Tudo sobre o curso de Odontologia

dentista

Existem algumas profissões que são muito valorizadas em função da sua importância e tradição. A Odontologia é uma dessas áreas de destaque, uma vez que o dentista é um profissional indispensável para garantir o equilíbrio da saúde das pessoas.

Para atuar como dentista, você precisa de uma excelente formação, capaz de garantir o preparo necessário para lidar com diferentes problemas e doenças que afetam a saúde bucal das pessoas. Além disso, deve entender como isso se relaciona com o restante do corpo, garantindo mais qualidade de vida para os pacientes.

Aqui na Pitágoras, oferecemos o curso de Odontologia com uma grade curricular atualizada e uma excelente infraestrutura, para que você tenha o conhecimento teórico e prático que precisa para ter sucesso no mercado de trabalho. Continue a leitura e saiba mais!

Como é a graduação?

Este é o espaço para você solucionar suas dúvidas sobre a formação do dentista. Veja tudo sobre o curso de Odontologia, seus objetivos, a dinâmica e as aulas!

Objetivo do curso

O dentista é um agente de saúde pública. Por isso, o objetivo do curso de Odontologia é formar profissionais com conhecimentos técnicos e vivência prática que permitam cuidar da saúde bucal de pessoas de todas as idades.

O futuro dentista precisa de conhecimentos aprofundados sobre anatomia humana, principalmente da região da face. Deve conhecer as patologias, alterações, disfunções e outras condições que afetam essa parte do corpo, bem como a melhor abordagem em cada caso.

A faculdade de Odontologia prepara o graduando para que ele possa oferecer um atendimento humanizado e seguro. Assim, o conhecimento técnico é somado a disciplinas como Ética, a fim de garantir uma formação completa ao futuro profissional.

A duração do curso de Odontologia na Pitágoras é de 4 anos, durante os quais o estudante vai ter contato com diversas disciplinas práticas. Com elas, ele pode se preparar adequadamente para o mercado, a fim de clinicar com competência.

Isso tudo com uma infraestrutura moderna, valor do curso de Odontologia e mensalidades acessíveis, um projeto pedagógico atual e corpo docente alinhado ao mercado. Assim, o aluno da Pitágoras recebe todo o conhecimento e suporte de que precisa para construir uma carreira de sucesso.

Se você tem interesse nesse caminho, continue acompanhando e veja como funciona o curso!

Como funciona a faculdade de Odontologia

A formação do dentista no curso da Pitágoras é o Bacharelado em Odontologia. Durante seus estudos, o graduando tem diferentes momentos de vivência para adquirir conhecimentos teóricos e práticos que o tornem apto a clinicar. Por isso, oferecemos uma estrutura moderna e robusta, rica em recursos pertencentes ao dia a dia do profissional.

O estudante frequenta as aulas presenciais e complementa sua formação com disciplinas interativas (DIs). Ele vivencia tanto momentos de laboratório quanto de aplicação clínica dos conhecimentos. Também desenvolve trabalhos e projetos para aprimorar o seu aprendizado e preparo.

O estágio é um momento muito importante para o graduando concluir o curso de Odontologia. Isso porque, embora a grade curricular tenha disciplinas práticas, a execução em si permite uma vivência mais aprofundada das rotinas. É por meio do estágio que você vai conhecer o dia a dia da função e os desafios enfrentados pelo profissional.

Aulas teóricas e práticas

Durante o curso, o graduando passa por uma maratona de estudos com diversas disciplinas que envolvem competências e conhecimentos científico-técnicos, éticos e humanos. Por isso, a grade curricular de Odontologia na Pitágoras traz aulas teóricas, laboratoriais e práticas que são divididas em dois ciclos. Veja só!

Ciclo Básico

São as atividades mais generalizadas, que servem de base para que o graduando possa exercer os aspectos técnicos da profissão. Diversos campos de conhecimento são abordados nesse ciclo inicial do curso de Odontologia, como:

  • Anatomia Humana;
  • Fundamentos de Biologia;
  • Funcionamento do Sistema de Saúde Brasileiro;
  • Filosofia e Ética.

Ciclo Profissionalizante

Nesse ciclo, o objetivo é preparar o estudante para ser um profissional capaz de atuar em diferentes cenários e contextos. Ou seja, ele é formado para estar apto a clinicar, atendendo casos dos mais variados.

Uma grande parte da grade curricular da graduação de Odontologia é destinada justamente para as disciplinas que permitem vivenciar a profissão. Afinal, mais do que o conhecimento teórico, os futuros dentistas precisam saber como colocar a profissão em prática. Isso vai ajudar a garantir o melhor tratamento para seus pacientes no futuro, com segurança e eficácia.

Várias disciplinas dessa graduação são trabalhadas em laboratório e de maneira prática. Assim, ela não está disponível no formato totalmente EAD, pois esses momentos são exclusivamente presenciais. Mas é possível fazer um curso de Odontologia da modalidade de ensino semipresencial na Pitágoras.

Na faculdade semipresencial, o graduando tem uma flexibilidade maior para estudar, uma vez que divide os seus horários entre as aulas presenciais e as remotas. Assim, consegue fazer um curso de Odontologia a distância, mas sem perder em qualidade de ensino ou prejudicar os momentos práticos necessários para a sua formação.

Odontologia é para você?

Será que a carreira em Odontologia pode ser mais indicada para uns do que para outros? Se for assim, você tem o perfil ideal para se tornar dentista? Descubra as respostas a partir de agora!

Perfil ideal do aluno de Odontologia

Como você viu, quem decide atuar como dentista precisa ter um excelente preparo acadêmico. Mas as habilidades do profissional devem ir além do domínio das matérias de Odontologia. Assim como em todas as outras áreas, existe um perfil ideal do aluno, que garante não apenas a sua boa formação, mas uma atuação mais competente.

Se você decidir estudar Odontologia, precisa ter em mente que vai lidar diretamente com pessoas. Vai ter contato com diferentes personalidades e precisar trabalhar habilidades como a empatia e a comunicação, para manter uma boa relação com os pacientes.

É fundamental que você entenda os seus problemas e dores, que saiba trabalhar medos ou inseguranças e, muitas vezes, que consiga lidar com a relutância em realizar o tratamento. Assim, o dentista atua com um viés psicológico expressivo e pode aconselhar adequadamente em diferentes situações.

Também é essencial que o graduando tenha uma visão atualizada e crítica sobre a situação da saúde bucal dos brasileiros. Dessa forma, pode trabalhar da melhor maneira possível qualquer deficit que ainda será encontrado, contribuindo para melhorar as estatísticas nacionais.

Outro fator muito importante é o trabalho em equipe. Isso porque, em muitos casos, há necessidade de uma ação multidisciplinar, não apenas com outros profissionais da Odontologia, mas também de áreas médicas.

Como as inovações nessa área também não param de surgir, outro aspecto muito importante é saber se você tem interesse em reciclar conhecimentos constantemente. Assim, você vai oferecer um atendimento de primeira para os seus pacientes.

Habilidades a serem aprimoradas no curso

As ações e decisões do dentista afetam diretamente a saúde das pessoas. Por isso, durante a sua formação, ele aprimora diversas habilidades fundamentais para manter um bom relacionamento com seus pacientes e exercer a profissão de forma competente.

Como explicamos, você vai precisar praticar a empatia, a boa comunicação e a paciência. Também deve trabalhar suas habilidades manuais, porque nessa profissão é necessário ser cuidadoso e muito preciso. Além disso, é fundamental ter uma alta capacidade de concentração, um excelente senso de análise e conseguir solucionar problemas sem grandes dificuldades.

Além dessas habilidades, se você decidir ser dentista, vai precisar:

  • desenvolver competências de gestão para garantir o funcionamento de uma clínica odontológica;
  • conhecer tecnologias que favoreçam o atendimento;
  • investigar recursos e inovações que permitam melhorar a relação com o paciente;
  • garantir uma prestação de serviços de qualidade.

A faculdade de Odontologia também mostra mais profundamente de que maneira a saúde bucal se relaciona com o equilíbrio do organismo. Com isso, aponta a relação entre outras áreas de saúde com esse campo do conhecimento e a maneira como os profissionais trabalham em conjunto para tratar casos com abordagem multidisciplinar.

Se você ficou inspirado por esses aspectos, que tal descobrir como anda o mercado atual da profissão? Continue acompanhando!

O mercado atual da Odontologia

A graduação em Odontologia da Pitágoras prepara o futuro dentista para atuar em diferentes áreas, estando apto para exercer a profissão em clínicas, hospitais, empresas, no setor público e até mesmo na docência. Veja a seguir as oportunidades existentes para esse profissional.

O que esperar do mercado de Odontologia

A Odontologia é uma área muito valorizada, tanto em função de sua tradição quanto pela importância da atuação do profissional. Por isso, vai encontrar um mercado amplo de atuação com uma remuneração média atrativa de R$ 4.352,85. A boa notícia é que o salário do dentista pode ser bem mais alto que isso, com o teto atingindo R$ 9.783,69.

É interessante saber que a Odontologia é uma área que está cada vez mais em alta. Afinal, além dos cuidados preventivos e dos tratamentos para doenças bucais, agora ela também envolve procedimentos estéticos.

Os dentistas aplicam técnicas que visam a valorizar a aparência do sorriso, promovendo mais harmonia dele com a face. Sendo assim, a estética proporcionou um novo campo de atuação para quem segue por esse ramo, aumentando as oportunidades e ampliando o mercado.

Além disso, a preocupação com saúde, bem-estar e qualidade de vida é cada vez maior. As pessoas têm mais acesso a informação e, com isso, procuram meios de se manterem saudáveis, o que envolve o cuidado com os dentes e a boca.

Para entender melhor os impactos do cenário atual na formação do futuro dentista, saiba que tivemos uma live especial de Odontologia. Com a participação dos acadêmicos Vírginia Circhia, Talita Zanluqui e Pedro Ferraz, ela abordou oportunidades e desafios da carreira. Você pode conferir a gravação completa no vídeo abaixo:

Onde o profissional pode atuar

Existem diversas oportunidades para quem se forma em Odontologia. A seguir, vamos falar sobre os principais locais possíveis, para que você conheça o ambiente de trabalho desse profissional e já comece a se preparar. Vamos lá?

Clínicas de especialidades

Iniciar a carreira de dentista em uma clínica de especialidades, muitas vezes, pode ser uma excelente alternativa para quem está saindo da graduação. Isso porque não há necessidade de investir em um negócio próprio e existe a segurança de receber um salário fixo, permitindo fazer planos.

As clínicas de especialidades também contam com a vantagem de associar o nome do dentista recém-formado ao de outros profissionais já conhecidos. Ainda facilita a comunicação e o trabalho multidisciplinar, além de atrair a atenção do público em função de concentrar diversos serviços no mesmo lugar.

Clínica própria

O dentista também pode investir no empreendedorismo e abrir a sua própria clínica ou consultório. Se optar por esse caminho, você precisa ter em mente a importância do conhecimento sobre gestão, uma vez que esse tipo de negócio requer a mesma dedicação que qualquer outra empresa.

Na clínica própria, existe a vantagem de o profissional trabalhar da maneira como preferir. Tem mais liberdade para fazer investimentos e definir a identidade do seu negócio e o tipo de público que deseja atender, entre outros detalhes que personalizam o seu trabalho.

Montar a própria clínica não significa que ele deva trabalhar sozinho. É possível fazer parcerias com profissionais de outras especialidades para diversificar as opções de tratamento e ganhar um pouco mais de destaque no mercado.

Entretanto, ao montar uma clínica, o dentista precisa ter em mente que a sua renda depende dos seus próprios esforços, e ela provavelmente será variável. Portanto, uma boa gestão e serviços de qualidade serão fundamentais para cativar o público.

Franquias

As franquias são uma boa alternativa para o dentista que deseja ter uma clínica própria, mas não quer começar um negócio do zero. Afinal, basta aderir a uma marca forte no mercado e receber o suporte necessário para implantar o consultório na região onde deseja atuar.

Essa é uma escolha interessante para aqueles que não têm muitos conhecimentos sobre empreendedorismo, administração, gestão de pessoas, finanças e outros detalhes de empresariais. Afinal, contará com o apoio de especialistas para ajudar com essas e outras questões.

De toda forma, é importante lembrar que as franquias exigem não só o investimento inicial, mas também um repasse mensal para cobrir essa assistência e manter o direito de explorar a marca. Por isso, é preciso calcular o custo-benefício das opções e escolher aquela que melhor se enquadra às suas necessidades.

Empresas

O cuidado com a saúde dos colaboradores tem sido uma preocupação entre as empresas. Para garantir o bem-estar da equipe, as companhias oferecem um atendimento primário à saúde, inclusive disponibilizando consultas ao dentista.

Sendo assim, quem se forma na área de Odontologia pode trabalhar no ambulatório das empresas para tratar da saúde bucal de trabalhadores. Também existe a possibilidade de atuar junto a fornecedores de materiais, instrumentos e equipamentos odontológicos.

Saúde pública

Se você deseja estabilidade na carreira, pode optar por fazer um concurso público para trabalhar pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse caso, vai prestar atendimento em unidades básicas, cuidando de pessoas de todas as idades.

Alguns dentistas associam o trabalho na rede pública de saúde com a sua própria clínica ou de terceiros. Assim, realizam tratamentos de clínica geral nas unidades básicas e trabalham uma especialidade em âmbito particular.

Como a concorrência nos concursos públicos costuma ser alta, o ideal é se preparar muito bem para alcançar a aprovação. A LFG é uma boa alternativa para estudar para os processos seletivos, pois oferece diversos cursos em várias áreas, para que o candidato tenha melhor desempenho nas provas.

Não se esqueça de que a escolha de uma boa faculdade também traz as melhores oportunidades no mercado de trabalho. Na Pitágoras, além de uma formação de excelência, você recebe o benefício exclusivo de participar do Canal Conecta, com acesso a oportunidades de estágio e de emprego.

O Canal Conecta é uma parceria entre a Pitágoras e empresas de todo o Brasil. No portal, elas disponibilizam suas vagas e procuram pelos profissionais que tenham o perfil ideal. Assim, os graduandos da instituição têm prioridade na hora de ingressar no mercado e, por isso, saem na frente.

Quais são as áreas da Odontologia mais promissoras

Sabemos que o seu sucesso profissional depende de uma boa formação. É por isso que temos a preocupação constante com o projeto pedagógico do curso e a estrutura disponibilizada para os alunos. Porém, a mensalidade de Odontologia na Pitágoras é acessível, porque queremos possibilitar um ingresso democrático em uma graduação com excelência de ensino.

O curso de Odontologia da Pitágoras prepara você para atuar em diferentes cenários e campos do mercado de trabalho. Mas, para alcançar oportunidades ainda melhores, é interessante escolher uma das áreas da Odontologia que estão mais em alta. Assim, o seu trabalho terá um diferencial e será atrativo para o público.

A seguir, falamos sobre algumas dessas áreas promissoras para que você possa fazer uma boa especialização depois de finalizar o seu Bacharelado. Confira!

Implantodontia

A Implantodontia é a área odontológica especializada no tratamento com implantes. Esse procedimento tem se popularizado, e as inovações do setor permitiram que ele se tornasse acessível para públicos diversos.

Os implantes têm sido a escolha de quem precisa substituir dentes perdidos em função da eficácia que esse tratamento alcança. Ele repõe as coroas faltosas de uma forma muito discreta e confortável, com naturalidade.

A área de Implantodontia trabalha com tecnologia, e as inovações não param de surgir. Portanto, quem decide seguir por esse ramo precisa de habilidades manuais para realizar os procedimentos cirúrgicos e estar constantemente reciclando conhecimentos, para modernizar os tratamentos oferecidos.

Odontologia estética

Conforme explicamos, o dentista também tem sido procurado para realização de procedimentos estéticos, e é por isso que esse ramo da Odontologia é um dos mais promissores. As pessoas o buscam para melhorar e valorizar o seu sorriso, não necessariamente tratar uma doença.

A Odontologia estética envolve áreas como Dentística, Periodontia e Harmonização Orofacial. Disponibiliza diferentes procedimentos que podem tratar apenas os dentes, como o clareamento, e aqueles que trabalham toda a face, como os fios de sustentação, o preenchimento facial e o botox.

É importante entender que, para cada procedimento que o profissional deseja oferecer em sua clínica, ele precisa de uma capacitação específica. Seus conhecimentos em Anatomia o tornam capaz de trabalhar a face de uma pessoa, mas a utilização das substâncias e técnicas estéticas exige um preparo mais direcionado.

Ortodontia

Os tratamentos ortodônticos, que antes eram considerados como específicos para adolescentes, hoje são realizados em todas as fases da vida. Sem falar no fato de que ela se alia à Odontologia Estética, pois visa à simetria e à harmonia do sorriso.

Da mesma forma como acontece com a Implantodontia, a Ortodontia tem passado por inovações constantes. Existem tipos de tratamento para atender necessidades muito distintas. Essa diversidade de ofertas tem atraído a atenção de pessoas adultas, pela possibilidade de realizar tratamentos discretos.

O Ortodontista pode trabalhar com o público de um modo geral ou atender faixas etárias específicas. Isso porque os procedimentos se iniciam ainda na infância, por meio da Ortodontia preventiva.

Odontogeriatria

A longevidade da população brasileira se dá pela preocupação com a qualidade de vida e a saúde. Assim, os idosos também têm procurado por tratamentos odontológicos. Mas as suas necessidades são mais específicas e requerem um profissional especializado nessa faixa etária.

A Odontogeriatria entra em cena para fazer o atendimento específico do público da terceira idade, que requer abordagens multidisciplinares. Afinal, os pacientes muito comumente apresentam problemas sistêmicos.

O cuidado com a saúde bucal dos idosos costuma ser bastante recompensador para o profissional. Isso porque são pessoas que estão em busca de uma reabilitação oral e desejam renovar a sua dentição para ter mais funcionalidade, recuperar a qualidade de vida e elevar a autoestima. O dentista proporciona tudo isso.

Odontopediatria

Cada vez mais, os pais estão conscientes da importância de cuidar da saúde bucal na infância de seus filhos para garantir dentes saudáveis na vida adulta. Assim, a procura pelo Odontopediatra, profissional que faz o atendimento de crianças, tem sido cada vez maior.

Nessa especialização, o profissional precisa dominar todas as disciplinas da Odontologia geral, entender como se dá o desenvolvimento infantil e trabalhar questões de Psicologia, para ganhar a confiança da criança e realizar os procedimentos.

É um trabalho que envolve muita dedicação, empatia, paciência e tato para lidar com as inseguranças e os medos desse público tão especial. Além disso, o Odontopediatra precisa fazer um trabalho de educação com os pais, uma vez que a parceria deles é essencial para cuidar da saúde bucal dos pequenos.

A Odontologia é uma área fundamental para garantir a saúde das pessoas. Portanto, o profissional que segue por esse ramo precisa ser muito competente e ético, a fim de exercer o seu trabalho com dedicação e segurança.

Tudo começa com a formação. Por isso, além de oferecer formas de ingresso facilitadas, a Pitágoras investe no corpo docente, no projeto pedagógico e em toda a estrutura do curso de Odontologia. Assim, garantimos aos nossos alunos a formação necessária para que eles sejam excelentes profissionais e encontrem as melhores oportunidades.

Faça a sua inscrição para o vestibular de Odontologia da Pitágoras e construa uma carreira de sucesso e muito recompensadora!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content