Faculdade de Fisioterapia: Saiba tudo sobre esse curso!

estudante de fisioterapia

Desconto nota do Enem


Você já pensou em fazer uma faculdade de Fisioterapia? Conhece bem esta área? Se como acontece com muitos estudantes, também já passou pela sua cabeça investir nesta carreira este post foi feito para você. Contudo, se ainda te restam dúvidas a respeito do curso, também podemos te ajudar e vale a pena acompanhar esta leitura.

Como é o curso de Fisioterapia?

A Faculdade de Fisioterapia é ofertada em duas modalidades na Pitágoras. O aluno pode optar entre o curso Presencial e Semipresencial (EAD). Os estudantes que se identificam com as Ciências Biológicas se verão contemplados pela grade de disciplinas do curso de Fisioterapia. 

O bacharelado em Fisioterapia tem a duração de cinco anos. Logo, no decorrer da graduação, o estudante terá a oportunidade de se preparar plenamente para exercer sua profissão. Isso porque, a formação é bem abrangente e proporciona aos estudantes uma visão privilegiada das possíveis áreas de atuação e das oportunidades de especialização. 

O curso de Fisioterapia tem TCC ou horas complementares?

A resposta para essa pergunta é sim. O trabalho de conclusão de curso é um dos requisitos para a conquista do diploma, assim como as atividades ou horas complementares. Isso é comum na grande maioria dos cursos superiores. 

O TCC proporciona ao aluno uma reflexão a respeito de seu aprendizado ao longo da jornada acadêmica. Este trabalho tem como finalidade problematizar questões importantes para uma área de estudos, avaliar como o estudante se posiciona e como dialoga com sua área de formação. Assim, o futuro bacharel se desenvolve ainda mais, contribui com seu campo teórico e com a sociedade.

As horas complementares também são extremamente importantes. Os alunos têm a oportunidade de participar de inúmeros eventos científicos, tais como:  seminários, cursos extracurriculares, palestras, mini cursos, monitorias, estágios não obrigatórios, bancas e outras atividades que contribuirão de forma significativa para o amadurecimento do aluno/profissional.

Sendo assim, além de aumentar sua rede de contatos profissionais, o estudante também consegue ampliar sua visão quanto às suas possibilidades de atuação.

Conteúdos estudados na Faculdade de Fisioterapia

O futuro fisioterapeuta, ao fim de sua formação, deverá estar apto a realizar tratamentos que contribuam na  prevenção e na reabilitação da capacidade física e funcional de seus pacientes.

Por se tratar de um curso na área da saúde, os estudantes, além das disciplinas básicas (Anatomia, Biologia, Saúde Pública e Fisiologia), no decorrer dos semestres, cursam matérias direcionadas ao tratamento de públicos específicos. Entre as disciplinas destacamos: 

  • Fisioterapia na saúde da mulher;
  • Fisioterapia na saúde do atleta;
  • Fisioterapia na saúde do idoso;
  • Fisioterapia na saúde do neonato;
  • Fisioterapia na saúde do trabalhador;
  • Fisioterapia neurofuncional.

Além desses conteúdos que apresentamos, é possível conhecer a grade completa de disciplinas da faculdade de Fisioterapia clicando aqui!

Modalidades da Faculdade de Fisioterapia na Pitágoras

Aqueles que optam pelo bacharelado em Fisioterapia na Pitágoras, podem escolher entre duas modalidades de ensino: presencial e semipresencial. Embora os modelos sejam bem diferentes, eles proporcionam aos alunos uma excelente formação. Veja como um deles é ideal para você!

Presencial

Os  alunos que escolhem um curso presencial precisam ir à faculdade em torno de cinco vezes por semana. Além disso, os períodos de aula são previamente escolhidos no ato da matrícula, diurno ou noturno, por exemplo.

É necessário ter disponibilidade para aderir a esta modalidade. Contudo, as vantagens em optar pelo ensino presencial são muitas. A convivência com os professores e os colegas de curso privilegia a criação de vínculos, a troca de conhecimentos, o trabalho em equipe, o desenvolvimento do pensamento crítico, e outras habilidades muito valorizadas pelo mercado de trabalho.

Entretanto, mesmo com todos esses benefícios, a Pitágoras ainda disponibiliza a todos os alunos, independentemente do modelo de ensino, o acesso a uma plataforma digital que  complementa os estudos.

Semipresencial

A modalidade semipresencial faz parte do ensino a distância (EAD). Ele é ideal para aqueles estudantes que precisam conciliar a rotina de trabalho, os compromissos familiares e outras demandas pessoais com a faculdade.

Sendo assim, o ensino foi planejado para aliar qualidade e flexibilidade, ensino presencial e remoto. Por meio da  plataforma digital de ensino, os estudantes conseguem assistir às aulas, ter acesso a todos os conteúdos disponibilizados pelos professores e o melhor,  no momento e no local que desejarem. 

De uma a três vezes por semana, o graduando vai até sua unidade de ensino. Em seu polo, ele conta com a presença de tutores para ajudá-lo com suas dúvidas, assiste a aulas e participa de atividades em laboratórios. O momento é ideal para estreitar os laços com outros graduandos, trocar informações e  experiências .

Tour pela prova do Enem

Perfil de quem faz Faculdade de Fisioterapia

O estudante de Fisioterapia deve ter muita sensibilidade. Essa característica é muito importante para aqueles que estão constantemente convivendo com  pessoas fisicamente  e emocionalmente vulneráveis. 

O trabalho de um fisioterapeuta não exige apenas capacidades técnicas, adquiridas ao longo dos anos de graduação, requer também habilidades socioemocionais para lidar com pacientes acidentados ou com alguma patologia. 

Vamos conhecer um pouco mais sobre algumas características necessárias a este profissional?

Empatia

Apesar desta ser uma característica fundamental em todos os profissionais, a empatia é ainda mais necessária para aqueles que trabalham diretamente com pessoas. Se colocar no lugar do paciente, compreender o tempo e os limites de cada um, é uma demonstração de respeito e uma necessidade no dia a dia da profissão.

Ética profissional

Fisioterapeutas, muitas vezes compõem uma equipe multidisciplinar. Eles atuam no cuidado de pessoas em situação de pré e pós operatório, vítimas de acidentes com sequelas, e portadores de outras enfermidades.

Portanto, é de grande importância ser um profissional ético, que consiga reconhecer as competências de sua atuação e contribuir de forma conjunta para a plena recuperação do paciente. 

Paciência 

As práticas adotadas por um fisioterapeuta são comumente eficientes a médio e longo prazo. Isso acontece porque muitos tratamentos atuam de forma gradativa, e tem uma evolução progressiva.

Sendo assim, o fisioterapeuta precisa ter muita paciência, Ele terá de compreender que o processo é parte do resultado e, muitas vezes, conduzir o paciente ao mesmo entendimento. 

Comprometimento

Muitas vezes o paciente acaba se desmotivando com o tratamento. Seja por expectativas superestimadas ou pela demora em obter resultados. Desta forma, é o trabalho comprometido e constante do fisioterapeuta que auxilia na reabilitação do paciente.   

Faculdade de Fisioterapia: atividades de um fisioterapeuta.

Aqueles que escolhem a carreira de fisioterapeuta podem trabalhar em diversas instituições. A especialidade de cada um, também pode definir o tipo de atuação. 

De forma geral, estes profissionais podem ocupar cargos em clínicas, hospitais, unidades de tratamento intensivo (UTIs), centros de reabilitação, atuar no atendimento domiciliar (Home Care), entre outras opções no mercado de fabricação de equipamentos fisioterápicos e no segmento estético. É comum a rotina de um fisioterâpeuta:

  • Analisar o quadro de cada paciente para avaliar a necessidade de intervenção fisioterapêutica;
  • Dar prioridade às necessidades de cada paciente, de modo que o tratamento seja efetivo no tempo e da forma adequada;
  • Utilizar terapias manuais, exercícios e aparelhos no tratamento ao paciente;
  • Realizar visitas clínicas de assistência ao paciente;
  • Atuar  em conformidade com os protocolos dos conselhos da classe.

Faça a Faculdade de Fisioterapia na Pitágoras!

A Pitágoras oferece aos seus alunos as condições necessárias para uma excelente formação superior. Contamos com professores qualificados e genuinamente comprometidos com o progresso acadêmico de nossos estudantes.
 

Acreditamos na educação como ferramenta transformadora, e por esta razão, oferecemos cursos em diferentes modalidades, a fim de atender a todas as pessoas que desejam realizar o sonho do nível superior. 


Nossos pólos de ensino atendem brasileiros nos mais diversos cantos do país, formando profissionais que se tornam referências em suas áreas de atuação.

Além de todo este investimento na preparação dos nossos estudantes, ainda nos preocupamos com a inserção desses egressos no mercado de trabalho. A plataforma Conecta, de uso gratuito para nossos alunos, cria a conexão entre empregadores e candidatos às vagas de estágio e efetivas. 

Por todas essas razões, não perca mais tempo e faça agora mesmo a sua inscrição: clique aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 49

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados