Passo a passo: como fazer transferência do curso de Medicina

Muita gente não sabe, mas dá pra trocar de curso ou faculdade depois de ter começado a graduação. Essa é uma alternativa para os estudantes que, por algum motivo, não se identificaram com as opções escolhidas. Neste post, nós da Pitágoras vamos explicar tudo que você precisa saber pra fazer a transferência do curso de Medicina.

Começar esse processo o quanto antes pode ser a melhor decisão que você pode tomar. Mas, pra dar certo, é preciso saber exatamente como funciona a transferência externa, como escolher uma nova faculdade e quais documentos são exigidos do estudante.

É por isso que decidimos reunir aqui os pontos que você precisa conhecer sobre como fazer a transferência de Medicina. Não vá embora sem chegar ao final do post!

Escolha uma nova faculdade pra cursar Medicina

O primeiro passo é encontrar uma faculdade que aceite a transferência de alunos para o curso de Medicina. Como se trata de um processo bastante comum, provavelmente será fácil encontrar uma.

Vale lembrar que a transferência externa é diferente da transferência interna de Medicina. O processo interno tem como objetivo mudar o aluno de turno ou unidade da mesma faculdade. Já o processo externo é pra trocar a instituição de ensino.

Entendido isso, veja alguns critérios pra não se arrepender na escolha da nova faculdade.

Infraestrutura

É importante que o campus de Medicina ofereça uma infraestrutura diferenciada, com a disponibilidade de materiais, equipamentos e espaços planejados para o aprimoramento das competências do aluno. A qualidade da sua formação acadêmica vai depender necessariamente desse critério. Então, muita atenção, ok?

Aqui estão alguns detalhes que fazem a diferença na infraestrutura para o curso de Medicina:

  • hospital-escola;
  • laboratórios pra áreas específicas da Medicina (como anatomia, microbiologia e ciências morfofuncionais);
  • laboratório de informática;
  • centro de simulação realística.

A graduação em Medicina tem uma carga horária equivalente a 6 anos de curso. Ou seja, a faculdade será quase a sua segunda casa durante muito tempo. Então, nada mais justo que priorizar alguns critérios pra escolher uma instituição realmente eficiente.

Grade curricular do curso

A grade curricular do curso de Medicina deve ser voltada pra questões centrais que giram em torno da profissão, equilibrando teoria e prática. Observe, também, qual é o foco que a faculdade atribui aos estágios de Medicina, pois a experiência que o aluno adquire nessas disciplinas é fundamental pra uma carreira de sucesso.

Então, não deixe de conferir a grade curricular do curso na faculdade que você escolheu pra realizar a transferência.

Preparação para o mercado de trabalho

Por fim, vale a pena entender como a faculdade facilita o ingresso do aluno no mercado de trabalho. Veja quais são as iniciativas que incentivam a busca por vagas de emprego. Quer um exemplo? Aqui na Pitágoras, nossos calouros e veteranos têm acesso exclusivo ao Canal Conecta, um portal online com dezenas de vagas de emprego e estágio em várias áreas.

Além disso, nosso programa Aula Destaque permite que os alunos tenham aulas especiais com profissionais renomados do mercado. Nossa live especial de Medicina, em 2020, contou com a presença do Professor Dr. Jairo Bouer, que falou sobre o impacto do cenário atual na formação de futuros médicos.

banner plano de estudos medicina pitágoras

Entenda o processo de transferência externa da faculdade

As etapas são definidas por cada instituição de ensino. Se você quer fazer Medicina na Pitágoras pelo processo de transferência externa, pode cumprir as etapas de maneira online ou presencial, comparecendo a uma das unidades da faculdade.

Além disso, todos os alunos que fazem a transferência externa pra cursos presenciais da Pitágoras têm direito a uma bolsa de 50% da mensalidade até o final do curso. É uma excelente opção pra economizar no investimento em Medicina, um dos cursos mais caros do ensino superior.

A bolsa é uma particularidade doa transferência externa na Pitágoras. Ou seja, não são todas as instituições que oferecem esse benefício.

Reúna a documentação pra transferência externa de Medicina

Pesquisando o processo de transferência com antecedência, você também vai encontrar uma lista de documentos que precisam ser apresentados à faculdade. Aqui na Pitágoras, os estudantes que participam do processo devem ter em mãos a seguinte documentação:

  • RG;
  • CPF;
  • histórico escolar oficial e atualizado da faculdade de origem (expedido há no máximo 6 meses);
  • atestado de vínculo com a faculdade de origem;
  • conteúdo programático de todas as disciplinas em que obteve aprovação (ementas).

Tire todas as dúvidas com a nova faculdade

Muitas dúvidas podem surgir antes e durante o processo de transferência de Medicina, afinal, tudo que envolve a graduação merece o máximo de atenção. Então, sempre que surgir dúvidas importantes sobre o que fazer, a melhor alternativa é procurar a equipe de suporte da faculdade escolhida.

A seguir, respondemos algumas questões comuns que podem surgir para você.

É preciso fazer uma prova de vestibular?

Depende. Em algumas faculdades, você pode precisar prestar o vestibular de Medicina pra concluir o processo de transferência externa. Essa etapa exige toda a preparação necessária pra estudar.

Nesse caso, seguir um plano de estudo pra Medicina e seguir nossas dicas no guia pra aprovação podem ajudar. Na Pitágoras, você só precisa fazer o vestibular se quiser disputar uma vaga no curso pelo processo seletivo tradicional, não pela transferência externa.

O processo é pago ou gratuito?

Isso também depende de cada instituição. Quando há a necessidade de fazer a prova de vestibular, pode haver a cobrança de uma taxa pra inscrição. Aqui na Pitágoras, o processo é inteiramente gratuito e você ainda recebe uma bolsa de estudo!

É possível pedir o aproveitamento das matérias?

Sim! Essa é uma maneira de reduzir o tempo de graduação. É importante comparar a grade curricular da faculdade de origem e da nova faculdade pra saber quais matérias poderão ser aproveitadas.

Estude com a Pitágoras!

A transferência externa de Medicina é um processo mais fácil do que parece, principalmente considerando a possibilidade de todos os passos online. Então, se você não quer abandonar o sonho de fazer Medicina em uma faculdade com infraestrutura de ponta e voltada para o mercado de trabalho, não perca tempo!

Que tal se tornar aluno do curso de Medicina? Veja como é fácil solicitar sua transferência e venha estudar com a gente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.