Tudo sobre Medicina

Fique por dentro de todas as informações sobre a faculdade.

tipos de medicina

O curso de Medicina é o sonho de muitos estudantes que desejam cuidar de pessoas, salvar vidas e, até mesmo, descobrir a cura para alguma doença rara. Esse é um lindo projeto de vida, capaz de fazer qualquer pessoa se sentir muito realizada.

Não deixe para depois, inicie seu curso de Medicina em 2024!

 

Contudo, é uma profissão que exige bastante dedicação e estudo, tanto antes da faculdade quanto durante o curso. Logo, é um caminho que não pode ser seguido sem que o estudante reflita sobre o assunto com atenção.

Por ser uma das graduações mais procuradas, é também muito concorrida, tanto pela alta média na nota de corte quanto pelo grande número de candidatos. No Brasil, os médicos são profissionais respeitados pela sociedade, dado seu valor para a área da Saúde e, claro, sua remuneração atrativa.

Mas como funciona o curso de Medicina? Qual a carga horária total? Como escolher a melhor instituição de ensino para estudar? Neste post, vamos apresentar um guia completo com informações valiosas sobre essa carreira. Fique ligado!

Sumário

 

Medicina: vocação ou dedicação?

Afinal, é preciso ter vocação ou dedicação para atuar dentro da área da Medicina? Muitos estudantes decidem cursar essa graduação por conta do dinheiro e do alto retorno financeiro que a carreira oferece. Contudo, é importante ter em mente que o dia a dia da profissão é muito puxado, e você passará longas horas trabalhando, podendo se estender para além do tempo previsto.

Um plantonista, por exemplo, que atua com atendimentos de emergência e urgência, cobre jornadas sem pausas de, no mínimo, 12 horas em hospitais, unidades de pronto atendimento, pronto-socorro, SAMU etc. Assim, é preciso gostar bastante da profissão, caso contrário, o profissional pode se sentir frustrado.

Portanto, a carreira em Medicina deve ser movida com o propósito de ajudar o próximo, e fazer um curso superior na área apenas pelo dinheiro é um grande erro. Afinal, não adianta nada receber altos salários se você não gosta do seu trabalho, se sente insatisfeito e sem propósito para continuar exercendo suas funções no dia a dia de atuação, não é mesmo?

Além da vocação, que consiste na aptidão pessoal da pessoa para desenvolver as atividades na área médica, vencendo os desafios cotidianos, é essencial ter muita dedicação por conta das várias áreas do conhecimento envolvidas.

Isso porque, durante a faculdade de Medicina, os alunos estudam disciplinas de base, práticas ambulatoriais, matérias voltadas para os diversos campos de atuação etc. Logo, é uma rotina puxada e que demanda muitas horas de estudo.

Mas tanto a vocação quanto a dedicação que você terá durante a faculdade será recompensada no futuro. Os profissionais são responsáveis pela promoção da saúde da população humana, diagnosticando, estudando e investigando disfunções físicas e doenças que acometem o ser humano.

Médico examinando - Medicina

Entre as várias funções desempenhadas pelo médico estão:

  • realização de cirurgias;
  • atuação em programas preventivos e educativos sobre doenças;
  • prescrição de medicamentos;
  • solicitação de exames;
  • realização de diagnósticos.

Os médicos fazem tudo isso e mais um pouco atuando no setor privado e público de hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Unidades Básicas de Saúde (UBS), clínicas, hospitais e empresas.

 

Além de exercer sua função médica, outra possibilidade de atuação é na área da educação. Os médicos são professores de faculdade e, caso tenha uma pós-graduação, podem orientar os alunos em projetos de iniciação científica e pesquisas, além de mestrado e doutorado.

Aqui, é importante lembrar que, apesar de ter uma grande responsabilidade sobre a saúde das pessoas, os médicos nunca fazem nada sozinhos eles contam com a parceria de vários profissionais do campo da saúde. Entre eles podemos citar os enfermeiros, os técnicos e auxiliares de Enfermagem, os nutricionistas e, até mesmo, os assistentes sociais.

Outro ponto que merece destaque é que a Medicina está na lista das profissões mais estressantes do mundo. Isso porque lidar com situações de doença e cura, morte e vida muitas vezes coloca os médicos em uma constante estafa mental principalmente se eles se deparam com quadros precários de saúde humana.

Contudo, do outro lado da moeda, está o enorme retorno emocional que o profissional tem. As pessoas têm um grande senso de gratidão pela ajuda ou solução apresentada pelo profissional, ainda mais quando o atendimento é humanitário e respeitoso.

Aliás, como mencionamos, essa é ou, pelo menos, deveria ser a grande motivação para quem quer cursar Medicina: o poder de ajudar as pessoas em seu momento mais vulnerável, deixando a questão do dinheiro e do salário de lado.

 

Entrei no curso de Medicina: e agora?

Agora, chegou a hora de conhecer em detalhes como funciona o curso de Medicina. Veja só!

Objetivo

A faculdade de Medicina é uma das mais tradicionais do Brasil e foi, inclusive, o curso da primeira instituição de ensino superior do país, em 1808. É claro que, de lá para cá, muita coisa mudou, principalmente em relação ao grande salto do conhecimento e aos avanços tecnológicos do campo da saúde humana nunca a humanidade esteve tão saudável como agora.

O objetivo principal do curso de Medicina é formar profissionais numa perspectiva humanista, com competências que os possibilitem aplicar o conhecimento de forma comprometida, ética e reflexiva; com capacidade de autoaprendizagem, de autoavaliação e de educação permanente, segundo as melhores evidências científicas. Os graduados deverão ser capazes de mobilizar conhecimentos para a utilização dos recursos disponíveis e promover iniciativas e ações que traduzam desempenhos capazes de solucionar, com pertinência, oportunidade e sucesso, os desafios que se apresentam à prática médica profissional em diferentes contextos do trabalho em saúde, traduzidos pela excelência da prática médica prioritariamente nos cenários do SUS.

Após a conquista do tão sonhado diploma, os profissionais podem exercer suas atividades como clínico geral, mas caso queira se especializar em algum setor, é preciso fazer a residência médica, que é um tipo de pós-graduação destinada ao médico que dura, em média, 2 anos.

A graduação conta com uma extensa carga horária de aulas teóricas e diversas disciplinas práticas em laboratórios equipados para a aprendizagem de conceitos básicos sobre Microbiologia, Imunologia, Anatomia etc.

Além disso, ao longo da faculdade, os estudantes passam por simulações daquilo que lidarão no decorrer da carreira, como parto, reanimação e pulsão venosa.

Grade curricular

Veja, a seguir, a grade curricular completa do curso de Medicina da Pitágoras!

Unidade de Eunápolis

Unidades de Bacabal e Codó

Confira, abaixo, um resumo das principais matérias estudadas no curso de Medicina!

Concepção e Formação do Ser Humano

Essa disciplina explica todo o processo reprodutivo dos seres humanos, desde a fecundação, acompanhando a formação e o crescimento do feto, até o seu nascimento.

O conteúdo estudado nessa matéria é essencial tanto para o entendimento da reprodução humana quanto das doenças que aparecem nessa fase e continuam por toda a vida da pessoa. Portanto, serve de base para vários outros assuntos mais específicos, como a Ginecologia.

Saúde da Mulher e Sexualidade Humana

A disciplina de Saúde da Mulher estuda o aparelho reprodutor feminino e a saúde das mamas. Desse modo, aqui, você ficará por dentro do funcionamento dos órgãos femininos, as doenças prevalentes e suas principais funções específicas.

Já na parte de Sexualidade Humana, você estudará o tema relacionado a questões como Psicologia, comportamento humano, orientação sexual etc.

Pediatra segurando bebê - Medicina
Médica examinando raio-x

Metabolismo

O Metabolismo é a disciplina em que os estudantes aprendem como ocorre o funcionamento do organismo humano. Ou seja, quais os estímulos e as reações para que determinadas atividades e ações aconteçam.

Em cada sistema existem funções particulares para garantir o bom funcionamento do corpo como um todo. O sistema digestório, por exemplo, fornece energia por meio da ação de diversas enzimas e hormônios. Já o sistema muscular faz suas funções por meio de uma cascata de transmissores que vão até o cérebro e retornam.

Nascimento, Crescimento e Desenvolvimento

Essa disciplina é voltada para a parte infantil. Os alunos aprendem vários aspectos do desenvolvimento e crescimento dos pequenos, as doenças mais prevalentes em cada idade, quais as principais orientações para os pais em cada faixa etária e vários outros aspectos relevantes no cuidado de crianças.

Duração

Ao contrário de muitos cursos superiores, que levam em média 4 anos para serem concluídos, a faculdade de Medicina tem uma duração média de 6 anos, dividida em 12 semestres. Confira um resumo da carga horária do curso de Medicina na unidade de Eunápolis da Pitágoras:

  • total de horas de aulas teóricas: 4.200;
  • total de horas de aula prática de laboratório: 3.720;
  • atividades complementares: 40;
  • total da carga horária: 7.960.

Nas unidades de Bacabal e Codó, o curso de Medicina tem carga horária total de 7.550 horas.

 

Rotina do estudante de Medicina

Além da rotina de atividades na própria faculdade, o estudante de Medicina deve estar preparado para uma maratona de estudos em casa, praticamente todos os dias. Isso porque provavelmente você será exposto a trabalhos e provas a todo o momento, com conteúdos que exigem não apenas o entendimento de conceitos e fatos, mas a memorização de diferentes pontos-chaves.

Assim, um aluno de Medicina precisa dedicar de 8 a 12 horas por dia às tarefas da faculdade. Logo, uma dica essencial para atravessar essa graduação tão densa, onde tudo é importante, é criar um bom cronograma de estudos.

Aqui, também vale ressaltar que é necessário ficar atento aos prazos em relação à entrega de trabalhos e provas. Portanto, fazer anotações em uma agenda pode ser muito proveitoso.

Residência médica: como funciona?

A residência médica é o período que ocorre após a graduação, quando os profissionais escolhem uma área para aprofundar seus estudos e prática. De modo geral, essa fase dura de 2 a 3 anos, mas o programa pode mudar de acordo com a proposta de cada instituição de saúde e da especialidade escolhida.

Para conquistar uma vaga, o candidato precisa passar por uma nova seleção parecida com o vestibular, até mesmo com a chance de não conseguir ser aprovado. Após isso, o médico residente deve assistir às aulas e participar de atividades supervisionadas em um hospital, incluindo a realização de plantões.

Apesar de ser uma etapa de estudo como uma pós-graduação, a residência funciona mesmo como um trabalho que ocupa boa parte do tempo dos residentes (cerca de até 60 horas semanais). Inclusive, essa atividade é remunerada e eles recebem uma bolsa pelos serviços prestados.

O programa de residência médica é reconhecido no país desde o final dos anos 1970 e, com o tempo, se tornou o principal meio de especializar os médicos do Brasil, ou seja, o melhor modo para o recém-formado em Medicina complementar sua formação.

Além disso, os profissionais em treinamento têm a oportunidade de, sob supervisão, vivenciar as condições de trabalho que vai enfrentar quando obtiver o título. Logo, a residência médica é fundamental para conhecer na prática o dia a dia de atuação em determinadas especialidades e, também, para o médico residente ter um contato maior com os pacientes e experimentar a rotina de trabalho como um todo, no hospital.

Médica residente - Medicina

Medicina na Pitágoras: onde está presente?

O curso de Medicina da Pitágoras está localizado em três cidades: Eunápolis (BA), Bacabal (MA) e Codó (MA). Veja, a seguir, como é a graduação nessas três localidades!

 

Eunápolis

A unidade Pitágoras de Eunápolis, na Bahia, iniciou suas atividades em março de 2018, oferecendo cursos de Engenharia. Desde então, a faculdade ampliou sua estrutura e sua oferta de cursos, e apresenta três campi na cidade um deles dedicado exclusivamente à graduação em Medicina.

A população da cidade é de cerca de 115.360 habitantes. Com qualidade de vida e proximidade de belas praias, como Trancoso e Porto Seguro, Eunápolis é uma das regiões mais cobiçadas para morar na Bahia.

A faculdade de Eunápolis tem cerca de 350 alunos matriculados, que contam com laboratórios para atividades práticas que visam ao desenvolvimento e à formação de profissionais preparados para atuar no mercado de trabalho.

Além disso, a instituição contribui para a transformação nos espaços e no cenário do atendimento da Rede Municipal de Saúde, por meio da parceria com o Programa Mais Médicos e da inserção dos estudantes junto às Unidades Básicas de Saúde do município, desde o primeiro semestre do curso.

 

Bacabal

Bacabal é uma cidade que está situada no interior do Maranhão, com uma população de 104.633 habitantes. A Unidade Pitágoras deu início às suas operações em fevereiro de 2017, iniciando a contratação de profissionais do ramo, abrindo vagas de emprego para docentes de Medicina na região do Maranhão.

O curso de Medicina em Bacabal ocorre em parceria com o Programa Mais Médicos e possibilita que a Pitágoras contribua com a melhoria da rede de saúde local, por meio de ações de contrapartida como aquisição de equipamentos, ampliações e reformas na infraestrutura, treinamento de profissionais da rede e abertura de programas de residência.

Logo, a oferta do curso de Medicina leva à Bacabal a formação de alto nível e também contribui para a geração de empregos diretos.

 

Codó

Codó é um município localizado no estado do Maranhão, com uma população estimada de 123.116 habitantes. O curso de Medicina desta unidade oferece 5 bolsas integrais, destinadas a alunos moradores da micro e macro região e provenientes de escolas públicas.

A região conta com vários hospitais, UPAs, laboratórios e clínicas que aproximam os alunos de Medicina da realidade da profissão, fazendo com que tenham grande contato com pacientes.

Faça um tour virtual pelo curso de Medicina!

Conheça toda a infraestrutura do curso de Medicina da Pitágoras.

Por que fazer Medicina na Pitágoras?

A faculdade Pitágoras iniciou suas atividades na cidade de Belo Horizonte no ano de 2000, oferecendo o curso superior de Administração. No final do ano de 2001, possuía 332 alunos, ao passo que já contava com uma ampla base na Educação Básica, que somava 98.257 alunos.

Atualmente, a faculdade Pitágoras está presente no ensino superior nos estados do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Paraná, Pará, Maranhão, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará, Bahia, Alagoas e Acre.

Existem mais de 70 opções de graduações, além de especializações, todas reconhecidas pelo Ministério da Educação. Toda a infraestrutura da faculdade tem o objetivo de promover experiências de aprendizado exemplares aos estudantes, potencializando o seu crescimento profissional e humano.

No caso da faculdade de Medicina, a instituição tenta mesclar, com o máximo de equilíbrio, as dimensões práticas e teóricas do conhecimento. Para isso, são essenciais a combinação de bibliotecas com ricos acervos, laboratórios especializados e salas multimídia.

Pioneira em inovação, a faculdade Pitágoras constantemente se atualiza com o objetivo de preparar seus estudantes para o mercado de trabalho. Para isso, oferece a melhor infraestrutura, como:

  • aplicação prática dos conhecimentos com as comunidades vizinhas nas clínicas-escola;
  • simuladores que possibilitam experiências mais próximas da realidade da profissão;
  • laboratórios modernos, como Laboratório de Microscopia, Laboratório de Habilidades Médicas, Laboratório Multidisciplinar e Laboratório Morfofuncional.

Além disso, a Pitágoras implementou um Programa de Residência Médica. Os atendimentos são ofertados para Medicina de Família e Comunidade. Além disso, estão em implementação para os próximos anos os atendimentos em Clínica Médica e Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia. 

Não deixe para depois, inicie seu curso de Medicina em 2024!

 

Agora, você vai conhecer melhor os métodos de aprendizagem, os benefícios de estudar com a Pitágoras e o melhor que espera você!

Ciclo acadêmico

O estudo e aprendizado do curso de Medicina na Pitágoras conta com diferenciais objetivos e práticos, com casos reais de estudo que constituem uma base sólida na formação dos futuros médicos.

Diversas oportunidades

Existe a possibilidade de atuar em redes públicas de saúde, atendimento emergencial, cirúrgico e clínico e em áreas mais políticas e burocráticas.

Mercado de trabalho

A Pitágoras conta com uma parceria com a Rede Pública de Saúde, onde há atendimento SUS. É possível atuar em campo e colocar todos os seus aprendizados em prática.

Ingresso com vestibular

O vestibular tradicional é uma das principais portas de entrada para Medicina na Pitágoras. Para a segurança de todos, com base em portarias, leis e decretos, o vestibular conta com aplicação online.

Ingresso pela nota do Enem

Para se inscrever nessa opção, é importante acessar o nosso portal, cadastrar a nota do Enem e aguardar o resultado do processo seletivo. É necessário efetuar o pagamento do boleto.

Sistema PBL

O PBL é um método que tem o objetivo de fazer com que cada estudante estude na prática sobre determinados conteúdos relevantes, com assuntos estruturados e cognitivos.

Metodologia TBL

Com a metodologia de aprendizagem ativa TBL (Team-Based Learning), os alunos constroem o conhecimento de forma coletiva e colaborativa. Nela, os professores atuam como facilitadores, propondo atividades que estimulam pensamento crítico, diálogo e trabalho em conjunto.

Atividades na rede básica de saúde

Fundamentais para o aprendizado na prática, todas as atividades, além de ser contabilizadas como horas de estágio supervisionado, fazem parte do currículo obrigatório.

Corpo Docente

Na Pitágoras, além do estudante ter um conjunto de espaços para práticas que usam a tecnologia para unir teoria e prática, temos um Corpo Docente formado por profissionais titulados, conhecedores das atividades do campo de trabalho do médico, em suas diferentes áreas.

Venha estudar Medicina na Pitágoras!

Agora que já conhece tudo sobre Medicina na Pitágoras, não perca mais tempo e invista no seu futuro. Faça essa graduação em nossa instituição de ensino e tenha acesso a diferenciais exclusivos que fazem toda a diferença para a sua formação. Estamos de portas abertas para recebê-lo!

Gostou de conhecer tudo sobre o curso de Medicina e quer fazer essa graduação na Pitágoras? Então, não perca mais tempo e inscreva-se em nosso vestibular online!

Artigos relacionados