Tecnólogo em Mediação: conheça essa faculdade de curta duração

Tecnólogo em Mediação

Teste Vocacional Rápido

Saber intervir em negociações, distribuir tarefas de forma segura e encontrar soluções de forma colaborativa são as principais tarefas de um mediador. Ele pode ser uma peça estratégica para resolver conflitos internos entre funcionários que acabam prejudicando a produtividade da empresa.

Quem tem o interesse de atuar no cargo de mediador ou já trabalha em cargos que exigem alta capacidade de gestão de conflitos pode investir no curso superior de Tecnólogo em Mediação.

É um tipo de formação profissional de curta duração para quem busca qualificação e destaque no mercado de trabalho. Se você quer conhecer mais sobre o curso de Mediação, confira as informações que separamos logo abaixo.

Como é o curso Tecnólogo em Mediação?

O curso de Mediação prepara profissionais para a atuação em situações de gestão de conflitos nos mais diferentes ambientes. Na Pitágoras, o curso é oferecido na modalidade a distância e no grau de Tecnólogo, com a curta duração, de 3 semestres.

Diferentemente de um curso semipresencial, a formação 100% a distância oferece aulas e atividades de forma integral no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da faculdade.

Quais são as diferenças entre um curso Tecnólogo e Bacharelado?

Tecnólogo ou Bacharelado? Se você ainda não parou para pensar na diferença entre esses dois formatos, vai gostar do que separamos nesta parte do conteúdo.

As diferenças entre os cursos tecnólogos e de Bacharelado são basicamente duas: tempo de duração e foco das matérias do curso. Confira a seguir os detalhes de cada uma.

Duração do curso

Geralmente, os cursos de Bacharelado têm duração de 4 anos ou até mais, enquanto os cursos de Tecnólogo duram 2 anos ou menos.

Matriz curricular

A matriz curricular dos cursos de Bacharelado mantém um equilíbrio entre teoria e prática, enquanto a formação de tecnólogo foca as atividades práticas de uma profissão.

Foco no mercado de trabalho

A principal diferença do Bacharelado para o tecnólogo é que o segundo tem um foco muito maior na preparação para o mercado de trabalho. Durante o Tecnólogo, são frequentes as atividades-problema e simulações da realidade de trabalho.

Em suma, o Tecnólogo é a opção ideal para quem busca uma formação de nível superior rápida para começar a trabalhar.

Vale a pena investir no curso Tecnólogo em Mediação?

Sim! Confira a seguir quais são as principais vantagens de entrar no curso tecnólogo em Mediação na Pitágoras.

Flexibilidades EAD

O curso de Mediação na Pitágoras dura 3 semestres e funciona no formato totalmente a distância. A duração reduzida e o 100% EAD permitem que o aluno encaixe a rotina de aulas e de atividades de forma tranquila na agenda.

Você escolhe os melhores horários para assistir às aulas e entregar as atividades dentro do prazo, sem precisar gastar com transporte diariamente nem com alimentação na rua.

Possibilidade de fazer uma pós-graduação

Depois de 3 semestres de curso, você adquire seu diploma superior em Mediação e já pode investir em uma especialização profissional. Um MBA ou mestrado no currículo aumenta suas chances em processos seletivos de empresas e concursos públicos.

O que faz um mediador?

O mediador faz a mediação de negociações. Ele é o responsável por usar estratégias de resolução de conflitos e fomentar diálogos pacificadores e soluções colaborativas.

A principal área de atuação é o ambiente corporativo, mas organizações comunitárias, escolas, famílias, ambientes judiciais e extrajudiciais também necessitam de mediação.

O profissional formado na graduação em Mediação também pode trabalhar como pesquisador estudioso na área de comunicação.

O que se estuda no curso de Mediação?

O curso de Mediação apresenta uma abordagem interdisciplinar, capaz de ajudar os alunos a desenvolver competências necessárias para agir em diferentes contextos.

Os alunos se aprofundam em áreas como teoria da comunicação, psicologia, direito, gestão de conflitos e comunicação não violenta.

Abaixo, separamos as principais matérias da grade curricular de Mediação na Pitágoras:

  • Comunicação Não Violenta, Escuta Ativa e Linguagem Corporal;
  • Criminalidade, Infância e Justiça Restaurativa;
  • Direito Civil-Parte Geral;
  • Direitos Humanos e Cidadania;
  • Introdução ao Estudo do Direito;
  • Mediação Comunitária, Familiar e Escolar;
  • Mediação e Arbitragem Empresarial e Consumerista;
  • Modelo Multiportas e Meios Integradores de Resolução de Conflitos;
  • Negociação e Gestão de Conflitos;
  • Prática em Negociação, Mediação e Arbitragem;
  • Psicologia Aplicada ao Direito;
  • Teoria da Argumentação Jurídica;
  • Teoria Geral do Direito Constitucional;
  • Teoria Geral do Processo.

Qual é o perfil do estudante de Mediação?

A seguir, veja as habilidades comportamentais que favorecem o bom resultado no curso de Mediação e, posteriormente, a atuação na área.

  • buscar soluções de forma colaborativa;
  • ter equilíbrio e ponderação;
  • resolver problemas de forma racional e lógica;
  • trabalhar a escuta ativa;
  • demonstrar proatividade;
  • agir com liderança.

Por que estudar Mediação na Pitágoras?

Além de ter uma formação rápida e a distância, o aluno de Mediação na Pitágoras pode aproveitar uma série de vantagens exclusivas para crescer durante a graduação.

Professores capacitados

O corpo docente de Mediação e das outras graduações da Pitágoras é formado por professores com especialização, mestres e doutores.

Eles ficam responsáveis por ministrar as aulas, planejar os conteúdos para os encontros, orientar os alunos, tirar dúvidas e elaborar materiais de apoio.

Incentivo à entrada no mercado de trabalho

A Pitágoras oferece programas de qualificação e vantagens exclusivas para o aluno desenvolver as habilidades requeridas no mercado de trabalho, como a Aula Destaque, as Trilhas de Carreira e as Habilidades Digitais.

Todo aluno Pitágoras ainda ganha acesso a uma série de vagas de estágio e emprego oferecidas no portal online Canal Conecta.

Várias formas de ingresso

Veja como pode ser fácil estudar na Pitágoras. Você escolhe a forma de ingresso que mais favorece sua entrada no curso superior:

  • vestibular tradicional;
  • vestibular online;
  • nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio);
  • transferência externa.

Bolsas de estudo

A bolsa de estudo é um auxílio financeiro para os estudantes que não podem pagar o valor integral da mensalidade. Para estudar na Pitágoras, você pode conquistar várias opções de bolsa:

  • bolsa Enem: bolsa de até 100% destinada aos alunos que usam a nota do Enem como forma de ingresso na Pitágoras;
  • bolsa transferência externa: bolsa de 50% para todo aluno que entra na Pitágoras pelo processo de transferência externa;
  • bolsa incentivo: bolsa concedida aos alunos do EAD matriculados nos cursos participantes do benefício.

E se você não se encaixa nos critérios para receber as bolsas, ainda pode recorrer a uma série de opções de desconto na mensalidade, como o programa Amigo Vale-Prêmio, desconto pontualidade, desconto para militares e servidores públicos.

Faça sua inscrição no vestibular!

Neste post, explicamos as principais informações sobre o curso superior de Mediação. Essa é uma formação profissional de curta duração que prepara novos talentos para um mercado de trabalho vasto, que não se reduz ao ambiente empresarial. Então, se você tem o perfil para investir no curso de Mediação, garanta sua vaga.

Já decidiu se vai fazer o curso de Mediação? Aproveite para se inscrever de forma gratuita no vestibular da Pitágoras e garantir sua vaga. Quero fazer minha inscrição!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

[E-BOOK] Guia de áreas e salários: conheça as profissões mais bem-pagas hoje

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.