Técnico em Biomedicina: como funciona o curso?

técnico em biomedicina

Desconto nota do Enem

A área de Biomedicina tende a crescer nos próximos anos, sobretudo por conta do aumento de pesquisas no setor de saúde. Assim, muitas pessoas, atualmente, escolhem cursar técnico em Biomedicina pra se desenvolver profissionalmente.

Essa ideia já passou pela sua cabeça? Então, se liga aqui neste post. Você vai aprender como funciona a modalidade de técnico na graduação e, ainda, como o curso de Biomedicina na graduação pode ser um caminho interessante pra alcançar o sucesso na carreira. Confira a seguir!

Como funciona um curso técnico?

O curso técnico é uma modalidade de ensino voltada para a capacitação profissional, em que os conhecimentos são totalmente direcionados para as áreas de atuação da Biomedicina. Quem faz essa escolha não precisa, necessariamente, ter formação no ensino médio. Dá até pra realizar ambos os níveis de ensino no mesmo período, sem problemas.

Cada vez mais candidatos têm optado pelo curso técnico por conta de sua relevância e eficácia para o currículo profissional. A modalidade é, sem dúvida, uma das portas de entrada mais rápidas para o mercado de trabalho –– até porque muitos recrutadores tendem a valorizar colaboradores com esse tipo de preparo.

Uma característica do curso técnico é, justamente, sua duração, que costuma ser menor quando comparada com o ensino superior. Além disso, a opção também costuma ser mais acessível, com uma formação mais prática e dinâmica para os alunos. 

Mas aqui vale uma consideração. Mesmo que o curso técnico ofereça um bom retorno financeiro e tenha uma boa aceitação entre os empregadores, a graduação ainda é a alternativa mais vantajosa para quem deseja obter diferencial na carreira. Isso porque, diferentemente do profissionalizante, o estudante conquista um diploma após a conclusão dos estudos. 

Como é o curso técnico em Biomedicina?

O curso técnico em Biomedicina tem duração de 12 a 24 meses e conta com uma carga horária recheada de disciplinas das Ciências Biológicas, como fisiologia, bioquímica e anatomia. O aluno ainda conta com um ciclo profissionalizante pra desenvolver de maneira técnica as práticas laboratoriais e outras funções da profissão.

Após o curso, o recém-formado pode atuar no diagnóstico clínico, na pesquisa e no desenvolvimento de medicamentos e vacinas. O conteúdo de Biomedicina ainda aborda conhecimentos sobre as ciências moleculares e morfofuncionais, biotecnologia, dentre outros temas que te preparam pra atuar com a saúde de pessoas, animais e plantas.

Pra se destacar no setor, é fundamental ter visão analítica, dinamismo e predisposição pra analisar pesquisas da área. Outra característica que o biomédico deve ter é o interesse pela inovação, já que a ciência está constantemente presente e atuante nesse setor. 

Quais são as funções de um técnico em Biomedicina?

Ao final do curso técnico em Biomedicina, o profissional pode atuar com análise clínica e bancos de sangue, em hospitais, laboratórios, clínicas e órgãos públicos de saúde. O mercado de trabalho é amplo e continua expandindo, oferecendo uma série oportunidades de crescimento. 

No decorrer da carreira, o técnico em Biomedicina pode assumir posições e funções, como:

Tour pela prova do Enem
  • atuar na execução de exames de imagens;
  • analisar resultados de exames clínicos;
  • manipular microrganismos na área de Biotecnologia;
  • atuar com genética forense;
  • analisar agentes microbiológicos pra empresas de saneamento básico e ambiental;
  • atuar com Biomedicina Estética;
  • desenvolver e implementar políticas de saúde pública pra combater e prevenir doenças;
  • realizar pesquisas científicas nas áreas de células-tronco, biologia molecular, nanotecnologia, entre outras.

Ao longo do curso, é fundamental que você se dedique à pesquisa e à leitura, pois as inovações no setor da Biomedicina ocorrem frequentemente. Por conta das descobertas científicas dos últimos anos, a carreira está cada vez mais popular no país, oferecendo uma série de caminhos profissionais promissores.

Quem opta pela graduação em Biomedicina, no entanto, tem ainda mais responsabilidades na profissão. Isso porque esse tipo de habilitação te dá o título de especialista, o que representa uma excelente oportunidade de se destacar entre os empregadores.

Qual é a diferença entre técnico em Biomedicina e Bacharelado?

Em geral, são três as características que diferenciam o curso técnico de um Bacharelado. Enquanto o primeiro tem duração de 2 a 3 anos, com 4 a 6 semestres, o segundo dura entre 4 a 6 anos, com 8 a 12 semestres. Outra diferença é em relação ao foco da grade curricular de Biomedicina nos dois formatos.

No curso técnico, a carga horária do curso de Biomedicina é focada nas necessidades do mercado de trabalho, ou seja, com disciplina mais práticas e menos teóricas. Já o Bacharelado apresenta um currículo mais amplo, contando com matérias teóricas e práticas. O grau de bacharel, portanto, permite uma visão mais abrangente das diversas especializações da Biomedicina.

Outra diferença é na classificação das áreas. No técnico, os cursos são classificados de acordo com o tipo de trabalho e função que você pode desenvolver. O Bacharelado, por outro lado, organiza as graduações em segmentos, como os de Engenharia, Ciências Humanas, Ciências Biológicas, entre outros. 

Ambos os formatos podem ser encontradas em faculdades públicas e privadas, na Biomedicina EAD ou presencial. Mas só a graduação emite o diploma de grau superior, o que faz o Bacharelado ser, sem dúvidas, a melhor opção pra você que deseja alcançar diferencial no mercado de trabalho.

Aqui na Pitágoras, oferecemos o curso de Bacharelado pra que você entenda tudo sobre Biomedicina e suas diferentes áreas de atuação. Os alunos saem da instituição de ensino prontos pra atender às demandas dos empregadores. Podem atuar na produção e comercialização de insumos, na análise de bioderivados e no controle microbiológico de produtos da indústria biomédica e de alimentos.

Isso sem falar nos diferenciais exclusivos que você encontra aqui com a gente. Já pensou em conquistar um estágio ou emprego numa das melhores empresas do país? Isso é possível com a parceria do Canal Conecta.

Faça a melhor escolha!

Agora que você já sabe como funciona o curso técnico em Biomedicina, certamente deve ter notado como a graduação ainda é a melhor opção para o seu futuro profissional, não é mesmo? Além das oportunidades em alta no mercado de trabalho, dá pra se candidatar a uma vaga de estágio em Biomedicina no período da faculdade pra tornar o seu currículo valorizado e bem-avaliado diante dos empregadores.

Gostou do conteúdo? Aproveite e se inscreva agora mesmo no vestibular da Pitágoras e garanta a sua vaga no ensino superior!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 87

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados