Faculdade de Engenharia Mecânica: Saiba tudo sobre esse curso!

estudante de engenharia mecânica

Fies para medicina Pitágoras
Desconto nota do Enem

Aqui neste post vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre a Faculdade de Engenharia Mecânica. Fundamental para quem está buscando conhecer mais sobre as graduações, essa matéria foca em todas as informações pertinentes a essa faculdade. Por isso, fique conosco para vermos juntos sobre isso!

Como é o curso de Engenharia Mecânica?

O curso de Engenharia Mecânica é do tipo bacharelado. Esse tipo de curso é ideal para quem precisa ter noções gerais em determinada área. A duração dessa graduação é de 5 anos, tempo suficiente para suprir todas as demandas educacionais da engenharia mecânica.

Por se tratar de uma engenharia, essa área tem como principal eixo os processos mecânicos, hidráulicos e térmicos, como seu funcionamento e manutenção. Por essa razão, é uma faculdade que possui muitas matérias específicas desses ramos, atendendo à formação de excelência de um engenheiro mecânico.

Além disso, o curso tem matérias de física e elétrica, já que o manuseio e coordenação de equipamentos mecânicos depende desse tipo de conhecimento. É um curso que abre campo para diversas possibilidades no mercado de trabalho.

O curso de Engenharia Mecânica tem TCC, estágio ou horas complementares?

O TCC, ou Trabalho de Conclusão de Curso, é obrigatório na faculdade de engenharia mecânica. Ele é uma excelente oportunidade para os alunos mostrarem seu conhecimento adquirido durante o curso. Normalmente, esse trabalho é algum projeto desenvolvido em equipe, mas existe também a chance de realizá-lo sozinho, dependendo exclusivamente da coordenação do curso.

As horas dedicadas ao TCC somam 140 horas na grade curricular de engenharia mecânica. E as atividades complementares somam 420 horas. É necessário cumprir essas demandas de carga horária para a conclusão do curso e a formação de um bacharel de engenharia mecânica.  E em relação ao estágio, é preciso realizá-lo no oitavo semestre, com uma carga horária de 200 horas para serem cumpridas.

Conteúdos estudados na faculdade de Engenharia Mecânica

No bacharelado de Engenharia Mecânica o aluno terá contato com várias matérias relacionadas com a física e química. Também, cálculo é um dos itens dessa grade curricular. Por isso, é preciso gostar dessas áreas desde já e é importante conhecer sobre essas informações de antemão, antes de escolher o curso superior.

Das diferentes matérias que podemos encontrar nessa matriz curricular, temos algumas em destaque. Então, verificamos disciplinas, como:

  • Química e ciência dos materiais;
  • Cálculo diferencial e integral;
  • Física geral e experimental;
  • Desenho técnico mecânico;
  • Mecânica geral aplicada, dentre outros.

Dessa maneira, conhecendo mais sobre as matérias do curso, você já tem uma ideia melhor de como ele funciona. Importante dizer que as faculdades divulgam a lista completa da grade curricular de seus cursos, então vale a pena conferir nos sites. A Pitágoras divulga essa lista na página dedicada ao curso específico. Clique aqui para ver a página do curso de engenharia mecânica.

Tour pela prova do Enem

Modalidades da Faculdade de Engenharia Mecânica na Pitágoras

Para garantir a excelência no ensino e as boas práticas de aprendizagem em um curso que necessita de uso laboratorial, o curso de engenharia mecânica na Pitágoras só acontece pelo módulo presencial. Muitas aulas e processos durante essa graduação dependem de estratégias de ensino que precisam ser abordadas presencialmente. Essa é uma maneira que a Pitágoras tem de garantir a excelência do curso superior de engenharia mecânica.

Presencial

Para quem está procurando estudar mais perto de casa, a Pitágoras é uma ótima opção. Já que possui inúmeros polos e unidades. E já que no curso presencial, o aluno precisa ir até a faculdade todos os dias da semana, nada como estudar perto de casa para otimizar o tempo da melhor forma possível. Além disso, normalmente é possível escolher entre os períodos diurno ou noturno, dependendo do curso.

Perfil de quem faz Faculdade de Engenharia Mecânica

O aluno que pretende fazer engenharia mecânica deve gostar de cálculos e atividades ligadas à física e química. Precisa ter essa aptidão, já que muito da grade curricular terá essas disciplinas. E, mais, precisa gostar de lidar com tecnologia. Já que muitos processos industriais dependem de inovação tecnológica e estão a todo momento acompanhando as mudanças.

Tecnologias

Como já especificamos, o profissional engenheiro mecânico deverá ter contato com as novas tecnologias em processos de automação dentro de empresas e indústrias. Por isso, o aluno dessa área deve gostar das novas tecnologias e ter curiosidade sobre como elas se dão no aspecto funcional. Desde o projeto de tecnologias até a implementação desses projetos e sua utilização.

Física e química

Como vai aprender sobre a interação de materiais, o aluno de engenharia mecânica precisa gostar das matérias de física e química. Que são essenciais na hora de realizar um desenho técnico de um projeto mecânico. Possivelmente, a aptidão para essas duas disciplinas desponta desde o ensino médio. Por isso, se a sua praia envolve essas matérias, saiba que a engenharia mecânica pode ser uma boa opção para você.

Gostar de equipamentos e máquinas

Ser curioso sobre o funcionamento de equipamentos é um sinal positivo se você quer se tornar um engenheiro mecânico. Como esse profissional estará na atuação do desenvolvimento de máquinas diversas, é preciso que goste de entender como elas funcionam. Por fim, podemos dizer que deve ser um aluno que queira aplicar o conhecimento adquirido para o conserto de determinadas falhas em equipamentos.

Faculdade de Engenharia Mecânica: atividades de um engenheiro mecânico

Na rotina de um engenheiro mecânico está a manutenção e o planejamento de projetos mecânicos ou de máquinas. Esse é um dos profissionais aptos ao desenvolvimento de equipamentos diversos. Poderá trabalhar dentro de grandes indústrias ou empresas. Ou, ainda, poderá atuar como autônomo, prestando serviços para diversos segmentos no mercado de trabalho.

Podemos verificar algumas atuações profissionais específicas no campo da engenharia mecânica. Assim, poderá ficar mais claro para você que busca um curso superior para conhecer mais ainda sobre essa área. Elencamos atividades, como:

  • Gestão de processos industriais;
  • Planejamento da qualidade;
  • Pesquisa e desenvolvimento de máquinas;
  • Gerência de equipamentos industriais;
  • Execução de vendas técnicas, dentre outros.

Faça a Faculdade de Engenharia Mecânica na Pitágoras!

A Pitágoras é um grande centro universitário que acompanha os maiores progressos da área da educação. É comprometida com a inserção do aluno no mercado de trabalho e está sempre buscando inovações dentro do campo educacional. Estar na Pitágoras é a garantia de obter um ensino de excelência por meio de uma infraestrutura de ponta e com professores qualificados, mestres e doutores.

Na Pitágoras, o seu sonho de se tornar um engenheiro mecânico pode estar mais próximo do que você imagina. Com um programa de bolsa de estudos, a Pitágoras quer apostar em você e na sua capacidade de aprendizagem. São anos dedicados ao ensino e hoje em dia oferece o que há de melhor no campo da educação superior. Não perca tempo e clique aqui para inscrever-se agora mesmo no curso de engenharia mecânica.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 21

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados