Faculdade de Engenharia Elétrica: Saiba tudo sobre esse curso!

engenheiros elétricos

Desconto nota do Enem

Através dessa matéria, vamos descobrir e conhecer tudo sobre a Faculdade de
Engenharia Elétrica
. Para quem curte esse curso, essa é uma oportunidade de saber mais sobre o curso e sobre a atuação profissional.

Como é o curso de Engenharia Elétrica?

O curso de engenharia elétrica tem duração de 5 anos, e é do tipo bacharelado. Dessa forma, o estudante terá contato com matérias mais gerais desse campo de conhecimento. O bacharelado é uma forma de incluir mais disciplinas e aprofundar nelas com conteúdos específicos.

Por ser uma engenharia, essa graduação mantém na grade curricular algumas matérias correlatas com outras engenharias. Mas, de toda forma, a maior parte das matérias fica em torno das questões de eletricidade.

O bacharel engenheiro elétrico deverá ter condições de desenvolver, planejar e aplicar projetos de eletricidade. Além de dar manutenção em processos de maquinário, seja em empresas ou indústrias diversas.

O curso de Engenharia Elétrica tem TCC, estágio ou horas complementares?

O trabalho de conclusão de curso, ou como é comumente chamado de TCC, é um dos itens da grade curricular do curso superior de Engenharia Elétrica. É um importante processo para que o aluno realize um trabalho prático na área escolhida. Normalmente, o TCC é feito em grupos, mas pode existir a opção de trabalho solo.

São 140 horas dedicadas ao trabalho de conclusão de curso na faculdade de Engenharia Elétrica. Além disso, existe o componente das atividades complementares, que devem ser realizadas conforme a carga horária estabelecida, que para o curso de engenharia elétrica é de 420 horas. E em relação ao estágio, é preciso realizá-lo no oitavo semestre, com uma carga horária de 200 horas para serem cumpridas.

Conteúdos estudados na faculdade de Engenharia Elétrica

O bacharelado de Engenharia Elétrica traz para o aluno o universo dos circuitos elétricos e demais assuntos relacionados a isto. Por isso, as aulas abordarão assuntos, como magnetismo, eletricidade, eletrônica e métodos matemáticos. São 5 anos dedicados ao assunto da elétrica para a formação de um engenheiro capaz de dar conta dos processos avançados da atualidade.

Fazer o curso de Engenharia Elétrica é uma grande chance para quem deseja trabalhar em indústrias de grande porte e empresas de fornecimento de energia. As matérias desse curso podem ser acessadas nas grades curriculares, mas podemos elencar algumas delas, como:

  • Física geral e experimental;
  • Cálculo diferencial e integral;
  • Circuitos elétricos;
  • Eletrônica análoga;
  • Eletromagnetismo, dentre outros.

Assim, é possível ter uma melhor consciência sobre como se apresentam os conteúdos programáticos do curso de Engenharia Elétrica. Fundamental para quem ainda está buscando informações sobre o curso que pretende cursar, é conhecer de antemão os conteúdos que são estudados.

Tour pela prova do Enem

Modalidades da faculdade de Engenharia Elétrica na Pitágoras

A faculdade de Engenharia Elétrica possui a modalidade presencial, apenas. Isso acontece para garantir a excelência do ensino prestado pela Pitágoras. Mas, de qualquer modo, todos os alunos possuem acesso a plataformas de ensino digitais que complementam os estudos. Esse é um plano de ensino atual e que prioriza o aluno, sempre.

Presencial

No curso presencial, o aluno precisa ir para a faculdade todos os dias da semana. Normalmente, é possível escolher entre os períodos diurno ou noturno. Assim, o aluno escolhe o período do dia mais favorável para ir até o centro universitário e estudar. E, mais, a Pitágoras possui inúmeros polos e unidades, o que favorece quem está procurando estudar perto de casa.

Perfil de quem faz faculdade de Engenharia Elétrica

O estudante de engenharia elétrica deve ser alguém que gosta bastante de cálculo, já que a construção de circuitos elétricos ou de planos de eletricidade dependem de bastante cálculo e noções sobre física. Mas não é somente isso. O aluno dessa área deverá ter capacidade de desenvolver e criar novos projetos, portanto é preciso que seja uma pessoa criativa e com a mente aberta para novas ideias.

Calcular e projetar

O profissional engenheiro elétrico deve ter bastante capacidade para calcular e projetar, pois é uma área que lida diretamente com sistemas avançados de eletricidade. É bem provável que o aluno de Engenharia Elétrica já tenha desenvolvido esse senso de cálculo de projeção desde o ensino médio. Por isso, saiba que essa noção deverá continuar sendo utilizada nessa faculdade.

Resiliência e criatividade

Apesar de não ser uma área que vai lidar diretamente com gestão de pessoas, o ramo da engenharia elétrica poderá estar atrelado a questões de difícil resolução. Que reclamam uma capacidade integrada entre resiliência e criatividade. Muitos problemas que acometem grandes sistemas de indústrias e empresas precisam ser resolvidos pelos engenheiros elétricos. Dessa forma, é preciso ter sempre um perfil calmo e criativo para dar conta das demandas do trabalho a ser realizado.

Gostar de equipamentos

Ter a curiosidade para mexer em equipamentos é uma das aptidões necessárias para quem quer se tornar um engenheiro elétrico. Isso se deve ao fato de que esse profissional vai atuar na linha de frente da manutenção de equipamentos diversos. Ou seja, é preciso que goste realmente de abrir materiais, entender o funcionamento das peças e aplicar o conhecimento adquirido para o conserto de determinadas falhas.

Faculdade de Engenharia Elétrica: atividades de um engenheiro elétrico

O dia a dia de um engenheiro elétrico, como já pudemos ter mais noção, está ao redor de equipamentos, principalmente em grandes indústrias ou empresas. Todavia, é possível também que haja atuação autônoma, prestando serviços em diversos locais. Por essa razão, a Engenharia Elétrica é um campo bastante amplo e que abre muitas portas dentro do mercado de trabalho.

As atividades de um engenheiro elétrico podem variar, dependendo de onde ele trabalha e das atribuições da vaga que ocupa. Porém, de um modo geral, podemos avaliar algumas atuações profissionais, como:

  • Manutenção de circuitos e sistemas elétricos;
  • Criação de projetos de eletricidade;
  • Planejamento e projeção de projetos de eletricidade;
  • Desenvolvimento de equipamentos, dentre outros.

Faça a faculdade de Engenharia Elétrica na Pitágoras!

A Pitágoras é uma faculdade reconhecida pela excelência do ensino e por oferecer um corpo docente qualificado, de mestres e doutores. É essencial, nos dias de hoje, estar em uma faculdade que investe pesado em infraestrutura e está comprometida com a inserção do aluno no mercado de trabalho.

Na Pitágoras, o seu sonho de se tornar um engenheiro elétrico é possível. Já que existe um programa de bolsas de estudo que pode contemplar você que está buscando uma faculdade de qualidade e precisa economizar com a mensalidade. E estudar na Pitágoras é sinônimo de estar vinculado a uma universidade que está a frente de seu tempo. Os alunos podem acessar conteúdos digitais que vão auxiliar no processo de aprendizagem. Portanto, não perca mais tempo e clique aqui para inscrever-se.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados