Trabalhar com fotografia: 7 vantagens de atuar na área

Trabalhar com fotografia

Desconto nota do Enem

Captar instantes da natureza, de pessoas ou de objetos é uma atividade extremamente satisfatória. Afinal, quem não gosta de contemplar a melhor versão de um cenário? Isso se torna possível graças ao olhar atento e curioso de quem escolher trabalhar com fotografia.

Essa profissão mistura muito bem os aspectos da teoria e da prática, já que une o talento artístico ao conhecimento técnico para a produção de belas imagens. As possibilidades de efeitos são diversas e dependem da ideia a ser transmitida pelos registros.

Se você se encanta com o universo dos cliques, saiba que existem inúmeras formas de se especializar na área. Tem até curso superior de Fotografia para quem procura uma formação completa e que forneça os saberes mais importantes para o exercício da carreira.

Quer bons motivos para investir nessa opção? Veja agora as principais vantagens de atuar como fotógrafo!

Aumenta a percepção dos detalhes

Algumas pessoas são naturalmente observadoras e costumam dar atenção ao que a maioria não considera relevante. Trata-se de uma curiosidade sobre o que está por trás de uma ação, atitude ou composição de lugar. Se você não se identifica com esse grupo, talvez comece a agir igual ao trabalhar com fotografia.

Isso porque, para obter um registro interessante, é preciso aproveitar cada oportunidade. Pode ser aquele sorriso espontâneo de uma criança, o saltitar de um cãozinho ou o balançar das folhas ao vento. Tudo tem potencial para despertar sentimentos ou gerar reflexões, basta que alguém esteja pronto para mostrar esse potencial.

Faz você apreciar as belezas da vida

Essa vantagem resulta da anterior, visto que até as paisagens ou momentos mais simples passam a ter valor. Muitas vezes, inclusive, é a capacidade de enxergar o lado bom das coisas que faz com que alguém queira ser fotógrafo. Por meio dos cliques, os profissionais conseguem fazer com que outras pessoas identifiquem as belezas escondidas no cotidiano.

É claro que o interesse pelos eventos que os rodeiam não basta para fazer retratos atrativos. Quem tem esse perfil precisa estudar com frequência para ter condições de aproveitar os recursos de trabalho ao máximo. O objetivo deve estar sempre em melhorar os resultados e valorizar os atributos daquilo que ficará guardado em forma de imagem.

Oferece uma ampla área de atuação

Muita gente gosta de trabalhar com fotografia de maneira autônoma, mas também há vagas em empresas de diversos ramos. Cinema, jornalismo, publicidade, marketing, eventos e propaganda são apenas alguns exemplos de áreas que podem proporcionar bons empregos.

Uma pessoa com graduação consegue, por exemplo, atuar em projetos que envolvem comunicação, artes visuais, direção e produção fotográfica. O segredo é construir um portfólio profissional completo e sempre acrescentar as novas habilidades adquiridas, de modo que esse material permaneça atualizado.

Possibilita o ganho de bons salários

Ser fotógrafo profissional tem o benefício de variar a renda por meio de diferentes atividades. Com cada vez mais negócios presentes no ambiente online, as marcas acabam tendo um aumento da demanda por conteúdos visuais que ajudem a evidenciar seus produtos ou serviços.

Nesses casos, desde as empresas de moda até os estabelecimentos de gastronomia podem contratar profissionais da fotografia. Atualmente, a média salarial é de R$ 1.414,50*, mas os ganhos podem ser bem superiores com o investimento em tendências.

Tour pela prova do Enem

Um bom exemplo é a associação de técnicas de fotografia com a criação de cenários temáticos e orientação de poses. Quem domina tanto as práticas do registro quanto a disposição do entorno tem mais chances de ser chamado para clicar eventos.

Viabiliza a carreira freelancer

Trabalhar com fotografia vai muito além de compor equipes em grandes estúdios e escritórios formais. Se você prefere uma rotina mais flexível, não terá dificuldade para apostar nos serviços esporádicos ou que não demandam vínculo empregatício.

Dependendo da demanda, o que seria apenas uma renda extra pode se tornar atividade principal e garantir o seu sustento. As opções incluem desde freelas para empresas de produção multimídia até bicos em viagens. Isso mesmo!

Com uma câmera instantânea, por exemplo, é possível revelar e vender as fotos das pessoas que visitam os pontos turísticos de determinada região. Também dá para divulgar registros exclusivos nas redes sociais ou comercializá-los aos sites de bancos de imagem.

Amplia a sua rede de contatos

Networking é um assunto em alta nas mais diversas profissões. Afinal, ser visto é extremamente importante para ter acesso às melhores oportunidades de emprego. Pense que vivemos em um mundo cada vez mais conectado, que exige que as relações também sejam reforçadas nos meios digitais.

E como garantir contato com possíveis parceiros, clientes e colegas de profissão? A resposta é participar de eventos online ou offline que tenham foco na sua área de atuação. Feiras, workshops, palestras e congressos são exemplos de programas que devem fazer parte do dia a dia dos fotógrafos.

Conta com variedade de cursos

O preparo para trabalhar com fotografia pode ocorrer de várias maneiras. Para quem está começando a se aventurar nesse meio e ainda tem dúvidas, os cursos livres representam uma boa opção. Eles têm curta duração e apresentam os conteúdos mais básicos da carreira.

Já para quem pretende se profissionalizar e ter um diferencial, a melhor escolha é fazer uma faculdade de Fotografia. A Pitágoras oferece esse curso com grau acadêmico de tecnólogo, o que permite uma formação rápida e adequada às demandas do mercado.

A grade concentra matérias específicas para o aluno desenvolver sua produção fotográfica em diversos segmentos. São disciplinas que envolvem temas atuais para garantir que as turmas saiam prontas para ocupar as vagas mais disputadas.

Dê o próximo passo rumo à sua capacitação!

Se você decidiu que tem perfil para clicar os melhores momentos, já pode sair na frente com uma graduação na área. O bom é que essa faculdade entra na lista dos cursos em EAD da Pitágoras, o que representa liberdade para definir seus horários de estudo. Com o suporte das nossas aulas, é possível trabalhar com fotografia e desfrutar de todos os benefícios citados.

Que tal fazer o processo seletivo? Acesse agora o portal para prestar o vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados