Tudo sobre o curso de Medicina

estudante de medicina

Quem nunca quis se tornar um médico? Encontrar alguém que nunca almejou essa profissão, mesmo durante as brincadeiras na infância, é um grande desafio. No entanto, muitas vezes, esse é um desejo que parece inatingível para muitas pessoas. Nós, da Pitágoras, estamos aqui para te mostrar que é possível!

O curso de Medicina na Pitágoras é uma graduação com uma longa tradição e altamente reconhecida no mercado. Quer saber mais sobre essa graduação e as possibilidades de atuação? Então, continue conosco e acompanhe a leitura!

Como é a graduação?

O curso de Medicina na Faculdade Pitágoras é uma ótima oportunidade para você, se quiser aliar uma educação consistente e eficiente com os benefícios de um diploma completamente aceito no mercado de trabalho. Agora, vamos descobrir quanto dura a faculdade de Medicina e várias outras informações importantes.

A graduação em Medicina é oferecida exclusivamente no campus de Eunápolis (Bahia), na modalidade de ensino 100% presencial e em período integral. A sua duração é de 6 anos e toda a grade curricular funciona de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação (MEC) para cursos da área de saúde.

Ou seja: você terá, além do treinamento teórico, muitas aulas práticas e períodos de estágio obrigatório em instituições parceiras para treinar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso superior de Medicina. A formação é, portanto, completa e muito abrangente.

Objetivos do curso de Medicina na Pitágoras

O principal objetivo da faculdade de Medicina na Pitágoras é a formação de médicos competentes, qualificados e prontos para o mercado de trabalho. Isso, é claro, envolve um trabalho árduo e muito detalhado, com foco nas interações humanas e também na parte técnica da profissão.

Por causa disso, a Pitágoras conta com uma série de parcerias e diferenciais — sobre os quais vamos falar mais à frente — que corroboram para uma formação humanizada e ao mesmo tempo técnica, garantindo que profissionais completos e realmente aptos para a prática da Medicina sejam diplomados todos os anos.

O campus

Os campi da Pitágoras em Eunápolis são bastante recentes — foram inaugurados em 2018 — e abrigam alguns cursos essenciais além da Medicina, como: Engenharia Civil, Mecânica e de Produção e Direito. A instalação dessa unidade foi um marco para a cidade e, claro, para a instituição.

O campus de Medicina, especificamente, é exclusivo para alunos dessa graduação. Assim, eles podem contar com toda a infraestrutura e disponibilidade necessária de materiais e espaços da faculdade para a realização de suas tarefas e para construção de seu conhecimento de modo contínuo.

A região de Eunápolis na Bahia

Não sabe onde cursar Medicina? A cidade de Eunápolis, na Bahia, é relativamente jovem: foi fundada em 1988, após uma série de disputas administrativas com regiões limítrofes. Ela está localizada a cerca de 600 km da capital baiana, Salvador, mas próxima de grandes centros importantes, como Porto Seguro.

É uma cidade pacata e com jeitinho de interior, mas com os benefícios de fácil acesso a locais de interesse no estado. Além disso, a sua localização é privilegiada também quando falamos sobre a natureza: está próxima do litoral baiano, um dos mais belos do Brasil, e também é riquíssima em belezas naturais. Assim, cursar Medicina na Bahia é vantajoso também para a qualidade de vida!

Período

Os cursos de Medicina, em geral, são ministrados ao longo de 6 anos. Na Faculdade Pitágoras, que segue todas as recomendações e diretrizes do MEC para seus cursos, isso não é diferente. A graduação é, portanto, dividida em 12 semestres, com diversas atividades práticas (estágios e laboratórios) espalhadas ao longo desse período.

É importante ressaltar, também, que o curso é oferecido de forma presencial e em período integral. Isso garante que você possa se dedicar, de maneira eficiente, aos seus estudos sem que nenhum conteúdo importante seja deixado para trás durante a sua formação.

Infraestrutura do curso

Agora, vamos falar sobre a infraestrutura do curso de Medicina da Pitágoras! Afinal, para se tornar um bom médico, é fundamental que o treinamento e a educação sejam completos e cubram todos os pontos essenciais. Por isso, em nosso campus, contamos com:

  • laboratórios de anatomia;
  • hospital-escola;
  • laboratórios de microbiologia;
  • laboratórios de informática (essenciais para a telemedicina).

Além disso, a infraestrutura do curso conta com uma ótima grade, com as melhores matérias de Medicina e, claro, com todos os diferenciais existentes nessa graduação. A seguir, vamos falar mais sobre esses tópicos. Vamos continuar?

A grade curricular

Na Faculdade Pitágoras, a grade curricular de Medicina é altamente voltada para questões importantes para essa carreira: a prática e a humanização. Isso não quer dizer que a teoria seja deixada de lado. Por isso, há um equilíbrio, sempre visando a uma educação completa e eficiente para o mercado.

Nossa grade também é constantemente atualizada, com o objetivo de deixar você sempre em sincronia com os acontecimentos médicos do Brasil e do mundo. Sendo assim, há um forte investimento em tecnologia e em pontos cruciais para a Medicina do Futuro.

Diferenciais

Um dos principais diferenciais do ensino de Medicina na Pitágoras é o sistema PBL (do inglês Problem Based Learning, ou aprendizagem baseada em problemas). Aqui, você vai entrar em contato frequente com casos clínicos e situações que serão observadas em seu dia a dia profissional, preparando você para essa realidade desde o primeiro dia de aula.

Além disso, as diversas parcerias da faculdade particular de Medicina na Pitágoras com programas importantes (como o Mais Médicos) e as visitas frequentes às UBS (Unidades Básicas de Saúde) da região fazem com que esse contato seja ainda mais direto. Logo, deixam você em contato, desde o início, com o que vai fazer parte de sua rotina dentro de alguns anos.

Medicina é para você?

Você já deve saber que o curso de Medicina, assim como outras graduações, tem uma alta carga de conteúdo, certo? Se você optar por essa graduação, ela vai exigir muita responsabilidade da sua parte. 

Por isso, antes de optar por essa carreira, você tem que ter certeza de que está disposto a estudar muito, tem sede de conhecimento e está consciente de que vão precisar continuar se atualizando para o resto da vida.

Outra característica importante para os futuros médicos é não ter medo de enfrentar desafios. Afinal, no dia a dia desse profissional, esse tipo de situação será frequente e vai demandar, além de jogo de cintura, uma boa capacidade de resolução rápida de problemas e de raciocínio lógico.

Quer entender melhor o perfil desse profissional para refletir se realmente combina com você? Continue acompanhando!

Características exigidas do aluno de Medicina

As características mencionadas são realmente importantes para o aluno de Medicina. No entanto, elas não param por aí: há muitas outras habilidades que podem — e devem — ser trabalhadas ao longo do curso para que o graduando se torne um profissional qualificado. 

Por isso, não se preocupe se não se encaixar em todas elas! Na graduação, a gente te ajuda a se desenvolver e evoluir.

Veja a seguir 6 características fundamentais para esse profissional!

Foco

Ao longo de qualquer graduação, é comum que o estudante se sinta um pouco perdido. Esse tipo de sensação é completamente normal: uma resposta esperada do cérebro para a grande quantidade de informações e para os questionamentos relacionados com a vida pessoal e profissional de cada um.

Por isso, é fundamental que, ao se tornar estudante de Medicina, você tenha bastante foco e saiba se concentrar naquilo que realmente importa. Tente evitar a procrastinação nos estudos e manter sempre o direcionamento ao longo de sua formação acadêmica.

Disciplina

Aproveitando o gancho, vamos falar agora sobre a disciplina, uma característica indispensável para alunos de graduação. Na Medicina, então, isso se torna ainda mais urgente, porque conciliar os estudos práticos e teóricos pode ser um grande desafio para muitos estudantes.

Sendo assim, a nossa recomendação é que você comece, desde já, a se organizar e trabalhar a disciplina em seu dia a dia. Ter horários e cumpri-los, por meio de um cronograma de estudos, é uma ótima maneira não só de se preparar para o vestibular de Medicina (com a ajuda de cursinhos online ou presenciais, por exemplo), mas também para o dia a dia na faculdade e na profissão.

Dedicação

A dedicação também é outro ponto que não pode ser deixado de fora quando nos referimos a um graduando de Medicina. Afinal, esse é um curso que vai exigir muito de você, tanto física quanto emocionalmente.

A dedicação também é importante para que você saia da zona de conforto durante a faculdade. Envolver-se em projetos, pesquisas e explorar novas situações é fundamental para uma formação de qualidade. Assim, você começa a trilhar os primeiros passos de sua carreira, a criar vínculos com colegas de profissão e muito mais.

Persistência

Você é uma pessoa persistente? Ou seja, você se mantém constante e focado em determinada atitude ou ação? Saiba que essa é outra competência essencial para o estudante de Medicina.

Tente se manter consistente nos estudos, no cultivo de um bom relacionamento com os colegas de classe (e futuros parceiros de profissão!) e em suas atividades extracurriculares. Essa é uma qualidade formidável para o médico em formação, e desenvolvê-la será um grande diferencial para o futuro.

Resiliência

Agora, vamos falar sobre a resiliência, uma característica muito mencionada, mas pouco compreendida pela maioria das pessoas. Você sabe o que significa?

Ser resiliente é ter a capacidade de se moldar às mais diversas situações, tirando o melhor proveito de cada uma delas e aprendendo com as possíveis adversidades que surgirem pelo caminho.

Para um médico, a resiliência é quase uma habilidade obrigatória. Afinal, nem sempre as coisas correm como o planejado no dia a dia da prática médica. Adaptar-se, pensar rápido e não deixar a peteca cair diante dos obstáculos são características essenciais para que os pacientes tenham o melhor cuidado possível de seus profissionais.

Amor pela profissão

Por fim, mas não menos importante, devemos citar o amor pela profissão como uma característica inerente aos futuros médicos. A Medicina é uma área desafiadora e apenas aqueles que nutrem sentimentos pelo ato de ajudar ao próximo serão realmente bem-sucedidos nessa carreira.

Por isso, considere os seus objetivos e tenha em mente que o contato com as pessoas será constante não apenas durante a sua formação, mas também em seu cotidiano profissional. Além disso, a humanização é uma pauta essencial para a prática da Medicina. Trabalhar competências como a oratória e a empatia são boas medidas para se tornar um bom médico.

E então, acha que a profissão combina com você? Continue acompanhando para entender as possibilidades de atuação e como anda o mercado de trabalho nessa área!

O mercado atual de medicina

As áreas de atuação para um médico são muito amplas. Esse profissional pode trabalhar em clínicas, hospitais, na área de pesquisa, no campo jurídico e forense e pode, inclusive, lecionar para novas gerações de médicos. No entanto, quando falamos sobre quem se formou recentemente, essas possibilidades são um pouco limitadas.

Ao se graduar, o médico recém-formado tem o título de generalista. Ou seja: ele pode, assim que se forma, atuar como um clínico geral. No entanto, para melhores oportunidades (tanto de remuneração quanto de carreira), cursar uma residência médica após a faculdade é o caminho seguido pela maioria dos estudantes.

Possibilidades de especialização

A seguir, vamos discutir sobre algumas das especializações mais interessantes para recém-formados na Medicina. Mas saiba que há dezenas de alternativas que não foram citadas abaixo. Com certeza vai encontrar uma que combine exatamente com os seus objetivos! Confira!

Pediatria

A Pediatria remunera os profissionais com médias próximas aos R$ 6.000 mensais. É também uma das áreas mais difundidas em toda a Medicina. O pediatra pode trabalhar tanto em clínicas como hospitais, públicos ou privados, sendo essencial para garantir a saúde de base e fazer com que as novas gerações se tornem adultos saudáveis.

Há, ainda, a Cirurgia Pediátrica, dedicada aos profissionais que gostariam de unir os seus conhecimentos clínicos à prática cirúrgica. Para isso, você deve fazer a residência em Cirurgia Geral (com duração de três anos) e uma especialização na área Pediátrica (de mais dois anos).

Cardiologia

As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de mortes em todo o mundo — em 2019, 289 mil pessoas sofreram gravemente com essas enfermidades. No Brasil, com o aumento de questões como a sedentarização e a obesidade, esse número tende a crescer.

Por isso, o profissional especializado em Cardiologia, cujo salário médio é de R$ 5.397,92, é fundamental para a nossa sociedade. Novamente, há a possibilidade também de seguir carreira na área de Cirurgia do Coração, que traz oportunidades ainda melhores quando falamos de remuneração e carreira.

Oftalmologia

Já reparou que é difícil encontrar alguém que não apresente algum problema de visão? Por isso, o Oftalmologista é um médico indispensável para garantir a qualidade de vida e a produtividade da população, fatores que são fortemente afetados quando nos referimos à dificuldade de enxergar.

Esse profissional é encarregado de lidar com problemas que se misturam com outras áreas da Medicina, como doenças secundárias causadas pela diabetes ou a catarata, muito comum entre pessoas idosas. É uma área multidisciplinar e bastante interessante! O salário médio para um Oftalmologista é de R$ 4.98,78.

Geriatria

No Brasil, em 2019, a população idosa representava cerca de 13% da população, o equivalente a mais de 28 milhões de pessoas de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por isso, prevenção e diagnósticos precoces devem ser palavras-chave quando nos referimos aos cuidados com essas pessoas.

Os geriatras são peças fundamentais da clínica médica. Eles são especializados nas doenças que atingem os idosos e os mais indicados para a realização do tratamento de tais enfermidades e a sua prevenção efetiva. Um acompanhamento geriátrico de qualidade pode aumentar a longevidade e a qualidade de vida de nossa população. Para isso, esse profissional recebe uma média salarial de R$ 6.404,58.

Ginecologia e Obstetrícia

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de neoplasia mais comum entre as mulheres. Além dele, temos também o câncer de colo de útero e de ovário. Outras doenças que comumente atingem a população feminina são a síndrome dos ovários policísticos e disfunções sexuais variadas.

Por isso, o papel do especialista em Ginecologia e Obstetrícia é fundamental do início ao fim da vida da mulher, passando por momentos importantes como a primeira menstruação, o início da vida sexual, a gestação, o parto e, claro, a menopausa. O acompanhamento com esse profissional, que recebe cerca de R$ 6.366,88, é fundamental para garantir a qualidade de vida do público feminino.

Oncologia

A oncologia é a área médica que lida com o diagnóstico e o tratamento dos mais variados tipos de câncer. No Brasil, é claro, isso não é diferente: em 2020, a previsão do INCA era de 625 novos mil casos, um valor que pode vir a ser subnotificado devido à pandemia de Covid-19.

Nesse cenário, torna-se imprescindível a existência de profissionais que realmente conheçam a doença e saibam como lidar com ela da melhor forma possível, aliando cuidados paliativos com tratamentos eficazes para cada um dos tipos de câncer. Isso faz da Oncologia uma das áreas em alta na Medicina, com salários médios de aproximadamente R$ 9.000.

Psiquiatria

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o crescimento dos transtornos mentais tem crescido em todo mundo. Entre eles, destacam-se a depressão e a ansiedade. Portanto, é fundamental que existam profissionais preparados para lidar com essa realidade.

É aqui que entra o psiquiatra. Essa é uma das áreas mais interessantes da Medicina e que possibilita o maior número de caminhos para a carreira. Sendo assim, se você gosta da área médica, mas também tem outros interesses, pode ser uma alternativa interessante. O salário para essa especialidade é de cerca de R$ 7.078,61.

Radiologia

A Radiologia é uma das áreas mais importantes para a Medicina do Futuro, um conceito que une os conhecimentos teóricos e práticos à tecnologia. Os exames de imagem são fundamentais para o diagnóstico de uma série de doenças e, claro, o acompanhamento do tratamento de cada uma delas.

O profissional da Radiologia (cujo salário médio é de R$ 6.437,21) trabalha em conjunto com colaboradores de outras áreas, como os técnicos, responsáveis pela obtenção das imagens com clareza e qualidade. Assim, os pacientes saem ganhando!

Além dessas, há muitas outras áreas interessantes para se seguir: Nutrologia, medicina nuclear, medicina do trabalho, genética, infectologia e assim por diante. Durante a graduação, você vai entrar em contato com todas elas e poderá, assim, escolher a que mais combina com os seus objetivos.

Como é o mercado de trabalho para Medicina

O mercado de trabalho para o profissional de Medicina é extremamente favorável, tanto em grandes centros — em que há uma demanda maior por médicos especialistas — quanto em cidades do interior — carentes, muitas vezes, até mesmo em cuidados de base. O médico pode trabalhar tanto no âmbito privado quanto no público, por meio de concursos (confira o site da LFG para mais informações!).

Para o profissional formado na Pitágoras, a inserção no mercado é facilitada por meio do acesso exclusivo ao Canal Conecta — plataforma que reúne as melhores vagas na área da saúde para o estudante que está investindo em sua graduação. Assim, você se forma já com muita experiência de campo!

Também tivemos uma live especial de Medicina com o Professor Aula Destaque Doutor Jairo Bouer que abordou sobre o impacto do cenário atual na formação dos futuros médicos. A conversa foi mediada pelo Jefferson Schroeder com a participação dos acadêmicos Camilla Veiga e Pedro Crotti. Você pode conferir a gravação completa no vídeo abaixo:

Como se inscrever para o curso de Medicina Pitágoras

Como podemos ver, o curso de Medicina é muito puxado e exige muita resiliência por parte do estudante. No entanto, ele também traz um grande retorno ao graduado, não apenas no âmbito financeiro, mas também nas áreas de realização profissional e pessoal. O que você está esperando para realizar o seu grande sonho? Venha fazer parte de nossa grande família!

Para mais informações sobre o curso — como o valor do curso de Medicina, corpo docente, grade curricular, formas ingresso e muito mais — basta entrar em contato com a unidade de Eunápolis. A equipe está preparada para ajudá-lo e responder aos seus principais questionamentos sobre a graduação!

E para fechar a nossa conversa de hoje, nada melhor do que explicar como um candidato pode se inscrever para o vestibular, certo? Para fazer a inscrição para o curso de Medicina, basta preencher os seus dados no Consultec e seguir as orientações da página para finalizar o processo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content