Tipos de currículo: qual é o ideal para cada tipo de vaga?

tipos de currículo

Desconto nota do Enem

Ter um currículo estratégico e bem-elaborado é um dos principais passos para chamar a atenção dos recrutadores e conquistar uma vaga de emprego. No entanto, um equívoco ainda muito comum entre os profissionais, desde os mais experientes aos que ainda estão ingressando no mercado, é pensar que existe um modelo padrão que se encaixa em todos os tipos de oportunidades de trabalho.

A verdade é que há diversos modelos de currículo, com características que favorecem vagas de emprego específicas. Pense, por exemplo, que as expectativas de um recrutador de engenheiros são diferentes das de um que procura designers — afinal, a experiência de um profissional da Engenharia pode ser descrita por meio de textos, enquanto a do Design é visual, ou seja, precisa ser vista para ser analisada.

Pensando nisso, trouxemos neste post os principais tipos de currículo. Confira também algumas dicas para ajudar na criação de um documento atrativo e que favoreça seu trabalho! Vamos lá?

Currículo simples em texto

Trata-se de um dos mais comuns e tradicionais estilos de currículo. Uma de suas vantagens é a pluralidade de situações nas quais ele pode ser utilizado, especialmente quando a vaga não especifica o tipo de documento que deseja, como portfólio, entre outras opções sobre as quais falaremos mais adiante.

É um currículo generalista no qual o candidato deve abordar informações relevantes como sua formação acadêmica, experiência profissional, além de habilidades e competências, de modo preciso e objetivo. Para potencializar suas chances nos diferentes processos seletivos que participar, esse tipo de documento pode ser adaptado para vagas específicas e diferentes oportunidades de carreira.

Se você está se perguntando sobre como montar um currículo simples em texto bem-elaborado, considere as seguintes dicas:

  • comece pelos dados pessoais e de contato;
  • siga a ordem básica de um currículo desse tipo, como objetivo profissional, formação acadêmica, experiências, habilidades e competências, certificações etc;
  • não deixe de conferir possíveis erros de ortografia e digitação (que podem passar uma imagem de descaso e desleixo);
  • monte um currículo que tenha, no máximo, 2 páginas.

Currículo com fotografia

No Brasil, anexar uma fotografia no documento ou já montar um currículo com foto não é uma prática padrão. No entanto, para algumas vagas, pode acontecer da empresa solicitar esse tipo de CV. Ele é mais comum para nichos específicos, como o de eventos e da beleza.

O currículo com foto é usual nessas áreas porque algumas vagas de emprego, por exigência dos empregadores, requerem características físicas específicas para papéis em comerciais e campanhas fotográficas, participação em eventos, modelagem.

No entanto, isso não se trata de uma regra: ou seja, independentemente do segmento de atuação ou do cargo em questão, se for uma prática da empresa, ela especificará o envio da foto como uma exigência.

Independentemente do caso, procure seguir as dicas que reunimos na hora de escolher qual foto enviar:

Tour pela prova do Enem
  • preze por fundos neutros;
  • opte por roupas discretas, de acordo com o dress code da empresa;
  • adereços chamativos devem, de preferência, ser evitados;
  • caso não haja especificação, tire a foto do ombro para cima, como uma imagem 3×4.

Portfólio

O portfólio é um dos estilos de currículo voltados para as áreas de criação de projetos, como Design, fotografia, programação, produção multimídia e até mesmo produção textual. Trata-se da reunião de todos os seus trabalhos de relevância em um único lugar, que pode ser tanto um arquivo físico quanto uma plataforma virtual — opção prática e que permite a inserção do link para a página em sites de emprego ou redes sociais como o LinkedIn.

Ele funciona como uma verdadeira vitrine para mostrar suas habilidades e competências aos empregadores. É por meio do portfólio que, em um processo seletivo, os recrutadores conseguem “comprar visualmente” aquilo que você é capaz de produzir. Por isso, é indispensável para quem trabalha com as áreas citadas acima.

O melhor de tudo é que esse tipo de currículo permite que você explore sua criatividade de diferentes maneiras. Uma dica para construir um portfólio de sucesso é abusar das tendências e formatos de apresentação. Tudo isso, é claro, sem deixar de lado o seu toque pessoal.

Currículo animado

Várias empresas já aceitam e até mesmo solicitam os documentos animados, também conhecidos como videocurrículos, em seus processos seletivos. Como o próprio nome já indica, esse tipo de currículo online corresponde a um vídeo no qual você deve descrever, de forma objetiva, aquelas informações relevantes sobre sua carreira e experiência profissional.

Ao montar um currículo animado, é preciso pensar que essa é uma verdadeira oportunidade de se autopromover. Por isso, coloque em jogo aquelas habilidades analisadas e muito bem-vistas pelos recrutadores, como boa comunicação interpessoal, criatividade, dinamismo, entre outros pontos que podem ser observados ao assistirmos a um vídeo.

Outra forma interessante de se destacar com um currículo animado, caso a vaga permita certo grau de informalidade, é utilizar do storytelling — ferramenta de narrativa com objetivo de contar acontecimentos por forma de histórias. Para isso, fale um pouco de si mesmo, sobre o que lhe dá motivação, as suas maiores conquistas etc.

Currículo com carta de pretensão

O currículo com carta de pretensão é um documento no qual, além do documento básico em texto, é solicitado um texto escrito pelo candidato. Nele, é preciso abordar uma apresentação pessoal, seguida dos motivos pelos quais se interessa e está apto a cumprir com as exigências da oportunidade em questão. Esse é um modelo bastante requerido não só por empresas, mas também por vagas de estágio, cursos (como MBA, pós-graduação), bolsas de estudos, programas de trainee, entre outros.

Funcionando como um cartão de visitas, o currículo com carta de pretensão deve deixar claro aquilo que o candidato deseja e, por isso, deve ser redigido com bastante zelo e objetividade. Uma dica muito válida é trabalhar de forma natural o seu marketing pessoal, ressaltando suas principais conquistas e trazendo informações relevantes que permitam que a empresa conheça os seus diferenciais.

Agora você já sabe quais são os principais tipos de currículo e para quais situações cada um é mais indicado. Lembre-se, no entanto, de que não adianta contar com um documento criativo, mas não encontrar oportunidades de trabalho alinhadas aos seus objetivos e perfil, não é mesmo? Sendo assim, busque divulgá-los nos melhores canais disponíveis, como o Canal Conecta — portal de vagas exclusivo para os alunos Pitágoras, com empresas parceiras em todo o Brasil e foco na empregabilidade dos estudantes.

Se gostou das dicas, que tal aproveitar que está aqui e conferir mais um conteúdo que vai ajudá-lo a conquistar a tão sonhada vaga? Veja agora mesmo algumas dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados