Tipos de personalidade: qual é a sua e como influencia sua carreira?

estudante conversando sobre tipos de personalidade

Desconto nota do Enem

Provavelmente você convive com várias pessoas e consegue perceber como elas são diferentes. Não só na aparência física, mas principalmente no que se refere aos tipos de personalidade de cada um. De fato, existem variações e elas podem influenciar até mesmo na escolha da carreira.

Apesar de outros fatores serem relevantes nessa decisão, não dá para negar que as características pessoais têm grande influência na hora de definir um curso superior e uma profissão para seguir.

Que tal descobrir alguns perfis interessantes? Confira, a seguir, exemplos de personalidades segundo o modelo MBTI (Myers-Briggs Type Indicator ou Indicador de Tipo Myers-Briggs), como:

  • lógico;
  • comandante;
  • inovador;
  • advogado;
  • mediador;
  • protagonista;
  • ativista;
  • executivo;
  • aventureiro;
  • empreendedor;
  • animador;
  • arquiteto;
  • virtuoso.

Acompanhe a leitura para perceber como as características de cada um podem ser diferenciais na hora de escolher uma profissão pela personalidade!

Lógico

Combinação de características: introversão, intuição, pensamento e percepção.

Carreiras relacionadas: Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Matemática, Ciência da Computação, Química e Física.

São pessoas que dominam habilidades lógicas, gostam de analisar condições ou ambientes e são bastante objetivas. Têm prazer por resolver problemas e adquirir conhecimento, apreciando a autonomia na hora de trabalhar e buscar soluções. Normalmente, esse é o perfil do profissional de Exatas, marcado pela afinidade com os números e o raciocínio lógico.

Comandante

Combinação de características: extroversão, intuição, pensamento e julgamento.

Carreiras relacionadas: Engenharia, Direito, Vendas e Publicidade.

O perfil do comandante é estratégico e, não por acaso, essa é uma função importante nas organizações militares. Sua confiança e disposição para superar desafios são pontos de destaque, junto da responsabilidade nata e a capacidade de liderança.

Contudo, o foco no todo e não nas partes pode trazer à tona problemas com sensibilidade e empatia, podendo assumir uma postura impaciente ou intolerante com alguns colegas de trabalho ou outras pessoas que convivem diariamente com essa pessoa.

Inovador

Combinação de características: extroversão, intuição, pensamento e percepção.

Carreiras relacionadas: Design, Publicidade, Marketing e Administração.

A própria denominação já indica que esse grupo tem interesse por tudo o que é novo, apresentando traços como curiosidade, criatividade e originalidade. Em geral, são pessoas cheias de ideias, mas que nem sempre conseguem colocar em prática todas elas.

Advogado

Combinação de características: introversão, intuição, sentimento e julgamento.

Carreiras relacionadas: Medicina, Psicologia, Direito, Odontologia e Educação.

Pessoas advogam mesmo quando não seguem a área do Direito, sabia? Isso quer dizer que elas seguem sempre em busca dos seus ideais e inspiram quem está ao seu redor. Esse é um perfil complexo, intuitivo, atencioso, profundo e preocupado com os outros.

Mediador

Combinação de características: introversão, intuição, sentimento e percepção.

Carreiras relacionadas: Jornalismo, Educação, Psicologia e Serviços Sociais.

Podemos definir os mediadores como idealistas que lutam pelos seus objetivos e querem fazer do mundo um lugar melhor para todos. Têm facilidade de ouvir e acolher outras pessoas, sendo mais voltados para a parte emocional do que para a lógica.

Protagonista

Combinação de características: extroversão, intuição, sentimento e julgamento.

Carreiras relacionadas: Educação, Diplomacia, Política e Psicologia.

Um dos maiores talentos dos protagonistas é lidar com pessoas. Dar atenção, apoio, orientar, inspirar e liderar estão entre as atividades mais espontâneas desse tipo de personalidade que tenta encontrar chances de fazer o bem.

Tour pela prova do Enem

Ativista

Combinação de características: extroversão, intuição, sentimento e percepção.

Carreiras relacionadas: Direito, Política e Jornalismo.

O perfil ativista é cheio de entusiasmo e tem habilidade para a motivação. São pessoas curiosas, dedicadas, populares e calorosas. Borbulham ideias nas suas cabeças e estão sempre engajadas em diferentes projetos, pois veem isso como oportunidade de fazer diferentes conexões e ajudar a promover mudanças.

Executivo

Combinação de características: extroversão, sensação, pensamento e julgamento.

Carreiras relacionadas: Administração e Gestão em geral.

Essa é a categoria dos gestores, profissionais competentes e focados em produtividade. Os executivos normalmente valorizam a ordem e a segurança, fazendo o possível para alcançar os resultados desejados. Por essas razões, tendem a ocupar posições de liderança e gerência.

Aventureiro

Combinação de características: introversão, sensação, sentimento e percepção.

Carreiras relacionadas: Música, Artes Visuais, Gastronomia e Design.

Ousadia e sensibilidade formam uma mistura bem interessante na personalidade aventureira. São seres ligados às artes, que gostam de liberdade e de se expressar de variadas formas. A harmonia é uma qualidade relevante para eles, seja no aspecto estético, seja nas suas relações.

Empreendedor

Combinação de características: extroversão, sensação, pensamento e percepção.

Carreiras relacionadas: Administração, Ciências Econômicas, Marketing e Relações Públicas.

O perfil empreendedor também é ousado, criativo e entusiasmado. São pessoas que querem fazer acontecer, arriscam-se e gostam de estar sempre em movimento. Têm um lado racional forte, mas são sociáveis e observadores.

Animador

Combinação de características: extroversão, sensação, sentimento e percepção.

Carreiras relacionadas: Política, Artes, Vendas e Relações Públicas.

Esse é o grupo cheio de energia, humor e espontaneidade. São pessoas que sabem se relacionar muito bem e que todos gostam de ter por perto, especialmente pela sua generosidade e animação. Essa é uma das razões para o “palco” (no sentido literal ou figurado) ser um local de trabalho comum para os animadores.

Arquiteto

Combinação de características: introversão, intuição, pensamento e julgamento.

Carreiras relacionadas: Engenharia, Direito, Administração e Pesquisa Científica.

Segundo o modelo, esse é um dos tipos raros e representam uma porcentagem baixa na população (apenas cerca de 2%). Os arquitetos são chamados assim pela capacidade estratégia e não por alguma ligação com o curso de Arquitetura. São seres pensativos, decididos, ambiciosos e mais reservados.

Virtuoso

Combinação de características: introversão, sensação, pensamento e percepção.

Carreiras relacionadas: Engenharia, Educação Física, Artes, Saúde e Pilotagem.

Uma pessoa virtuosa é aquela que reúne muitas virtudes, o que não é uma mentira nesse perfil — que é formado por seres corajosos, independentes, adaptáveis, detalhistas e que têm um ótimo raciocínio lógico. Gostam de acumular competências e da ação, sobretudo quando o objetivo é superar desafios.

Qualquer que seja o seu tipo de personalidade, há um curso ideal aqui na Pitágoras esperando por você! Para Humanas ou Exatas, basta procurar entre as nossas ofertas. Você contará com uma infraestrutura de qualidade, professores altamente capacitados, um Portal do Aluno para acompanhamento contínuo e benefícios exclusivos, como o Canal Conecta.

Enfim, o mais importante disso tudo é entender que não existem tipos de personalidades piores ou melhores que outros, assim como acontece quando analisamos os tipos de inteligência. Cada um tem um jeito de ser e isso deve influenciar a escolha da profissão — mas também nada impede que alguém opte por um caminho que foge do esperado.

O que achou de conhecer um pouco mais desse assunto? Já sabe qual é a sua personalidade? Aproveite para descobrir quais são as profissões mais bem-pagas do momento para ficar por dentro do mercado de trabalho.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 34

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados