estudante de medicina

Tudo sobre o curso de Medicina

Quem nunca quis se tornar um médico? Encontrar alguém que nunca almejou essa profissão, mesmo durante as brincadeiras na infância, é um grande desafio. No entanto, muitas vezes, esse é um desejo que parece inatingível para muitas pessoas. Nós, da Pitágoras, estamos aqui para te mostrar que é possível!

Se esse é o seu sonho, saiba que adentrar nessa carreira e ter, em seu dia a dia, as atribuições de uma das profissões mais antigas da humanidade não é nenhum bicho de sete cabeças.

O curso de Medicina na Pitágoras é uma graduação com uma longa tradição e altamente reconhecida no mercado. Quer saber mais sobre essa graduação e as possibilidades de atuação? E aí, está pronto para saber tudo sobre Medicina? Então, continue conosco e acompanhe a leitura!

A graduação de Medicina

O curso de Medicina é uma ótima oportunidade para você, se quiser aliar uma educação consistente e eficiente com os benefícios de um diploma completamente aceito no mercado de trabalho. Agora, vamos descobrir quanto dura a faculdade de Medicina e várias outras informações importantes!

Ou seja: você terá, além do treinamento teórico, muitas aulas práticas e períodos de estágio obrigatório em instituições parceiras para treinar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso superior de Medicina. A formação é, portanto, completa e muito abrangente.

A prática no curso de Medicina

Antes de explicarmos como funciona a faculdade de Medicina, precisamos salientar um ponto essencial desse Bacharelado: a prática.

Aprender a parte teórica é realmente muito importante para a formação de um futuro médico, mas nada se compara à prática. A vivência com os pacientes e a observação em primeira pessoa de casos clínicos são cruciais para uma formação multidisciplinar e para o desenvolvimento do raciocínio clínico nos futuros profissionais.

Por isso, estágios devem fazer parte da rotina do estudante de Medicina desde o primeiro semestre. Na Pitágoras, a própria metodologia de ensino já possibilita esse contato frequente com a prática clínica — coisa que veremos melhor no decorrer do texto!

Como é a faculdade de Medicina?

Você já deve saber que o curso de Medicina, assim como outras graduações, tem uma alta carga de conteúdo, certo? Se você optar por essa graduação, ela vai exigir muita responsabilidade da sua parte. 

Diretrizes, Carga Horária e Estágio

Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo MEC (Ministério da Educação), todos os cursos de Medicina contam com conteúdos divididos nas 3 grandes áreas:

  • Atenção à Saúde;
  • Gestão em Saúde;
  • Educação em Saúde.

A graduação de Medicina conta com carga horária mínima de 7.200h, com previsão de conclusão em, pelo menos, 6 anos de curso.

O estágio supervisionado é obrigatório, deve ser realizado em regime de internato médico e integra, no mínimo, 35% da carga horária total do curso. Deste período de estágio, 30% deve ser realizada no Sistema Básico de Saúde (SUS), na atenção básica e no serviço de urgência e emergência.

Os demais 70% podem se dividir dentre as áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia, Obstetrícia, Pediatria, Saúde Coletiva e Saúde Mental.

💡 Curiosidade: Na Pitágoras, o estágio supervisionado corresponde a 2.880h de estágio (36% da carga horária do curso) e ocorre de forma integrada e rotativa nos 9.º, 10.º, 11.º e 12.º semestres do curso.

Metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas no curso de Medicina

  • Metodologia problematizadora embasada e orientada na comunidade;
  • Portfólio Reflexivo (no PINESC e no Estágio Supervisionado);
  • Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP;
  • Conferências, Palestras dialogadas e Consultorias;
  • Aprendizagem Baseada em Tarefas – Simulação Realística;
  • Aprendizagem Baseada em Equipes – ABE (nos Estágios Supervisionados);
  • Discussão de Casos Clínicos.

Viu como é muita coisa? Por isso, antes de optar por essa carreira, você tem que ter certeza de que está disposto a estudar muito, ter sede de conhecimento e estar consciente que precisará continuar se atualizando para o resto da vida. 🙂

Quer entender melhor o perfil desse profissional para refletir se realmente combina com você? Continue acompanhando!

Qual é o perfil de um estudante de Medicina?

Uma característica importante para os futuros médicos é não ter medo de enfrentar desafios. Afinal, no dia a dia desse profissional, esse tipo de situação será frequente e vai demandar, além de jogo de cintura, uma boa capacidade de resolução rápida de problemas e de raciocínio lógico.

As características mencionadas são realmente importantes para o aluno de Medicina. No entanto, elas não param por aí: há muitas outras habilidades que podem — e devem — ser trabalhadas ao longo do curso para que o graduando se torne um profissional qualificado. 

Por isso, não se preocupe se não se encaixar em todas elas! Na graduação, a gente te ajuda a se desenvolver e evoluir.

Para descontrair:Qual médico de Grey’s Anatomy é você? 💉 Faça o nosso teste e descubra quem é você no hospital mais emocionante das séries de Medicina!

Veja a seguir 6 características fundamentais para o profissional de Medicina!

1. Foco

Ao longo de qualquer graduação, é comum que o estudante se sinta um pouco perdido. Esse tipo de sensação é completamente normal: uma resposta esperada do cérebro para a grande quantidade de informações e para os questionamentos relacionados com a vida pessoal e profissional de cada um.

Por isso, é fundamental que, ao se tornar estudante de Medicina, você tenha bastante foco e saiba se concentrar naquilo que realmente importa. Tente evitar a procrastinação nos estudos e manter sempre o direcionamento ao longo de sua formação acadêmica.

2. Disciplina

Aproveitando o gancho, vamos falar agora sobre a disciplina, uma característica indispensável para alunos de graduação. Na Medicina, então, isso se torna ainda mais urgente, porque conciliar os estudos práticos e teóricos pode ser um grande desafio para muitos estudantes.

Sendo assim, a nossa recomendação é que você comece, desde já, a se organizar e a trabalhar a disciplina em seu dia a dia. Ter horários e cumpri-los, por meio de um cronograma de estudos, é uma ótima maneira não só de se preparar para o vestibular de Medicina (com a ajuda de cursinhos online ou presenciais, por exemplo), mas também para o dia a dia na faculdade e na profissão.

3. Dedicação

A dedicação também é outro ponto que não pode ser deixado de fora quando nos referimos a um graduando de Medicina. Afinal, esse é um curso que vai exigir muito de você, tanto física quanto emocionalmente.

A dedicação também é importante para que você saia da zona de conforto durante a faculdade. Envolver-se em projetos, pesquisas e explorar novas situações é fundamental para uma formação de qualidade. Assim, você começa a trilhar os primeiros passos de sua carreira, a criar vínculos com colegas de profissão e muito mais.

4. Persistência

Você é uma pessoa persistente? Ou seja, você se mantém constante e focado em determinada atitude ou ação? Saiba que essa é outra competência essencial para o estudante de Medicina.

Tente se manter consistente nos estudos, no cultivo de um bom relacionamento com os colegas de classe (e futuros parceiros de profissão!) e em suas atividades extracurriculares. Essa é uma qualidade formidável para o médico em formação, e desenvolvê-la será um grande diferencial para o futuro.

5. Resiliência

Agora, vamos falar sobre a resiliência, uma característica muito mencionada, mas pouco compreendida pela maioria das pessoas. Você sabe o que significa?

Ser resiliente é ter a capacidade de se moldar às mais diversas situações, tirando o melhor proveito de cada uma delas e aprendendo com as possíveis adversidades que surgirem pelo caminho.

Para um médico, a resiliência é quase uma habilidade obrigatória. Afinal, nem sempre as coisas correm como o planejado no dia a dia da prática médica. Adaptar-se, pensar rápido e não deixar a peteca cair diante dos obstáculos são características essenciais para que os pacientes tenham o melhor cuidado possível de seus profissionais.

6. Amor pela profissão

Por fim, mas não menos importante, devemos citar o amor pela profissão como uma característica inerente aos futuros médicos. A Medicina é uma área desafiadora, e apenas aqueles que nutrem sentimentos pelo ato de ajudar ao próximo serão realmente bem-sucedidos nessa carreira.

Por isso, considere os seus objetivos e tenha em mente que o contato com as pessoas será constante não apenas durante a sua formação, mas também em seu cotidiano profissional. Além disso, a humanização é uma pauta essencial para a prática da Medicina. Trabalhar competências como a oratória e a empatia são boas medidas para se tornar um bom médico.

💡 Quer saber mais do dia a dia desse estudante? Veja o post que a nossa aluna Mírian, do 5.° período, fez sobre as perspectivas de um estudante de Medicina 😉

E então, acha que a profissão combina com você? Continue acompanhando para entender mais do curso e grade curricular!

Conheça a grade curricular de Medicina na Pitágoras

Na Faculdade Pitágoras, a grade curricular de Medicina é altamente voltada para questões importantes para essa carreira: a prática e a humanização. Isso não quer dizer que a teoria seja deixada de lado. Por isso, há um equilíbrio, sempre visando a uma educação completa e eficiente para o mercado.

Nossa grade também é constantemente atualizada, com o objetivo de deixar você sempre em sincronia com os acontecimentos médicos do Brasil e do mundo. Sendo assim, há um forte investimento em tecnologia e em pontos cruciais para a Medicina do Futuro. Vamos te dar um spoiler da grade curricular do curso de Medicina da Pitágoras por período! Confira:

1.º Período

  • Introdução ao Estudo da Medicina
  • Habilidades Gerais
  • Metabolismo
  • Funções Biológicas
  • Práticas Interdisciplinares de Interação Ensino, Serviços e Comunidade
  • Habilidades Médicas

2.º Período

  • Habilidades Gerais II
  • Doenças Resultantes da Agressão ao Meio Ambiente
  • Práticas Interdisciplinares de Interação Ensino, Serviços e Comunidade II
  • Habilidades Médicas II
  • Abrangência das Ações de Saúde
  • Mecanismo de Agressão e Defesa

3.º Período

  • Nascimento, Crescimento e Desenvolvimento
  • Percepção, Consciência e Emoção
  • Concepção e Formação do Ser Humano
  • Habilidades Gerais III
  • Práticas Interdisciplinares de Interação Ensino, Serviços e Comunidade III
  • Habilidades Médicas III

4.º Período

  • Práticas Interdisciplinares de Interação Ensino, Serviços e Comunidade IV
  • Processo de Envelhecimento
  • Proliferação Celular
  • Habilidades Gerais IV
  • Atualização II (Eletivas)
  • Habilidades Médicas IV
  • Saúde da Mulher, Sexualidade Humana e Planejamento Familiar

5.º Período

  • Febre, Inflamação e Infecção
  • Práticas Interdisciplinares de Interação Ensino, Serviços e Comunidade V
  • Dor
  • Dor Abdominal, Diarreia, Vômito e Icterícia
  • Habilidades Gerais V
  • Habilidades Médicas V

6.º Período

  • Problemas Mentais e do Comportamento
  • Práticas Interdisciplinares de Interação Ensino, Serviços e Comunidade VI
  • Perda de Sangue
  • Atualização III (Eletivas)
  • Habilidades Gerais VI
  • Fadiga, Perda de Peso e Anemias
  • Habilidades Médicas VI

7.º Período

  • Práticas Interdisciplinares de Interação Ensino, Serviços e Comunidade VII
  • ED – Políticas Públicas
  • Locomoção e Apreensão
  • Habilidades Gerais VII 
  • Habilidades Médicas VII
  • Distúrbios Sensoriais, Motores e da Consciência
  • Dispneia, Dor Torácica e Edemas

8.º Período

  • Habilidades Médicas VIII
  • Desordens Nutricionais e Metabólicas
  • Práticas Interdisciplinares de Interação Ensino, Serviços e Comunidade VIII
  • Aparecimento e Manifestações Externas das Doenças e Iatrogenia
  • Emergências
  • Habilidades Gerais VIII

Demais períodos são reservados para os Estágios Supervisionados – Estágios Obrigatórios Rotativos I, II, III e IV. 

A carreira de Medicina

As áreas de atuação para um médico são muito amplas. Esse profissional pode trabalhar em clínicas, hospitais, na área de pesquisa, no campo jurídico e forense e pode, inclusive, lecionar para novas gerações de médicos.

No entanto, quando falamos sobre quem se formou recentemente, essas possibilidades são um pouco limitadas. Continue acompanhando para entender as possibilidades de atuação e como anda o mercado de trabalho nessa área!

O que faz o profissional de Medicina?

Ao se graduar, o médico recém-formado tem o título de generalista. Ou seja: ele pode, assim que se forma, atuar como um clínico geral. No entanto, para melhores oportunidades (tanto de remuneração quanto de carreira), cursar uma residência médica após a faculdade é o caminho seguido pela maioria dos estudantes.

Quais são algumas das principais áreas da Medicina?

A seguir, vamos discutir sobre algumas das especializações mais interessantes para recém-formados na Medicina. Mas saiba que há dezenas de alternativas que não foram citadas abaixo. Com certeza, você vai encontrar uma que combine exatamente com os seus objetivos! Confira!

Pediatria

A Pediatria é uma das áreas mais difundidas em toda a Medicina. O pediatra pode trabalhar tanto em clínicas como hospitais, públicos ou privados, sendo essencial para garantir a saúde de base e fazer com que as novas gerações se tornem adultos saudáveis.

Há, ainda, a Cirurgia Pediátrica, dedicada aos profissionais que gostariam de unir os seus conhecimentos clínicos à prática cirúrgica. Para isso, você deve fazer a residência em Cirurgia Geral (com duração de três anos) e uma especialização na área Pediátrica (de mais dois anos).

Cardiologia

As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de mortes em todo o mundo — em 2019, 289 mil pessoas sofreram gravemente com essas enfermidades. No Brasil, com o aumento de questões como a sedentarização e a obesidade, esse número tende a crescer.

Por isso, o profissional especializado em Cardiologia é fundamental para a nossa sociedade. Novamente, há a possibilidade também de seguir carreira na área de Cirurgia do Coração, que traz oportunidades ainda melhores quando falamos de remuneração e carreira.

Oftalmologia

Já reparou que é difícil encontrar alguém que não apresente algum problema de visão? Por isso, o Oftalmologista é um médico indispensável para garantir a qualidade de vida e a produtividade da população, fatores que são fortemente afetados quando nos referimos à dificuldade de enxergar.

Esse profissional é encarregado de lidar com problemas que se misturam com outras áreas da Medicina, como doenças secundárias causadas pela diabetes ou a catarata, muito comum entre pessoas idosas. É uma área multidisciplinar e bastante interessante! 

Geriatria

No Brasil, em 2019, a população idosa representava cerca de 13% da população, o equivalente a mais de 28 milhões de pessoas de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por isso, prevenção e diagnósticos precoces devem ser palavras-chave quando nos referimos aos cuidados com essas pessoas.

Os geriatras são peças fundamentais da clínica médica. Eles são especializados nas doenças que atingem os idosos e os mais indicados para a realização do tratamento de tais enfermidades e a sua prevenção efetiva. Um acompanhamento geriátrico de qualidade pode aumentar a longevidade e a qualidade de vida de nossa população. 

Ginecologia e Obstetrícia

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de neoplasia mais comum entre as mulheres. Além dele, temos também o câncer de colo de útero e de ovário. Outras doenças que comumente atingem a população feminina são a síndrome dos ovários policísticos e disfunções sexuais variadas.

Por isso, o papel do especialista em Ginecologia e Obstetrícia é fundamental do início ao fim da vida da mulher, passando por momentos importantes como a primeira menstruação, o início da vida sexual, a gestação, o parto e, claro, a menopausa. O acompanhamento com esse profissional é fundamental para garantir a qualidade de vida do público feminino.

Oncologia

A oncologia é a área médica que lida com o diagnóstico e o tratamento dos mais variados tipos de câncer. No Brasil, é claro, isso não é diferente: em 2020, a previsão do INCA era de 625 novos mil casos, um valor que pode vir a ser subnotificado devido à pandemia de Covid-19.

Nesse cenário, torna-se imprescindível a existência de profissionais que realmente conheçam a doença e saibam como lidar com ela da melhor forma possível, aliando cuidados paliativos com tratamentos eficazes para cada um dos tipos de câncer. Isso faz da Oncologia uma das áreas em alta na Medicina.

Psiquiatria

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o crescimento dos transtornos mentais tem crescido em todo mundo. Entre eles, destacam-se a depressão e a ansiedade. Portanto, é fundamental que existam profissionais preparados para lidar com essa realidade.

É aqui que entra o psiquiatra. Essa é uma das áreas mais interessantes da Medicina e que possibilita o maior número de caminhos para a carreira. Sendo assim, se você gosta da área médica, mas também tem outros interesses, pode ser uma alternativa interessante. 

Radiologia

A Radiologia é uma das áreas mais importantes para a Medicina do Futuro, um conceito que une os conhecimentos teóricos e práticos à tecnologia. Os exames de imagem são fundamentais para o diagnóstico de uma série de doenças e, claro, o acompanhamento do tratamento de cada uma delas.

O profissional da Radiologia trabalha em conjunto com colaboradores de outras áreas, como os técnicos, responsáveis pela obtenção das imagens com clareza e qualidade. Assim, os pacientes saem ganhando!

Além dessas, há muitas outras áreas interessantes para se seguir: Nutrologia, Medicina Nuclear, Medicina do Trabalho, Genética, Infectologia e assim por diante. Durante a graduação, você vai entrar em contato com todas elas e poderá, assim, escolher a que mais combina com os seus objetivos.

Quais são as principais tendências para a área da Medicina?

Por se tratar de uma profissão que lida com vidas, a Medicina está em constante reinvenção. Isso é válido tanto para técnicas e procedimentos quanto para a inclusão e a descoberta de novos remédios. Além disso, há sempre novas ferramentas que facilitem o dia a dia da profissão para os médicos e seus pacientes.

A seguir, veja algumas das tendências mais bacanas para a Medicina!

Transformação digital

Cada vez mais, a Medicina tem utilizado a tecnologia para otimizar os seus processos e melhorar os atendimentos. Além da robótica nas cirurgias, os avanços tecnológicos também fazem parte do dia a dia em prontuários eletrônicos e muito mais.

Atendimento da Telemedicina

A Telemedicina é um recurso inovador que permite o atendimento de certos casos e especialidades por meio de videochamadas. É muito útil para atender pacientes com problemas de mobilidade ou que residam em áreas remotas. Além disso, foi fundamental para os cuidados durante a pandemia de COVID-19!

Humanização na profissão

Por muito tempo, o médico manteve uma certa distância emocional de seus pacientes. Mas isso é coisa do passado! A tendência agora é a humanização, focada no atendimento do paciente de maneira personalizada e íntima, sempre com muita empatia e respeito.

Foco na Medicina de base

Nos últimos anos, a preocupação com a atenção primária à saúde se tornou uma tendência. Estamos, aqui, falando sobre a prevenção de doenças e o atendimento rápido a problemas simples, antes que eles evoluam e necessitem da intervenção de um especialista para a sua resolução.

Empreendedorismo

O número de startups no setor da Medicina não para de crescer e, portanto, o empreendedorismo é também uma tendência para o setor. Seja abrindo o próprio consultório, seja investindo em uma franquia, o perfil do futuro médico tem tudo a ver com esse tipo de conceito!

Onde o profissional formado em Medicina pode atuar

O médico pode atuar nos seguintes locais:

  • hospitais;
  • clínicas;
  • laboratórios;
  • centros de reabilitação.

E muito mais!

Além disso, a atuação do profissional da Medicina pode se estender à Organizações Não Governamentais (ONGs), organizações variadas (como os Médicos Sem Fronteiras e o Exército), asilos, orfanatos, penitenciárias, órgãos esportivos e muito mais.

O médico pode trabalhar tanto no âmbito público quanto no privado. Para o primeiro, há a realização de muitos concursos que trazem não apenas bons salários, mas também estabilidade para os profissionais aprovados.

Ah! Não podemos deixar de mencionar que a atuação no exterior também é uma possibilidade para os formados em Medicina. A mão de obra da área médica é altamente requisitada em todo o mundo, e há vagas para você no país de seus sonhos!

Quanto ganha um profissional de Medicina

Dentre os profissionais das áreas de especialização médica que citamos anteriormente, podemos ter as seguintes médias salariais:

👨‍⚕️ Você já sabe qual é a área da Medicina ideal para você? Faça o nosso teste e descubra!

Como ingressar na profissão de Medicina

O mercado de trabalho para o profissional de Medicina é extremamente favorável, tanto em grandes centros — em que há uma demanda maior por médicos especialistas — quanto em cidades do interior — carentes, muitas vezes, até mesmo em cuidados de base. O médico pode trabalhar tanto no âmbito privado quanto no público, por meio de concursos (confira o site da LFG para mais informações!).

O mercado de trabalho para o profissional de Medicina

Para o profissional formado na Pitágoras, a inserção no mercado é facilitada por meio do acesso exclusivo ao Canal Conecta — plataforma que reúne as melhores vagas na área da saúde para o estudante que está investindo em sua graduação. Assim, você se forma já com muita experiência de campo!

Também tivemos uma live especial de Medicina com o Professor da Aula Destaque Doutor Jairo Bouer que abordou sobre o impacto do cenário atual na formação dos futuros médicos. A conversa foi mediada pelo Jefferson Schroeder com a participação dos acadêmicos Camilla Veiga e Pedro Crotti. Você pode conferir a gravação completa no vídeo abaixo:

Quais são as principais competências do profissional de Medicina?

Algumas das principais características do profissional de Medicina são:

  • atenção seletiva;
  • rapidez de percepção;
  • tolerância;
  • altruísmo;
  • Empatia;
  • Interpretação de linguagens verbais e não verbais;
  • liderança;
  • imparcialidade;
  • atendimento humanizado.

Para ter uma visão mais completa do mercado de trabalho para o recém-formado em Medicina, assista ao bate-papo da Dra. Milena Marques e Bianca Frazon, discente do 6.º ano de Medicina da Pitágoras, no Canal Oficial da Pitágoras Eunápolis no YouTube 🙂

Como se preparar para ser um médico do futuro?

Algumas dicas para que você possa se tornar um médico preparado para o futuro são:

  • escolha faculdades que tenham um bom foco na tecnologia e comece, desde já, a se preparar nesse quesito;
  • faça estágios e esteja frequentemente com os seus pacientes;
  • trabalhe habilidades como a empatia e a comunicação ao longo do curso;
  • desenvolva o seu lado empreendedor;
  • esteja sempre ligado nas tendências;
  • faça muitas palestras e se atualize desde a faculdade;
  • invista no networking, ou seja, na construção de uma boa rede de contatos com seus colegas médicos.

Onde eu posso estudar Medicina

São diversas as faculdades de Medicina, não é mesmo?

Dentre instituições de ensino superior públicas e privadas, o estudante pode escolher a melhor opção conforme a localização, benefícios da região, grade curricular, valores das mensalidades, oferta de bolsas de estudo e outros diferenciais acadêmicos.

Você sabia que a Faculdade de Medicina da Pitágoras Eunápolis tem todas essas vantagens? Então, acompanhe a sequência e conheça um pouco mais do nosso curso!

Conheça a Faculdade de Medicina da Pitágoras Eunápolis

A graduação em Medicina na Pitágoras é oferecida exclusivamente no campus de Eunápolis (Bahia), na modalidade de ensino 100% presencial e em período integral.

A sua duração é de 6 anos, e toda a grade curricular funciona de acordo com as diretrizes do MEC para cursos da área de saúde.

Objetivos do curso de Medicina na Pitágoras

O principal objetivo da faculdade de Medicina na Pitágoras é a formação de médicos competentes, qualificados e prontos para o mercado de trabalho. Isso, é claro, envolve um trabalho árduo e muito detalhado, com foco nas interações humanas e também na parte técnica da profissão.

Por causa disso, a Pitágoras conta com uma série de parcerias e diferenciais — sobre os quais vamos falar mais à frente — que corroboram para uma formação humanizada e, ao mesmo tempo, técnica, garantindo que profissionais completos e realmente aptos para a prática da Medicina sejam diplomados todos os anos.

Campus e Infraestrutura

O campus de Medicina da Pitágoras conta com toda a infraestrutura e disponibilidade necessária de materiais e de espaços da faculdade para a realização de suas tarefas e para construção de seu conhecimento de modo contínuo.

Agora, vamos falar sobre a infraestrutura do curso de Medicina da Pitágoras! Afinal, para se tornar um bom médico, é fundamental que o treinamento e a educação sejam completos e cubram todos os pontos essenciais. Por isso, em nosso campus, contamos com:

  • laboratórios de anatomia;
  • hospital-escola;
  • laboratórios de microbiologia;
  • centro de Simulação Realística;
  • laboratório de Ciências Morfofuncionais;
  • laboratório de Microscopia e Imagens;
  • laboratório de Habilidades Médicas;
  • laboratório de Habilidades Gerais.
  • laboratórios de informática (essenciais para a telemedicina).

Hoje, os alunos da Faculdade Pitágoras de Medicina de Eunápolis têm à sua disposição dois laboratórios de Informática, ambos localizados no térreo do prédio 1, com iluminação e ventilação artificiais.

Os laboratórios têm serviço de limpeza diários, e as regras de utilização deles estão presentes nos murais do laboratório, na Biblioteca e na sala de TI.

Novo Campus Eunápolis

A Faculdade Pitágoras de Medicina de Eunápolis muito em breve estará de cara nova! Estamos realizando um grande investimento para, muito além de atender às questões regulatórias, criar uma experiência única aos alunos, corpo acadêmico e também a rede pública de saúde e comunidade local.

Em busca de um espaço que atendesse às necessidades de nosso corpo docente, discente e colaboradores, superamos os desafios e iniciamos um planejamento que deu corpo ao projeto do novo campus de Eunápolis. Estamos conduzindo cada etapa com muito cuidado, comprometimento e transparência. 

A data prevista para inauguração e migração para a nova unidade já será no primeiro semestre de 2021.

💡 Veja mais informações sobre o novo campus da Faculdade Pitágoras de Medicina Eunápolis aqui!

Além dessa novidade, a infraestrutura do curso na Pitágoras já conta com todos os diferenciais existentes nessa graduação. A seguir, vamos falar mais sobre esses tópicos. Vamos continuar?

A região de Eunápolis na Bahia

Não sabe onde cursar Medicina? A cidade de Eunápolis, na Bahia, é relativamente jovem: foi fundada em 1988, após uma série de disputas administrativas com regiões limítrofes. Ela está localizada a cerca de 600 km da capital baiana, Salvador, mas próxima de grandes centros importantes, como Porto Seguro.

É uma cidade pacata e com jeitinho de interior, mas com os benefícios de fácil acesso a locais de interesse no estado. Além disso, a sua localização é privilegiada quando falamos sobre a natureza: está próxima do litoral baiano, um dos mais belos do Brasil, e também é riquíssima em belezas naturais.

Assim, cursar Medicina na Bahia é vantajoso também para a qualidade de vida!

Além disso, alunos moradores das regiões próximas de Eunápolis (Porto Seguro, Cabrália, Coroa Vermelha, Itagimirim, Guaratinga, Itapebi e Itamaraju) também contam com a possibilidade de conseguir bolsas de estudo.

Sobre o mercado de trabalho na região, o município se destaca na área da saúde, pois conta com um polo regional de atendimento às cidades vizinhas. São 23 Unidades Básicas de Saúde (UBS), com pronto-atendimento, além da Policlínica Municipal, com assistência em mais de dez especialidades.

No quesito hospitais privados, dois grandes complexos oferecem mais de 200 leitos, além de oportunidades de emprego na área médica.

Duração do curso

Como comentamos, os cursos de Medicina, em geral, são ministrados ao longo de 6 anos. Na Faculdade Pitágoras, que segue todas as recomendações e as diretrizes do MEC para seus cursos, isso não é diferente.

A graduação é, portanto, dividida em 12 semestres, com diversas atividades práticas (estágios e laboratórios) espalhadas ao longo desse período, conforme já vimos no tópico de grade curricular.

É importante ressaltar, também, que o curso é oferecido de forma presencial e em período integral. Isso garante que você possa se dedicar, de maneira eficiente, aos seus estudos sem que nenhum conteúdo importante seja deixado para trás durante a sua formação.

Diferenciais da Faculdade de Medicina da Pitágoras

Um dos principais diferenciais do ensino de Medicina na Pitágoras é o sistema PBL (do inglês Problem Based Learning, ou aprendizagem baseada em problemas).

Aqui, você vai entrar em contato frequente com casos clínicos e situações que serão observadas em seu dia a dia profissional, preparando você para essa realidade desde o primeiro dia de aula.

Além disso, as diversas parcerias da faculdade particular de Medicina na Pitágoras com programas importantes (como o Mais Médicos) e as visitas frequentes às UBS da região fazem com que esse contato seja ainda mais direto. Logo, deixam você em contato, desde o início, com o que vai fazer parte de sua rotina dentro de alguns anos.

O curso de Medicina da Pitágoras, além de estar em alinhamento com a Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Medicina, trabalha com o método PBL, com as turmas divididas em pequenos grupos e acesso à rede municipal de saúde desde o 1.º semestre.”

Ou seja, são muitas as possibilidades para quem cursa Medicina na Pitágoras. Por meio de um caminho promissor, construído pela parceria entre o município e a faculdade, tanto para o setor público quanto para o privado, o estudante conta com programas de estágio para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), com o Hospital Regional de Eunápolis, a Policlínica Municipal, além do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Corpo docente de destaque

O corpo docente da Pitágoras é formado por diferentes profissionais da área de saúde e médicos de diferentes especialidades, com especialização, mestrado e doutorado.

O fato de termos docentes inseridos na rede municipal de saúde possibilita a realização de projetos de extensão e de pesquisa, voltados para o estudo e a proposição de ações que venham melhorar o contexto da saúde local.

Congressos e Projetos de Extensão

Em pouco tempo de funcionamento, o curso já tem professores e alunos que apresentaram estudos em Congressos. Além disso, temos a realização de projetos de extensão junto às comunidades local e regional.

Por ser um curso associado ao Edital Mais Médicos, a Faculdade tem o compromisso de investir na rede municipal de saúde, melhorando os espaços nos quais os alunos atuarão, favorecendo também a população que usa o SUS.

Outro investimento também é feito por meio da concessão de bolsas de estudo de 100% e de 50% para estudantes oriundos da rede pública de ensino. Além disso, a Faculdade participa da oferta da Residência Médica em Saúde da Família e Comunidade.

Bolsas de estudo para Medicina

Além de ser muito concorrido, o curso de Medicina tem uma das mensalidades mais caras do ensino superior. A procura e a demanda por profissionais qualificados contribuem para o alto valor das mensalidades.

Porém, se essa é a graduação dos seus sonhos, saiba que, aqui na Pitágoras, dá para conquistar uma bolsa de estudo para Medicina!

Confira a seguir algumas das possibilidades.

Bolsa Enem

Com o Bolsa Enem oferecido pela Pitágoras, você consegue bons descontos (que podem chegar a até 100%) a partir da nota obtida com o Exame Nacional do Ensino Médio.

São concedidos descontos progressivos nas mensalidades, que aumentam conforme a sua nota também aumentar. Por isso, estude e dedique-se bastante: sua educação e seu bolso agradecem!

Amigo Vale-Prêmio

Com o intuito de facilitar o caminho e incentivar a formação, criamos o Amigo Vale-Prêmio. O programa é um incentivo em dobro para os seus estudos.

Primeiro, porque você pode indicar os seus amigos para estudar na mesma faculdade ou, quem sabe, até fazer o mesmo curso e ser o seu colega nas aulas. Segundo, porque você ganha descontos na mensalidade a cada matrícula realizada. 

Notas de corte para Medicina

Apenas com o seu desempenho no Enem é possível ingressar em diversos cursos de faculdades públicas e privadas de Medicina.

Como a procura pela profissão é grande, o curso de Medicina costuma ter uma das médias mais altas entre as graduações. Se o curso tiver 20 vagas, por exemplo, os candidatos com as 20 maiores pontuações vão ser aprovados. Então, dá para dizer que a nota de corte equivale à média do último candidato aprovado.

No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Medicina da Faculdade Pitágoras foram:

Créditos Estudantis e Financiamentos para Medicina

São vários os tipos de crédito estudantil e empréstimos personalizados. Em alguns deles, é possível que você só comece a pagar depois de finalizar o seu curso. Essa é uma grande vantagem, pois permite que o estudante já ingresse em sua área e mercado de trabalho e conquiste uma posição que lhe possibilite quitar o empréstimo sem muitas dificuldades.

Esse empréstimo com fins educativos também pode ser integral ou parcial, com variações de prazo e valores. Mas vale lembrar que existem créditos estudantis públicos e privados. Falaremos sobre eles a seguir!

Financiamentos

Uma opção que facilita o seu ingresso no curso de Medicina da Pitágoras é a opção por financiamentos estudantis. Já ouviu falar deles? São auxílios, concedidos por instituições públicas ou privadas, que “parcelam” o valor de seu curso para você!

Você só começa a quitar essa dívida depois de se formar, com juros mais baixos do que os praticados no mercado, bons prazos e facilidade de pagamento. É, portanto, uma boa alternativa para quem quer ingressar em uma faculdade particular, mas ainda não dispõe dos recursos financeiros para tal.

Crédito Estudantil

Em nossa parceria com a Creditas, trouxemos uma opção exclusiva para calouros e veteranos de Medicina: o empréstimo com garantia. Com ele, é possível usar seu veículo ou casa e garantir um crédito de qualidade para custear seus estudos. 

💡 A Creditas é a maior plataforma online de crédito com garantia do Brasil. Por isso, as opções oferecidas para ajudar nos seus estudos apresentam as condições mais saudáveis. Saiba mais na página oficial da parceria ou fale diretamente em nossa unidade!

Formas de ingresso para o curso de Medicina

Existem diversas formas de ingresso na Pitágoras! Confira a seguir quais são elas.

Vestibular

Semestralmente, a Faculdade Pitágoras de Medicina de Eunápolis oferece Concursos Vestibulares, cujas questões buscam mensurar no candidato o seu domínio das competências e habilidades, tais como as definidas e avaliadas pelo Enem. 

Para participarem do processo seletivo, os candidatos devem ter concluído o ensino médio ou equivalente, ou estar em processo de conclusão até o início das atividades letivas. Após a realização da prova, uma vez aprovado no processo seletivo, o candidato poderá ter acesso ao curso.

Nota do Enem

Também é possível ingressar em Medicina na Pitágoras com a sua nota do Enem. O aluno interessado deve apenas preencher o formulário de inscrição e cadastrar sua nota do Enem válida.

No momento da matrícula, é só levar o comprovante oficial do seu resultado no Enem, que pode ser conseguido diretamente no site do Exame. Ele é aquela tabela que contém suas médias, ok?

Transferência externa

Indicada para alunos regularmente matriculados, ou com matrícula trancada em outra Instituição de Ensino.

É possível solicitar Transferência Externa, em um processo que está condicionado à existência de vagas. O estudante pode conferir na secretaria da nossa unidade. 🙂

Reaproveitamento de curso

Esta é uma forma de ingresso em que o candidato portador de diploma de nível superior, devidamente reconhecido, solicita isenção do vestibular para ocupar uma vaga no curso de Medicina da Pitágoras.

Este processo está condicionado à existência de vaga. Por isso, sempre dê uma conferida com a Pitágoras antes e veja como está a oferta!

Tudo pronto para ingressar em Medicina com a gente?

Como podemos ver, o curso de Medicina é muito puxado e exige muita resiliência por parte do estudante. No entanto, ele também traz um grande retorno ao graduado, não apenas no âmbito financeiro, mas também nas áreas de realização profissional e pessoal. O que você está esperando para realizar o seu grande sonho? Venha fazer parte de nossa grande família!

E, para fechar a nossa conversa, nada melhor do que explicar como um candidato pode se inscrever para o vestibular, certo? Para fazer a inscrição para o curso de Medicina, basta conferir qual é a opção ideal para você (Vestibular ou Nota do Enem) e seguir as orientações da página para finalizar o processo!

QUERO ME INSCREVER EM MEDICINA!

Para mais informações sobre o curso — como o valor do curso de Medicina, corpo docente, grade curricular e muito mais — basta entrar em contato com a unidade de Eunápolis. A equipe está preparada para ajudar a responder aos seus principais questionamentos sobre a graduação!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 74

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?


Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

    Desejo estudar medicina nesta conceituada Instituição de Ensino Superior

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.