Tudo sobre o curso de Administração

estudante de administração

O curso de Administração é um dos mais abrangentes do mercado e, não por acaso, oferece um grande número de oportunidades de atuação.

Graduados na faculdade de Administração podem atuar no setor público, em empresas privadas, consultorias ou abrirem seu próprio negócio, com um salário médio acima dos R$ 4.500. Afinal de contas, sua formação traz conhecimentos que envolvem todas as áreas da gestão, como Finanças, Vendas, Logística e Recursos Humanos.

Quer conhecer todos os detalhes dessa profissão e entender se o curso é para você? Continue acompanhando o conteúdo e confira!

Como é a graduação

A graduação em Administração prepara o profissional para atuar em diversas áreas da gestão de um negócio, seja ele do setor público ou privado. É um curso da área de Ciências Humanas, mas alguns conteúdos estão relacionados às Exatas, como Matemática Financeira e Estatística.

Para ser considerado um administrador profissional, você precisa fazer o curso de graduação em uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Também é necessário realizar o registro no Conselho Regional de Administração (CRA) ou Conselho Federal de Administração (CFA).

Para exercer a maioria das atividades, o registro no CRA ou CFA não é obrigatório. Mas se você deseja chegar a um cargo de nível gerencial ou fazer um concurso público, saiba que ele pode ser exigido como critério de desclassificação do candidato.

Duração do curso

Além de saber qual o objetivo do curso de Administração, quem quer fazer essa graduação deve buscar informações sobre sua duração para programar seu plano de carreira. Saiba que isso vai depender da modalidade de ensino escolhida.

Na presencial, serão 8 semestres abordando o ciclo básico e o profissionalizante. Já nos cursos de Administração de empresas EAD, que formam tecnólogos, o diploma pode ser conquistado depois de 2 anos.

Valor do curso

Outra dúvida também está relacionada ao preço do curso de Administração, não é mesmo? Esse dado varia conforme a modalidade escolhida.

Para consultar o valor do curso de Administração na Pitágoras, por exemplo, é possível fazer uma consulta rápida para as modalidades presenciais, semipresenciais e EAD de acordo com cada unidade da faculdade.

Objetivo do curso de Administração

O objetivo do curso superior de Administração é formar um profissional com visão global da gestão. Ele precisa saber fazer uma leitura dos ambientes interno e externo da organização, entender seu papel no processo e, então, tomar decisões que contribuam para o crescimento do negócio.

O graduando é preparado para exercer a liderança dentro de uma organização, e também para ter sucesso profissional em suas atribuições. Algumas habilidades importantes são:

  • ser capaz de influenciar outros colaboradores da empresa;
  • colocar seus diferenciais para produzir melhores resultados;
  • promover a inovação do negócio.

Acha que elas combinam com você?

Em quais modalidades o curso pode ser feito na Faculdade Pitágoras

Aqui na Pitágoras, o curso de Administração pode ser feito no formato presencial, semipresencial e 100% na educação a distância (EAD). Veja mais a seguir!

Presencial

O curso de Administração presencial é um Bacharelado de 8 semestres divididos em ciclo básico e profissionalizante, que é a preparação ideal para o futuro nas áreas em que a pessoa pode vir a atuar. Nessa modalidade, o ambiente acadêmico e a interação com os colegas e professores são muito ricos, trazendo uma experiência de aprendizado diferenciada.

A duração do curso de Administração é necessária para que a abordagem de todos os temas tenha o foco teórico e prático. Isso permite que você consiga um estágio remunerado ou um emprego logo nos primeiros semestres da faculdade por meio do Canal Conecta — exclusivo para quem escolhe a Pitágoras!

Semipresencial

Nessa modalidade, a rotina de estudos do aluno é dividida entre:

  • atividades práticas no ambiente online;
  • teleaulas;
  • interação com outros alunos do curso em fóruns;
  • trabalhos em grupo.

A presença no polo de ensino só é necessária para a realização de provas e avaliações. Assim, se você deseja fazer faculdade de Administração em Minas Gerais, por exemplo, pode optar pela modalidade semipresencial e conciliar suas atividades pessoais e profissionais com algumas idas até sua unidade Pitágoras.

Educação a distância (EAD)

No curso de Administração EAD, o aluno conta com tutores online para a gestão de seus estudos durante o semestre. Ele comparece ao polo apenas duas vezes para a realização de provas ou quando for previamente informado.

Todas as aulas e atividades do curso de Administração a distância, inclusive as avaliativas, são realizadas nos ambientes online em diversos formatos. Por exemplo, os fóruns, questionários dinâmicos e estudos dirigidos.

As disciplinas do curso de Administração online são diferentes do modelo presencial, pois é preciso dar ênfase em conteúdos mais práticos em uma carga horária diferenciada.

Os alunos têm acesso a ótimas bibliotecas virtuais e materiais didáticos atualizados, além do canal Conecta e cursos livres para dar suporte ao desenvolvimento da carreira.

Na verdade, esses são benefícios para todas as modalidades de ensino da graduação em Administração da Faculdade Pitágoras.

Como é a grade curricular

A grade curricular do curso de Administração precisa trazer os conhecimentos básicos da gestão e suas áreas relacionadas. Também deve ter uma abordagem inovadora, alinhada às novas tecnologias e tendências do mercado de trabalho.

Assim, a divisão dos ciclos básicos e profissionalizantes também é percebida na grade curricular. Quer saber o que você vai aprender se optar pelo curso de Administração? Então veja as matérias da grade a seguir!

Bases para Administração

Entre as principais matérias do ciclo básico, podemos listar:

  • Raciocínio Lógico-matemático;
  • Microeconomia e Macroeconomia;
  • Modelos de Gestão;
  • Responsabilidade Social e Ambiental;
  • Análise de Custos;
  • Contabilidade Introdutória;
  • Gestão de Pessoas;
  • Empreendedorismo.

Matérias como essas permitem que você tenha uma base de conhecimento essencial para análise do cenário externo do mercado e da realidade do negócio em que vai trabalhar. A partir desse aprendizado, pode tomar decisões técnicas mais satisfatórias.

Ao dominar questões macroeconômicas, por exemplo, um administrador pode decidir se a empresa deve ou não ampliar sua atuação para o mercado externo — considerando fatores como políticas internacionais, estabilidade econômica de outros países etc.

Preparando para o futuro

Depois dos conhecimentos básicos na graduação em Administração de Empresas, os conteúdos que preparam o profissional para o futuro vão aprofundar temas e relacioná-los aos desafios do mercado de trabalho. Por exemplo:

  • Capital de Giro e Análise Financeira;
  • Gestão da Inovação;
  • Mercado de Capitais;
  • Negociação e Gestão de Conflitos;
  • Composto Mercadológico;
  • Gestão da Produção;
  • Análise de Investimento e Fontes de Financiamento.

Se você tiver interesse, também pode fazer algumas matérias optativas (como Planejamento Estratégico e Processos Logísticos) que vão direcionar a sua carreira como administrador de acordo com a área em que deseja atuar. Estágios e projetos que integram todas as matérias também ajudam no entendimento de como elas são colocadas em prática.

Administração é para você

Quais eram as suas matérias preferidas na escola? É muito comum considerar esse aspecto para identificar se o futuro graduando tem o perfil do Bacharelado em Administração de Empresas. Além disso, também é importante levar em conta como você se vê no futuro — ou seja, com o que deseja trabalhar.

A grade curricular do curso de Administração permite que o aluno possa atuar em diversas áreas. As funções vão desde aquelas que envolvem grande interação com o público (como a área de Vendas) até outras mais reservadas e individuais, como a Controladoria e Finanças.

Mas, se o curso é amplo, obviamente seu grupo de interessados também vai ser diverso, não é? De certa forma, sim. Mas algumas características são primordiais para sua formação, uma vez que é uma área de conhecimento que envolve a preocupação com as pessoas de uma organização e, ao mesmo tempo, os resultados que ela produz.

Até aqui, você pode concluir que o curso de destina a quem:

  • gosta de matérias relacionadas à área de Humanas;
  • consegue se ver atuando na área administrativa;
  • gosta de trabalhar com o público ou é mais centrado;
  • sabe a importância da gestão e do relacionamento com as pessoas;
  • tem foco na sua performance, comprometendo-se com bons resultados.

Mas também podemos citar outras características em comum. Veja as principais a seguir e pense se elas combinam com você.

Habilidades necessárias para cursar Administração

Entre as habilidades dos administradores mais valorizadas no mercado, podemos citar aquelas que são compatíveis com a maioria das atividades desempenhadas por esses profissionais.

Resiliência

Resiliência é a capacidade de se adaptar facilmente a mudanças, seja do mercado de trabalho, seja da vida pessoal. Assim, o profissional resiliente é aquele que consegue corresponder a novos estímulos, desafios e concepções.

Se você tem perfil e se sente estimulado por desafios, provavelmente vai se dar bem no curso de Administração. Afinal, essa formação permite que o profissional se dedique a diferentes áreas do negócio, empresas e setor.

Um administrador pode atuar na área comercial de uma empresa de aviação comercial e ser transferido internamente para o setor comercial, por exemplo. Ou, então, receber o convite de uma indústria de alimentos para fazer a Administração do negócio. São mudanças possíveis nessa profissão e que exigem um tempo de resposta rápido para adaptação às mudanças, não é mesmo?

Organização e planejamento

A área da Administração é pautada em processos, indicadores, calendários de compromissos e outras atividades que exigem organização e planejamento. Sem isso, o profissional pode perder prazos importantes para seu negócio.

Se você quer começar a desenvolver essa habilidade logo no começo da graduação, pode fazer alguns exercícios, como:

  • ter o controle das atividades e aulas do curso;
  • organizar as entregas de trabalhos;
  • criar um planejamento de estudos para não acumular matérias;
  • saber conciliar a vida pessoal, acadêmica e profissional.

Relacionamento interpessoal

Na área da Administração, um dos termos mais comuns está relacionado ao poder e a capacidade de uma pessoa criar e fortalecer sua rede de contatos: o networking profissional.

Ele é imprescindível dentro e fora das organizações, fazendo com que os relacionamentos sejam valiosos, agreguem valor e tragam oportunidades para todos.

Mas, para fazer um bom networking nas redes sociais ou presencialmente, o profissional deve ser capaz de lidar com as pessoas. Se você sabe respeitar as opiniões e posicionamentos dos envolvidos e proporcionar um ambiente que favoreça o trabalho em equipe, já tem meio caminho andado.

Comunicação

Habilidades relacionadas à comunicação também são muito importantes, como:

  • ouvir os colegas;
  • absorver feedbacks dos gestores;
  • dar o lugar de fala para outros membros do time;
  • saber expressar respeitosamente suas opiniões e comandos.

Muitos administradores também atuam como líderes e influenciadores. Portanto, você está em vantagem se tem uma boa oratória, pensamento organizado e didática para transmitir conhecimentos práticos para outras pessoas. São habilidades que podem ser desenvolvidas, e investir na comunicação interpessoal nunca é demais!

Foco em performance

Outro ponto fundamental nas habilidades e perfil do administrador é seu foco no desempenho. Ele deve ser racional e sempre buscar a otimização da performance, seja de sua produtividade, seja da empresa como um todo.

Dessa forma, o foco na performance envolve saber quais são os parâmetros de sucesso, os resultados esperados e o que pode ser alterado para alcançá-los. Em outras palavras, o administrador deve sempre buscar maneiras de fazer mais e melhor com menos recursos. Trata-se de uma verdadeira otimização, que pode envolver troca de materiais, motivação de funcionários e mudança de posicionamento de mercado.

Liderança

Quando pensamos em liderança, associamos o conceito ao gestor de uma empresa ou ao gerente de um setor. Porém, ela vai muito além disso.

Muitas vezes, um profissional no mesmo nível hierárquico dos colegas é capaz de influenciá-los e motivá-los pelo exemplo e por atitudes positivas. Ele pode demonstrar grande conhecimento relacionado a um tema e, por isso, conduzir um projeto.

Ou seja, a liderança não está necessariamente relacionada a um cargo ou à tomada de decisão, mas a atitudes adequadas a diversos momentos de um negócio. Para ser um bom líder, o administrador deve estar disposto a compartilhar seu conhecimento e enxergar o valor da equipe, para fazer com que ela atue de forma unida e inovadora. Se essa atitude inspira você, é um bom sinal!

Empreendedorismo

O empreendedorismo está relacionado à habilidade de criar negócios ou soluções dentro daqueles já existentes. Assim, está intimamente relacionado à capacidade de inovar e ver um mesmo problema por outras perspectivas para buscar novas soluções.

O empreendedorismo não acontece apenas quando alguém decide abrir um negócio, mas também dentro de empresas já consolidadas ou em crescimento. O chamado intraempreendedorismo é muito valorizado no mercado. Ele mostra o interesse do profissional em contribuir para o sucesso da sua companhia ao propor soluções inovadoras ou novos produtos e serviços.

Aprendizado contínuo

Você gosta de estudar e aprender? Então saiba que outra habilidade muito valorizada nos administradores profissionais é o seu interesse pelo aprendizado contínuo. Depois da graduação, é possível investir em conhecimentos complementares, especializações e outras ferramentas essenciais para o exercício da profissão.

Tais conhecimentos e habilidades devem estar em constante desenvolvimento para que o profissional apresente um perfil interessante e competitivo para participar de seleções e recrutamentos na área. Mas você sabe o que as empresas estão procurando hoje nesse tipo de profissional?

Perfil do profissional ideal

Os profissionais de Administração devem focar o seu desenvolvimento contínuo, na aquisição de especialidades e experiências profissionais que ampliem a força de seu currículo.

O nome e a tradição da instituição de ensino em que eles se formaram, por exemplo, podem ser diferenciais. Outros fatores importantes são estágios, cursos extras, domínio de línguas estrangeiras, experiências fora do país e conhecimentos técnicos — como o uso de determinados sistemas em algumas áreas da Administração.

Isso, é claro, vai depender da área em que o administrador pretende atuar. Para entender essa relação, vamos mostrar a seguir os segmentos e tendências com maior número de oportunidades e boas ofertas de remuneração para quem deseja trabalhar na Administração. Acompanhe!

O mercado atual de Administração

O bacharel em Administração pode atuar em diversas áreas da empresa privada e pública, nos mais diversos segmentos e níveis hierárquicos dos negócios. Alguns deles trazem melhores remunerações e são considerados o futuro da Administração — outros demandam conhecimentos específicos e formações extras.

Para entender melhor os impactos do cenário atual na formação do futuro administrador, saiba que tivemos uma live especial de Administração. Com a participação dos acadêmicos Regiane das Graças, Ivan Ferreira e Daniel Pillmann, ela abordou oportunidades e desafios da carreira. Você pode conferir a gravação completa no vídeo abaixo:

Para escolher entre eles, o ideal é considerar os seus interesses e afinidades pessoais — e, claro, aqueles com maior potencial de evolução junto às tecnologias.

Segmentos mais buscados pelo administrador

As multinacionais, autarquias e até carreiras na área de Políticas Públicas sempre foram o foco dos administradores. Essas carreiras continuaram muito buscadas, mas, junto delas, outras também surgiram com a globalização e novos valores da sociedade.

O Brasil tem mais de 19 milhões de empresas igualmente atraentes. São startups, e-commerces, mercado financeiro e empresas de consultorias que oferecem oportunidades para os profissionais da Administração. Vemos, assim, a sintonia com o surgimento de inovações da Ciência e da Tecnologia que automatizam processos e permitem o uso de dados para melhorar os resultados do negócio.

Nesses segmentos e possibilidades, algumas carreiras podem ser desenvolvidas. Você se imaginar atuando em alguma delas?

Gestão da organização

O foco da gestão da organização é otimizar a performance de todos os recursos de acordo com as oportunidades do mercado. Por isso, envolve o planejamento estratégico de todos os setores do negócio, como as ações de Marketing, promoções da área de Vendas, investimentos em novas tecnologias etc. É a Administração da empresa em sua essência.

Recursos Humanos

A área de Recursos Humanos é mais específica e também uma parte essencial das disciplinas do curso de Administração. É bom lembrar que essa graduação está relacionada às Ciências Humanas.

Os administradores podem ser responsáveis por setores de treinamento, departamento pessoal, recrutamento, seleção e desenvolvimento de talentos em diversas áreas de atuação. Afinal de contas, cada uma delas vai exigir um perfil diferenciado.

Empresas de tecnologia, por exemplo, demandam Recursos Humanos com conhecimentos específicos e com perfil mais centrado e criativo. Já a área de Finanças requer profissionais capazes de lidar com pressões e metas de lucratividade. O administrador deve moldar sua gestão a partir das necessidades dos colaboradores e da empresa.

Marketing

O Marketing do futuro também atrai os administradores, pois movimenta muitas cifras. Além da gestão de agências de Publicidade, o profissional também pode atuar em seus setores de Finanças, relacionamento com o cliente, comercial e até planejamento de campanhas — já que isso também envolve orçamentos, definição do público-alvo e outras técnicas dominadas pelo administrador.

Vendas

A área de Vendas também é muito desejada pelos administradores e permite que eles utilizem muitos conhecimentos adquiridos no curso superior de Administração. Técnicas de negociação, visão do processo, conexão da área de estoque e logística, entre outros aprendizados, são colocados em uso na área comercial e trazem importantes resultados. Além disso, na maioria das vezes, é possível ganhar comissões.

Finanças

A presença de matérias relacionadas à Contabilidade, à Matemática e às Finanças de um negócio no curso de Administração frequentemente faz com que algumas pessoas acreditem que ele seja uma ciência Exata. Você também já fez essa confusão?

Mas elas fazem parte do Bacharelado em Administração, pois é essencial que o profissional saiba interpretar o caixa, recursos financeiros e despesas da empresa. Assim, não é incomum que, pela experiência de trabalho e algumas especializações, o administrador atue essencialmente nesse setor.

Operações

A área de Operações está sofrendo grandes alterações tecnológicas e, por isso, precisa de gestores capazes de coordenar suas mudanças e novidades. Além de coordenar essa transição, o profissional também precisa manter sua gestão eficaz, evitando desperdícios e falhas nas linhas e processos de produção.

Logística

A Logística, por sua vez, também está em expansão, com diversas oportunidades para os administradores. A globalização aumentou as conexões entre empresas e consumidores de diversos países, especialmente na área do comércio virtual.

Além disso, em alguns negócios, os traslados e centros de distribuição são alguns dos principais custos das empresas. Assim, ter o conhecimento e dominar as ferramentas de gestão são atitudes essenciais para o profissional que deseja atuar nessa área.

Mas se você está interessado em saber o que é Bacharelado em Administração e usar esses conhecimentos para abrir seu próprio negócio, saiba que todas as áreas de atuação que listamos aqui serão parte da sua rotina. Além disso, é importante se dedicar a cada uma delas, inclusive buscando especializações.

Principais áreas de especialização

Entre as especializações pelas quais o administrador profissional pode optar, algumas vão ao encontro das demandas e tendências do mercado de trabalho atual. Confira!

Business Intelligence, Big Data e Analytics

A análise de dados permite que as empresas tomem decisões estratégicas com maior probabilidade de sucesso, que estejam alinhadas com as necessidades e oportunidades reais do mercado.

Essa otimização faz parte da Administração do futuro e é o foco do Business Intelligence que, a partir do uso do Big Data, pode trazer respostas mais eficientes. Fazer uma pós-graduação nessa área aumenta as oportunidades na carreira do profissional.

MBA em Finanças com ênfase em Mercado de Capitais

Essa especialização aumenta o conhecimento crítico financeiro do administrador para analisar as oportunidades do mercado de capitais.

MBA em Gestão de Pessoas

O curso de MBA em Gestão de Pessoas capacita e atualiza o profissional sobre as principais ferramentas para a otimização da performance dos Recursos Humanos de uma empresa.

MBA em Gestão de Projetos

Com essa especialização, o administrador ganha mais conhecimentos sobre a gestão de projetos, ampliando seu domínio sobre os conceitos, ferramentas e estratégias utilizados para o acompanhamento e realização de projetos.

MBA em gestão estratégica de compras

Nessa especialização, o foco é o aprimoramento da visão contábil e financeira do processo de compra, assim como as escolhas dos modais de transporte e outros elementos logísticos que impactam o valor final de tais investimentos.

O curso de Administração forma profissionais estratégicos, que atuam em cargos decisórios e que, portanto, estão alinhados com o processo de modernização e automatização das empresas. Aliás, eles são fundamentais para garantir que essa transformação digital transcorra de forma bem-sucedida, não é mesmo?

Agora que você já sabe porque fazer curso de Administração e como ele pode ajudar na construção do sucesso da sua carreira, só falta escolher a forma de ingresso mais interessante para você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content