Faculdade de Administração: Conheça tudo o que precisa saber sobre esse curso!

faculdade de administração é difícil

Desconto nota do Enem

Tem interesse em Administração? Então agora vamos conhecer tudo sobre a Faculdade de Administração. Se você está buscando uma faculdade para fazer, essa é uma excelente oportunidade de saber mais sobre um dos cursos mais procurados pelos estudantes.

Como é o curso de Administração?

A Faculdade de Administração é do tipo bacharelado. Dessa forma, os alunos terão contato com uma ampla gama de matérias, fazendo uma graduação mais geral. O bacharelado traz a oportunidade para alunos conhecerem mais áreas, o que pode refletir positivamente na atuação profissional.

O curso tem duração de 4 anos, e nesse período o aluno conhecerá noções importantes sobre tudo o que envolve o campo da administração. As aulas focam os modelos de gestão mais importantes e estão totalmente atualizadas com o que há de mais inovador no mercado de trabalho.

Além disso, a Faculdade de Administração pode ser uma excelente porta de entrada para quem deseja prestar concursos públicos, já que muitos deles são dirigidos a quem fez essa graduação.

O curso de Administração tem TCC ou horas complementares?

Sim! Como na maioria dos cursos superiores, os alunos precisam entregar o trabalho de conclusão de curso. Essa é uma maneira que o aluno tem de mostrar o que aprendeu durante a graduação. O TCC é importante, inclusive, para quem quer adquirir noções mais práticas sobre a profissão.

São 140 horas dentro da grade curricular voltadas para o trabalho de conclusão de curso. Além disso, o aluno terá que realizar 544 horas de atividades complementares, que podem ser feitas desde o começo do curso.

Conteúdos estudados na Faculdade de Administração

No bacharelado de Administração, o aluno terá matérias mais voltadas para a área de exatas, como matemática financeira e contabilidade. Mas também terá contato com matérias de gestão de projetos e desenvolvimento de pessoas. É uma faculdade que engloba muitas áreas do conhecimento, o que pode ser importante na hora da atuação profissional.

A amplitude das matérias do curso de administração, como pudemos notar, é importante para quem deseja posteriormente focar em alguma área mais específica. Nessa faculdade, podemos encontrar conteúdos, como:

  • Legislação empresarial aplicada;
  • Análise de custos;
  • Capital de giro e análise financeira;
  • Pesquisa e inteligência de marketing;
  • Planejamento estratégico, dentre outros.

Com esses exemplos, podemos ter uma noção melhor de como o curso de administração é amplo e voltado para quem gosta de gestão, planejamento, pesquisa e também se sente confortável em trabalhar com custos e contabilidade.

Modalidades da Faculdade de Administração na Pitágoras

O bacharelado de Administração possui duas modalidades possíveis na Pitágoras: presencial e semipresencial. Vamos agora conhecer um pouco mais sobre essas modalidades.

Presencial

No curso presencial, o aluno precisa ir para a faculdade todos os dias da semana. Normalmente, é possível escolher entre os períodos diurno ou noturno. Assim, o aluno escolhe o período do dia mais favorável para ir até o centro universitário e estudar. Além disso, mesmo fazendo a modalidade presencial, na Pitágoras os alunos têm acesso a uma plataforma digital de ensino de ponta, que complementa os estudos.

Tour pela prova do Enem

Semipresencial

Na modalidade semipresencial, o aluno faz parte da faculdade a distância. Ou seja, de uma a três vezes na semana ele precisa ir até a faculdade para cumprir a carga horária presencial, e nos outros dias ele utiliza a plataforma de ensino digital da Pitágoras.

Assim, é possível aliar os estudos da faculdade com outras tarefas do dia a dia. É importante saber, também, que na plataforma digital de ensino da Pitágoras o aluno tem acesso total às matérias e possui um tutor à disposição para eventuais dúvidas sobre as aulas.

Perfil de quem faz Faculdade de Administração

O estudante de Administração deve ter um perfil mais analítico e gostar bastante de planejar estratégias e táticas para a resolução de problemas. Essas aptidões vão se destacar na hora de trabalhar dentro do mercado. Vamos conhecer um pouco mais sobre elas no campo da administração para um bacharel nessa área.

Análise de problemas

Como já vimos, o profissional de administração deverá ter um perfil analítico. Isso quer dizer que muitas questões devem cair no seu colo na atuação profissional. Esse perfil analítico servirá para entender melhor a situação e projetar a resolução desses problemas. Normalmente, as questões administrativas requerem muita atenção do profissional.

Trabalho em equipe

Saber lidar com a gestão de pessoas é fundamental para quem vai trabalhar com administração. Isso porque sempre haverá uma equipe para gerir e direcionar os trabalhos do dia a dia. Dessa forma, o profissional de administração terá que lidar com várias situações de gestão de equipes e deverá ter aptidão para liderar, caso seja necessário.

Gostar de números

Já vimos que certa quantidade de carga horária da grade curricular de administração é composta por matemática financeira. Então, gostar e ter habilidade para lidar com números é essencial para quem deseja se tornar um administrador. O dia a dia profissional exige que esses conhecimentos sejam colocados em prática e, mais uma vez, são essenciais para o bom andamento do trabalho.

Faculdade de Administração: atividades de um administrador

A rotina de um administrador pode ser variada ou mais focada em alguma área específica. Por isso, podemos destacar algumas atividades que certamente fazem parte dessa rotina. Conhecer essas atividades pode ser uma boa ideia para quem ainda está pensando sobre escolher um curso superior.

Veja algumas das principais atividades de um administrador:

  • Gerir equipes específicas dentro da área da administração;
  • Planejar e construir metas de economia dentro de uma empresa;
  • Aplicar métodos matemáticos para organizar setores de uma empresa;
  • Organizar a área contábil, dentre outros.

As atividades de um administrador dentro de qualquer empresa são muito importantes. Por essa razão, precisam ser feitas com muita atenção e empenho da equipe para que as metas e demais planejamentos consigam o êxito necessário.

Faça a Faculdade de Administração na Pitágoras!

A Pitágoras é um grande centro universitário e possui inúmeros polos e unidades. Isso facilita bastante na hora de escolher uma unidade que esteja mais perto da sua casa. E, mais, a Pitágoras investe pesado em infraestrutura para receber os seus alunos de portas abertas. São unidades preparadas para quem está na faculdade e quer absorver o melhor do seu curso.

Na Pitágoras, o aluno está sempre em primeiro lugar. Por isso, existe um programa de bolsas de estudo que pode ajudar você na hora de verificar o valor da mensalidade. Essa é uma vantagem e tanto para quem deseja estar em uma universidade reconhecida pela qualidade de ensino e pagar menos por isso.

Os professores são qualificados, mestres e doutores e estão sempre de prontidão para sanar as dúvidas dos alunos e passar o conteúdo das matérias com excelência. Por essas razões, não perca mais tempo e faça agora mesmo a sua inscrição: clique aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 35

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados