Conheça os principais tipos de faculdade do mercado

estudantes de faculdade

Desconto nota do Enem

Licenciatura, Tecnólogo ou Bacharelado? Se você anda pesquisando sobre os diferentes tipos de faculdade, já deve ter se perguntado qual é a opção ideal, né? Na realidade, a gente já te adianta que não existe um melhor que o outro. Os três formatos são interessantes, o que vai variar são os seus objetivos.

Pensando em te ajudar a escolher melhor o seu futuro curso, a gente preparou este artigo com os principais tipos de faculdade do mercado, as características e importância do diploma de ensino superior.

Tem curiosidade? Continue com a gente!

Os 3 tipos de faculdade

Antes de a gente ver os tipos de faculdade existentes, é preciso entender que já existe uma divisão entre as instituições de ensino: pública e particular. Enquanto a primeira é mantida por órgãos públicos e não cobram mensalidades, a segunda é administrada por empresas privadas e têm um custo ao estudante — que conta com a possibilidade de estudar com bolsas, em alguns casos.

De maneira geral, encontramos grande parte dos formatos que a gente vê a seguir em todas elas. Mas é comum ver o curso superior Tecnólogo nas instituições privadas. Vamos conhecer mais sobre eles?

É considerado um curso de nível superior que prepara os futuros profissionais pra desempenhar funções específicas no mercado de trabalho. A sua principal vantagem é o tempo que você precisa pra se formar. Geralmente, essa graduação pode ser concluída em 2 ou 3 anos, bem diferente das graduações de Bacharelado e Licenciatura.

Pra ingressar, é preciso ter concluído o ensino médio e realizar o vestibular. Uma coisa bem interessante pra aqueles que se interessam por esse modelo de curso é que ele é focado na prática. Ou seja, você coloca a mão na massa — afinal, o principal objetivo da criação do Tecnólogo foi justamente ajudar os estudantes a desenvolverem habilidades que o permitem entrar rapidamente no mercado.

Outras vantagens do curso são:

  • validade do diploma em todo o país, inclusive, permitindo ao portador realizar provas de concurso que exigem o ensino superior;
  • menor investimento: a mensalidade dos Tecnólogos costuma ser menor se comparada ao Bacharelado e Licenciatura;
  • cursos Tecnólogos valorizados pelo mercado moderno de trabalho;
  • maior disponibilidade de cursos online.

Na Pitágoras, você encontra opções de graduação como:

Bacharelado

Também está entre os tipos de faculdade existentes. Nesse curso de graduação, com duração de 3 a 6 anos, você conquista o título de bacharel. Quando se pensa na principal vantagem desse modelo, é preciso destacar a preparação que os futuros profissionais recebem, sendo a formação generalista com uma boa base teórica e uma ampla visão do que ele vai encontrar dentro daquela profissão.

Assim como no Tecnólogo, é preciso ter ensino médio concluído pra poder ingressar numa vaga na faculdade. Um fato interessante é que grande parte dos cursos oferecidos hoje no Brasil são de Bacharelado.

A preparação ampla proporcionada pelos cursos de Bacharelado traz uma vantagem, que é poder atuar em diferentes setores de uma área. Por exemplo, uma pessoa formada em Administração pode escolher seguir pelo Marketing, Logística, Finanças, entre outros.

A Pitágoras também oferece a opção de Bacharelado, sabia? Entre os cursos, temos:

Tour pela prova do Enem

Licenciatura

É um tipo de graduação que tem por principal objetivo formar professores pra atuarem no ensino infantil, fundamental e médio, mas também profissionalizante — de acordo com a área de formação. Uma boa vantagem é que o mercado para os profissionais da área de educação é um dos que têm maior taxa de empregabilidade. Muito bom, né?

Para aqueles que desejam ser professores a duração média da graduação varia entre 3 e 4 anos. Assim como nos outros tipos de faculdade, você precisa ter concluído o ensino médio e feito o vestibular.

Se você é apaixonado por educação, seguir por esse caminho é uma excelente escolha. Isso porque aprende não só sobre um assunto em específico, como também adquire habilidades como didática, alfabetização, entre outras.

Apesar de o foco ser as escolas, o profissional com Licenciatura pode atuar em diversos locais, como centros de pesquisas, consultorias, ONGs e também editoras. Ou seja, ele tem um leque de opções bem legal.

Sobre os cursos, aqui na Pitágoras temos diferentes opções, entre as quais estão:

Aqui, vale destacar que é possível cursar a Licenciatura e Bacharelado ao mesmo tempo, dependendo da faculdade. Ou seja, se você quer uma dupla titulação em Educação Física, por exemplo, é possível fazer essa opção.

Mas aí vem a dúvida: vale a pena? Sim. A principal vantagem é que a titulação dupla te permite maiores oportunidades no mercado de trabalho, podendo dar aulas e exercer outras funções comuns à carreira.

A importância dos diferentes tipos de faculdade

É sempre bom lembrar da importância que a graduação tem na vida de uma pessoa. Independentemente dos tipos de faculdade, ao se formar você tem mais oportunidades de carreira e pode se dedicar a uma área específica, se especializando nela.

Por isso, é muito importante escolher uma boa faculdade, que seja não só reconhecida pelo MEC, mas também tenha bons professores, uma infraestrutura robusta e que te ajude a crescer. A Pitágoras trabalha há anos a excelência dos profissionais, se dedicando a oferecer cursos de qualidade e grades curriculares de acordo com as demandas do mercado de trabalho.

Tecnólogo, Bacharelado e Licenciatura: todos esses tipos de faculdade estão presentes na Pitágoras. Você ainda encontra diferentes modalidades de ensino, no presencial, semipresencial e 100% online, dependendo do curso. Isso sem falar no Canal Conecta, nosso parceiro exclusivo de empregabilidade pra te ajudar na conquista de emprego e estágio.

Escolha o caminho do sucesso!

Contar com boas opções permite que você faça melhores escolhas e se forme de acordo com as suas necessidades. Antes de se decidir entre os tipos de faculdade, é interessante avaliar quais são as suas pretensões de carreira, se a sua intenção é entrar no mercado mais rápido e também que ensino deseja ter, seja ele amplo ou específico.

A gente espera que você tenha curtido este post e entendido melhor sobre os tipos de faculdade. E se já fez a sua opção de curso, as inscrições do vestibular Pitágoras estão abertas. Acesse o site e comece a sua jornada rumo ao sucesso profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados