Veja como funciona o TCC de Engenharia de Produção

tcc engenharia de produção

Desconto nota do Enem

O TCC no curso de Engenharia de Produção é geralmente dividido em duas disciplinas obrigatórias presentes nos semestres finais. Pra muitos estudantes, é um momento tenso que testa suas competências ao longo do curso. Mas a elaboração do trabalho não precisa ser esse bicho de sete cabeças!

Neste post, a gente vai tirar as principais dúvidas sobre o assunto. Você vai ver como é o TCC na Engenharia de Produção, como escolher o tema e muito mais. Não vá embora sem conferir nossas dicas!

Objetivo do TCC para Engenharia de Produção

O TCC é a sigla para Trabalho de Conclusão de Curso. Trata-se de uma exigência acadêmica pra que o aluno receba o diploma de Engenharia de Produção ou de qualquer outro curso superior de graduação.

No curso técnico de Engenharia de Produção, a disciplina referente ao Trabalho de Conclusão de Curso pode ter outra nomeação, bem como adotar regras diferentes para a execução do projeto.

O formato do TCC pode variar de acordo com o curso e instituição de ensino, bem como a sua composição, que pode ser individual ou em dupla. Pra muitos graduandos, esse é o contato mais a fundo com a escrita científica.

A escolha do tema para o TCC em Engenharia de Produção

Muitos estudantes deixam para escolher o tema do Trabalho de Conclusão de Curso só nos semestres finais, quando a disciplina aparece na grade curricular de Engenharia de Produção.

Mas deixar a escolha pra última hora pode tornar o desafio mais difícil. Lembre que também é preciso buscar um professor especialista no seu tema de pesquisa. Então, quanto antes, melhor.

O ideal é que o estudante comece a investigar o tema do seu TCC muitos semestres antes. Assim, quando você estiver perto de cursar a disciplina, terá aprendido um pouco de tudo sobre Engenharia de Produção e poderá decidir qual tema vai aprofundar.

Se ainda vai começar o curso, fique de olho pra já nos primeiros semestres perceber os temas que mais tenham a ver com você. O seu trabalho será um companheiro durante mais ou menos 1 ano. Então, vale buscar leituras que sejam do seu agrado.

Lembre que é importante buscar uma hipótese de estudo diferenciada. Em outras palavras, formule uma pergunta, uma dúvida instigante sobre o tema que você quer estudar.

Existem muitos assuntos já explorados dentro da Engenharia de Produção, como Transporte e logística, Gestão de Produção e Controle estatístico de processos. Mas sempre há espaço pra uma boa ideia, uma forma diferente de olhar o mesmo problema.

Formato para o TCC de Engenharia de Produção

O formato do TCC pode variar de acordo com as determinações da faculdade. Quase sempre o formato exigido é a monografia, que pode ser feita em dupla ou individualmente.

Tour pela prova do Enem

A monografia é um tipo de trabalho científico que estuda de maneira aprofundada um tema relevante para sua área de estudo. Ele é normalmente organizado em três elementos.

Elementos pré-textuais

São os elementos que antecedem o texto. Servem para identificar o tema e o autor, além de demonstrar a intenção e a estrutura do trabalho:

  • capa — elemento obrigatório que deve identificar o autor, o tema do trabalho, a cidade e ano de apresentação;
  • folha de rosto — deve apresentar o nome do autor, o título, natureza e o objetivo do trabalho, nome do orientador, a cidade e ano de apresentação;
  • folha de aprovação — lauda destinada a apresentar os componentes da banca e o orientador;
  • dedicatória — é um elemento opcional que o estudante usa para prestar uma homenagem ou dedicar o trabalho a uma pessoa importante;
  • agradecimentos –– outra lauda opcional reservada para agradecimentos a pessoas ou instituições que colaboraram com a realização do trabalho;
  • epígrafe — mais um elemento opcional. Este traz uma citação de outro autor. De acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a citação deve ficar no final da lauda, entre aspas, fonte tamanho 12 e alinhamento justificado;
  • resumo — elemento obrigatório em qualquer TCC. Deve discorrer de maneira concisa sobre o tema, problema, objetivo geral, método e conclusão;
  • sumário — elemento obrigatório que deve apresentar como o trabalho está organizado em capítulos e seções menores, indicando a página de cada uma;
  • tabela de ilustrações, abreviaturas ou notações –– indicação de fonte dos elementos ilustrativos presentes no trabalho, como gráficos, fórmulas, desenhos, gravuras, fotografias etc.

Os elementos da tabela devem permanecer na ordem em que são citados no trabalho, com suas respectivas páginas indicadas.

Elementos textuais

Aqui está o texto organizado em introdução, capítulos do desenvolvimento e conclusão ou considerações finais. Todos são componentes obrigatórios:

  • introdução — apresentação concisa do trabalho, indicado alguns pormenores que serão tratados no TCC. Essa parte deve explicar do que se trata o trabalho, quais hipóteses serão respondidas, quais são os objetivos e método. Também é bom explicar em linhas gerais a intenção de cada capítulo;
  • desenvolvimento — parte mais importante do seu trabalho. Deve organizar os capítulos pra responder as hipóteses levantadas na introdução. Pra deixá-lo mais didático, vale criar seções menores dentro de cada tópico;
  • conclusão ou considerações finais –– aqui não é o momento de trazer nada novo. A ideia é retomar os pontos centrais do trabalho e reforçar as respostas obtidas no desenvolvimento. Responda: quais são os resultados? Os objetivos da pesquisa foram alcançados? Qual contribuição do seu trabalho para o tema central de estudo?

A conclusão também pode ser o momento de destacar perguntas descobertas ao longo do desenvolvimento, mas que não puderam ser elaboradas a fundo por conta da delimitação do projeto. Isso mostra que o seu trabalho serve de base pra pesquisas futuras.

Elementos pós-textuais

Indicam as referências utilizadas pelo autor. Servem pra ajudar o leitor a identificar as fontes de informações:

  • referências bibliográficas — único elemento pós-textual obrigatório. É uma lista em ordem alfabética de todas as obras consultadas, citadas direta e indiretamente no trabalho. Cada referência deve ser elaborada dentro das normas da ABNT;
  • anexos — documentos complementares que comprovam o que foi dito no desenvolvimento, como dados das entrevistas, tabelas ou outras informações que não couberam nos elementos textuais;
  • glossário — lista de termos técnicos ou incomuns apresentados no trabalho.

Dependendo do professor que ministra a matéria, os modelos oferecidos aos alunos podem variar pontualmente em relação às suas características. Mas presença desses três elementos é o que dá um formato harmônico para o TCC.

A rotina de construção do TCC para Engenharia de Produção

O TCC, geralmente, é organizado em duas disciplinas. Na primeira, que é um requisito para a segunda, o aluno precisa elaborar um “pré-projeto” –– documento que apresenta de maneira sucinta o título, os objetivos, as hipóteses iniciais e a metodologia do trabalho.

Na segunda disciplina, é o momento de redigir e realizar a defesa do TCC. Até a entrega do trabalho, as tarefas que envolvem a rotina do aluno são:

  • diálogo constante com o orientador sobre organização, correção e produção do trabalho;
  • leitura de trabalhos que tratam do mesmo assunto ou semelhantes;
  • busca por fontes de dados para responder as hipóteses;
  • leitura de fontes teóricas recomendadas pelo professor orientador;
  • escrita em si do texto;
  • adequação do trabalho às normas da ABNT.

É normal que os alunos precisem conciliar a escrita do trabalho com outras disciplinas que ainda faltam da grade curricular. Por isso, vale contar com uma faculdade que ofereça todo o suporte de que você precisa. Vem pra Pitágoras! Aqui, a gente ainda tem benefícios como a Aula Destaque, Canal Conecta e muito mais!

Inscreva-se no vestibular!

Este post trouxe um panorama sobre como é o TCC em Engenharia de Produção. Esperamos que as informações te ajudem na hora de elaborar essa etapa tão importante para sua graduação. Tenha em mente que apoio da faculdade e dos professores pode fazer toda a diferença no sucesso da sua formação.

Então, não perca mais tempo. Faça agora sua inscrição online na Pitágoras e venha estudar com a gente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.6 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados