Quais são as tecnologias do futuro e como afetarão o mercado?

tecnologias e mercado de trabalho

Desconto nota do Enem

Com as ações da transformação digital, uma coisa é certa: o futuro da tecnologia é bastante próspero. Hoje, pessoas e empresas mal sobrevivem sem os recursos digitais. Já se imaginou sem seu smartphone? Pois o mercado de trabalho também não — inclusive, gestores de organizações chegam à beira do desespero para encontrar profissionais qualificados que façam a diferença em seu negócio.

Enquanto isso, as tecnologias do futuro já começam a dar as caras no presente. Elas prometem revolucionar muitas formas de consumo e diversas atuações profissionais. Tem curiosidade de conhecer quais são? Então, continue a leitura e venha com a gente!

Inteligência Artificial

Quando você lê sobre Inteligência Artificial (IA), a tendência é pensar naqueles filmes futurísticos, com robôs e carros voadores, não é? Essa tecnologia já está mais presente na sua vida do que você imagina. Isso mesmo! Sabe as sugestões de filmes ou séries que a Netflix apresenta, ou o reconhecimento facial do seu smartphone? Pois é…

Mas a TI do futuro, em especial com as técnicas de IA, promete uma revolução maior do que a causada pela descoberta do fogo — pelo menos é o que dizem importantes figuras da área, como o diretor-presidente do Google. Como ela consegue aprender com comportamentos, da mesma forma que fazemos, o céu é o limite!

Já ouviu sobre o AI for Health? Esse programa da gigante Microsoft vai investir cerca de 40 milhões de dólares para treinar e capacitar colaboradores a respeito da Inteligência Artificial. Ainda promete diversas pesquisas com foco na prevenção, tratamento e diagnóstico de doenças e de crises epidêmicas, além de ações para levar saúde a populações necessitadas. Legal, né?

Além disso, o 99 reduziu em 60% os seus índices de acidentes de trânsito graves com o uso da IA. Isso tudo porque essa tecnologia consegue prever algumas corridas que têm maiores chances de risco, seja pela forma de pagamento, seja pelo horário, seja pelo local do chamado.

Realidade aumentada

Já pensou poder comprar uma roupa que você viu como ficaria por imagens, sem nem sair de casa? Ou então conferir em tempo real de que maneira aquele móvel se encaixaria em sua sala? Esses são apenas alguns dos recursos possíveis com a realidade aumentada.

Nessa tecnologia, diferentemente da realidade virtual, os objetos novos espelhados pelos dispositivos (celular, tablet e até mesmo os óculos VR, virtual reality, ou realidade virtual) tornam-se parte do que você está vendo. Tudo isso ao vivo e a cores! Ela é tão promissora que vai se tornar uma das prioridades da Apple em 2020.

Mineração de dados

Hoje, como sabemos, é possível dizer que essas novas tecnologias são uma consequência dos avanços da internet e das demandas do mercado. Isso acontece principalmente com a mineração de dados. Com tantas informações que circulam pelas redes, elas precisam ser organizadas, analisadas e, em um longo processo, transformadas em ações concretas para os negócios que as utilizam.

Aliada aos recursos de bancos de dados e até mesmo à Inteligência Artificial, é possível encontrar padrões nessas informações e, a partir delas, tomar decisões certeiras. O profissional de tecnologia que quer se desenvolver nessa área pode se tornar um cientista de dados e fazer a diferença nas empresas.

Gamificação

Os jogos sempre estiveram presentes na vida das pessoas, em especial de crianças e de jovens. Sejam eles de tabuleiros, sejam de cartas, sejam eletrônicos, o fato é que eles têm o poder de:

Tour pela prova do Enem
  • prender a atenção e melhorar a concentração;
  • desenvolver o raciocínio lógico;
  • trabalhar emoções como frustração;
  • melhorar a atuação em equipe.

Diante de tantos benefícios da gamificação, por que não inseri-la em situações cotidianas para potencializar as relações interpessoais e ganhar mais produtividade? É isso que o setor da Educação e as empresas em geral pensaram.

Nas escolas, os professores podem usar os jogos para conquistar a atenção de estudantes e motivá-los ao aprendizado. Por meio desses recursos, eles aprendem enquanto se divertem e sentem bastante a diferença desse cenário para aquele em que só ouvem a teoria.

Da mesma forma, as empresas podem trabalhar melhor os treinamentos de capacitação por meio da gamificação. Ao estimular uma competição saudável, em que os colaboradores cumprem desafios para ganhar pontuações, está garantindo a aquisição de novos conhecimentos.

Computação em nuvem

O tempo de salvar arquivos em disquete já se foi. Os DVDs também estão fora de moda. Para o futuro, a tendência é que pendrives, HD externos e até mesmo os drives de computador fiquem para trás também. Afinal, todos esses recursos sempre precisaram do trabalho de transferir dados para o dispositivo e da torcida para que não fossem corrompidos.

Agora, existe a possibilidade de salvá-los em nuvem, podendo acessá-los de qualquer lugar e por diversos dispositivos a um clique de distância. Esses ganhos são importantes principalmente para abrir caminhos para modelos de atuação home office — em que o colaborador trabalha em casa.

Novamente trazendo um exemplo da Microsoft, uma das gigantes do Vale do Silício: a empresa faturou 27% a mais com vendas de sua plataforma cloud computing. Muito desse sucesso tem relação com a adesão das organizações de diferentes setores, que veem nessa tecnologia benefícios como:

  • redução de custos;
  • escalabilidade;
  • acesso a qualquer momento aos dados;
  • menor incidência de falhas técnicas.

Automação de tarefas burocráticas

As melhores empresas do mercado estão em busca de formas inovadoras de reduzir os esforços da equipe com tarefas burocráticas e, com isso, os custos. Dessa maneira, sobra mais tempo para que eles contribuam decisivamente para o negócio, em setores que necessitam de uma atuação humana.

Vemos muito esses recursos com os chatbots. Eles fazem o primeiro atendimento aos clientes e podem direcioná-los melhor para um colaborador especializado. Algumas das demandas são completamente resolvidas por esses robôs, economizando o tempo dos profissionais.

No Direito do Futuro, a automação de tarefas também será um divisor de águas — assim como na contabilidade. Emissões de notas fiscais e organização de processos são algumas das atribuições que vão desafogar esses profissionais e dar abertura para que sejam mais estratégicos.

Essas foram apenas algumas das tecnologias do futuro. Se uma das suas metas para 2020 é trabalhar com essa área, saiba que opções não faltam, e o mercado de trabalho está prontinho para receber você — junto às suas ideias inovadoras. Para isso, não deixe de investir em educação e conquistar seus diferenciais.

E se você quiser entender melhor esse mercado, aproveite a visita ao blog para saber por que a área de Ciência e Tecnologia está tão em alta!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 42

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados