Saiba tudo sobre o Tecnólogo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

estudante de análise e desenvolvimento de sistemas pitágoras

Teste vocacional rápido

O curso Tecnólogo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas está em alta, uma vez que esse tipo de profissional está sendo cada vez mais procurado pelo mercado de trabalho. Você tem interesse em seguir carreira nessa área?

Então continue lendo, pois neste artigo nós trouxemos tudo o que você precisa saber antes de ingressar nessa graduação, como o que esperar, quais as modalidades e até mesmo o perfil do estudante. Não perca tempo e confira! 

O que esperar da Faculdade em Tecnologia de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

A Faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é do tipo tecnólogo. Por isso, os estudantes têm mais contato com disciplinas voltadas para a prática da profissão e que serão úteis para ele no dia a dia no mercado de trabalho. 

Devido a essa característica, ela tem uma duração menor do que um curso de bacharelado ou licenciatura, por exemplo, sendo de dois anos e meio ou cinco semestres. Durante todo esse tempo, o aluno verá temas teóricos e realizará atividades práticas, para aprender as principais inovações do mercado. 

Devido a estrutura da grade curricular, esse tempo é mais do que o suficiente para garantir uma formação ampla e diversificada e que garante conhecimento não apenas técnico, mas também científico. Tudo isso para entregar um profissional completo e preparado para enfrentar todos os desafios do dia a dia. 

A Faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem TCC ou horas complementares?

A Faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas não possui a exigência de entrega do TCC, que é uma sigla para Trabalho de Conclusão de Curso. Isso se trata de um projeto final para comprovar que o estudante está apto para exercer a profissão. 

Ela tem, no entanto, diversos projetos integrados, divididos entre os semestres, que totalizam 500 horas e são essenciais para colocar em prática o que o estudante vê durante a graduação. 

Esse curso também exige o cumprimento de 75 horas complementares, que são atividades feitas desde o início da faculdade. 

Quais os conteúdos vistos no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

No Tecnólogo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o estudante terá muitas matérias que misturam assuntos da área de exatas com tecnologia, como algoritmos e programação estruturadas e sistemas operacionais. Mas ele também vê outros temas, que são essenciais para que ele aprenda a garantir a agilidade e segurança dos sistemas que desenvolverá no futuro. 

Dito isso, algumas das disciplinas que podemos citar, são:

  • redes de computadores; 
  • interface e usabilidade; 
  • linguagem de programação;
  • programação web; 
  • modelagem de dados; 
  • computação em nuvem e muitas outras. 

É importante destacar que as matérias desse curso, por ser de nível tecnológico, são voltadas para a prática da profissão no dia a dia e possuem o mesmo peso na formação profissional. 

Quais modalidades para essa graduação a Pitágoras oferece?

A Pitágoras oferece o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas em três modalidades: presencial, semipresencial e EAD. Confira a seguir como cada uma delas funciona na prática!

Presencial 

Na modalidade presencial o aluno precisa ir diariamente para a faculdade, pois todas as aulas são ministradas na unidade. Na Pitágoras, essa graduação é oferecida no período noturno, sempre de segunda à sexta. 

Uma vantagem do curso presencial da instituição é que o estudante também recebe acesso a uma plataforma digital, com informações relevantes para estudos complementares na área. 

Semipresencial 

Já a modalidade semipresencial é de modelo híbrido. Isso significa que o aluno precisará ir até a faculdade para assistir às aulas, que são transmitidas ao vivo, mas apenas uma vez por semana. 

No restante dos dias ele poderá estudar de onde estiver, bastando ter acesso à internet, através do Ambiente de Aprendizagem Virtual (o AVA), que é uma sala de aula virtual que entrega tudo o que é necessário para os estudos, incluindo material didático e tutores onlines. 

Presencial, 100% EAD ou semipresencial: em qual vou me adaptar melhor?

EAD 

Enquanto que o curso de ADS na modalidade EAD, sigla para Educação à Distância, é feito 100% online. Os estudantes assistem a todas as aulas e fazem os trabalhos necessários para concluir a graduação pelo AVA e precisam ir até a faculdade apenas durante as provas.

Na plataforma, eles conseguem acessar biblioteca virtual e videoaulas a hora que quiserem, além de muitos outros conteúdos. O Curso EAD também conta com fóruns para interação entre os colegas de classe e tutores online.

Como é o perfil dos estudantes de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

Os estudantes de um curso costumam compartilhar algumas características em comum, formando uma espécie de perfil, que compila aptidões necessárias para o dia a dia, não apenas durante a graduação, mas também no mercado de trabalho. 

Veja a seguir algumas características que um aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas costuma ter!

Consegue se adaptar 

Um profissional de análise e desenvolvimento de sistemas precisa conseguir se adaptar rapidamente a qualquer situação. Isso é necessário porque a área está em constante atualização e é necessário acompanhar as mudanças diárias. 

Além do mais, adaptabilidade é algo essencial na resolução de problemas e no desenvolvimento de sistemas voltados para as necessidades individuais do contratante. 

Gosta de ler e se atualizar 

Como mencionamos, essa é uma área em constante atualização. Afinal, ela anda colada com os avanços tecnológicos. Por esse motivo, é de extrema importância que o estudante dessa área se mantenha sempre atualizado. Logo, ele deve ler bastante, principalmente conteúdos produzidos por especialistas e outros profissionais do segmento. 

Tem afinidade com números 

Sim, a área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas trabalha com números, principalmente nas atividades de programação. Por isso, é necessário que o estudante tenha afinidade com matemática, para não ficar completamente perdido nos assuntos. 

Se interessa por aprender inglês 

Por fim, o inglês é um idioma essencial em muitas profissões e com o campo do ADS não é diferente. Isso acontece porque a maioria das ferramentas e conteúdos sobre a área estão nesse idioma, então é desejável ter um bom entendimento dele ou começar a praticar desde já. 

O que um analista de sistemas faz no dia a dia?

O dia a dia de um analista de sistemas é repleto de atividades diferentes e que podem variar de acordo com a área escolhida para atuar. É importante saber disso, até mesmo para escolher de maneira consciente a futura carreira. 

Dito isso, de maneira geral, esse profissional é responsável por analisar, projetar, desenvolver e até mesmo fazer a manutenção dos mais diversos sistemas de informação. Outras atribuições dele são:

  • desenvolvimento de softwares; 
  • programação de computadores; 
  • determinação de interface gráfica; 
  • codificação de programas; 
  • coordenação de redes;
  • gestão de projetos;
  • montagem da estrutura dos bancos de dados e muito mais. 

Vale destacar que todas essas funções são essenciais no mundo nos dias de hoje, uma vez que nós estamos cada vez mais conectados e os processos estão sendo transferidos para o meio online. Por isso, esse profissional está sendo cada dia mais procurado e valorizado pelo mercado de trabalho. 

Quer estudar Análise e Desenvolvimento de Sistemas? Venha para a Pitágoras!

E aí, após descobrir tudo o que você precisa saber sobre o tecnólogo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, você ficou com ainda mais vontade de fazer esse curso? Então venha para a Pitágoras e aproveite todas as vantagens que ela tem para você. 

A principal é a de poder estudar de qualquer lugar do Brasil, em uma das diversas unidades espalhadas por todas as regiões do país. Todas elas contam com professores qualificados e infraestrutura completa para atender todas as suas necessidades. 

Além do mais, a Pitágoras coloca o seu futuro em primeiro lugar e oferece ajuda para que você possa ingressar no mercado de trabalho o quanto antes. Não pense que isso sai caro, viu? As mensalidades são acessíveis e você ainda pode solicitar bolsas de estudos e outros descontos especiais. 

E aí, vai esperar o quê? Faça agora mesmo a sua inscrição no vestibular e dê o primeiro passo para realizar seu sonho!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Prouni, FIES, crédito estudantil ou bolsa privada: qual a melhor opção para mim?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.