Faculdade de Direito: Conheça tudo sobre o curso de Advocacia!

estudante de direito

Desconto nota do Enem

A princípio, se você tem curiosidade ou desejo de cursar Direito, confira neste texto tudo sobre essa graduação. Aqui, iremos te contar os temas mais relevantes para estar a par da advocacia.

Ainda, o curso de bacharelado em Direito da Faculdade Pitágoras oferece uma ampla gama de oportunidades para você que pretende seguir a carreira nessa área, uma das mais tradicionais e requisitadas no mercado. 

Não fique de fora, conheça tudo sobre o curso de Direito neste texto. Vamos juntos!

O curso de Direito

A faculdade de Direito, apesar de antiga, segue sendo um curso com alto índice de busca. Com a consciência da complexidade em relação aos conteúdos, bem como a carga horária, os estudantes não abrem mão de adentrar neste universo.

Ainda, muitos de nós conhecemos pouco as possibilidades a partir da realização de um bacharel em Direito. As áreas de atuação são muitas, tanto no setor público quanto privado. E, inclusive, para ser juiz, por exemplo, você tem de ter cursado Direito.

O processo de aprendizagem pelo qual o estudante perpassa ao longo do curso, é bastante interessante. Assim, na faculdade discute-se geopolítica, Direitos Humanos, História, Sociologia, dentre tantos outros assuntos que formam uma rede que compõem o curso. 

E, apesar do Brasil ter uma história recente em relação aos Direitos Humanos, o ensino jurídico surgiu em 1827, quando as primeiras escolas de Direito foram abertas em Olinda (PE) e em São Paulo (SP), durante o governo de Dom Pedro I. Interessante, não é? 

Dessa maneira, ressaltamos aqui o quão robusto é o curso de Direito, desde sua história até a sua conexão com os dias de hoje. Então, continue a leitura para conhecer outras pautas relacionadas a este bacharel.

Veja a grade curricular do curso de Direito por semestre na Faculdade Pitágoras!

Aqui, te contaremos algumas das disciplinas que compõem a grade curricular da graduação em Direito.

Vamos nessa?

  • Direito Administrativo: Administração Pública;
  • Direito Administrativo: Regime Jurídico Administrativo;
  • Direito Ambiental;
  • Direito Cibernético;
  • Direito Civil;
  • Direito Civil: Contratos;
  • Direito Civil: Família;
  • Direito Civil: Obrigações;
  • Direito Civil: Parte Geral;
  • Direito Civil: Sucessões;
  • Direito Coletivo Do Trabalho e Tutelas Coletivas;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Econômico e Financeiro;
  • Direito Empresarial e Societário;
  • Direito Individual e do Trabalho;
  • Direito Internacional;
  • Direito Penal;
  • Direito Previdenciário;
  • Direito Processual Civil: conhecimento, execução e cumprimento de sentença, recursos e tutelas de causas repetitivas;
  • Direito Processual do Trabalho.
  • Direito Processual Penal;
  • Direito Tributário: Constitucional e Tributos em Espécie;
  • Direitos Humanos, de Inclusão e do Idoso;
  • ED: Construindo Uma Carreira De Sucesso;
  • ED: Cultura Digital;
  • ED: Desenvolvimento de Carreira;
  • ED: Design Thinking

Ainda, vale dizer que semestralmente, essas disciplinas conversarão entre si, construindo um processo eficiente para a construção da sua aprendizagem.

Tour pela prova do Enem

Conheça um pouco das principais matérias do curso de Direito da Faculdade Pitágoras!

Direito Corporativo

O Direito Corporativo – também designado Direito Empresarial – é uma área em grande expansão no território brasileiro. O profissional dessa área atua em prol da defesa da Constituição Federal, para que as regras de funcionamento da empresa estejam de acordo com a nossa Carta Magna. O bacharelado deste campo trabalha em parceria com os profissionais do Direito Administrativo. 

Direito Civil

Direito Civil é o nome dado à área do direito que trata de questões populares, que lida com problemas do dia a dia das relações da população. Como, por exemplo: questões de venda ou compra de mercadorias, prestação de serviços, atritos entre vizinhos, divórcios, etc. 

O advogado desse campo pode trabalhar na esfera pública, privada ou na prestação de consultoria para terceiros. 

Direito Penal

O Direito Penal é o âmbito que aborda as infrações cometidas contra lei por um civil, ou seja, um cidadão comum. Nesse caso, o Estado move uma ação contra o suposto criminoso. As infrações podem ser: roubos, furtos, homicídios, extorsão, estelionato, etc.

O objetivo desse advogado é garantir a segurança da população através da aplicação da lei contra esse infrator, por meio de multas e/ou cumprimento de pena em regime aberto, fechado ou semiaberto. Ou, em se tratando de um advogado de defesa criminal, provar a inocência do réu. 

Direito Tributário

O Direito Tributário atua na área que trata de questões relacionadas às tributações e impostos. O profissional dessa seara pode atuar na esfera privada ou no âmbito público com o objetivo de cobrança e recebimento de valores pelo Estado junto a cidadãos devedores. 

Esse campo mescla conhecimentos de diversas áreas jurídicas. Portanto, o advogado que trabalha nesta área tem demandado dele um domínio muito amplo do Direito. 

Direito Digital

O Direito Digital é a esfera que trata de questões cibernéticas, é uma das áreas do Direito que mais cresce no Brasil, e, obviamente, em todo o mundo. A partir da criação do Marco Civil da Internet em 2014, o bacharel especializado em questões cibernéticas e na aplicação das leis no âmbito online passou a ser extremamente requisitado. 

Hoje já existem delegacias voltadas para os crimes cibernéticos, essa área costuma ser chamada de Direito do Futuro, ou seja, cada vez mais a população realiza mais atividades do cotidiano pela internet. A tendência é que os crimes cometidos no mundo virtual também cresçam em escala proporcional ao aumento da utilização.

A Pitágoras te ajuda a realizar o sonho da Faculdade de Direito!

Se você se sente preparado para dar este importante passo em sua vida, saiba que a Faculdade Pitágoras está aqui para te apoiar. Então, oferecendo o melhor que uma instituição de ensino pode proporcionar, abrimos as portas para realizar o seu sonho.

Lembrando que nós oferecemos o curso de Direito nas modalidades presencial, semipresencial e à distância. E com o nosso corpo docente, profissionais atuantes no mercado e todos os recursos necessários, você se sentirá preparado para o futuro.

Conte com a nossa experiência e prepare-se para brilhar. A Pitágoras aproxima dos alunos da realidade do mercado e dos seus sonhos. Participe do nosso processo seletivo. Vamos juntos?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 72

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados