Tecnólogo em Radiologia é faculdade? Veja tudo sobre o curso

Tecnólogo em Radiologia

A Radiologia está entre as ciências médicas que mais se desenvolvem no Brasil. A evolução da tecnologia usada em clínicas e hospitais melhora o trabalho de radiologistas, mas também aumenta a necessidade de mão de obra especializada. Então, quem quer aproveitar o bom momento da área precisa ser rápido e garantir logo uma vaga na faculdade.

Muita gente acha que só existe curso técnico para ser radiologista, mas o curso superior de Tecnólogo em Radiologia tem aprovação do Ministério da Educação (MEC) para ser oferecido pelas faculdades do país.

Na Pitágoras, os estudantes de Radiologia contam com um sistema de ensino focado no mercado de trabalho, entre outros diferenciais interessantes. Para conhecer mais sobre o curso, acompanhe o nosso guia completo e venha tirar suas dúvidas.

Como funciona o curso de Radiologia?

O curso de Radiologia da Pitágoras tem como objetivo formar profissionais aptos a usar as radiações para diagnósticos, controle e tratamento das mais diversas doenças, a partir de uma abordagem condizente com as principais exigências do mercado de trabalho.

O curso é oferecido exclusivamente na modalidade a distância, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Pitágoras.

Os alunos podem acessar o AVA 24 horas por dia, 7 dias por semana. Por lá, eles assistem às aulas, realizam avaliações e interagem com tutores EAD, com os professores e colegas de turma. Os materiais de estudo ficam disponíveis sempre que você quiser: videoaulas, livros digitais, apostilas, textos etc.

Mas o curso de Radiologia na Pitágoras não é totalmente a distância. Para a realização de atividades práticas, é preciso comparecer a uma unidade da faculdade uma ou mais vezes por semana.

O que você vai aprender no curso de Radiologia?

Para as pessoas que ainda estão na dúvida sobre qual faculdade fazer, nada melhor do que ver na prática o que você vai aprender durante o curso. A seguir, confira algumas práticas que o aluno de Radiologia desenvolve:

  • operar os equipamentos para obtenção de imagens;
  • supervisionar equipes de hospitais e de clínicas de radiologia;
  • planejar as condições de aplicações técnicas;
  • participar de equipes multiprofissionais, formadas por médicos, psicólogos, enfermeiros, farmacêuticos, entre outros profissionais;
  • avaliar condições de segurança e de higiene no setor de radiodiagnóstico;
  • assessorar equipes em radiologia industrial;
  • fazer o controle de qualidade de serviços de radiodiagnóstico.

Como é a grade curricular do curso de Radiologia?

A Pitágoras desenvolveu as matérias de Radiologia de acordo com uma abordagem ampla e detalhada sobre a área. Isso permite que o estudante tenha a capacidade de atender aos desafios e às necessidades do mercado de forma multidisciplinar.

Abaixo, confira as principais matérias da grade curricular de Radiologia na Pitágoras:

  • Anatomia das Imagens;
  • Anatomia e Fisiologia Humana;
  • Biossegurança;
  • Dosimetria das Radiações;
  • Exames Radiológicos em Contraste;
  • Exames Radiológicos Especiais;
  • Física Aplicada à Radiologia;
  • História da Radiologia;
  • Legislação em Radiologia;
  • Mamografia e Densitometria Óssea;
  • Medicina Nuclear e Radioterapia;
  • Orientação Profissional;
  • Patologia Geral e Radiológica;
  • Primeiros Socorros;
  • Proteção Radiológica;
  • Radiologia Convencional;
  • Radiologia Industrial;
  • Radiologia Odontológica;
  • Radiologia Veterinária;
  • Ressonância Magnética;
  • Técnicas Radiológicas;
  • Tomografia Computadorizada.

Quanto tempo dura a faculdade de Radiologia?

Radiologia na Pitágoras é um curso Tecnólogo com duração de três anos.

Se você não sabe a diferença entre Tecnólogo e Bacharelado, use o tempo do curso como parâmetro. Eles são tipos de faculdade diferentes.

A duração de um curso Tecnólogo é menor do que um curso de Bacharelado tradicional, o que permite ao aluno focar as ferramentas de que ele vai realmente precisar quando estiver no mercado de trabalho.

Isso se reflete na grade curricular do curso, que é mais enxuta do que um Bacharelado, com menos matérias teóricas e mais atividades práticas.

Quanto custa o curso de Radiologia?

A Pitágoras oferece a mensalidade a partir de R$ 169,90*. Mas o valor pode sofrer alterações com a possibilidade de bolsas de estudo e opções de desconto na mensalidade.

Como é a atuação em Radiologia?

Se você está em dúvida sobre dois ou mais cursos na área de saúde, como Enfermagem ou Radiologia, conheça detalhes sobre a atuação de cada carreira para tomar uma decisão.

No caso do radiologista, esse profissional usa imagens médicas para ajudar no diagnóstico, no tratamento e no monitoramento de várias doenças. É uma função essencial hoje em dia em clínicas e em hospitais que possuem os equipamentos tecnológicos apropriados.

Na sua rotina de trabalho, o radiologista precisa lidar com vários tipos de imagens médicas, como raios X, ultrassom, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Geralmente, são os radiologistas os primeiros a diagnosticar corretamente um paciente. Esse profissional precisa lidar por dia com uma quantidade variável de casos, a depender do ritmo da clínica ou do hospital onde atua.

Quanto ganha um radiologista?

Afinal, qual é a média salarial do profissional de radiologia? Segundo dados oferecidos pelo Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, a média salarial do radiologista é de R$ 5.033,67* para uma jornada de trabalho de 27 horas semanais.

Quais são as áreas nas quais o formado em Radiologia pode atuar?

É esperado do aluno de Radiologia que ainda está na graduação a escolha de sua área de atuação para o mercado de trabalho.

Embora o profissional de Radiologia acabe fazendo atividades de várias áreas no dia a dia, é importante que, já na graduação, você perceba as áreas que têm mais a ver com o que gosta de fazer. Assim, pode se colocar perante as empresas como especialista em uma delas.

Além de passar mais credibilidade, isso pode facilitar sua escolha de uma especialização no futuro. Então, confira a seguir as principais áreas de atuação da Radiologia.

Raios X

O mais popular e aplicado entre os exames radiológicos. Os raios x são utilizados em vários tipos de avaliação, como ortopédica, pulmonar e traumatológica. Na radiologia, é a principal área de atuação em clínicas e em hospitais.

Ressonância magnética

A ressonância magnética é um exame complexo e um dos mais caros a serem realizados. A máquina de ressonância magnética apresenta ímã que interage com corpo do paciente por meio de pulsos de radiofrequência e campos magnéticos para criar imagens em alta definição.

A ressonância magnética serve para a pesquisa e a análise de doenças abdominais, cervicais, neurológicas, ortopédicas, abdominais e cardíacas.

Com os resultados, médicos e radiologistas chegam a diagnósticos precisos. As imagens em alta definição e com distinção de cores são eficazes na tarefa de ajudar na avaliação de eventuais anormalidades que não seriam perceptíveis por meio de exames comuns.

Mamografia

A mamografia é um dos exames mais realizados em clínicas e em hospitais no Brasil e o principal no rastreamento do câncer de mama precoce.

O exame pode ser acompanhado por um técnico, mas a análise e a interpretação podem ficar entre as responsabilidades somente de um radiologista e/ou médico especializado. A função principal nesse caso é investigar pequenas alterações no tecido mamário que podem evoluir para doenças graves.

Radiologia industrial

As técnicas da radiologia industrial garantem a segurança de pessoas e de estruturas industriais. O radiologista do segmento atua na eliminação de bactérias e de microrganismos em produtos farmacêuticos e hospitalares, entre outras produções de uma empresa.

Dessa forma, o profissional permite que os produtos cheguem aos consumidores com os níveis planejados de elementos químicos, evitando uma série de danos à saúde.

Medicina nuclear

Os radiologistas podem contribuir com a medicina nuclear, uma especialidade que foca a união entre o diagnóstico por imagens e o tratamento aos pacientes.

O paciente recebe a substância radioativa, e quem capta a radiação são os detectores das máquinas. As imagens obtidas na medicina nuclear são funcionais e fisiológicas. Os resultados permitem a análise do funcionamento das estruturas internas do corpo do paciente.

Tomografia computadorizada

Tomografia computadorizada é um exame não invasivo que os médicos e radiologistas podem fazer. Ele combina equipamentos especiais de raios X com computadores preparados para gerar imagens dos órgãos internos de um paciente.

Os resultados da tomografia computadorizada permitem que os profissionais consigam perceber secções transversais do corpo de um paciente, como se o corpo fosse visto em fatias para que todos os órgãos sejam analisados.

Densitometria óssea

A densitometria óssea é o principal exame usado para medir a densidade mineral óssea e reduzir o risco de fraturas.

A partir dele, radiologistas e médicos podem acompanhar de perto as modificações na densidade óssea de um paciente e precaver doenças que interferem no metabolismo ósseo ou a resposta terapêutica, minimizando efeitos da osteoporose.

Radiologia odontológica

A radiologia odontológica é uma área que permite ao radiologista ou dentista explorar a arcada dentária para obter um diagnóstico preciso da saúde bucal de um paciente, além de auxiliar na identificação de doenças e na formulação de tratamentos adequados para cada situação.

Dentro da radiologia odontológica, são encontrados diversos tipos de procedimentos. Os profissionais formados tanto em Radiologia quanto em Odontologia podem investir em uma especialização nessa área.

Radiologia veterinária

A radiologia veterinária é uma área que se destina ao diagnóstico por imagens médicas de doenças em animais. Os exames realizados podem ou não ter a aplicação de radiação ionizante.

Eles são essenciais para o diagnóstico, o acompanhamento e o tratamento. A radiologia veterinária é uma área que une profissionais da Radiologia e da Medicina Veterinária.

Radiologia forense

Note a amplitude de áreas de atuação de um radiologista! Se você pensava que esse profissional estava restrito ao ambiente clínico, vai se surpreender com a radiologia forense.

Esse é um segmento da radiologia diretamente relacionado à área criminal. O radiologista e sua equipe se utilizam de métodos científicos para ajudar na resolução de crimes, determinando, por exemplo, se uma morte foi acidental, criminosa ou natural.

Os resultados da radiologia forense ajudam o poder judiciário e outras autoridades a tomar decisões sobre uma investigação.

Pesquisas acadêmicas

O recém-formado em Radiologia também pode dar continuidade aos seus estudos com o mestrado e, em seguida, o doutorado. Essa trajetória é destinada àqueles que desejam trabalhar com pesquisa acadêmica e docência em instituições públicas ou privadas.

Qual é o perfil do estudante e profissional de Radiologia?

Separamos algumas habilidades comportamentais que podem favorecer os estudos no curso de Radiologia e, posteriormente, a rotina do profissional.

Gosto por resolver problemas

Os radiologistas estão sempre atrás de relações para fazer os diagnósticos ou contribuir com o tratamento de pacientes. Tudo isso envolve uma forte capacidade de analisar, interpretar informações e arranjar novas saídas.

Ah, e não precisa se preocupar se ainda não desenvolveu essa habilidade. Ao longo da graduação, você terá várias oportunidades para colocar seus conhecimentos em prática.

Vontade de ajudar as pessoas

Se você gosta de resolver problemas que incluem o uso de tecnologias para ajudar as pessoas todos os dias, é uma boa ideia considerar o curso superior de Radiologia.

Todas as carreiras da área de saúde precisam de pessoas humanistas, empáticas e solidárias com as dores do outro. Mesmo trabalhando com as imagens médicas, o radiologista tem sempre como finalidade da profissão ajudar no tratamento dos pacientes.

O Tecnólogo em Radiologia é um curso Técnico? Qual é a diferença?

Esta é uma dúvida que a maioria dos estudantes tem na hora de decidir entrar na carreira de radiologista. Em resumo, o curso técnico e Tecnólogo não são a mesma coisa.

Cada formação apresenta uma finalidade, e isso fica evidente nas características dos cursos. Veja, a seguir, por que vale a pena optar pelo ensino superior.

Duração do curso

O curso técnico tem apenas 2 anos de duração e oferece uma abordagem básica para trabalhar na área. No curso superior, o estudante tem 3 anos de curso para ter uma visão mais abrangente da Radiologia, bem como aprender o fundamento de técnicas e as práticas da profissão.

Atuação no mercado de trabalho

O curso técnico e tecnológico foca preparar profissionais para o mercado de trabalho, mas os cursos técnicos capacitam os profissionais para atividades operacionais. Já o curso superior de tecnologia prepara o estudante para desenvolver uma visão completa da área e conseguir disputar cargos de gerência.

Salário

Profissionais que ocupam cargo de gerência na Radiologia assumem mais responsabilidades que os técnicos e ganham salários mais altos, além de terem perspectivas de crescimento na hierarquia das clínicas e dos hospitais onde atuam.

Possibilidade de especialização

O Tecnólogo em Radiologia é um curso do ensino superior. Depois de formados, os profissionais com o diploma na mão podem ingressar em uma especialização na pós-graduação para alcançar uma valorização ainda maior no mercado de trabalho.

Essa possibilidade não existe para os recém-formados no curso técnico, pois se trata de uma formação de nível médio.

Por que estudar Radiologia na Pitágoras?

Ok, mas estudar na faculdade vale a pena? Quais os diferenciais da instituição? Essas são perguntas comuns que todo mundo deve se fazer na hora de pesquisar onde estudar.

Sabemos que a escolha da faculdade é uma preocupação muito séria para a maioria dos estudantes e, por isso, queremos explicar para você quais são as vantagens de estudar Radiologia na Pitágoras.

A grade curricular de Radiologia é focada nos desafios do mercado de trabalho, mas as vantagens não param por aí (e nem deveriam). Só de entrar na Pitágoras, você tem acesso a uma série de benefícios que podem impulsionar sua carreira. Confira a seguir.

Infraestrutura

Os estudantes da Pitágoras têm acesso a salas multimídia, bibliotecas com acervos em diversas áreas e laboratórios especializados com o uso de Laminário Digital para o desenvolvimento de atividades prático-profissionalizantes e científicas.

Tudo isso vai ajudar você a se aproximar da realidade do mercado de trabalho e sair da graduação pronto para o desafio da profissão!

Estrutura de qualificação para o mercado de trabalho

Muitas iniciativas da Pitágoras podem contribuir com a sua qualificação profissional desde cedo e enriquecer ainda mais sua grade de horários.

Nossos alunos podem assistir a aulas online e gratuitas com profissionais bem-conceituados em suas áreas por meio do programa Aula Destaque. Você tira aquela dúvida que sempre quis e aproveita para pegar algumas dicas com quem tem experiência.

Outro programa incrível são as Trilhas de Carreira! São atividades extracurriculares para você desenvolver as habilidades profissionais que as empresas procuram nos talentos do mercado de trabalho. Tudo de forma online e totalmente exclusiva para os alunos da Pitágoras!

Para quem não vê a hora de conseguir um estágio curricular (remunerado ou não), vamos ajudar com o acesso a vagas de estágio e de emprego anunciadas no Canal Conecta, um portal online de empregabilidade com vagas espalhadas pelo país.

Sistema de ensino focado no aluno

O sistema de ensino da Pitágoras estimula que os professores levem situações reais da profissão para a sala de aula, promovendo a discussão e o aprendizado do que realmente importa depois da graduação.

Os professores e toda a equipe pedagógica oferecem apoio ao aluno nas etapas da formação profissional. Sabemos que cada estudante da Pitágoras é único, com os próprios desafios, sonhos e expectativas. Então, queremos ajudar você a encontrar seu lugar no mercado!

Por meio do nosso sistema de avaliação continuada, os professores podem realizar atividades avaliativas que recompensem o estudante por cada esforço realizado no semestre, prezando sempre por um ensino dialógico e construtivo.

Várias formas de ingresso

Escolha a forma de ingresso que mais favorece sua entrada na Pitágoras e realize o sonho de fazer uma faculdade:

  • vestibular tradicional;
  • nota do Enem (não precisa fazer o vestibular);
  • vestibular online (provas totalmente a distância para todos os cursos):
  • transferência externa (transfira sua graduação para uma das unidades da Pitágoras e receba uma bolsa de estudo).

Estudos Dirigidos de Habilidades Digitais

As atividades extracurriculares enriquecem ainda mais a formação de um graduando e podem ser o diferencial de que você precisa para o mercado de trabalho. Por isso, os alunos da Pitágoras podem acessar certificações de Estudos Dirigidos (EDs) de Habilidades Digitais.

Polos em todo o Brasil

A Faculdade Pitágoras possui unidades e polos de snsino a distância distribuídos em todo o país. Para encontrar a unidade mais próxima de você, confira a lista de unidades da Pitágoras.

Quais são as opções de bolsas e descontos para estudar Radiologia?

Economize na mensalidade com bolsas de estudo e opções de descontos na mensalidade. Abaixo, selecionamos todos os benefícios oferecidos na Pitágoras.

Bolsa Enem

Os candidatos do vestibular da Pitágoras que escolhem a nota do Enem como forma de ingresso ganham uma bolsa de estudo de até 100%, ou seja, podem fazer o curso de graduação do início ao fim sem precisar pagar mensalidade.

Quanto maior é a sua pontuação, maior o percentual de desconto. Ficou com curiosidade para saber quanto de desconto você pode conseguir? Então, use a calculadora da Pitágoras para avaliar o percentual de desconto com sua nota do Enem.

Bolsa Incentivo

Os estudantes que não conseguem pagar o valor integral das mensalidades podem solicitar a Bolsa de Incentivo na inscrição. Para conseguir o benefício, é necessário atender aos critérios de renda definidos pela Pitágoras.

Bolsa Transferência Externa

Uma bolsa de 50% na mensalidade de qualquer curso de graduação para todos os estudantes que fazem a transferência externa para uma das unidades da Pitágoras.

Descontos para militares e servidores públicos

A Pitágoras concede descontos incríveis para os estudantes que atuam como militares ou servidores públicos no âmbito federal, estadual ou municipal.

O percentual de desconto vale para todos os cursos de graduação: presencial, semipresencial ou a distância. Esse abatimento na mensalidade pode se estender ao cônjuge do estudante ou filhos de até 24 anos.

Amigo Vale-Prêmio

O programa Amigo Vale-Prêmio oferece descontos na mensalidade para os estudantes da Pitágoras que fazem indicações da faculdade para pessoas que não são alunos.

Quando a indicação está dentro do regulamento do programa, o estudante que indicou ganha um abatimento na mensalidade. Legal, não é?

Convênio com empresas parceiras da faculdade

Os funcionários de empresas conveniadas com a Pitágoras ganham desconto na mensalidade para graduações e pós-graduações da nossa faculdade.

O percentual de desconto vai até o final do curso ou desligamento do estudante. Para conhecer o regulamento completo do programa, vá até a seção Parcerias e Convênios no site oficial da Pitágoras.

Desconto pontualidade

Os estudantes que quitam a mensalidade em dia recebem desconto nas próximas parcelas. O abatimento vale para todos que estão matriculados nos cursos EAD que participam do benefício. Ganha o desconto quem fazer o pagamento até o quinto dia último do mês de vencimento do cartão de crédito ou do boleto.

Desconto na matrícula antecipada

Que tal uma isenção na taxa de matrícula? O benefício é destinado aos candidatos que participam do período de pré-matrícula da Pitágoras.

Faça sua inscrição no vestibular!

Gostou de conhecer o curso Tecnólogo em Radiologia? O diploma do ensino superior na área dá mais credibilidade para seu trabalho e deixa seu currículo profissional ainda mais atrativo. Mas lembre-se de que esse é só o ponto de partida. Para construir uma carreira de sucesso, busque uma especialização e continue se aperfeiçoando.

Então, comece sua jornada em uma das melhores faculdades do Brasil. Faça agora sua inscrição online de forma gratuita no vestibular da Pitágoras!

* Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.