns;
  • atividades interativas.

O Canal Conecta é outra ferramenta essencial para ajudar os alunos do curso de Pedagogia na Pitágoras. Ele reúne oportunidades de estágio, emprego em suas futuras áreas de atuação e dicas para você se sair bem em entrevistas com os recrutadores.

Outro diferencial da Pitágoras é que a nossa grade curricular foi planejada para ser inovadora, alinhada com o professor do século 21 e os desafios com que ele vai precisar lidar em sua carreira. Seguindo essa linha, a instituição fez parte do primeiro grupo de Educação do país a adequar seu currículo de acordo com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Incrível, não é?

O que faz um pedagogo

Como um profissional que estuda as melhores técnicas, métodos pedagógicos e estratégias para otimizar o ensino, o pedagogo pode atuar muito além do ambiente da sala de aula.

A começar pela gestão escolar, que faz parte do seu campo de conhecimento. Nela, o profissional alinha as demandas do ensino com os desafios da administração da unidade escolar como um negócio.

É necessário decidir, por exemplo, em quais ferramentas de ensino investir — considerando os benefícios que elas podem trazer para o aprendizado dos alunos e, ao mesmo tempo, o impacto financeiro que tal contratação vai proporcionar.

O pedagogo também pode trabalhar em editoras de livros didáticos, escolas de ensino a distância, de idiomas, robótica e outras áreas de conhecimento. Outro foco de atuação é a participação em ONGs e órgãos públicos relacionados à educação e a consultorias.

A Pedagogia pode ainda ser aplicada ao ambiente empresarial, na área de treinamento e capacitação de funcionários. Nesse contexto, o pedagogo vai avaliar quais ferramentas e materiais de apoio serão mais eficientes para o aprendizado.

Em cada uma dessas linhas, o pedagogo atua como um facilitador do aprendizado — alguém que vai avaliar as necessidades dos alunos, determinar o conteúdo que precisa ser assimilado e indicar o formato ideal para que isso transcorra com sucesso.

Algumas das ações que ele pode executar são:

  • mapear as necessidades e defasagem do método de ensino atual;
  • pesquisar as melhores alternativas para a solução das demandas;
  • planejar a adoção de novos métodos educacionais ou atualizar aqueles já existentes, considerando as necessidades dos alunos e da instituição;
  • fazer o acompanhamento regular da qualidade do ensino;
  • elaborar, aplicar e avaliar resultados de pesquisas e avaliações educacionais;
  • elaborar projetos de alfabetização para diferentes públicos, como jovens e adultos;
  • dar assessoria pedagógica para outros negócios e canais, como veículos de comunicação e hospitais;
  • montar, organizar e qualificar as equipes de ensino, dando atribuições objetivas para cada membro do time;
  • dar apoio e orientações para os alunos em relação ao processo de aprendizagem;
  • fazer auditorias educacionais internas e externas.

Com a globalização e os avanços tecnológicos, novos conteúdos e o comportamento dos alunos mudam. Por isso, o pedagogo deve ser um profissional inovador, que sabe entender as demandas de seu público e adaptar os métodos de ensino para que eles sejam envolventes e eficientes.

Qual é a média salarial do pedagogo?

O salário do Pedagogo que atua na rede pública pode variar conforme seu tipo de contrato (que pode ser por meio de concurso ou não), e também de acordo com qual esfera o emprega (sendo Federal, Estadual ou Municipal).

No setor privado, a média salarial é de R$ 2.512,59 em 2020 e pode variar considerando convenções coletivas e dissídios em todo o Brasil.

Agora você já sabe o que esperar do curso de Pedagogia na Pitágoras, quais são as atribuições de um pedagogo e sua média salarial, não é mesmo? Então, que tal analisar se essa graduação está alinhada com o seu perfil? Continue a leitura!

Pedagogia é para você

É muito importante entender como funciona um curso e suas áreas de atuação para identificar se você se encaixa no seu perfil e principalmente, consiga se realizar profissionalmente exercendo a profissão, não é mesmo?

Então, se precisa responder o questionamento sobre por que escolher o curso de Pedagogia, algumas características do pedagogo podem ajudar no entendimento se essa carreira é a ideal para você. Acompanhe e confira!

Interessados na educação infantil

Ainda que existam algumas áreas de especialização na Pedagogia, a educação infantil ocupa uma boa parte de sua grade curricular. Por isso, é importante que você tenha interesse por essa fase de aprendizado.

Ela é a base para o conhecimento que vai se desenvolver nos anos seguintes e estimula novas habilidades e saberes para os alunos.

Vocacionados para lecionar

Ensinar é uma vocação muito valiosa — afinal, mesmo que uma pessoa domine determinado conhecimento, se ela não souber compartilhá-lo de forma didática, vai ter limitações em transmitir seu conteúdo.

Pessoas que gostam de ensinar entendem que essa atividade envolve planejamento, estudo e, principalmente, troca. Ou seja, é dentro da sala de aula, percebendo as reações dos alunos e até aprendendo com eles que o pedagogo vai se tornar um profissional cada vez melhor. Acha que esse perfil combina com você?

Bons comunicadores

A comunicação envolve pelo menos dois indivíduos, um meio de transmissão e uma mensagem. Para seu sucesso, portanto, é essencial que essa combinação produza o resultado esperado, ou seja, que a mensagem seja eficientemente assimilada pelas duas partes.

Usando esse conceito, fica evidente que, na sua função de educador ou gestor escolar, o pedagogo deve escolher o melhor meio de transmissão e formato da sua mensagem para que os alunos e profissionais da instituição compreendam o que está sendo transmitido.

Assim, algumas vezes, o pedagogo utilizará uma aula expositiva, trazendo conceitos e conteúdos para os alunos. Porém, em outras ocasiões, usará recursos audiovisuais para ilustrar o que está sendo ensinado.

Se você ainda está na dúvida se é um bom comunicador, saiba que não é necessário ser extrovertido ou ter uma voz marcante. O principal é conseguir prender a atenção das pessoas e, principalmente, ser capaz de transmitir sua mensagem.

Inovadores da educação

Os métodos de educação devem evoluir para se adaptar às mudanças comportamentais e sociais. Nesse cenário, os pedagogos devem ser inovadores e criar soluções que atendam as novas demandas.

No contexto de distanciamento social, o ensino a distância é a prova mais concreta disso. Muitas escolas no Brasil precisaram se equipar da noite para o dia para darem soluções ao seu calendário. Como garantir a interação entre professores e alunos, como preparar os pais para acompanharem o aprendizado e, principalmente, como conquistar a atenção da sala de aula virtual por mais tempo?

As respostas, obviamente, passam pelo questionamento de garantir o mesmo resultado de aprendizado, por meios diferentes. O pedagogo é o profissional essencial para essa transformação, assim como para estudar seus impactos para a formação escolar dos alunos.

Aspirantes a gestores educacionais

Muitos pedagogos têm o perfil de gestão ou despertam esse desejo depois de entenderem os desafios que os profissionais da educação enfrentam dentro de suas próprias instituições.

É muito valioso para escolas e faculdades terem um pedagogo em cargos de gestão, pois eles compreendem a realidade e os problemas que os professores expõem nas reuniões e conseguem buscar soluções equilibradas.

Agentes de mudança da sociedade

Para que a sociedade continue evoluindo, o conhecimento precisa ser transmitido e compreendido por todos. Com isso, o pedagogo tem um papel especial de agente de mudança para que nossa realidade mude e mais pessoas tenham acesso — e, de fato, aprendam.

Isso inclui tanto um olhar para as melhorias do ensino quanto a busca por melhores ferramentas, métodos e oportunidades para minorias que tenham limitações ou necessidades especiais. Se você ainda tem dúvidas sobre o objetivo do curso de Pedagogia, saiba que ele pode ser resumido em: fazer a diferença. Se isso te inspira, pode ser que Pedagogia seja mesmo para você!

Saiba qual o seu perfil de professor! Faça o nosso quiz e descubra qual professor do Harry Potter seria você!

O mercado atual da Pedagogia

Entendendo o que faz um profissional de Pedagogia, fica fácil concluir que sua área de atuação não é limitada à sala de aula, certo? Pelas oportunidades do mercado de trabalho e especializações, isso fica ainda mais evidente.

Para entender melhor os impactos do cenário atual na formação do futuro pedagogo, saiba que tivemos uma live especial de Pedagogia. Com a participação dos acadêmicos Daniele Eloise Kobayashi, Maria das Graças e Daniel Pillmann, ela abordou oportunidades e desafios da carreira. Você pode conferir a gravação completa no vídeo abaixo:

Onde os profissionais podem atuar

Os profissionais pedagogos podem atuar em diversas áreas, e aqui vamos listar as principais. Não deixe de conferir!

Sala de aula

Quem se forma no curso superior de Pedagogia pode trabalhar como professor do ensino básico, com crianças de 0 a 6 anos de idade, que é a primeira etapa da educação. Essa é uma área desafiadora e que é essencial para que os alunos não só aprendam os conteúdos iniciais de sua vida escolar, mas também desenvolvam outras habilidades e inteligências.

Atividades lúdicas, desenvolvimento socioemocional, estímulos cognitivos e outras ações permitem que os alunos sejam estimulados e preparados para o ensino fundamental.

Considerando que as escolas adotam diferentes metodologias, os pedagogos precisarão adaptar seu conhecimento e técnicas. Na atualidade, existem instituições que adotam a linha construtivista, sociointeracionista, Piaget, tradicional e católica.

Além disso, muitas adotam o bilinguismo e o STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics) que deixaram de ser atividades extracurriculares e passaram a fazer parte das disciplinas e rotina da sala de aula.

Administração escolar

Vale para todos os cargos que podem ser desempenhados na administração escolar, como supervisão, coordenação de série e diretoria escolar. Esses cargos acumulam as preocupações com o aprendizado e a gestão da escola como um negócio que precisa ser lucrativa, estar em dia com suas obrigações legais, ter funcionários e clientes satisfeitos, que no caso seriam os alunos e seus pais.

Alguns pedagogos também atuam junto da equipe de marketing para garantir que a filosofia e o estilo da escola estejam estampados em suas propagandas e redes sociais. Essa tendência é fortalecida diariamente com o uso massivo de tais canais para a interação com a comunidade escolar e potenciais alunos.

Psicopedagogia

A psicopedagogia atua nos transtornos e dificuldades que as pessoas têm no processo de aprendizagem. A partir de sua observação, propõe soluções que podem ajudar a eliminá-las ou contorná-las.

O psicopedagogo usa ferramentas da Psicologia e Antropologia para analisar o comportamento de crianças, jovens e adultos. Ele pode atuar em hospitais, centros comunitários, ONGs ou em consultórios para atendimentos individualizados.

Pedagogia empresarial

Os pedagogos que atuam nas empresas podem formatar calendários de treinamentos, escolher ferramentas e outras soluções que vão otimizar a área de desenvolvimento profissional.

Além disso, pode atuar em demandas específicas, como:

  • criar treinamentos para estimular a criatividade de um grupo;
  • reciclar as ferramentas de liderança dos gestores;
  • otimizar a performance de profissionais que são estratégicos para o negócio.

Em uma empresa que comercializa seguros, por exemplo, seus vendedores precisam frequentemente de uma atualização de suas estratégias de abordagem e motivação.

Consultoria para empresas de tecnologia

Empresas de tecnologia que desenvolvem plataformas de ensino, jogos e simuladores precisam dos conhecimentos dos pedagogos para garantir uma experiência de aprendizado relevante.

Assim, eles ajudam diretamente na construção das regras da programação, fazendo com que tais soluções sejam eficientes em seu propósito de ensinar a distância, criar problemas e ambientações reais na simulação.

Educação especial

Se o pedagogo é um agente de mudança, certamente ele é o profissional certo para se dedicar à educação especial. Promover ações que ofereçam acesso e igualdade aos alunos com necessidades especiais é essencial.

Já é sabido que a interação harmônica entre diferentes tipos de alunos é, em si, um aprendizado que envolve respeito, olhar ao próximo, senso de comunidade, perseverança e muitas outras lições que devem ser aprendidas por todos.

Edição de livros didáticos

As editoras de livros didáticos também dependem dos pedagogos para a criação de materiais de estudo relevantes para os alunos. Eles também podem desenvolver seus próprios conteúdos e publicações, já que muitos profissionais da Pedagogia mantêm um ritmo de aprendizado regular e se tornam especialistas no tema.

Essa é uma área promissora da Pedagogia, principalmente quando os profissionais sabem intercalar o valor de seus produtos e uma boa ação de marketing digital nas redes sociais e o melhor: não é a única.

E então, está animado para conhecer as áreas mais promissoras para você investir como pedagogo? Vamos lá!

Quais são as áreas da Pedagogia mais promissoras

Entre as áreas da Pedagogia que estão em alta, é possível perceber sua relação íntima com a tecnologia, o que não é apenas uma tendência, mas uma realidade no ensino atual.

É importante considerar que:

  • escolas públicas e privadas continuam sendo uma área de atuação promissora. Vale notar o crescente uso de ferramentas tecnológicas, desde os sistemas para gestão acadêmica até aplicativos de videoconferências, games interativos e outras soluções que tornam o aprendizado mais rico e envolvente;
  • meios de comunicação precisam adaptar seu conteúdo para transmitir o conhecimento para diferentes públicos. Desenhos animados, filmes e até a grade de notícias podem ser otimizados pela intervenção da Pedagogia, o que vale também para as mídias digitais;
  • consultoria em Pedagogia é outra tendência fortalecida pela oportunidade que a internet oferece para qualquer profissional desenvolver e comercializar um curso. Assim, os pedagogos podem prestar consultorias para tais plataformas e produtores de conteúdo digital;
  • treinamentos empresariais continuam sendo uma tendência. Afinal, com o investimento em tecnologia, os Recursos Humanos das empresas estão se concentrando em áreas estratégicas e com poder de decisão, responsabilidades que exigem profissionais mais preparados e capacitados;
  • em setores públicos ligados a área da educação, seja concursado, seja contratado, esses profissionais contribuem para as diretrizes do conhecimento em nível municipal, estadual ou governamental.

Essas áreas podem oferecer remunerações mais interessantes do que o salário do professor. No entanto, o mais relevante é que elas estão em sintonia com as demandas da atualidade e os órgãos que podem, de fato, fazer a diferença no ensino.

A verdade é que a necessidade de ensinar sempre estará presente na sociedade, assim como a necessidade de trazer melhorias e adaptações para que ela seja mais eficiente. Isso reflete na oferta de oportunidades e em quanto ganha um profissional de Pedagogia.

Nesse sentido, a carreira na Pedagogia oferece boa empregabilidade e caminhos para se realizar como um profissional inovador — além, é claro, de ser muito gratificante.

Se você está sentindo que esse é o seu chamado para a Pedagogia, não perca tempo! O curso da Pitágoras é completo, atualizado e pode ser feito em diferentes modalidades.

Entre em contato conosco e veja como funciona o vestibular e outras formas de ingresso.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content